Objetivo do Curso
Apresentar ferramentas de
controle que permita a redução
dos riscos de acidentes causados
pelo uso incorreto de produtos
químicos a empregados, terceiros,
meio ambiente, propriedades e
comunidade.

Pense
Nenhum trabalho é tão importante e
urgente que não possa ser planejado e
executado com segurança. O risco de
acidente é maior quando nos acostumamos
a conviver com o perigo e achamos que ele
faz parte da nossa s atividade e passamos a
ignorá-lo. Executar um trabalho com
segurança é responsabilidade de todos,
empregador, empregados e sociedade.

no nosso ambiente e em todos os produtos que compramos. os medicamentos utilizados para prevenir e tratar as doenças são feitos de substâncias químicas. A vida não existiria sem elas. Encontram-se presentes em nós. . e até o sol que permite a vida na Terra é composto por substâncias químicas. a arte da culinária baseia-se na química.Introdução As substâncias químicas são as unidades fundamentais da vida. Os seres humanos e os animais são constituídos por substâncias químicas. As substâncias químicas ocorrem naturalmente ou são produzidas pelo homem.

De uma maneira ou de outra os produtos químicos afetam as vidas de todos os seres humanos direta ou indiretamente por serem essenciais a nossa alimentação (agricultura). combustíveis. O primeiro passo para um uso seguro de produtos químicos é saber identificá-lo quanto aos perigos para a saúde. e os meios para seu controle. saúde (produtos farmacêuticos) e nosso bem estar (eletrodomésticos. . etc.).A produção e o uso de produtos químicos são fatores fundamentais para o desenvolvimento econômico de todos os países. o ambiente.

Habitualmente. por sua vez. Os compostos químicos. . são substâncias que contam com dois ou mais elementos que fazem parte da tabela periódica.Conceito de Produtos Químicos Um produto químico é formado por um ou mais compostos químicos que lhe permitem cumprir com uma determina função. os produtos químicos são formados por um componente ativo. e por vários excipientes. que é a substância que lhe permite desempenhar a sua função. que melhoram a sua eficiência.

nas fábricas. . podem servir para limpar. De acordo com estes efeitos adversos colaterais que causam. É importante destacar que muitos produtos químicos trazem benefícios em certas áreas. que podem ordenar a restrição ou até a proibição de uso. São usados. entre muitos outros espaços. desinfetar. por conseguinte. os produtos químicos são qualificados de diferentes formas pelas autoridades. dependendo das suas características. nas casas particulares e os campos destinados à agricultura. mas também provocam danos noutras.Conceito de Produtos Químicos Os produtos químicos. eliminar pragas ou levar a cabo diversos processos industriais.

. Há produtos químicos. Para evitar estes inconvenientes. que são arriscados devido à sua inflamabilidade. os produtos químicos devem ser manipulados com precaução e proteção. podem estalar e provocar um incêndio. inclusive de maneira involuntária. Alguns provocam queimaduras ou chagas ao entrar em contato com a pele. por outro lado.Conceito de Produtos Químicos Um produto químico pode provocar diversos problemas de saúde. Outros geram intoxicação quando são ingeridos ou aspirados. Isto significa que. perante certas temperaturas elevadas.

Devemos. aprender a respeitá-las. Leve as instruções a sério . somos constituídos por elas e precisamos delas. Temos frequentemente a percepção de que os produtos químicos são potencialmente perigosos e que devem ser evitados.elas existem para a sua segurança! . A verdade é que as substâncias químicas são essenciais para a vida. Observe a embalagem dos produtos que utiliza e leia os rótulos com atenção. Os rótulos dos produtos existem para proporcionar informações sobre como garantir a segurança. contudo. Alguns produtos químicos são perigosos e devem ser manuseados com cuidado.Como poderei usar produtos químicos em segurança? Existe a tendência de olhar para as substâncias químicas como coisas assustadoras.

Pergunte aos revendedores que produtos químicos perigosos contêm. . Aproveite o seu direito de saber o que existe nos produtos de consumo que compra. Assim pode evitar produtos que os contenham. Eles são obrigados por lei a disponibilizar essa informação.Como poderei usar produtos químicos em segurança? Tente reduzir ao mínimo a sua exposição aos produtos químicos perigosos. O risco que incorre com um produto químico depende do seu perigo intrínseco multiplicado pela sua exposição ao mesmo – a quantidade a que foi exposto ou o tempo durante o qual ocorreu a exposição.

. em mistura ou preparação. mas não desprezados ou ignorados. fabricada ou obtida da natureza. seja só. minimizados.Definição de Produto Químico Produto Químico é uma substância química. (Decisão 14/27 do Conselho de Administração do PNUMA de 17 de junho de 1987 – Diretrizes de Londres) PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio de Ambiente Propriedade Intrínseca Todo produto químico possui risco. Não podemos dize r que um produto é NÃO PERIGOSO. mas que sob 0 determinadas condições de manuseio os riscos podem determinadas condições de manuseio os riscos podem ser controlados.

Danos causados por Produtos Químicos .

Vias de intoxicação no organismo .

Toxicologia Definição Todas as substâncias naturais ou sintéticas são potencialmente tóxicas. podem produzir efeitos adversos para a saúde em alguma condição de exposição. (Ottoboni Ottoboni. em outras palavras. 1991) . As substâncias diferem muito na toxicidade. É incorreto classificar as substâncias químicas como tóxicas e outras como não tóxicas. “ As condições de exposição e a dose são fatores que determinam os efeitos tóxicos”.

2) O Sistema Biológico(SB) com o qual o Agente Químico irá interagir para produzir o efeito.Toxicologia A toxicologia apoia-se em 3 elementos básicos: 1) O agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito. Leiliane Coelho André Amorim UFMG . Edna Maria Alvarez Leite Profa. 3) O efeito resultante que deverá ser adverso ( ou tóxico) para o Sistema Biológico. Fonte: Profa.

. Efeito Tóxico Agudo: é o que se desenvolve rapidamente após uma única exposição (ou multípla em 24 h) a um agente tóxico. pode ser por acumulação ou somatória dos efeitos produzidos. Efeito Tóxico Crônico: é o que caracteriza- se não somente pela sua duração. por estas características patológicas.Toxicologia Efeito Tóxico: alteração biológica nociva. mas também.

Dosificação .

Dosificação .

Dosificação .

hidrogênio. • INCÊNDIOS – Material inflamável (ex: solventes derivados de petróleo. • DERRAME ACIDENTAL – Por ruptura de embalagem tubulação tanque de estocagem Por ruptura de embalagem. tanque de estocagem. tubulação. oxigênio) – Perda do Controle de uma reação (ex: descontrole de uma reação de polimerização). metanol). vazamento durante o transporte . etanol. – Perda de controle de reações químicas (ex: aumento da temperatura em um tanque liberando gases e vapores inflamáveis).Risco de Acidentes Causado por • EXPLOSÕES – Por Grande Liberação de gases (ex: GLP. – Reatividade de produtos incompatíveis entre si (ex: materiais oxidantes com materiais orgânicos (nitratos e papel) oxidantes com materiais orgânicos (nitratos e papel)).

Risco de Acidentes Causado por • DESCARTE INAPROPRIADO – Descarte de embalagens em locais não autorizados – Material de limpeza contaminado com produtos químicos – Resíduos de produtos químicos descartados em locais não autorizados .

– Tanques incompatíveis com o produto que vai ser estocado.Risco de Acidentes Causado por • ARMAZENAGEM IRREGULAR – Disposição incorreta de produtos em armazéns. . ex: produtos ácidos junto com alcalino. – Local inadequado a armazenamento de produtos químicos – Produtos vencidos junto com material válido para uso.

(NR23)  identificação das saídas (NR23)  sinalização de Segurança (NR26) .Redução dos riscos ORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE TRABALHO Layout da Área de Trabalho  local de instalação de equipamentos  áreas com risco de aprisionamento (NR13)  condições de estocagem  condições de instalação elétrica (NR10)  desobstrução dos acessos. etc.

Redução dos riscos ORGANIZAÇÃO DA ÁREA DE TRABALHO Controle todos os materiais químicos  rotulagem de produtos químicos  ficha Informativa de Segurança de Produtos Químicos (NBR14725)  inventário de materiais químicos  incompatibilidade de materiais .

Redução dos riscos CAMPANHAS EDUCATIVAS  Por meio da CIPA  DDS .Diálogos de Segurança  Sinalização de área indicando os riscos dos produtos naquele local  Treinamentos sobre os cuidados que a manipulação de produtos químicos exige. .

. ao meio ambiente e ao patrimônio da empresa.  Identifique os produtos químicos de forma que permita um gerenciamento seguro dos riscos às pessoas.Armazenagem segura de Produtos Químicos  Armazene os produtos químicos dentro de normas de compatibilidade química entre produtos.

Armazenagem segura de Produtos Químicos .

Armazenagem segura de Produtos Químicos  Estoque por compatibilidade  Separe ácidos e bases em armários diferentes armários  Os sólidos separados dos líquidos  Voláteis (principalmente solventes) em armários com ventilação positiva e a prova de explosão  Reagentes incompatíveis com água devem ficar estocados longe das tubulações de água .

Armazenagem segura de Produtos Químicos .

Atividades com Produtos Químicos Atividades rotineiras  Devem seguir os registros ou procedimentos de produção  Verificar condições de equipamentos  Avaliar se o equipamento indicado para produção possui todos os recursos de segurança e utilidades compatíveis com o produto  Verificar se o volume a ser produzido é compatível com a capacidade do equipamento  Checar matérias primas se estão de acordo com os procedimentos de produção  Registrar todas as intercorrências durante a atividade .

ex: oxidantes. corrosivos. inflamáveis e/ou combustíveis  Possíveis riscos de acidentes devem ser informados para assegurar que o trabalho possa ser realizado com total segurança  Registro de quem irá realizar a tarefa e se esta pessoa está habilitado a realizar a tarefa se sabe como agir em casos de emergência. .Atividades com Produtos Químicos Atividades não rotineiras  Devem ser todas registras antes e após sua execução  Supervisionada por um funcionário com conhecimento da atividade  Deve-se avaliar a área onde se realizará o trabalho que contém produtos perigosos.

ex: capelas. rótulo do produto e verificar possíveis incompatibilidades  Avaliar se os equipamentos a serem utilizados são compatíveis para evitar uma eventual reação indesejável ou dano ao equipamento  Obrigatório verificar Equipamentos de Proteção Coletiva. calor que possam causar uma ignição do produto. Faça aterramento da embalagens . chamas.Fracionamento e Diluição de Produtos Químicos  Fazer a leitura de FISPQ. chuveiro de emergência  Obrigatório colocar todos os EPI’s indicados nas instruções do produto  Inflamáveis –verificar se na área não existe fontes de faíscas.

.Fracionamento e Diluição de Produtos Químicos  Diluição de ácidos e bases sem pre adiciona-los sobre a água lentamente sob agitação  Atenção com reatividade  O produto fracionado deve ser identificado com dados que permitam que seja rastreado de que lote aquela fração foi retirada.

risco de contaminação da embalagem original. perda de processo. VANTAGEM – BAIXO CUSTO DE OPERAÇÃO . risco de queimaduras  Exposição do trabalhador a altas concentrações de produto químico.Dosagem ou Aplicação de Produtos Químicos MANUALMENTE Riscos  Pode ocorrer contato direto com o produto químico. alteração de paramentos de controle  Difícil controle e rastreabilidade da embalagem original com a embalagem fracionada. perda do controle de lote. risco de intoxicação  Dosagem ou aplicação acima da quantidade estabelecida no processo.

Dosagem ou Aplicação de Produtos Químicos SISTEMA AUTOMATIZADO Risco  Vazamento de linhas de dosagem  Falhas de operação de bombas  Requer monitoramento dos equipamentos. A MAIOR SEGURANÇA NA DOSAGEM. APLICAÇ ÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS POR SISTEMAS AUTOMATIZADOS COMPENSA O CUSTO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA . manutenção periódica  Incompatibilidade do produto com bombas dosadoras ou de transferência ou linhas de transferência  Falta de identificação dos sistemas Vantagens  Menor exposição do trabalhador ao produto químico  Maior controle da quantidade de produto dosado.

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS Técnica EPC Médica EPI Administrativa Educativa .

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS .

EPC .EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA .

EPC .EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA .

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL . caso estas não sejam suficientes para eliminar os riscos.EPI Eles devem ser utilizados em conjunto com as medidas de proteção coletiva. .

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL .EPI .

EPI .EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL .

EPC + EPI .

uma ferramenta essencial para informação sobre o grau de perigo de uma substância química. o que ela representa para o homem. o ambiente. e as ações preventivas de um uso seguro e correto para evitar acidentes.Rotulagem de Produtos Químicos A classificação de perigo em embalagens é feita através de etiquetas. .

Rotulagem de Produtos Químicos Que Elementos deve conter o rótulo •Identificação do produto •Nome comercial •Aplicação •Lote •Peso bruto •Peso líquido •Telefone de emergência •Dados da empresa .

Rotulagem de Produtos Químicos Que Elementos deve conter o rótulo Frases de preocupação Exemplos: •Mantenha afastado de material combustível •Mantenha afastado de (inclua o nome do material incompatível) •Mantenha afastado do contato com roupas e outros materiais combustíveis para evitar incêndio •Previna contaminação com materiais facilmente oxidáveis e aceleradores de polimerização •Não armazene próximo •materiais combustíveis .

Rotulagem de Produtos Químicos Rótulo modelo .

Rotulagem de Produtos Químicos Placa de área .modelo .

Comunicação de Segurança .

Comunicação de Segurança .

Pictogramas Um pictograma de perigo é uma imagem existente num rótulo que contém um símbolo de aviso e cores específicas e se destina a transmitir informações sobre os efeitos nocivos que uma determinada substância ou mistura pode ter na nossa saúde ou no ambiente. algumas substâncias e misturas foram já rotuladas em conformidade com a nova legislação. Os novos pictogramas têm a forma de um losango vermelho com fundo branco e substituirão os antigos símbolos quadrados cor de laranja previstos na legislação anterior. poderá encontrar detergentes. . mas os pictogramas antigos ainda podem estar no mercado até 1 de junho de 2017. Até lá. petróleo de iluminação ou outros produtos rotulados quer com o pictograma cor de laranja quer com o pictograma branco num supermercado ou nas prateleiras de uma drogaria. Desde 1 de dezembro de 2010.

Exemplos onde pode ser encontrado Garrafas para gases Exemplos de recomendações de prudência Manter ao abrigo da luz solar Usar luvas de proteção contra o frio/escudo facial/proteção ocular. . Gás sob pressão Pictogramas Símbolo: Cilindro de gás O que significa? Contém gás sob pressão. risco de explosão sob a ação do calor. Contém gás refrigerado. Consulte imediatamente um médico. pode provocar queimaduras ou lesões criogénicas.

perigo de explosão em massa Explosivo. perigo grave de projeções Explosivo. sopro ou projeções Perigo de explosão em massa em caso de incêndio Exemplos onde pode ser encontrado Fogo-de-artifício. perigo de incêndio. – Não fumar Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial Usar o equipamento de proteção individual exigido Risco de explosão em caso de incêndio . Explosivo Pictogramas Símbolo : O que significa? Explosão de Explosivo instável bomba Explosivo. munições Exemplos de recomendações de prudência Pedir instruções específicas antes da utilização Não manuseie o produto antes de ter lido e percebido todas as precauções de segurança Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes.

muito comburente. Exemplos onde pode ser encontrado Agentes de branqueamento (lixívia). oxigénio para fins clínicos Exemplos de recomendações de prudência Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes. . Enxaguar imediatamente com muita água a roupa e a pele contaminadas antes de se despir. comburente. Risco de incêndio ou de explosão. oxidante Símbolo: Pictogramas Chama sobre círculo O que significa? Pode provocar ou agravar incêndios. – Não fumar Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial.

Inflamável Símbolo: Pictogramas Chama O que significa? Gás extremamente inflamável Gás inflamável Aerossol extremamente inflamável Aerossol inflamável Líquido e vapor facilmente inflamáveis Líquido e vapor inflamáveis Sólido inflamável Exemplos onde pode ser encontrado Petróleo de iluminação. solvente de verniz de unhas Exemplos de recomendações de prudência Não pulverizar sobre chama aberta ou outra fonte de ignição. gasolina. Manter afastado do calor/faísca/chama aberta/superfícies quentes – Não fumar Manter o recipiente bem fechado Conservar em ambiente fresco Manter ao abrigo da luz solar .

ácido clorídrico. Corrosivo Símbolo : Pictogramas Corrosão O que significa? Pode ser corrosivo para os metais Provoca queimaduras na pele e lesões oculares graves Exemplos onde pode ser encontrado Limpa-canalizações.. cuidadosamente após manuseamento Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial Armazenar em local fechado à chave Conservar unicamente no recipiente de origem . amoníaco Exemplos de recomendações de prudência Não respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis Lavar .. ácido acético.

Se usar lentes de contato. retire-as. Se entrar em contato com a pele: lavar com sabonete e água abundantes Se entrar em contato com os olhos: enxaguar cuidadosamente com água durante vários minutos. Não comer. se tal lhe for possível. Saúde Símbolo de perigo: Pictogramas Ponto de Exclamação O que significa? Pode provocar irritação das vias respiratórias Pode provocar sonolência ou vertigens Pode provocar uma reação alérgica cutânea Provoca irritação ocular grave Provoca irritação cutânea Nocivo por ingestão Nocivo em contato com a pele Nocivo por inalação Prejudica a saúde pública e o ambiente ao destruir o ozono na alta atmosfera Exemplos onde pode ser encontrado Detergentes. produtos de limpeza de sanitários. beber ou fumar durante a utilização deste produto. fluido refrigerante Exemplos de recomendações de prudência Evitar respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis Utilizar apenas ao ar livre ou em locais bem ventilados Em caso de inalação: retirar a vítima para uma zona ao ar livre e mantê-la em repouso numa posição que não dificulte a respiração Em caso de ingestão: contate imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico em caso de indisposição Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial. . Continuar a enxaguar.

Não comer. Se entrar em contato com a pele: lavar suavemente com sabonete e água abundantes Despir/retirar imediatamente toda a roupa contaminada.. Usar luvas de proteção/vestuário de proteção/proteção ocular/proteção facial. Não respirar as poeiras/ /fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis. a pele ou a roupa. Lavar a roupa contaminada antes de a voltar a usar. Em caso de ingestão: contate imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico Enxaguar a boca Armazenar em recipiente fechado Não pode entrar em contato com os olhos. cuidadosamente após manuseamento. metanol Exemplos de recomendações de prudência Lavar . produtos biocidas. Utilizar apenas ao ar livre ou em locais bem ventilados Usar proteção respiratória Em caso de inalação: retirar a vítima para uma zona ao ar livre e mantê-la em repouso numa posição que não dificulte a respiração Armazenar em local fechado à chave .. toxicidade aguda Símbolo : Pictogramas O que significa? Crânios e Crossbones Mortal por ingestão Mortal em contato com a pele Mortal por inalação Tóxico por ingestão Tóxico em contato com a pele Tóxico por inalação Exemplos onde pode ser encontrado Pesticidas. beber ou fumar durante a utilização deste produto.

retirar a vítima para uma zona ao ar livre e mantê-la em repouso numa posição que não dificulte a respiração. beber ou fumar durante a utilização deste produto. sério problema de saúde Pictogramas O que significa? Símbolo: Perigo para a saúde Pode ser mortal por ingestão e penetração nas vias respiratórias Afeta os órgãos Pode afetar os órgãos Pode afetar a fertilidade ou o nascituro Suspeito de afetar a fertilidade ou o nascituro Pode provocar cancro Suspeito de provocar cancro Pode provocar anomalias genéticas Suspeito de provocar anomalias genéticas Quando inalado. gasolina. usar proteção respiratória Em caso de inalação: Em caso de dificuldade respiratória. pode provocar sintomas de alergia ou de asma ou dificuldades respiratórias Exemplos onde pode ser encontrado? Terebintina. Em caso de indisposição. . Lavar cuidadosamente após manuseamento. Não comer. consulte um médico Em caso de exposição: Contace um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico Pedir instruções específicas antes da utilização Não manuseie o produto antes de ter lido e percebido todas as precauções de segurança Usar o equipamento de proteção individual exigido Em caso de exposição ou suspeita de exposição: Consulte um médico Evitar respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis Em caso de ventilação inadequada. petróleo de iluminação Exemplos de recomendações de prudência Em caso de ingestão: contate imediatamente um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico NÃO provocar o vómito Armazenar em local fechado à chave Não respirar as poeiras/fumos/gases/névoas/vapores/aerossóis.

gasolina. terebintina Exemplos de recomendações de prudência Evitar a libertação para o ambiente Recolher o produto derramado . produtos biocidas.Pictogramas Perigoso para o ambiente Símbolo: Meio Ambiente O que significa? Muito tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros Tóxico para os organismos aquáticos com efeitos duradouros Exemplos onde pode ser encontrado? Pesticidas.

Utilizado para Proteção contra Incêndios. azul. cada qual especificado por uma cor (branco. respectivamente: Riscos Específicos. sendo 0 o menor Risco oferecido e 4 o maior Risco oferecido.Diamante de Hommel O Diamante de Hommel é utilizado para informar tipos de riscos em graus que variam de 0 a 4. que representam. . Riscos de Incêndio e Reatividade. Riscos à Saúde. vermelho e amarelo).

Diamante de Hommel .

Ficha de informações de segurança de produtos químicos A FISPQ fornece informações sobre vários aspectos dos produtos químicos (substâncias ou misturas) quanto à segurança. o qual é apresentado por diversos modelos pertinente a cada país. conhecimentos sobre produtos químicos. transmitindo desta maneira. MSDS/SDS (Material Safety Data Sheet/ Safety Data Sheet) são as siglas mundialmente conhecidas referentes a este documento. recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. à saúde e ao meio ambiente. .FISPQ . segurança e meio ambiente. constituindo apenas parte da informação necessária para a elaboração de um programa de saúde. A FISPQ é um instrumento de comunicação dos perigos e possíveis riscos levando em consideração o uso previsto dos produtos químicos. o documento não leva em conta todas as situações que possam ocorrer em um ambiente de trabalho.

Entretanto ainda existem muitos casos de pessoas que ficam doentes devido ao contato com produtos químicos. carnívoros e até mesmo aos seres humanos.Doenças causadas por Produtos Químicos Os produtos químicos podem ser agentes causadores de muitas doenças. Com o conhecimento do risco que os produtos químicos representam para a saúde dos seres humanos estão sendo criadas medidas que visam reduzir o contato das pessoas com esses venenos. Depois de esses resíduos serem absorvidos pelos vegetais chegam aos animais herbívoros. ou seja. o corpo não elimina essas substâncias através da urina. Também há situações em que as pessoas são contaminadas no trabalho por essas substâncias. a contaminação pode acontecer através de resíduos que vão para o solo por puro descuido ou mesmo por ignorância do mal que eles podem causar. O grande problema de ter contato com praguicidas (produtos que são utilizados para eliminar pragas). pesticidas como DDT entre outros é que são considerados poluentes cumulativos. Saiba mais sobre algumas dessas doenças abaixo. .

. embora muito útil. Existem várias doenças causadas por produtos químicos de limpeza que podem ser diminuídos ou evitados usando luvas e máscaras para minimizar o contato da pele e de pulmão. Além disso.Doenças causadas por Produtos Químicos Produtos químicos de limpeza. mesmo comuns. pode ser perigoso se não forem tratados corretamente. Os produtos de limpeza doméstica. como detergentes e água sanitária podem causar reações adversas no corpo humano. espaços de trabalho devem ser bem ventilados para evitar vapores perigosos.

As pessoas propensas a doenças de pele. com uma sensação de queimação. são mais propensos a desenvolver a dermatite de contato irritativa. . como eczema. como produtos de limpeza industrial ou solventes. Dermatite de contato irritativa é mais doloroso do que coceira.Doenças causadas por Produtos Químicos Dermatite de contato irritativa Localizada inflamação da pele. dermatite de contato irritativa pode ser causada por contato direto da pele com produtos químicos diversos. Os sintomas consistem em uma erupção vermelha imediato sobre a pele afetada. o que pode incluir a formação de bolhas e /ou urticária.

. Os sintomas resultantes podem incluir náuseas. O tratamento geralmente consiste de mudanças de estilo de vida. dores de ouvido. palpitações cardíacas e confusão mental. coriza. Em resposta a estes produtos químicos.Doenças causadas por Produtos Químicos Sensibilidade Química Múltipla Sensibilidade química múltipla é uma doença relativamente comum causada pela exposição a produtos químicos tóxicos. o corpo produz uma atividade excessiva de receptor de NMDA . água sanitária. Entre os muitos produtos químicos com cheiro forte que podem causar a doença são pesticidas. pintura ou purificadores de ar. um ambiente livre de produtos químicos e uma mudança na dieta. tais como a prevenção de todos os irritantes químicos. dores nas articulações. dores de cabeça.um receptor que desempenha um papel significativo na memória e função das células nervosas. solventes de limpeza. fadiga.

Doenças causadas por Produtos Químicos Uso contínuo e sem proteção de Gasolina .

Doenças causadas por Produtos Químicos Uso contínuo e sem proteção de Solvente derivado de petróleo .

Doenças causadas por Produtos Químicos Olhos atingidos por produtos químicos diversos .

Doenças causadas por Produtos Químicos Queimaduras causadas por produtos químicos diversos .

.

0 Técnico de Segurança do Trabalho – 15 anos de experiência Tecnólogo em Gestão Ambiental – Gestor Ambiental tecnolsergio@gmail. PARABÉNS VOCÊ CONCLUIU O CURSO Professor Sergio Roberto SERGIO ROBERTO DA SILVA TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO REG. MTE: SP/008753.com / profsergiorobertosilva.br .com.blogspot.