2º bimestre

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

Leia o trecho abaixo, retirado do livro Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne para
responder as questões de interpretação 1 a 4

[...]
Em meio à angustia, novo terror me esperava. A lanterna caíra das minhas mãos e, com a
queda, ficara defeituosa. Eu não tinha como repará-la. Sua luz diminuía de intensidade. Eu olhava
a corrente luminosa minguando na serpentina do aparelho. Olhei depois as sombras estendendo-
as pelas paredes da galeria. Quis fechar os olhos, mas não pude. Temia perder um átomo sequer
daquela claridade fugidia.
Finalmente a lanterna apagou-se. Soltei um grito de desespero. Na superfície da Terra,
mesmo nas noites mais densas, a treva jamais é completa. Ali, não. A sombra era absoluta e me
tornava cego na inteira acepção da palavra.
Enlouquecido, estendi os braços e pus-me a tatear, procurando um caminho naquele
terrível labirinto. Durante várias horas, andei assim, caindo, batendo contra saliências, ferindo-me
nas arestas. Até que, exausto, arriei sobre o granito e adormeci.
Verne, Júlio. Viagem ao Centro da Terra; Trad. e Adap. De Carlos Heitor. – 2.ed.- RJ: Nova Fronteira, 2013.

1 Quem é o narrador desse texto: 2 Qual é o nome do vulcão que dava
passagem ao centro da Terra?
(A) Lidenbrock
(B) Marta (A) Atlântico
(C) Áxel
(B) Mistour
(D) Grauben
(C) Faria
(D) Sneffels
3 Quem são os personagens Marta e João?
4 O lugar que o personagem se encontra na
(A) A namorada de Áxel/ Motorista
descrição do trecho acima é
(B) Professora de espanhol/ Prefeito
(C) A cozinheira (empregada)/ O guia
(A) Ilha Feroé
(D) A esposa de Hans /O Professor de ciências
(B) Galerias subterrâneas
(C) Na Islândia
(D) Rua Koning
5 Complete o trecho,

“Fez-se luz no meu espírito. O coração quase saiu-me pela boca. Estava descoberta a chave do
documento cifrado. Para compreendê-lo bastava...

(A)lê-lo com um dicionário dinamarquês, seguindo as orientações de Saknussem’’.
(B) lê-lo com a lupa de tio Lidenbrock e usando o documento secreto’’.
(C) lê-lo com o pergaminho do engenhoso Saknussemm’’.
(D) lê-lo com a folha virada. Bastava ler de trás para frente’’.

O que eu fiz. em Janeiro a sombra do Sneffels vem acariciar os viajantes da Islândia. chegou o momento em que minhas pernas se recusaram a prosseguir. (D) Estreitos camarotes / o dia da Thompson partida 8 No trecho. mas não queria parar. o gentil Dr. Às seis horas da manhã do dia 2.. Pode-se identificar ideia de lugar e tempo em (A) Da Islândia / agradeceu-lhe (C) Para o prefeito de Reykjavik/ calorosamente finalmente (B) Às seis horas da manhã/ o gentil Dr. Na véspera. O que eu fiz. Meu tio agradeceu- lhe calorosamente. finalmente. (D) Desce pela baía de Feroé. o dia da partida. Contudo. [. qual era a tradução do que estava escrito nele? (A) Desce na cratera de Yocul de Sneffels que a sombra do Scartaris vem acariciar antes das calendas de julho. Arne Saknussemm. (B) Desce os túneis da Islândia que encontrará Sneffels. de longe a vista a cratera de Yocul. Arne Saknussemm. Leia os trechos para responder as questões de análise gramatical 7 No fragmento. vem acariciar os viajantes tristes e temerosos. (C) Desce pelo Mar Mediterrâneo. Thompson trouxe-nos cartas de recomendação para o governador da Islândia e para o prefeito de Reykjavik. pois a sombra do Scartaris vem de tardezinha antes das calendas de maio. Arne Saknussemm. viajante audacioso.]” o termo sublinhado dá ideia de (A) Adição/soma (C) Consequência (B) Oposição (D) Explicação . que as sombra da Islândia. assim chegará ao interior da Terra.. e chegarás ao centro da Terra. Eu sofria horrivelmente.6 Sobre o criptograma misterioso. “Ás oito da noite continuávamos sem água. “Chegou. O que eu fiz. as bagagens foram levadas para o bordo do Valquíria e o capitão levou-nos aos nossos estreitos camarotes”. e chegarás ao centro da Terra.

sob o céu artificial. nascendo e morrendo como os habitantes da superfície terrestre?”. depois de mortos? Ou teriam vivido naquele mundo subterrâneo.. A palavra sublinhada exprime o valor semântico de (A) Negação (C) Conclusão (B) Soma/adição (D) Alternativa 10 No trecho “Ali.]“ Teriam sido arrastados por alguma convulsão. não”. ___________________________________________________________________________ . [. 9 No fragmento.. leia os textos abaixo e continue fazendo análise gramatical 1 Leia o anúncio: A) Observe os verbos retirados do anúncio e responda: Qual é sua vogal temática? A qual conjugação pertence?  ADIANTAR:___________________________________ _____________________________________  GARANTIR:__________________________________ ______________________________________  PERDER:____________________________________ _____________________________________ B ) Qual é o infinitivo do verbo PREFERIMOS? ______________________________________________________________________________ C) A desinência -MOS da palavra PREFERIMOS indica que pessoa do discurso e número? ______________________________________________________________________________ 2 Observe a tira A) Que valor semântico a preposição estabelece na tira? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ B) Explique o humor provocado na tira. a expressão entre aspas dá ideia de (A) Tempo (C) Intensidade (B) Lugar (D) Causa Agora.

___________________________________________________________________________ O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. no fim terás o que colher. Cora Coralina Boas férias! . Caminhando e semeando.