teremos que realizar os ajustes necessários para o pleno funcionamento a partir de 2011. que ao final do semestre. O objetivo principal da adoção dessa ferramenta. Conseqüentemente. instrumento acadêmico já conhecido de todos nós professores. Salientamos que este documento online constitui-se no DIÁRIO DE CLASSE. Coordenação Acadêmica.1. as informações necessárias ao acompanhamento. Atenciosamente. Informamos. naquilo que for de suas respectivas competências. freqüência e notas de alunos constitui-se daquelas utilizadas no Diário de Classe impresso até o semestre 2010. portanto não é tarefa passível de delegação. caberá ao Colegiado de Curso e Coordenação Acadêmica o acompanhamento dos registros.2 estaremos trabalhando com a Caderneta Online de forma experimental. registro de conteúdos ministrados. Considerando algumas facilidades que o sistema permite. além de utilizar uma tecnologia disponível e que vai facilitar a vida de todos aqueles envolvidos no trabalho acadêmico. estamos introduzindo procedimentos para auxiliar. facilitar e lembrar ao professor. Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD Gerência de Gestão do Currículo Acadêmico – GGCA Secretaria Geral de Cursos – SGC 2 . como um Projeto Piloto. inclusive.1. é organizar e consolidar num único banco de dados. ele será impresso e arquivado nas Coordenações Acadêmicas dos nossos Departamentos. avaliação e gestão dos currículos dos cursos de graduação da UNEB Salientamos ainda. que nenhum regulamento de registro acadêmico foi alterado. DIÁRIO DE CLASSE Estamos apresentando aos Professores e Professoras da UNEB o sistema de registros acadêmicos que será feito online a partir de qualquer computador com acesso à internet. Colegiado de Curso e Direção de Departamento o acompanhamento do registro durante o semestre. Contamos com a compreensão de todos e agradecemos as contribuições que forem encaminhadas. Também é de nosso conhecimento a compreensão e a responsabilidade do preenchimento do Diário de Classe. PROGRAD. Entretanto. após o seu fechamento pelo Professor. Neste semestre de 2010. Todas as regras para a elaboração do Plano de Curso.

3117-2227 .AMÉLIA · SECRETARIA DA PROGRAD: 71 3117-2223 . Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones ou e- mails: · SUPORTE DA PROGRAD: 0800 071 5000 => 8h às 12 – 14h às 18h · GERDE: 71-3117-2224 . freqüência e notas de alunos na Caderneta Online (Diário de Classe). aulas ministradas.FERNANDA · SGC: 71.LEANDRO 3 .NETO OU ROSIMEIRE · SUPORTE DA TRENDS: 71 3117-2452 . INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO ONLINE Este roteiro contém as instruções para o registro dos dados acadêmicos referentes ao plano de curso.

br è Usuário: professor@uneb. o calendário acadêmico.uneb.br senha: 123456 è 123456 (senha do e-mail da UNEB) 2°. passo: no Portal do Professor serão visualizadas as suas turmas. o mural de recados e horários das aulas do período letivo.I. ACESSO O acesso ao Portal Acadêmico será feito através do endereço eletrônico www. conforme a seguir: Exemplo: MINHAS TURMAS 4 .portalacademico.br ou através do link Portal Acadêmico no Portal da PROGRAD: 1° passo: o professor deverá informar o seu login ou e-mail da UNEB e a sua senha. Exemplo: e-mail: professor@uneb.

passo: abaixo da descrição de cada componente curricular/disciplina (turma) existem quatro LINKS disponíveis para acesso às telas de registros acadêmicos.3°. conforme destacado a seguir: Exemplo: II. conforme passos a seguir 1° passo: ao clicar-se no LINK aulas será aberta uma tela para os registros de conteúdos das aulas. 5 . observações e folha de freqüência. inserção de material de apoio. REGISTRO DE AULAS O registro do conteúdo da aula deve ser feito logo após a sua realização. conforme a seguir: 2° passo: no item a situação da aula A REALIZAR refere-se ao conteúdo ainda não registrado.

o professor poderá clicar no ícone correspondente (OBS). Nestes casos. reposição de aula: alterar a data da aula na caderneta online. 2°.3°. Ao lado do conteúdo aparecerá um símbolo que representa AULA ANTECIPADA. Ao lado do conteúdo aparecerá um símbolo que representa AULA REPOSTA. Para registrar qualquer observação referente à aula. 6 . o professor deverá clicar no botão CONFIRMAR: Estará disponível para cada aula uma folha de freqüência que poderá ser impressa. passo: após registrar e salvar o conteúdo a situação da aula será modificada automaticamente para REALIZADA. Esta folha de freqüência tem um campo para as assinaturas dos alunos. o professor deverá adotar os seguintes procedimentos: 1°. registrar o conteúdo e salvar. ao final. Poderão ser registradas aulas antecipadas ou repostas. registrar o conteúdo e salvar. antecipação de aula: alterar a data da aula na caderneta online. Será aberta uma interface com um campo de texto para a inserção de informações.

Neste caso. no alto da tela (imagem a seguir): Decorridos OITO DIAS da data de realização da aula. carga horária. horário de aula e professor da disciplina/componente curricular. conforme a imagem a seguir: 7 . clique no símbolo ao lado do nome da componente curricular/disciplina. Para visualizar as informações sobre o período letivo. será incluído pelo sistema um símbolo indicando que a aula não foi realizada. para fazer o registro do conteúdo da aula. não havendo o registro. o professor deverá solicitar ao Secretário de Colegiado que libere na caderneta o campo para o registro do conteúdo. serão exibidas todas as aulas que foram realizadas e os símbolos de acesso às telas para registrar as ausências e a lista dos alunos presentes. ao clicar no link “Freqüência e Lista de Presença”. III REGISTROS DE FREQUÊNCIA E LISTA DE PRESENÇA No Portal do Professor.

O sistema fará automaticamente o cálculo das faltas de cada aluno. Na tela de freqüência de aluno. conforme a seguir. o professor deverá assinalar os alunos ausentes e clicar no botão CONFIRMAR. Quando o número de faltas do aluno ultrapassar o limite de faltas na disciplina/componente curricular aparecerá um asterisco ao lado do número de faltas. conforme imagem a seguir: 8 . de acordo com o lançamento da freqüência.

deverá acessar novamente a tela “Frequência e lista de presença”. Após lançar a freqüência dos alunos. fazer as alterações e clicar no botão CONFIRMAR. quando necessário. 9 . após o lançamento da freqüência. alterar a qualquer momento a freqüência de alunos em uma aula desde que a caderneta esteja aberta. Para isso. O professor poderá. o professor deve clicar no símbolo: . conforme imagem abaixo. se necessário. Para isto. É possível gerar uma Lista de Presença para cada aula com os nomes dos alunos presentes. Esta lista deve ser impressa. aparecerá ao lado do símbolo de acesso o número de alunos ausentes na aula.

conforme imagem a seguir: Na tela de registro aparece a relação dos alunos. REGISTRO DE NOTAS O acesso ao registro das notas será através do LINK “Notas” na Caderneta online. que também exibirá o resultado do aluno no semestre. Os cálculos de média parcial e final serão feitos automaticamente pelo sistema. de acordo com o Regimento Geral da UNEB (vide imagens a seguir). Após registrar a nota da avaliação o professor deve clicar no botão SALVAR 10 . com as respectivas colunas para lançamento das avaliações e número de faltas.IV.

Após publicar a média parcial. o Professor deverá ocultar as médias parciais. Neste momento. média parcial e prova final será feita. A divulgação das notas das avaliações. Após lançar todas as notas e freqüências o Professor deverá fechar a caderneta clicando na opção “FECHAR CADERNETA” (imagem a seguir). através da opção “Publicar aos Alunos” (imagem a seguir): Divulgar nota da avaliação marcar “Publicar aos Alunos” e clicar no botão SALVAR. exclusivamente pelo Professor. as médias finais e freqüências serão automaticamente inseridas no histórico escolar de cada aluno. o procedimento é semelhante. caso seja necessário alterar a nota de alguma avaliação. Para habilitar estas opções. devendo desmarcar “Publicar aos Alunos” e ocultar a nota da prova final e a média parcial. O campo para registrar a nota da prova final será habilitado com a publicação da média parcial. pois as opções “Publicar aos alunos” estarão desabilitadas. 11 . desmarcando a opção “Publicar aos alunos” de Média Parcial. As médias parciais e finais deverão ser publicadas de acordo com o Calendário Acadêmico. Ocultar nota da avaliação desmarcar “Publicar aos Alunos e clicar no botão SALVAR. o professor não poderá ocultar as notas das avaliações parciais. Neste momento.

o Professor deverá entrar em contato com a Coordenação Acadêmica para que a caderneta seja aberta através do sistema SAGRES. o Professor não poderá fazer nenhuma alteração Caso seja necessária alterá-la. a data. CADASTRO DAS AVALIAÇÕES No Menu flutuante que fica no lado direito da página. no item Cadastro clique em “Avaliações”: Na tela Cadastro>Avaliações deverá ser informado o nome da avaliação. o peso e clicar em “Adicionar” e automaticamente aparecerá na lista de avaliações na parte inferior desta mesma tela: 12 . Após Fechar a Caderneta. IV.

o professor deverá cadastrar a avaliação. caso não haja nenhuma avaliação cadastrada. Neste caso. aparecerá a seguinte mensagem “Não existem avaliações cadastradas para a turma” (vide imagem a seguir). conforme as informações anteriores 13 . Ao tentar cadastrar as notas.

Conteúdo Programático.V. Objetivo. 4° passo: quando necessário o professor poderá. PLANO DE CURSO O plano de curso é o instrumento acadêmico de planejamento do componente curricular/disciplina do período letivo e contém Ementa/Eixo. Metodologia. alterar o Plano de Curso. conforme imagem a seguir: 2° passo: Ao clicar em cada campo será aberto a caixa de texto para o registro dos respectivos dados. 3° passo: após o preenchimento de todos os campos clicar em “Autorizo entregar o Plano de Curso” e em SALVAR o Colegiado terá acesso ao Plano de Curso. através dos mesmos procedimentos. 14 . Avaliação. O acesso e preenchimento será da seguinte forma: 1° passo: ao clicar no LINK “Plano de Curso” abrir-se-á uma tela com campos específicos para cada item do Plano de curso. referências básicas e complementares.