UNIVERSIDADE LÚRIO

FACULDADE DE ENGENHARIA
Direcção do Curso de Engenharia Civil

PLANO DE ACTIVIDADES DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PARA O ANO DE 2017

ACTIVIDADE #1: Revisão da grade curricular do curso de Licenciatura em Engenharia Civil.
Contexto: Proceder à revisão curricular do actual plano de ensino.
Objectivos: Aproximar os graduados ao perfil requerido pelo mercado de trabalho.
Período de Execução: Anual.
Pessoal Envolvido: Director do curso, Director da Faculdade, Director Adjunto Pedagógico, docentes afins do curso e
Prof. Álvaro Seco do DECivil da Universidade de Coimbra.
Resultados Esperados: Um currículo robusto e que responda as necessidades do mercado nacional e internacional.

ACTIVIDADE #2: Criação de parceria com instituições diversas nas áreas aplicáveis à Engenharia Civil
Contexto: Promover memorandos de entendimento.
Objectivos: Promover a troca mútua de experiência e apoio profissional.
Período de Execução: Semestral.
Pessoal Envolvido: Membros da Direcção do curso, Director da Faculdade e Departamento de Relações Públicas.
Resultados Esperados: Contacto profissional com outras instituições.

Período de Execução: Semestral Pessoal Envolvido: Director do curso.ACTIVIDADE #3: Criar um programa de aulas práticas nas instituições parceiras da Faculdade de Engenharia Contexto: Promover a leccionação em ambientes práticos. Pessoal Envolvido: Director do curso. Contexto: Orientar os estudante no desenvolvimento dos seus trabalhos de conclusão do curso. ACTIVIDADE #5: Estudo de viabilidade de criação de serviços e consultoria para área de Engenharia Civil na FE Contexto: Objectivos: Criar um centro consultor que sirva a sociedade na resolução de problemas. Objectivos: Consolidação dos conhecimentos teóricos em ambientes práticos. Objectivos: Realização de defesas dos TCC Período de Execução: semestral. Período de Execução: Anual. Director Cientifico e Docentes. Director adjunto Pedagógico e Docentes. através do conhecimento técnico-científico na área de Engenharia Civil. Resultados Esperados: Criar um serviço para solucionar os problemas da sociedade. promovendo as boa prática da engenharia civil. ACTIVIDADE #4: Orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Pessoal Envolvido: Director do curso. Resultados Esperados: Rigorosidade e qualidade na elaboração dos TCC. Resultados Esperados: Ampliar o nível de conhecimento prático dos estudantes. Director Adjunto Pedagógico. Docentes afins do curso. .

Pessoal Envolvido: Director do curso. ACTIVIDADE #7: Elaboração de projectos de investigação e propostas para financiamento. ACTIVIDADE #8: Revisão das linhas de investigação e promoção da Unidade de Investigação de Engenharia Civil Contexto: Rever as linhas de investigação definidas anteriormente e estimular a prática de investigação. Director Adjunto Pedagógico. Director Cientifico e Docentes.ACTIVIDADE #6: Fazer o estudo do mercado que permita analisar a viabilidade de se ministrar um curso de mestrado numa área específica da Engenharia Civil na FE. visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual. Período de Execução: semestral. Resultados Esperados: Oportunidade de pós-graduação para diversos profissionais. através da inserção de docentes e estudantes nos programas institucionais de pesquisa. Director da faculdade. Contexto: Elaborar projectos convincentes de investigação e buscar por oportunidade de financiamento para materializa-los. Director Adjunto Pedagógico e Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra. Resultados Esperados: Investigação e resposta satisfatória nas oportunidades de financiamento. Objectivos: Incentivar a investigação contínua. . Período de Execução: Contínua. Objectivos: Ministrar cursos de mestrado na FE. Contexto: Promover a auscultação em diversas instituições buscando por pessoal interessado em cursar o mestrado. Pessoal Envolvido: Director do curso. baseando-se na inovação e busca de soluções de diversos problemas para soluciona-los. Director da Faculdade.

Resultados Esperados: Uma universidade investigadora. que despertem interesse na actividade de leccionação. Período de Execução: Anual. Período de Execução: Semestral Pessoal Envolvido: Director do curso. . Director Científico. Director Adjunto Pedagógico. Objectivos: Melhorar a capacidade de execução de tarefas de engenharia e alargar as oportunidades no mercado de emprego. Pessoal Envolvido: Director do curso. Contexto: Encontrar profissionais que se interessem pela carreira de docência. ACTIVIDADE #10: Buscar por profissionais formados em Engenharia Civil. Director da faculdade e Docentes. Contexto: Promover cursos extras de curta duração no intuito de expandir o conhecimento técnico-científico dos estudantes internos e pessoal externo em geral. Resultados Esperados: Uma instrução mais específica para a formação de profissionais com conhecimentos sólidos. Objectivos: Solucionar o problema da falta de docentes afins no curso de Engenharia Civil da FE-Unilúrio. Docentes e Estudantes. Período de Execução: Anual. ACTIVIDADE #9: Estudar a viabilidade de promover cursos de curta duração ligados a Engenharia Civil para diversos. para a capacitação e desenvolvimento de tarefas de engenharia civil aplicáveis em ambientes profissionais.Objectivos: Reformular as linhas de investigação anteriores e inserir os docentes e estudantes no programa de pesquisa contínua. Pessoal Envolvido: Director do curso e Director Adjunto Pedagógico. Director da Faculdade e Departamento dos recursos humanos.

Resultados Esperados: Aquisição de conhecimentos de construção e civil e certificação do resultado pretendido. Resultados Esperados: Investigação e intelectualidade no seio da comunidade académica. Director Adjunto Pedagógico. Docentes e Estudantes. Objectivos: Incentivar a comunidade académica na investigação e exposição da ciência. seminários da Unilurio. Director Adjunto Pedagógico e Director da Faculdade. Período de Execução: Continua. e em outras instituições. Pessoal Envolvido: Director do curso. ACTIVIDADE #12: Promover e participar de jornadas cientificas. . Objectivos: Estar a par de todo o processo. Pessoal Envolvido: Director do curso.. Contexto: Promover a boa prática de participação nas jornadas científicas e seminários. Contexto: Assistir a execução do projecto proposto para a urbanização do campus de pemba.ACTIVIDADE #11: Acompanhar o processo de construção de infra-estruturas no campus universitário de Pemba. Período de Execução: Continua. Director da Faculdade.

Moden movitel Un 5 1900. Un 1 --. Bloco de notas Un 15 Transporte (Viatura ligeira da FE para um número 4. Apagador de quadro branco Un 4 16.00 14. Recarga (Movitel para internet) Un 40 1000.00 30000. caso a viabilidade seja de resultado positivo. Botas industriais de protecção (EPI) Un 5 9. para materializa-los futuramente. --- reduzido de passageiros) 5.00 20000. --. Caixa de água 500ml Un 5 2.00 40000.00 12. Transporte (Autocarro) Un 1 --.Tabela de Orçamento dos Recursos Necessários para a materialização do Plano de Actividades Item Recursos para a materialização da actividade Unidade Quantidade Preço unitário (MTn) Preço Total (MTn) 1. Resma A4 Un 4 3. --- 6. Há probabilidade de buscar recursos mais onerosos que os apresentados na tabela. Capacete industrial (EPI) Un 30 7. Arquivos para documentos A4 Un 48 19.00 9500. Colete reflector (EPI) Un 30 8. Caneta Un 30 11. significando “unidade”. Notas:  As actividades 5. --.00 13. Projector Un 2 18. 6 e 9 encontram-se na fase de estudo de estudo de viabilidade.00 15. --. Envelopes A3 Un 50 Passagem para viagem (se haver alguma necessidade 20. Recarga (Vodacom. para chamadas) Un 40 500. Impressão e cópias Vg 1 30000. --- de investigação fora de Pemba) Pendente TOTAL Un = Unidade atribuída aos itens sem um valor unitário específico. . Marcador de quadro branco Un 24 17. Luvas industriais (EPI) Un 5 10. Vg = Unidade atribuída aos itens representados pelo valor global médio estimado ao alto.

O coordenador do curso: Gabriel Mulaúzi.  Para a deslocação do coordenador do curso e demais membros do departamento de LEC. podendo em último recurso abastecer o carro pessoal para ligeiras tarefas à exercer dentro da cidade de Pemba. Lic . será necessária uma viatura ligeira. Atenciosamente. Haverá necessidade desse utilizar o autocarro na transportação de estudantes para aulas práticas.