You are on page 1of 21

Programa Nacional de

Alimentação Escolar
- PNAE -

Profº Alexsandro Wosniaki

Objetivos:
- Compreender as atividades do nutricionista no
PNAE
- Desenvolver pensamento crítico acerca da
importância do Nutricionista no programa
- Apoio para a execução das atividades do
Nutricionista no PNAE

Aula 3 – Atribuições do Nutricionista no PNAE . Aula 4 – Prática – Atribuições . Aula 1 – Trajetória do PNAE .Relembrando: . Aula 2 – Características do PNAE . Aula 5 – Licitações e Chamada Pública – PAA – Como elaborar? .

Relembrando: . Aula 4 – Prática – Atribuições . Aula 5 – Licitações e Chamada Pública – PAA – Como elaborar? . Aula 2 – Características do PNAE . Aula 3 – Atribuições do Nutricionista no PNAE . Aula 1 – Trajetória do PNAE .

Aula 1 – Trajetória do PNAE . Aula 3 – Atribuições do Nutricionista no PNAE . Aula 4 – Prática – Atribuições . Aula 2 – Características do PNAE .Relembrando: . Aula 5 – Licitações e Chamada Pública – PAA – Como elaborar? .

Atribuições do Nutricionista no PNAE .

12 atribuições • Necessidades Alimentares • Plano anual de trabalho Especiais • Cardápios • Interação com Agricultura • Fichas Técnicas de Familiar Preparação • Processo Licitatório de • Educação Alimentar e Chamada Pública Nutricional • Controle de qualidade • Teste de aceitabilidade • Assessoria ao CAE • Diagnóstico nutricional • Atividades complementares .

no âmbito PNAE.Plano Anual de Trabalho • Compete ao nutricionista. elaborar o Plano Anual de Trabalho. Atribuições obrigatórias do nutricionista no âmbito do Programa de Alimentação Escolar. conforme artigo 3º da Resolução nº 465 de 23 de agosto de 2010 do Conselho Federal de Nutricionista. Resolução CFN n°465/2010 . conforme artigo 3° da Resolução CFN n°465/2010. vinculado à Entidade Executora.

cronograma de execução das atividades. locais e órgãos executores. iii. vi. cronograma de execução financeira. Resolução CFN n°465/2010 . orçamento. vii. instrumentos avaliativos. v. justificativa.Plano Anual de Trabalho • Devendo conter: i. metas. viii. ii. iv. estratégias operacionais.

Cardápios Nutricionista avaliar acompanhar ELABORAR Planejar ó ê Resolução CFN n°465/2010 .

Fator de correção e cocção . pelo qual se fazem o levantamento dos custos.Fichas Técnicas de Preparação A FTP é um instrumento gerencial de apoio operacional. Rendimento . Nº de porções Resolução CFN n°465/2010 . Per capita . minimamente: . Composição centesimal . a ordenação do preparo e o cálculo do valor nutricional da preparação Deve conter. Tempo total de preparo .

Fichas Técnicas de Preparação .

inclusive promovendo a consciência ecológica e ambiental. articulando-se com a direção e com a coordenação pedagógica da escola para o planejamento de atividades com conteúdo de alimentação e nutrição Resolução CFN n°465/2010 .Educação Alimentar e Nutricional Propor e realizar ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar.

Educação Alimentar e Nutricional .

Para tanto. ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente. devem ser observados parâmetros técnicos.Teste de aceitabilidade Planejar. sempre que ocorrer no cardápio a introdução de alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras. científicos e sensoriais reconhecidos. no que diz respeito ao preparo. estabelecidos em normativa do Programa. coordenar e supervisionar a aplicação de testes de aceitabilidade junto à clientela. Resolução CFN n°465/2010 .

Teste de aceitabilidade Quando aplicar? Avaliar a Introdução de Alterações aceitação de alimentos inodoras cardápios novos frequentes Exceção: Escolares de 0 a 3 anos (creches) Dispensado para frutas e hortaliças Resolução CD/FNDE nº 26/2013 .

Teste de aceitabilidade Escala Hedônica Índice Mínimo de Resto Aceitabilidade Ingesta Resolução CD/FNDE nº 26/2013 .

EJA – educação de jovens e adultos) com base no resultado da avaliação nutricional. e em consonância com os parâmetros definidos em normativas do FNDE Resolução CFN n°465/2010 .ensino fundamental. calculando os parâmetros nutricionais para atendimento da clientela (educação básica: educação infantil – creche e pré-escola.Diagnóstico Nutricional Realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional. ensino médio. .

Diagnóstico Nutricional SISVAN. 2011 .

Fichas Técnicas de sobre as atribuições do Preparação Nutricionista. elabore um material • Grupo 3 . • Grupo 2 .Atividade • Grupo 1 .Diagnóstico nutricional .Teste de aceitabilidade • Grupo 5 .Cardápios Com base na cartilha do FNDE.Educação orientativo para cada uma das Alimentar e Nutricional atribuições apresentadas: • Grupo 4 .

Ministério da Educação. A trajetória do Programa Nacional de Alimentação Escolar no período de 2003- 2010: relato do gestor nacional. Manual de apoio para atividades técnicas do nutricionista no âmbito do PNAE / Programa Nacional de Alimentação Escolar. – Brasília : Ministério da Saúde. de 23/08/2010. Orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional . 2011. Ministério da Saúde. Brasil. Portaria Interministerial nº 1. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação básica das redes públicas e privadas.Referências CFN.SISVAN / Ministério da Saúde. – Brasília : FNDE. 2013 BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 26. e estabelece parâmetros numéricos mínimos de referência no âmbito do PNAE e dá outras providências. Programa Nacional de alimentação Escolar. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.fnde. Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação. em âmbito nacional. de 17 de junho de 2013. Ministério da Saúde. Dispõe sobre as atribuições do Nutricionista. PEIXINHO.gov. Ministério da Educação.L. 76 p. 08/05/2006. 2010.010. CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS.M. A. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde) BRASIL.br/fnde/legislacao/resolucoes/item/4620-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-- n%C2%BA-26. Disponível em: <http://www. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Departamento de Atenção Básica. Resolução nº 465. . BRASIL. 18(4):909. Departamento de Atenção Básica.916. BRASIL. 2017.-de-17-de-junho-de-2013>. : il. Ciência & Saúde Coletiva.