Entrevista a psicologo educacional

1. O que levou você a atuar na área da psicologia educacional/escolar?
O meu estágio em escolar na faculdade foi muito bom e a primeira
oportunidade de trabalho depois de formada foi na secretaria de educação,
penso que isso tenho influenciado muito.

2. Qual o tempo de atuação nesta área?

Estou na área ha 18 anos.

3. Quais atividades que um psicólogo pode realizar nas instituições
educacionais, neste caso no seu local de trabalho?
Avaliações diagnósticas, pesquisas, orientações e acompanhamentos,
trabalhos de grupo e com o coletivos da escola e comunidade escolar,
envolvendo as famílias, promovendo melhores vínculos e maior participação.
Entre outras coisas..

4. Qual o cenário de atuação dos psicólogos que hoje atuam no âmbito
escolar?

Hoje penso que falta contratação de mais profissionais nas escolas e as que
tem o profissional precisa "se virar nos 30" pra conseguir "dar conta" de buscar
trabalhar o coletivo da escola e quando precisa encaminhar famílias,
professores e alunos pra atendimento clínica nem sempre consegue "para
quem encaminhar" e retorno desse trabalho quando é realizado. Precisa ser
dado maior ênfase a pesquisa e produção de conhecimento nesta área. Em
criciúma hoje só as escolas do município contam com psicólogos que, de modo
geral, realizam mais atendimentos clínico no NCE do que psicologia escolar
mesmo.

5. Qual sua carga horária nesta instituição? Você considera que o tempo é
suficiente para realizar suas atividades?
30 horas semanais, para o atendimento aos professores é suficiente para o
meu trabalho mas, para abranger um numero maior de profissionais
atendimentos não.

Como lidar com os pais? Orientando os pais a buscarem uma psicoterapia familiar. hoje realizo basicamente consultas e acompanhamento psicológico aos professores e diretores da rede municipal de ensino. pais e aluno. Como que é o dia a dia do seu trabalho? Já realizei psicologia educacional no âmbito da secretaria de educação mas. 6. 9. Orientar para eles participarem mais da vida escolar dos filhos 13. Quais as maiores dificuldades? Deveria haver mais profissionais contratados. Basicamente os mesmos problemas e oportunidades. Conflitos entre interesses políticos para investimentos 11. Dentre professores. Quais são os maiores conflitos na área? Disputa entre pedagogos e psicólogos. Como lidar com os alunos? . atendo também os alunos e pais. em casos específicos que haja essa necessidade e não seja algo simples de resolver. 7. falta de comunicação entre serviços de saúde mental e a escola 10. No trabalho particular também mas. alunos e famílias. Qual a principal demanda de trabalho? Professores efetivos da rede de ensino do município. Você trabalha em uma instituição pública ou particular? Acredita que existe diferença na atuação do psicólogo nestes dois modelos institucionais? Pública e particular oferecendo consultas e acompanhamentos aos professores. Orientador X Psicologo. 8. quais são os mais difíceis de lidar? Pais 12.

individualista e tradicional 17. mas na prática esse programa não está acontecendo 19. salas dividas por matérias não por níveis seriados 16. os professores anotam o desempenho do aluno em portfolios. menos alunos em sala de aula. As notas não existem. projetos de reconhecimento ao professor (pois muitos se doam muito ao seu trabalho e recebem pouco) 15. na rotina escolar 14. O que acha sobre o atual método de ensino (notas. O ensino seriado brasileiro deveria ser ciclado. O que acha sobre o programa educacional de inclusão? Nas escolas fingem que fazem a inclusão.Projetos que viabilizam melhorias nos relacionamentos entre professores e alunos. O que prevê no futuro para a educação brasileira? Pessoas se conscientizando mais sobre a necessidade de mudança 18. Como vê a educação brasileira? Atrasada. trabalhar auto-estima (professores tem baixo auto-estima por causa de salario e de como a sociedade os vê). método de alfabetização) Péssimo. mais lazer e diversão. O que acha que deveria melhorar na educação? Estimulo para os professores continuarem estudando mais. . material e disciplinas interligadas (cada assunto é tratado em todas as disciplinas ao mesmo tempo). investimento em artes. As disciplinas deveriam estar interligadas (interdisciplinariedade). Avaliação processual e não pontual. Ensino ciclado. disciplinas. Como lidar com os professores? Projetos. tempo integral.

. intercalados a momentos sociais de aprendizagem com os demais alunos. 20. portanto precisam de um momento individual onde possa ser passado um ensino voltado ao sua necessidade. Como alunos especiais devem ser tratados? Alunos especiais devem ter suas diferenças respeitadas.

diretores.SC . Atividade realizada na APREV  Psicóloga que orienta professores municipais.Santa Barbara. pais. orientadores de diversas escolas do município  Local de trabalho: Secretária municipal da educação  Endereço: Domênico Sonego.542.Criciúma.