You are on page 1of 10

Sistemas Elétricos de Potência

3. Elementos de Sistemas Elétricos de
Potência

3.2.5 Transformadores Trifásicos em p.u.

Professor: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito
E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br
disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/raphaelbenedito

Transformadores Trifásicos .

225 MVA . Transformadores Trifásicos Transformador trifásico de potência a óleo.

– ∆/Y. Logo. – Y/ ∆. onde as três fases estão em uma única estrutura de ferro. podemos ter quatro tipos de ligações: – Y/Y. – ∆/ ∆. • Assim como ocorre em geradores e motores trifásicos. – Um Transformador trifásico. . Introdução • Os transformadores utilizados em sistemas elétricos trifásico podem ser divididos quanto a estrutura em dois tipos: – Banco de 3 transformadores monofásicos. as ligações dos enrolamentos de um trafo trifásico ou banco de 3 trafos monofásicos podem ser: em estrela (Y) ou em triângulo (∆).

• Para análise de sistemas elétricos trifásicos. secundário e terciário. Entretanto. Introdução • Do mesmo modo que existem trafos monofásicos de três enrolamentos. o tipo mais utilizado em Sistemas Elétricos de Potência é trafo trifásico de dois enrolamentos (com primário e secundário). assim não daremos ênfase a construção dos trafos. devemos utilizar a relação de transformação de tensão de fase (entre fase-neutro) ou de linha (entre fase-fase)? . mas em como representá-los eletricamente em um Sistema Elétrico. • Em termos de análise de sistemas trifásicos. a teoria de um trafo trifásico é a mesma que a de um banco de trafos monofásicos. podemos ter também transformadores trifásicos com primário.

cada resistor de 0. cuja potência aparente nominal é de 75 MVA e tensões nominais de 66/6. Transformador trifásico Y-Y A figura a seguir mostra um trafo de dois enrolamentos ligados em Y-Y.6 ⋅  linha  = 60Ω  VBT linha   6. Neste sistema.6 ⋅  38.6 KV. a impedância da carga vista no lado de alta tensão entre a fase e 2neutro é:  V AT 2  Z AT (Ω) = Z BT (Ω) ⋅  2 fase  = 0.81K   fase   V AT 2   66 K  2 Z AT (Ω) = Z BT (Ω) ⋅  2  = 0. Assim. 6 K    .81 KV (tensão de fase) entre os seus terminais. Este trafo está conectado à uma carga trifásica resistiva balanceada de 0.6 Ω apresenta uma tensão de 3.6 Ω por fase.1K  = 60Ω  VBT   3.

cujas tensões nominais são 66/3. Veja a figura a seguir: .81 KV.6 Ω por fase é conectada aos terminais desse trafo. Para analisarmos este trafo vamos representar o lado de baixa tensão (que está em ∆) pelo seu equivalente em Y. Transformador trifásico Y-∆ A figura a seguir mostra um trafo de dois enrolamentos ligados em Y-∆. A mesma carga trifásica de 0.

Em cálculos usando p.1K  2 Z AT (Ω) = Z BT (Ω) ⋅  2  = 0. . utilizamos a mesma idéia de sistemas monofásicos e.95Ω  VBT linha   3. é necessário que as tensões-base dos dois lados do trafo tenham a mesma relação que as tensões de linha nos dois lados do trafo (com a potência-base sendo a mesma!). de trafos trifásico. a impedância da carga vista no lado de alta tensão entre fase e neutro fica:  VAT 2   38 . 2 K   fase   VAT 2   66 K  2 Z AT (Ω) = Z BT (Ω) ⋅  2  = 0.95Ω  VBT   2.u. com isso. que quando queremos transformar o valor ôhmico da impedância para o outro lado de um trafo trifásico (outro nível de tensão). independentemente do tipo de ligação dos enrolamentos.81K    Concluímos. ainda.6 ⋅  linha  = 179.6 ⋅  fase  = 179. Transformador trifásico Y-∆ Considerando o equivalente em Y do lado de baixa tensão. devemos utilizar a relação de tensões de linha.

atrravés de um teste de curto-circuito. a impedância Z é ligada em cada fase a um trafo ideal trifásico. Entretanto. o circuito monofásico equivalente que representa o trafo será apenas uma impedância z (em p.. de um trafo trifásico: . tanto no lado de Baixa Tensão quanto no lado de Alta Tensão. Assim. no modelo de circuito trifásico equivalente.u. A figura a seguir mostra o modelo equivalente monofásico para a impedância em p. como a impedância equivalente do trafo tem o mesmo valor em p.u.u. Transformador trifásico .impedância O valor da impedância (Z) de um trafo trifásico é obtido do mesmo modo que de um trafo monofásico.) sem o trafo ideal (desde que as bases de tensão sejam devidamente escolhidas). ou seja.

u. (utilizando os valores nominais do trafo).10 pu. tem como valores nominais de tensão 220/22 KV. b) Determine o valor da reatância equivalente do trafo em p.: a) 0. no lado de AT considerando uma potência-base de 100MVA e tensão-base de 230 KV. b) 0. a) Determine a reatância equivalente do trafo em p. A reatância de dispersão (obtida com um teste de curto- circuito) equivalente aferida no lado de BT do trafo é de 0.121 Ω.Exercício: Um transformador trifásico Y/∆ de potência aparente de 400 MVA.0228 pu . Resp.u.