Inser

Manual de Conservação e
Manutenção Preventiva
DigiREP

Digicon S. A. Controle Eletrônico para Mecânica – Copyright © 2012- Digicon S.A. –
Todos os direitos reservados
Revisão A

1 Índice

1 Índice 2

2 Especificação Técnica do Papel 3
2.1 Características Físicas Comum da Bobina 4

3 Cuidados com Impressora 4

4 Abertura do Compartimento da Impressora do DigiREP 5

5 Identificação Sensores e Finalidade 5

6 Limpeza dos Sensores 6
6.1 Sensor Presença e Passagem do Papel 6
6.2 Sensor de Identificação de Autonomia doPapel 7
6.3 Sensor Identificação de Tampa Aberta 8

7 Limpeza da Guilhotina (Cutter) 9

8 Limpeza da Lâmina Serrilhada 11

9 Limpeza do Rolete da Tampa do Compartimento da Bobina de Papel 12

10 Limpeza do Compartimento da Bobina de Papel 13

11 Montagem da Bobina de Papel no DigiREP 14
11.1 Montagem do Tubete Internamente na Bobina 14
11.2 Tubete Montado na Bobina 14
11.3 Montando a Bobina de Papel no DigiREP 15

12 Limpeza Externa 16
12.1 Portas USB 16
12.2 Leitor Biométrico 17
12.3 Limpeza Externa 18

13 Destravamento da Guilhotina (Cutter) 19

Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 2

respectivamente. os modelos de papeis: Termobank 62e SCBR-T56.0 kN/m Limite para rasgo(CD) Não informado. principalmente PVC. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 3 . 68ºC < 0. Condições de armazenamento Manter em local seco a uma temperatura máxima de 35ºC. 2 Especificação Técnica do Papel Além de garantir o bom funcionamento e a vida útil da impressora. Papel especial para impressoras térmicas diretas ECF equipadas com MFD. 20 ml ar/min Umidade 6. seco.20 40ºC 90% UR. 24hs Resistência à umidade 40ºC/90%UR – 24hs .20 5000 Lux. 5 anos em condições de armazenamento a uma temperatura máxima de (Durabilidade) sem contato direto com luz ultravioleta ou fluorescente e sem contato 38ºC – range de 20ºC a 38ºC e 60% UR máxima. sem exposição direta à prolongado com produtos químicos ou materiais plásticos.25 Resistência à tração(MD) Não informado. desde que o papel impresso seja armazenado até 25ºC. Gramatura do papel 62 g/m2 +-2. Especificação básica Papel especial para impressoras térmicas diretas ECF. ao abrigo da luz.5 segundos 90ºC > 100 40 g/cm2 5 segundos Resposta dinâmica Não informado. 60% de UR Manter em local seco a uma temperatura máxima de 38ºC. > 250 Nm Resposta estático Não informado. fluorescente e sem contato com produtos químicos. luz solar ultravioleta. evitando contato com plásticos e produtos máxima. 100hs Com imagem: > 90% 5000 Lux. a garantia de durabilidade será de 5 anos. 60% UR. fabricantes Fibria e Scan Brasil. 24hs Com imagem: > 90% 40ºC 90ºC UR.20 60ºC.5 6. 8%¨de perda Sem imagem: < 0.5% Densidade ótica Zebra Stripe S800(x-Rite) min 1. OBS:Casos em que a temperatura média de armazenamento do impresso chegue até 35ºC. 67 micra 58+-6 micra Lisura Bendtsen Máx. 4% de perda Sem imagem: < 0. solventes. 24hs Resistência à Luz 24hs . com o grafísmo impresso.Máx.Máx.42mJ Resistência ao calor 60ºC – 24hs .Máx.2 Zebra (x-Rite) min 1. > 3. seco. 24hs Com imagem: > 90% 60ºC. 100hs Vida útil da impressão 7 anos.2% 56 g/m2 +-5% Espessura Máx.5% +-1.20 40 g/cm2 2. >0. Características Termobank 62 – Fibria SCBR-T56 – Scan Brasil Face termossensível Coloração palha suave conferindo maior opacidade. evitando contato com plásticos e produtos químicos. maior rigidez e Coloração amarela suave permitindo excelente contraste e opacidade resistência ao manuseio. Alta sensibilidade de imagem. plásticos. ao abrigo da luz. 4% de perda Sem imagem: < 0. são as marcas indicadas pela Digicon e homologadas junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) com o DigiREP. químicos. 20 ml ar/min Máx. 60% de UR antes da impressão máxima.

Quando o DigiREP estiver indicando nível baixo da bobina de papel. A impressora do DigiREP é projetada para realizar 1. Após esta marca o desgaste da guilhotina e lamina pode causar falhas no funcionamento. pode causar amassamento do papel e falha no corte. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 4 . 2. Não puxe o ticket antes da finalização do corte. Entre em contato com a assistência técnica Digicon. • Danos a impressora causados pelo uso irregular de papel implicará na perda de garantia. os quais estão de acordo com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). como travamento da guilhotina e corte parcial no papel. • Procure utilizar um dos fornecedores indicados. isto pode causar o atolamento de papel no interior da impressora. 2.000. Considere sua substituição ao perceber estes sintomas. Para evitar esta falha a Digicon recomenda que substitua o papel logo que indicar nível baixo. Não obstrua a saída do papel. 3.1 Características Físicas Comum da Bobina Largura da bobina 80mm (+/-1mm) Comprimento da bobina 140m Diâmetro externo da bobina 100mm 3 Cuidados com Impressora Para o perfeito funcionamento da impressora devem ser tomados os seguintes cuidados: 1. Atenção: • A Digicon não se responsabiliza pelo uso indevido. isto pode causar dano permanente na guilhotina ou lamina de corte.000 de cortes. pode ocorrer atolamento do papel no rolete guia da tampa do compartimento da bobina e causar o travamento do equipamento. Não insira nenhum objeto que possa obstruir a trajetória da guilhotina.

Sensor Óptico cuja finalidade é monitorar a passagem do papel em local correto. Sensor Óptico cuja finalidade de monitorar o diâmetro da bobina de papel e sua autonomia. 2. 3. 4 Abertura do Compartimento da Impressora do DigiREP Abra a tampa do compartimento da bobina usado à chave lateral conforme figuras 01 e 02: Figura 01 Figura 02 5 Identificação Sensores e Finalidade 1. Figura 03 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 5 . Sensor Mecânico cuja finalidade é identificar a abertura/fechamento da tampa do compartimento da bobina de papel.

• Quando verificado excesso de resíduos. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 6 .1 Sensor Presença e Passagem do Papel Introduza o pincel pelo vão de acesso ao sensor óptico de forma a eliminar sujeira e/ou partículas que possam reduzir a eficiência do sensor: Figura 04 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. 6 Limpeza dos Sensores Efetuar a limpeza dos sensores com um pincel de cerdas macias e seco conforme figuras abaixo: 6.

Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 7 . • Quando verificado excesso de resíduos. 6.2 Sensor de Identificação de Autonomia do Papel Introduza o pincel pelo vão de acesso ao sensor óptico de forma a eliminar sujeira e/ou partículas que possam reduzir a eficiência do sensor: Figura 05 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou.

• O fechamento da tampa do compartimento da bobina com força excessiva pode danificar o sensor. • Certifique-se que após a limpeza o pino esteja livre para seu acionamento correto. Atenção: • Não aplique força em demasia durante a limpeza sob o risco de danificar o sensor. reduzindo sua eficiência: Figura 06 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. 6.3 Sensor Identificação de Tampa Aberta Introduza o pincel pelo vão de acesso ao sensor mecânico de forma a eliminar sujeira e/ou partículas que impeça o livre movimento do sensor. • Quando verificado excesso de resíduos. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 8 .

através da lateral esquerda do DigiREP. Gire a chave no sentido horário ou anti-horário até a guilhotina (Cutter) avançar para baixo. A poeira gerada pelo corte do papel misturada a graxa lubrificante da impressora pode gerar uma película de sujeira que dificulta o movimento da guilhotina e o corte do papel. 7 Limpeza da Guilhotina (Cutter) O bom funcionamento da guilhotina do DigiREP depende de três fatores importantes. 2. Faça uma limpeza periódica da guilhotina seguindo os seguintes passos: Abra a tampa do compartimento da bobina de papel e remova a bobina (se esta estiver montada). podendo ocasionar travamento do Cutter. 1. O bom alinhamento da bobina de papel que resulta de uma boa montagem e fixação da bobina no seu alojamento. desloque para trás a proteção do orifício na cor azul e introduza uma chave philips média até encostar-se ao parafuso que fará o avanço da guilhotina. efetue a limpeza em toda a extensão da guilhotina tanto na parte frontal como na parte posterior da mesma conforme as figuras abaixo: Figura 07 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 9 . O papel dentro das medidas e características especificadas. Movimente o Cutter fisicamente. Limpeza periódica da guilhotina (Cutter). 3. Utilizando um bastonete de algodão levemente umedecido em álcool.

Gire a chave no sentido horário ou anti-horário até a guilhotina (Cutter) voltar à posição de repouso e avançar novamente. efetue uma nova limpeza para ter certeza de que não houve nova contaminação gerada por resíduos internos da impressora. Periodicidade recomendada: • A cada 15 (quinze) dias e/ou. Atenção: • Não aplique força em demasia durante a limpeza sob o risco de danificar o corte da guilhotina. desloque para trás a proteção do orifício na cor azul novamente e introduza uma chave philips média até encostar-se ao parafuso que fará o recuo da guilhotina. Monte novamente a bobina de papel e feche a tampa. • Semanalmente quando verificado excesso de resíduos. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 10 . Figura 08 Após efetuar a limpeza volte a lateral esquerda do DigiREP. gire novamente o parafuso do Cutter até o mesmo voltar à posição de repouso.

Atenção: • Devido às características físicas da lâmina serrilhada há risco de ferimentos durante o processo de limpeza. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 11 . 8 Limpeza da Lâmina Serrilhada Passe o pincel levemente na lâmina serrilhada de forma a eliminar sujeira e/ou partículas: Figura 09 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. • Quando verificado excesso de resíduos.

Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 12 . 9 Limpeza do Rolete da Tampa do Compartimento da Bobina de Papel Passe o pincel em todo o rolete da tampa de forma a eliminar sujeira e/ou partículas: Figura 10 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. • Quando verificado excesso de resíduos.

• Quando verificado excesso de resíduos. 10 Limpeza do Compartimento da Bobina de Papel Com o pincel. remova toda a sujeira. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 13 . particular e detritos presentes no compartimento: Figura 11 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou.

1 Montagem do Tubete Internamente na Bobina Figura 12 11.2 Tubete Montado na Bobina Figura 13 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 14 . 11. 11 Montagem da Bobina de Papel no DigiREP Para realizar a instalação ou substituição da bobina de papel deve-se abrir com a chave o compartimento de papel e seguir as orientações da etiqueta que esta colada no interior da tampa. Vide detalhes abaixo neste manual.

Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 15 . Figura 14 Atenção: • Após encaixar a ponta do tubete na braçadeira pressionar levemente até sentir um “click” de travamento. • Certifique-se que a parte com inscrições do papel fique para trás quando a porta do compartimento estiver fechada. 11.3 Montando a Bobina de Papel no DigiREP .

12 Limpeza Externa 12. • Quando verificado excesso de resíduos.1 Portas USB Introduza o pincel pelo vão de acesso às portas USB de forma a eliminar sujeira e/ou partículas: Figura 15 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 16 .

Recomenda-se uma limpeza a cada 1. Nunca utilize álcool ou abrasivos.2 Leitor Biométrico O bom funcionamento do leitor biométrico do DigiREP depende de dois fatores importantes: 1. 2. Limpeza da superfície do sensor. oleosidade da pele e outros contaminantes reduzem a capacidade do sensor biométrico.000 utilizações. Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. Seque-o com um lenço de papel macio para evitar arranhões. graxas. Figura 16 Poeira. Procure instalar o DigiREP em um local onde não incida luz solar ou mesmo artificial de forte intensidade diretamente sobre o sensor biométrico. Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 17 . Isto reduzirá a sua capacidade de identificação. Nível de luminosidade incidente sobre o sensor. Faça uma limpeza periódica do sensor utilizando apenas um pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro ou umedecido com água morna. 12. • Quando verificado excesso de resíduos.

Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 18 . Atenção: • Não utilize nenhum produto químico para a limpeza.3 Limpeza Externa Utilizando um pano macio levemente umedecido com água e sabão neutro ou umedecido com água morna. • Quando verificado excesso de resíduos. pois poderá escorrer água para o interior do DigiREP danificando-o. passe por todo o equipamento eliminando toda a sujeira e/ou partículas: Figura 17 Periodicidade recomendada: • A cada 03 (três) meses ou. Caso isto ocorra basta pressionar a tecla “ESC” para retornar a tela principal. • Certifique-se que o pano não esteja encharcado. 12. especialmente álcool ou abrasivos. • Durante a limpeza do teclado poderá ocorrer o acionamento indevido das teclas.

13 Destravamento da Guilhotina (Cutter) Quando o DigiREP apresentar a mensagem da figura 18 abaixo. poderá ser verificado que provavelmente há atolamento de papel conforme a figura 19 onde é mostrado o papel atolado e figura 20 onde é mostrado o detalhe da guilhotina (cutter) travada. o equipamento está com a guilhotina (cutter) travada. Figura 19 Figura 20 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 19 . Figura 18 Observando o local de saída do ticket.

desloque para trás a proteção do orifício na cor azul e introduza uma chave Philips média até encostar-se ao parafuso que fará o recuo da guilhotina. Na lateral esquerda do DigiREP. É possível realizar o destrave da guilhotina (Cutter) fisicamente no aparelho. Certifique que os limites laterais da guilhotina (cutter). estejam encostados na parte superior da impressora. Figura 22 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 20 . figura 22. Por se tratar se um mecanismo de avanço e recuo no mesmo parafuso. Gire a chave no sentido horário ou anti-horário até a guilhotina (cutter) voltar à posição de repouso. Se fosse possível abrir a tampa do compartimento da bobina de papel com a guilhotina (cutter) na posição de avanço teria a visão da figura 21 abaixo: Figura 21 Atenção: • Não tente abrir a tampa do compartimento de bobina de papel sob risco de danificar a guilhotina (cutter). pois a mesma na posição de avanço impede a abertura da tampa. o giro contínuo em ambos os sentidos faz com que a guilhotina (cutter) avance e recue infinitamente.

Figura 23 Abra a tampa do compartimento da bobina de papel e remova o papel que estiver bloqueando a saída do papel bem como toda a sujeira. Retire a chave Philips do orifício e permita que a proteção retorne a sua posição inicial. particular e outros detritos presentes conforme os procedimentos de limpeza deste manual. Figura 24 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 21 .

Verifique se a guilhotina (cutter) está na posição de repouso conforme a figura 25 abaixo: Figura 25 Manual de Conservação e Manutenção Preventiva DigiREP Página 22 .