Professor: William Jhone Ferreira Dias

Professor: William Jhone Ferreira Dias

Bom estudo!

Tal língua apresenta todos os níveis de análise de quaisquer outras línguas. É uma língua usada entre os surdos. a maioria dos surdos lê mas não entende o significado das palavras. em especial. Ronice Muller Quadros Dificuldades do Surdo Com a Leitura A dificuldade em português. A dificuldade parece estar diretamente relacionada com a experiência: os surdos só compreendem o significado das palavras de uso corrente na língua coloquial. ou seja. Professor: William Jhone Ferreira Dias LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS A língua de sinais brasileira é uma língua usada pela comunidade surda brasileira. ou seja. O mais grave de tudo isso. a falta das informações apresentadas apenas pela forma escrita. impossibilitados de ser exercido: O direito à comunicação e informação. É uma língua reconhecida pela Lei 10436/2002 e pelo Decreto 5626/2005. o nível fonológico (das unidades que constituem uma língua) e o nível pragmático (envolvendo o contexto conversacional). As dificuldades que a leitura lhes acarreta impedem a expansão do vocabulário. é que o surdo fica impedido de ter acesso às informações fundamentais que evitariam. inclusive problemas graves em sua vida. se realiza no espaço com articuladores visuais: as mãos. provocando-lhe a falta de hábito de ler e por conseguinte. o nível semântico (do significado). outros lê em mas confundem o significado das palavras. o nível sintático (da estrutura). os pontos de encontros são locais em que a comunidade surda se encontra e usa a sua língua. está relacionada à deficiência de compreensão de textos lidos. Pessoas surdas com nível de escolaridade de 2º grau completo apresentaram as seguintes dúvidas ao lerem um material informativo específico sobre as DST/Aids : . o corpo. o nível morfológico (da formação de palavras). Um dos direitos básicos do ser humano fica então. os movimentos e o espaço de sinalização. exemplo: calça (substantivo) e calça (verbo) além das muitas expressões idiomáticas. Essa língua é visual – espacial. Análise dos Materiais de Prevenção DST/Aids Um exemplo disso pode ser visto pelo vocabulário a seguir . as associações dos surdos. a partir do momento em que acontece o encontro surdo – surdo. as homônimas. As escolas.

corrimento. ALFABETO MANUAL ELEMENTOS DATILOLÓGICOS . soropositivo. Substantivos: esperma. HIV. virilhas. urinar. doses. balconista de farmácia. relação. cicatriz. prevenir. gestação. Professor: William Jhone Ferreira Dias Verbos: arder. seringa. surgir. evacuar. DST. sapinho. maçanetas de portas. íngua. grupo de risco. suspeitar. parceiro. transmitir. sexo anal. parto. bolhas. vasos sanguíneos. coçar. verrugas. descartável. contraceptivos. ferida. calafrio. impedir. fadiga.. contaminar. inflamação. tosse. preservativo de borracha. sexo oral. genital. complicações. exame. pus. estreitar. esterilizar. crista-de-galo. romper. doses certas. transfusão . vaso sanitário. assento de ônibus. secreção amarelada.

O alfabeto manual é a mera transposição para o espaço. para que o interlocutor ensine o sinal à pessoa que o desconhece. palavras que ainda não existem na língua de sinais. por meio das mãos. no momento da apresentação. quando. ou ainda quando não se conhece o sinal do conceito. podendo ser mão direita ou esquerda). Nesse caso. Ela não apenas oferece ao surdo a possibilidade de fazer nomeações. (Vilhalva. Este também é um recurso usado para soletrar. diz serque essas soletrações são empréstimos da língua portuguesa. No alfabeto manual a língua escrita serve de base e as palavras são digitadas através das mãos (no Brasil só se usa uma mão no uso do alfabeto manual. é utilizada para soletrar palavras da língua oral. Números A sinalização dos números na língua brasileira de sinais acontece de quatro formas dependendo do significado do número. 2004) Quando não existe um sinal para determinado conceito. se pretende informar o nome das pessoas. dos grafemas da palavra da língua oral. Professor: William Jhone Ferreira Dias A datilologia é um alfabeto manual para nomear objetos. já na Libras existe uma codificação contextualizada em torno de símbolos/sinais que resultarão em diálogos interativos linguístico. Vale ressaltar que cada país tem um alfabeto manual. demandas linguísticas de trocas com um grupo da língua estrangeira. mas também se submete à lei econômica da própria língua. 1-úmeros Cardinais Usado como código representativo é sinalizado da seguinte forma: .

quantidade de pessoas presentes. Professor: William Jhone Ferreira Dias 2 . Também são sinalizados sem adição de movimento. Exemplo: quantidade de canetas na mesa.etc. Exemplo: número do telefone. quantidade de ônibus. Porém há diferenças na configuração de mão e no posicionamento dos números de 1 a 4. número da conta no banco... . etc.Números Ordinais São sinalizados com movimento trêmulo. número da casa. número da caixa postal. 3 .Números Cardinais Observe: Usado para quantidades.

CONSERTAR são feitos no espaço neutro e os sinais ESQUECER. LARANJA. Os sinais APRENDER. APRENDER E PENSAR são realizados na testa.Movimento: os sinais podem ter movimento ou não. OUVIR E AMOR têm a mesma configuração de mãos que são realizadas na testa. . . Professor: William Jhone Ferreira Dias PARÂMETROS Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar. na orelha e no lado esquerdo do peito respectivamente. Os sinais citados acima têm movimento. Nas línguas de sinais podem ser em contratados os seguintes parâmetros: Configuração de mãos: são formas das mãos. Ponto de articulação: È o lugar onde incide a mão predominante configurada. Os sinais TRABALHAR. podendo esta tocar alguma parte do corpo ou estar em um espaço neutro vertical ( do meio do corpo até a cabeça) e horizontal (à frente do emissor). com exceção de PENSAR que. MENTE. BESTEIRA. que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante ( mão direita para os destros) ou pelas duas mãos do emissou ou pelo sinalizador. BIRICAR. na boca. como os sinais AJOELHAR E EM PÉ m não te em movimento. podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo.

Na combinação destes cinco parâmetros. ACENDER E APAGAR. ATO-SEXUAL. como os verbos SUBIR e DESCER. como o sinal BALA. como os sinais ALEGRE e TRISTE. combinar estes elementos para formarem as palavras e estas formarem as frases em um contexto. ABRIR PORTA e FECHAR PORTA. tem-se o sinal. como os sinais HELICOPTERO e MOTOR. Assim os verbos IR e VIR se opõem em relação à direcionalidade. Professor: William Jhone Ferreira Dias Orientação / direcionalidade: Os sinais têm uma direção com relação aos parâmetros acima. Há sinais feitos somente com a bochecha como LADRÃO. Expressão facial e / ou corporal: Muitos sinais. em sua configuração têm como traço diferenciador também a expressão facial e/ou corporal. e há ainda sinais em sons e expressões faciais complementam os traços manuais. além dos quatro parâmetros mencionados acima. portanto. Falar com as mãos é. sinais feitos com a mão e expressão facial. .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias .

Professor: William Jhone Ferreira Dias Musicalidade/ Libras .

se eu te pego. se eu te pego Delícia. compramos tantas coisas Mas o amor é longe disso Precisamos de um tempo em relação a nós dois Depois decidimos o final. se eu te pego Meu Violão e o Nosso Cachorro Pode ficar aqui sou eu quem vou partir O que a gente construiu não é preciso dividir Fizemos tantos planos. tudo bem . ai. delícia Assim você me mata Ai. se eu te pego Sábado na balada A galera começou a dançar E passou a menina mais linda Tomei coragem e comecei a falar Nossa. ai se eu te pego Delícia. nossa Assim você me mata Ai. delicia Assim você me mata Ai. ai. se eu te pego Ai. se eu te pego Ai. ai. Ai. Professor: William Jhone Ferreira Dias Ai se eu Te pego Nossa. nossa Assim você me mata Ai. espero que seja um final feliz Se o nosso amor se acabar eu de você não quero nada Pode ficar com a casa inteira e o nosso carro Por você eu vivo e morro Mas dessa casa eu só vou levar Meu violão e o nosso cachorro Se amanhã a gente se acertar. se eu te pego Ai.

espero que seja um final feliz Se o nosso amor se acabar eu de você não quero nada Pode ficar com a casa inteira e o nosso carro Por você eu vivo e morro Mas dessa casa eu só vou levar Meu violão e o nosso cachorro Se amanhã a gente se acertar. tudo bem Mas se a gente não voltar posso beber. posso chorar E até ficar no choro Mas dessa casa eu só vou levar Meu violão e o nosso cachorro Fizemos tantos planos. posso chorar E até ficar no choro Mas dessa casa eu só vou levar Meu violão e o nosso cachorro Meu violão e o nosso cachorro Só Hoje Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito Nem que seja só pra te levar pra casa Depois de um dia normal Olhar teus olhos de promessas fáceis E te beijar a boca de um jeito que te faça rir Que te faça rir Hoje eu preciso te abraçar Sentir teu cheiro de roupa limpa Pra esquecer os meus anseios E dormir em paz Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria Em estar vivo . Professor: William Jhone Ferreira Dias Mas se a gente não voltar posso beber. compramos tantas coisas Mas o amor é longe disso Precisamos de um tempo em relação a nós dois Depois decidimos o final.

Professor: William Jhone Ferreira Dias Hoje eu preciso tomar um café Ouvindo você suspirar Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia Que eu faço tudo errado sempre Sempre Hoje preciso de você Com qualquer humor Com qualquer sorriso Hoje só tua presença Vai me deixar feliz Só hoje Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria Em estar vivo Hoje eu preciso tomar um café Ouvindo você suspirar Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia Que eu faço tudo errado sempre Sempre Hoje preciso de você Com qualquer humor Com qualquer sorriso Hoje só tua presença Vai me deixar feliz Só hoje Hoje preciso de você Com qualquer humor Com qualquer sorriso Hoje só tua presença Vai me deixar feliz. feliz Só hoje Advogado Fiel Não vou me preocupar com as perseguições Com as pedras que me lançam .

aquele que não erra Pra me defender diante do inimigo Tomar minha dor. pra sempre fiel Pra falar atire a primeira pedra Aquele que não tem pecado. pra chorar comigo Pra me sustentar debaixo de sua destra Isso é fato consumado. advogado fiel O meu Jesus é pra mim Advogado fiel Advogado fiel. eu posso descansar Jesus está por perto Pra falar "atire a primeira pedra Aquele que não tem pecado. advogado fiel . pra chorar comigo Pra me sustentar debaixo de sua destra Isso é fato consumado. pra sempre fiel Advogado fiel. os meus casos impossíveis Serão sempre encerrados pelo meu advogado Meu advogado é o meu Senhor Ele me defende do acusador Minha causa entreguei em suas mãos Posso descansar o meu coração Minha audiência ele já marcou Garantiu de novo que eu serei um vencedor Meu advogado mora lá no céu Verdadeiro justo. Professor: William Jhone Ferreira Dias Jesus está por perto Eu posso confiar. aquele que não erra" Pra me defender diante do inimigo Tomar minha dor. os meus casos impossíveis Serão sempre encerrados pelo meu advogado Meu advogado é o meu Senhor Ele me defende do acusador Minha causa entreguei em suas mãos Posso descansar o meu coração Minha audiência ele já marcou Garantiu de novo que eu serei um vencedor Meu advogado mora lá no céu Verdadeiro justo.

de quem já Conhece a Jesus A verdadeira paz só tem aquele.que vem do nosso Senhor É o amor que só tem quem já conhece a Jesus A dona Aranha A dona aranha Subiu pela parede Veio a chuva forte E a derrubou . quem já conhece a Jesus Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas Aleluia. aleluia Aleluia. Professor: William Jhone Ferreira Dias O meu Jesus é pra mim Advogado fiel A Alegria Está No Coração Thalles Roberto A alegria está no coração. que já Conhece a Jesus Um sentimento mais precioso que vem do nosso senhor É o amor que só tem. aleluia Ele é a rocha da minha salvação. com ele não a mais condenação Posso pisar numa tropa e saltar as muralhas Aleluia. aleluia Um sentimento mais precioso.

Professor: William Jhone Ferreira Dias Ja passou a chuva E o sol ja vai surgindo E a dona aranha Continua a subir Ela e teimosa E desobediente Sobe sobesobe E nunca ta contente Agora a dona aranha vai descer A dona aranha Desceu pela parede Veio a chuva forte E a derrubou Ja passou a chuva E o sol ja vai surgindo E a dona aranha Continua a descer Ela e teimosa E desobediente Desce descedesce E nunca ta contente .