You are on page 1of 5

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I

Lista de exercícios sobre tensões devidas a momento fletor

1) Uma viga de madeira com o vão L= 3,5m suporta uma carga uniformemente
distribuída q=6,4 kN/m. Calcule a maior tensão normal na viga, se b=150 mm e
h=280 mm.

2) A prancha de uma gangorra pesa 44 N/m. Quando nela sentarem-se duas
crianças que pesam 400 N cada uma, a 2,4 m do apoio, qual o maior valor de
tensão normal na prancha? O comprimento da prancha é 5,8m e a largura e a
altura da seção transversal são 203 mm e 38 mm, respectivamente b=150mm e
h=280mm.

3) Um tubo de fibra de vidro é levantado por um guindaste segundo mostrado na
figura abaixo. O diâmetro externo de tubo é 150 mm, sua espessura 6 mm e o
peso específico do material de que é feito é 18 kN/m3. Se o comprimento do
tubo é L=13m e a distância entre os pontos de levantamento do mesmo,
posicionados de maneira centrada, é s=4m, qual a maior tensão normal no tubo
quando ele é levantado?

4) Ache as maiores tensões normais de tração e de compressão na viga abaixo
mostrada, sabendo que Iz=1,17x106mm4.

81 kN/m3. Esses pranchões são simplesmente apoiados em vigas de aço em A e B. 7) Determine o diâmetro mínimo que a seção circular das barras da estrutura abaixo deve ter. . Fazer o gráfico da tensão máxima nas vigas de madeira em função da altura de água d. se |σx| ≤ 24 MPa. O peso específico da água é 9. 6) Uma pequena barragem é construída com pranchões de madeira posicionados verticalmente. como mostrado na figura abaixo.5) Determine as maiores tensões de compressão e de tração.

devido a momentos fletores Mz. . sujeitas ao mesmo momento fletor máximo e mesma tensão normal máxima. se |σx| ≤ 80 MPa? 10) Numa viga com a seção transversal U abaixo. Determine o valor mínimo da dimensão d do dormente.8) Vigas de aço suportam dormentes de madeira que servem de apoio para trilhos de uma ferrovia. qual a razão entre os módulos das tensões normais nas partes superior e inferior da viga? 11) Determine a relação entre os pesos das vigas de mesmo comprimento e mesmo material que têm as seções transversais mostradas abaixo. se nele deve-se ter |σx| ≤ 10 MPa. 9) Qual o valor mínimo da dimensão d.

como mostrado na figura abaixo. A pressão que o terreno exerce sobre a parede varia de 4.78 kN/m2 (no topo) a 19. a seção foi mudada para a que é mostrada na figura (b) abaixo. achar a menor dimensão b necessária. . Fazer a simplificação de considerar no pranchão inferior uma pressão uniforme igual à máxima mostrada na figura. Considerar as colunas engastadas na extremidade inferior e livres na extremidade superior. apoiados em colunas de madeira com 305 mm de diâmetro espaçadas de s. 14) Uma parede de contenção é construída com pranchões de madeira com 76 mm de espessura posicionados horizontalmente. e os pranchões simplesmente apoiados em cada duas colunas vizinhas. Se nos elementos de madeira deve-se ter |σx| ≤ 8. por alguma razão. sujeitas a carregamento com distribuição trapezoidal.12) Depois de uma viga ter sido projetada para ter seção transversal retangular com dimensões b e h.levando-se em consideração o peso próprio da viga (a carga q não inclui o peso próprio) .3 MPa.1 kN/m2 (na base). . 13) Se |σx| ≤ 60 MPa e o peso específico do material é 77 kN/m3.desprezando-se o peso próprio. Diga para que valores da dimensão d a capacidade resistente à flexão da viga aumenta. qual o maior valor que s pode ter? Observações: O espaçamento entre colunas pode ser definido pela capacidade resistente dos pranchões ou das colunas.