Manual do Usuário

TECPLAN

3

Apresentação

TecPlan:
É a Planilha de Custos On-Line que informa os dados de tributos atualizados
diariamente pela Internet. Foi desenvolvida para a instalação Desktop (no
computador do usuário) com o propósito de oferecer uma estimativa de
custos e tributos incidentes na operação de importação obtidos a partir
do código NCM da mercadoria. Servirá também para consultas diárias de
atualização das NCMs.

Para a obtenção dessa estimativa de custos, a TecPlan requer uma
conexão ativa com a Internet (http), pois todas as informações serão
adquiridas de nossos servidores.

Com a TecPlan, o importador, a partir do código NCM, terá acesso às
alíquotas dos tributos incidentes na importação, tais como: I.I., IPI, ICMS,
PIS-importação e Cofins-importação, moedas fiscais e a estimativa dos
valores de despesas nacionais e internacionais.

A TecPlan permite ao usuário salvar e imprimir as planilhas no formato
Portable Document File (PDF) e, assim, consultá-las sem a necessidade
de conexão ativa com Internet.

Glossário:
Disponível também nesta versão, em conjunto com a TecPlan, um ban-
co de dados para o controle dos produtos inseridos por meio do Part
Number e da NCM.

Integrado com os servidores da Aduaneiras, por meio de conexão com

1

a Internet (http), o Glossário tem a finalidade de informar o cliente
quando houver algum tipo de alteração nas alíquotas do I.I., IPI, ICMS,
PIS-importação e Cofins-importação ou na descrição de uma NCM de
seu cadastro.
O processo de instalação da TecPlan é bastante simples e, para tanto,
recomendamos alguns procedimentos que julgamos ser importantes:
a) manter atualizada a data de seu equipamento;
b) nunca deletar o diretório TecPlan;
c) manter o disco de instalação em local seguro;
d) conexão ativa com a Internet para ativação e consulta dos tributos.

2

• Navegador Internet Explorer 5 ou superior. 3 . • Conexão ativa com a Internet para ativação e uso do sistema. • Mouse. • Resolução mínima de vídeo de 800 x 600 pixels. • 128 MB de memória RAM. • Acrobat Reader para visualização de arquivos PDF. • Monitor SVGA colorido. Sistema Mínimo Recomendado A configuração mínima recomendável é: • Processador de 300 MHz ou superior. • Unidade de CD-ROM. • Windows 98 ou superior. • Disco rígido (HD) com 20 MB de espaço livre.

..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................1 Sistema Mínimo Recomendado ..9 Instalação e Ativação do Sistema .............................................................................................................................................................9 Instalando o Sistema .................. 10 Guia de Referência.............9 Instalação em Terminal Server ..................................................................3 Termo de Licenciamento ..............................................................5 Conexão à Internet ......................... Sumário Apresentação .......................................... 17 4 .................................................

entre em contato com o Departamento Comercial da ADUANEIRAS e de- volva toda a documentação. contados do seu recebimento. sendo necessária a autorização da ADUANEIRAS para habilitação de pontos adicionais.Planilha de Custos On-Line Versão Windows – Licença Monousuário O presente termo define as condições sob as quais a ADUANEIRAS. cede ao ASSINANTE o direito de uso deste SOFTWARE. Caso discorde de qualquer uma delas. leia com atenção o TERMO DE LICENCIAMENTO que segue. 1. assim como o material anexo. Nota: O prazo de validade técnica deste produto é de 90 dias. 5 . contados da data de aquisição. Termo de Licenciamento Antes de continuar a instalação deste produto. Termo de Licenciamento de Uso do Software TecPlan . A continuidade da insta- lação (clicando-se no botão CONCORDO) implica a aceitação de todas as condições. A presente licença é para instalação conforme a aquisição. sem exclusividade. num prazo máximo de 10 dias úteis.

h) descompilação do módulo executável do SOFTWARE ou de qualquer de seus componentes. total ou parcial. ficam vedadas as seguintes práticas pelo ASSINANTE: a) instalação do SOFTWARE em endereço diferente do contratado. total ou parcial. f) utilização do SOFTWARE para fins diferentes do identificado nes- te documento. d) empréstimo. g) transferência ou sublocação deste Termo de Licenciamento. 3. b) instalação do SOFTWARE em equipamentos não vinculados ao ASSINANTE. e) empréstimo. com o objetivo de disponibilizá-las por meio de consultas do ASSINANTE. pu- blicadas em sua maioria no Diário Oficial da União. das informações disponibilizadas pelo SOFTWARE. podendo. inclusive. A ADUANEIRAS poderá alterar as especificações do SOFTWARE sem prévio aviso ao ASSINANTE. c) cópia. sendo garantida ao ASSINANTE a disponibilidade das novas versões. após instalação do SOFTWARE no seu equipamento. 6 . Os serviços contratados limitam-se à atualização diária do Banco de Dados da ADUANEIRAS com informações pertinentes à Tarifa Externa Comum e a outros tributos ligados às operações de importação. suprimir ou modificar as características do SOFTWARE. Salvo expressa anuência escrita da ADUANEIRAS.2. alteração ou tentativa de alteração do SOFTWARE. do SOFTWARE e dos meios de acesso aos Bancos de Dados envolvidos. gerar novas versões em acréscimo. 4.

no prazo máximo de 3 dias úteis após a publicação no Diário Oficial da União. 8. Na hipótese de atraso no pagamento de duas mensalidades segui- das. por meio de atualização de seu banco de dados. 6. de segunda a sexta-feira. O ASSINANTE não poderá reter ou compensar qualquer impor- tância que seja devida à ADUANEIRAS a título de Perdas e Danos ou qualquer alegação dessa natureza. As informações sobre a Tarifa Externa Comum e outros tributos referem-se ao tratamento tributário normal. por força deste Termo de Licenciamento. Exceções e casos espe- cíficos não estarão disponíveis. A ADUANEIRAS não se responsabilizará por Perdas e Danos de- correntes de problemas ocorridos nos sistemas de transferência de in- formações. 11. 10. nos últimos 3 meses. 4. em razão de falhas de operações de Concessionárias de Serviços de Telecomunicações e Energia. a ADUANEIRAS reserva-se o direito de suspender o acesso ao SOFTWARE até que se regularize o pagamento. Eventuais indenizações por Perdas e Danos e outras alegadamente resultantes de ação ou de omissão da ADUANEIRAS em nenhuma hi- pótese serão superiores ao total das quantias pagas. O SOFTWARE requer uma conexão ativa com a Internet para seu funcionamento. 9. sendo responsabilidade do usuário obtê-los por outros meios. A ADUANEIRAS manterá um técnico de plantão no horário das 9 h às 17 h. 7.1. A ADUANEIRAS reserva-se o direito de disponibilizar novas informa- ções ao ASSINANTE. pelo ASSINANTE. para atendimento telefônico aos ASSINANTES deste SOFTWARE. 7 . 5.

podendo ser rescindido mediante notificação por escrito.12. A completa liberação do ASSINANTE só se dará mediante a efetiva devolução dos materiais que compõem o produto. com antecedência mínima de 90 dias. As condições comerciais da Proposta de Locação do SOFTWARE definem valores da Prestação de Serviços objeto deste Termo de Licen- ciamento. 14. Este Termo terá a vigência de um ano a partir da data de sua acei- tação. 8 . 15. independentemente das alterações de domicílio. 13. as partes elegem o Foro da Cidade de São Paulo para resolver questões inerentes ao seu rela- cionamento negocial. Obrigando-se por herdeiros e sucessores.

Instalação em Terminal Server Caso haja interesse em instalar a TecPlan em Terminal Server e não tenha licença ou permissão. 9 . pois todas as informações solicitadas serão obtidas diretamente de nossos servidores em tempo real.com.br. pedimos para entrar em contato com o nosso Departamento Comercial pelo telefone (11) 3120-3030 ou pelo endereço eletrônico: comercial@aduaneiras. Instalação e Ativação do Sistema ATENÇÃO A instalação da TecPlan é composta pela instalação e ativação.Conexão à Internet O funcionamento da TecPlan requer uma conexão ativa à Internet (via rede ou linha discada). É necessário tomar os seguintes cuidados antes de iniciar o pro- cedimento de instalação: • É requerido o privilégio de administrador para a instalação da TecPlan em estações Windows 2000/XP/2003 (em caso de dúvida. • O sistema não deve ser executado no servidor. consulte seu Departamento de Informática).

em que D: é a letra correspondente à unidade de CD-ROM. Caso contrário. selecione a opção Executar e digite D:\ TecPlanInst. 10 . Instalando o Sistema Siga corretamente os procedimentos abaixo para realizar a instalação. Insira o CD-ROM na unidade correspondente. proceda da seguinte forma: clique no menu Iniciar.exe. 1. a instalação do sistema será iniciada automaticamente. Caso sua estação esteja com o autorun ativado.

3. 11 . após ler o Termo de Licenciamento da TecPlan. clique em “Avançar” para prosseguir a instalação. clique em “Avançar” para prosseguir a instalação. Na janela “Contrato de Licença de Uso”. Na janela “Informação”.2. após ler a mensagem.

6. será apresentada a pasta para instalação do sistema. Para a ativação da TecPlan. clique no botão “Procurar” para localizar uma outra pasta para instalação. • este computador já está ativado para uso do produto. • ativação manual. Na janela a seguir. podem ser utilizados os seguintes métodos: • ativação automática via Internet (recomendado). 12 . Se for necessário. Exemplo: “C:\Arquivos de programas\Aduaneiras\TecPlan”. Inicia-se o processo de ativação da estação de trabalho do usuário.4. Lembre-se de fornecer o nome da pasta. 5. Atenção: Nunca instale os arquivos do sistema diretamente na raiz de uma unidade.

Importante: O método mais simples e rápido é a ativação automática.Após selecionar uma das opções. clique em “Avançar”. desde que exista uma conexão Internet ativa (via rede ou linha discada). Para prosseguir a ativação. 13 . preencha os campos apresentados. 7.

14 . Se você desejar alterá-las.8. Serão exibidas as configurações da ativação para revisão final. clique em “Voltar”.

9. Aguarde a finalização do procedimento de ativação e criação de atalhos. 15 .

Programas. Após o encerramento dos procedimentos anteriores. Aduaneiras. e selecione o ícone “TecPlan”. • clique no menu Iniciar. 16 .10. • clique no ícone da “TecPlan” na área de trabalho. o usuário poderá executar a TecPlan das seguintes formas: • selecione a opção “Executar a TecPlan” e clique no botão “Concluir”.

Guia de Referência 1 1 Botão para acesso à Configuração do Sistema 17 .

apagar e salvar) 4 Nome da planilha 5 Data da taxa fiscal 6 Indicação da unidade de medida 7 Indicação da alíquota padrão do ICMS 8 Moeda do VMLE 9 Origem. 2 4 5 6 7 8 3 9 10 11 1 1 Nome da planilha 2 Botão para dados iniciais sobre planilhas 3 Botões para manipulação das planilhas (criar. destino e via de transporte da mecadoria 10 Cabeçalho opcional 11 Botões para salvar e carregar cabeçalhos 18 . carregar.

exclusão. alteração) dos itens da fatura 4 Valor total das mercadorias (VMLE da fatura) 5 Quantidade total das mercadorias 6 Peso líquido total das mercadorias 19 . 2 3 4 5 6 1 1 Nome da planilha 2 Botão para acesso aos itens de fatura 3 Botões para manipulação (inclusão.

1 3 2 4 5 6 7 8 9 1 Digitação do código NCM do produto. tecle ENTER ou no botão ao lado para obter valores 2 Botão para obter os valores associados ao código digitado 3 Identificação do produto da fatura comercial 4 Valor total do item 5 Quantidade do item 6 Peso líquido total do item 7 Botão de indicação do valor e peso unitário do item 8 Informações referentes às alíquotas do item 9 Informações referentes ao ICMS do item 20 .

2 1 3 4 5 6 1 Botão de acesso às Despesas 2 Pasta Despesas Internacionais 3 Digitação do valor do frete internacional 4 Moeda e taxa do frete internacional 5 Digitação do valor percentual do seguro internacional 6 Moeda e taxa do seguro internacional 21 .

exclusão e alteração) das despesas nacionais 4 Indicação das despesas nacionais disponíveis 5 Digitação do valor da despesa nacional selecionada 6 Escolha do tipo da despesa 22 . 2 1 4 3 5 6 1 Botão de acesso às Despesas 2 Pasta Despesas Nacionais 3 Botões para manipulação (inclusão.

exclusão e inclusão) do cadastro de despesas nacionais 4 Nome da despesa nacional 5 Tipo de rateio 6 Tipo de despesa 23 . 2 1 4 6 3 5 1 Botão de acesso às Despesas 2 Pasta Cadastro de Despesas Nacionais 3 Botões de manipulação (alteração.

3 4 2 5 6 1 1 Nome da Planilha 2 Botão de resultados 3 Resultados totais da planilha 4 Moeda utilizada nos cálculos 5 Valores calculados 6 Relatórios 24 .

2 3 4 5 1 1 Nome da planilha 2 Resultados por item 3 Paginador para visualização dos cálculos por item 4 Valores calculados 5 Relatórios 25 .

2 3 4 1 1 Prévia do relatório da planilha 2 Impressão da prévia do relatório 3 Zoom 4 Paginadores 26 .

3 4 2 5 1 6 7 8 9 1 Botão do Glossário 2 Opção para pesquisa por Part Number. código NCM ou descrição 4 Lista somente os itens que tiveram alterações na TEC ou nas alíquotas 5 Botão para atualizar a lista dos itens cadastrados 6 Lista dos itens cadastrados 7 Botões para manipulação (inclusão. NCM ou descrição 3 Digitação do Part Number. exclusão e alteração) dos itens cadastrados 8 Número de registros cadastrados 9 Descrição do item selecionado 27 .

2 3 4 5 6 1 7 10 8 9 11 12 1 Botão do Glossário 2 Digitação do código NCM do produto. Pressione Enter ou clique no botão ao lado para obter os valores 3 Digite o Part Number do item 4 Data da atualização do código NCM no glossário 5 Descrição do item 6 Descrições do produto 7 Fabricante do item (opcional) 8 Exportador do item (opcional) 9 Observações (opcional) 10 Informações referentes às alíquotas do item 11 Paginadores 12 Botões para manipulações do item 28 .

: 21 2132 1314 Fax: 21 2132 1300 Outras Regiões Tel. São Paulo-SP Rua da Consolação.: 4003 5151 Se a sua região ainda não é atendida pelo serviço 4000. 115 – 11o andar Centro – CEP 20070-003 Tel. Belo Horizonte-MG • Brasília-DF • Campinas-SP • Curitiba-PR • Florianópolis-SC Manaus-AM • Porto Alegre-RS • Salvador-BA • Santos-SP • Vitória-ES 2 . 77 Centro – CEP 01301-000 Tel. disque 0xx11 4003 5151.: 11 2126 9200 Fax: 11 3159 5044 Rio de Janeiro-RJ Rua da Alfândega.