Sumário

1 - Introdução ..................................................................................................... 2
1.1 – Objetivo .............................................................................................. 2
1.2 - Revisão Bibliográfica........................................................................... 2
2 - Desenvolvimento ....................................................................................... 3
2.1 - Materiais e Métodos ............................................................................ 3
3 - Resultados e Discussões ........................................................................ 10
4 – Conclusão ............................................................................................... 11
Referencias ...................................................................................................... 12

2 1 .Revisão Bibliográfica O estudo da media que logo conhecemos por “Metrologia” é caracterizada como sendo a ciência das medições e suas aplicações.1 – Objetivo O objetivo deste relatório foi o de observar detalhadamente e obter o conhecimento de como são manuseados os instrumentos de medição. Para que a metrologia exista as medições devem ser essenciais pois são somente com elas que conseguimos obter incertezas e padrões. com isto o risco de um produto gerar retrabalho também é reduzido e este atenderá as necessidades do cliente. . 1.2 . sendo assim está pode garantir a precisão no processo produtivo e assegurar a qualidade do produto final.Introdução 1. assim iremos aplicar este conhecimento em algumas práticas que serão realizadas no laboratório de Metrologia. ou seja. bem como nos ajuda com a redução do desperdício de material.

apresenta um deslocamento de 360° (4x90°) e graduação de 5 minutos.Desenvolvimento No presente relatório.  2° Régua Graduada 500/300/200 mm Esta é a régua graduada.Materiais e Métodos A seguir iremos verificar e detalhar os materiais e métodos apresentados em laboratório. Em modo geral podemos dizer que este pode ser usado para medir os ângulos agudos e obtusos entre superfícies de partes.  1º Transferidor de Ângulos Universal 300 mm Este é o transferidor de ângulos. milímetros (mm) e polegadas (pol. 1/4. (Imagem 2: Régua Graduada 500/300/200 mm) . bem como para ângulos em chapas. (Imagem 1: Transferidor de Ângulos) O Transferidor de Ângulos Universal geralmente é usado em medições de ângulos e ajustes de maquinas. para cada modo de medida seja ele comprimento. 5/16). onde a mesma possui escala métrica em aço inoxidável. peso ou ângulo existe um método de medição e um equipamento para calibra-lo. 2. Este também é acompanhado de uma régua móvel. geralmente é feita de aço carbono ou aço inoxidável e apresenta uma forma de lamina. É composto por uma lupa integrada. verificamos junto ao professor que. 3/8. 3 2 .1 . com trava de medida e ajuste fino. ou in) e suas frações (1/2. Nesta lamina estão gravadas as medidas em centímetros (cm). ferramentas e gabaritos. moldes. onde geralmente é feito de aço inoxidável.

também contém uma ponta de contato esférico de diâmetro 2. ou seja. Este permite a medição de grandezas lineares de forma direta ou indireta. onde normalmente equivale a 0. com alta resistência a impactos. (Imagem 4: Principais partes do relógio comparador) . onde o mesmo é composto por uma caixa metálica com acabamento cromado fosco. 4 A Régua Graduada geralmente é usada na medições com “erro admissível” superior a menor graduação. o equipamento lhe fornece a medida desejada ou estabelece a diferença entre a grandeza desejada e outra conhecida.01Mm Este é o relógio comparador analogico. (Imagem 3: Relógio Comparador Analógico) O Relógio Comparador é um aparelho de grande precisão.  3° Relógio Comparador Analógico 0-30X0.5 mm em aço temperado.5 mm ou 1/32”. podendo ser analógico ou digital.

sobre o qual desliza o cursor.01 mm / 0. porem o que usamos para relatar aqui é o de resolução de 0. com encosto fixo. 5 Existem vários modelos de relógios comparadores. Trata-se de uma régua graduada. onde o mesmo é feito de aço inoxidável. ovalização. faces de medição lapidadas e um parafuso de fixação e guias revestidas de titânio. sua temperatura de trabalho está em torno de 5°-40°C. podem apresentar suas medições em polegadas e milímetros. Os relógios comparadores são muito utilizados para medir características geométricas especificas das peças como cilindridade.01 mm.005 polegada e sua faixa de medição é de 300 mm. (Imagem 6: Paquímetro universal) O Paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. contém uma resolução de 0. conicidade e outros alinhamentos. um cursor temperado e impulsor fabricados em aço inoxidável. onde o mesmo contém os seguintes aspectos um medidor de profundidade.  4° Paquímetro digital 300 mm/analógico 150 mm Este é o paquímetro digital. (Imagem 5: Paquímetro Digital) Este é o paquímetro universal. escala principal e nônio com acabamento cromado. .

. o paquímetro universal é utilizado em medições internas. As superfícies do paquímetro são planas e polidas. estes calibradores tem duas faixas em milímetros (e duas faixas em polegadas). chamada nônio ou vernier. Orelha móvel 3. Qualquer uma das lâminas pode ser fixada firmemente na posição por meio da trava. Nônio ou vernier (milímetro) 12. cada calibrador dispõe de lâminas para medir raios côncavos e convexos. Cursor 6. já o paquímetro digital é mais utilizado para uma leitura rápida. Orelha fixa 2. Haste de profundidade O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação. Parafuso e trava 5. Bico fixo 8. livre de erro de paralaxe (este um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio ótico causado pelo ângulo de visão do observador) e ideal para controle estatístico. Impulsor 13. Suas graduações são calibradas a 20ºC. Escala fixa de milímetros 14. 6 (Imagem 7: Principais partes do paquímetro) Em um paquímetro temos: 1. Fabricados em aço de alta qualidade e finamente acabados. de profundidade e de ressaltos. sendo cada lâmina gravada com a bitola do raio. Temos uma leve diferença entre os dois modelos apresentados. Encosto móvel 10. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. e o instrumento geralmente é feito de aço inoxidável. externas. com um mínimo de folga. Encosto fixo 9. Bico móvel 11. Ele é dotado de uma escala auxiliar. Nônio ou vernier *(polegada) 4. Escala fixa 7.  5° Calibrador de raios côncavos e convexos (internos e externos) Este é o calibrador de raios côncavos e convexos ou internos e externos como normalmente é chamado.

pressão de medição através de catraca na extremidade do tambor. onde o mesmo possui as mesmas características do equipamento anterior.  6° Micrometro externo 0-25 mm 0. bainha e catraca em metal cromado fosco. haste padrão para zeragem nas capacidades acima de 25 mm e graduação de 0. (Imagem 9: Micrometro externo 0-25 mm 0. O modo de utilização é muito simples simplesmente selecione a lâmina que tenha a dimensão do raio que está na peça e encoste o calibrador na peça e verifique se a folgas. . porém sua graduação é de 0. onde em cada lamina é estampada a medida do raio que podem ser verificados ou traçados mais rapidamente e com maior precisão.01mm.01 mm) Este é o micrometro externo digital (arco profundo). 7 (Imagem 8: Calibrador de raios côncavos e convexos) O calibrador de raios é utilizado para verificar raios ou frisos internos e externos (côncavos e convexos). fuso em aço temperado com diâmetro de 6. alavanca de fixação do fuso. faces de medição em metal duro micro lapidadas. ou se está justo. tambor.001 mm.01 mm / Micrometro externo digital 0-25 mm 0.5 mm.001 mm Este é o micrometro externo (batente em V). onde o mesmo é fabricado em ferro. Suas medidas variam de 1 a 15mm ou 1/32" a 1/2".

de alta resistência ao desgaste.001mm. . . e de 0.Parafuso micrométrico: é construído de aço de alto teor de liga. temperado. . os contatos são de metal duro.Faces de medição: Tocam a peça a ser medida e. para isso. retificado para garantir exatidão no passo da rosca. sendo esta gravada de 1 em 1mm. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais. e munido de protetor antitérmico.Bainha: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento. Em alguns instrumentos. . para evitar a dilatação pelo calor das mãos. apresentam-se rigorosamente planos e paralelos. possibilitando leituras de 0.Arco: é construído de aço especial e tratado termicamente. evita sua dilatação porque isola a transmissão de calor das mãos para o instrumento. a fim de eliminar as tensões. 8 (Imagem 10: Micrometro externo digital 0-25 mm 0.Isolante térmico: fixado ao arco. (Imagem 11: Principais partes micrometro) Descrição das principais partes: . .5mm.01mm a 0.001 mm) O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável.5 a 0.

permite o ajuste da folga do parafuso micrométrico.Tambor: é onde se localiza a escala centesimal.Catraca: assegura a pressão de medição constante. . . . 9 . .Porca de ajuste: Quando necessário. Ele gira ligado ao fuso micrométrico.Trava: Permite imobilizar o fuso numa medida predeterminada.

. bem como devem ser utilizados e que para cada peça ou corpo de prova existe um instrumento para que possa realizar as devidas medições.Resultados e Discussões Os resultados obtidos possibilitaram um maior entendimento sobre questões de metrologia. 10 3 .

11 4 – Conclusão Através do estudo realizado foi possível identificar os materiais e métodos essenciais para realizar medições com seus devidos parâmetros. assim verificamos que os estudos metrológicos são de extrema importância para o meio produtivo e para todas as grandezas em si. . pois com esses meios podemos mensurar qualquer modelo de peça ou equipamento.

com.com.tecnoferramentas.html .ebah.br/produto/20024/3/204/paquimetro-de-titanio- 6-pol-150-mm---mitutoyo-530-312b-10-mitutoyo-530-312b-10 http://paquimetro.passeidireto.ferramentaskennedy.wikipedia.lojadomecanico.org/wiki/Metrologia http://www.br/2011/09/leitura-de-micrometro.br/content/ABAAAesaUAK/regua-graduada http://www.com.com.com.ebah.net/o-que-e-um-paquimetro/ http://www.reguaonline.br/paquimetro-digital-em-aco-inox-150-mm-6-com- estojo-316119-mtx-p5404/ http://paquimetro.br/calibrador-de-raios https://tecmecanico.com/arquivo/3492255/cap11--medicao-de-angulos- planos http://www.br/95529/relogio-comparador-0- 30x001mm-121321-digimess http://www.com.com.pdf https://www.ebah. 12 Referencias http://www.br/transferidor-de-angulos-universal300mm- digimess-170071/p https://www.atualsp.br/content/ABAAAfdwUAC/relatorio-metrologia https://pt.br/Mecanica/Metrologia%20TC- 2000/metr3.com.com.com.blogspot.com/ http://www.br/content/ABAAAfcfcAC/trabalho-metrologia https://www.clubedaeletronica.ferramix.