DESENHO PROJETIVO 1/4

(Perspectiva Cavaleira e Isométrica)
Questionamentos...
a) O que é o desenho projetivo?
b) Qual a classificação do desenho projetivo?
c) Qual a principal diferença entre a perspectiva usada por um artista e a perspectiva exata?
d) Quais os métodos perspectivos axonométricos?
e) O que é uma perspectiva cavaleira?

Desenho projetivo

a) O que é o desenho projetivo?
O desenho técnico é dividido em dois grandes grupos:
 Desenho projetivo – são os desenhos resultantes de projeções do objeto em um ou mais planos de
projeção.
 Desenho não projetivo – na maioria dos casos corresponde a desenhos resultantes dos cálculos
algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, cronogramas, fluxogramas de engenharia,
etc...
b) Como se classificam os desenhos projetivos?
b.1 Vistas ortográficas: figuras resultantes de projeções ortogonais, sobre

planos.
 OBS: Mais usadas na engenharia devido sua descrição exata de forma e escala de qualquer objeto.

Qual a principal diferença entre a perspectiva
usada por um artista e a perspectiva exata?

b.2 Perspectivas: figuras resultantes da projeção CÔNICA OU CILÍNDRICA de objeto com profundidade
sobre um único plano.

Perspierce – Latim
(ver através de)

para simplificar o processo. .82 para cada 1.  Linha isométrica . 3 eixos x. há uma redução do eixo projetado que resulta numa distância de 0.O desenho da perspectiva isométrica é baseado num sistema de três semi- retas que tem o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120 graus.00. 2/4 d) Quais os métodos de perspectivas axonométricas? PROJEÇÕES E PERSPECTIVAS PROJEÇÕES PARALELAS/ CILÍNDRICAS PROJEÇÕES CENTRAIS OBLÍQUA ORTOGONAL CÔNICAS AXOMOMÉTRICAS VISTAS ORTOGONAIS Perspectiva Isométrica (Axonométrica) (ISO = mesma METRICA = medida)  Eixos isométricos .Qualquer reta paralela a um eixo isométrico. assume-se que as projeções estão em verdadeira grandeza (VG). Porém. y e z iguais em relação ao plano vertical Isométrica Real e Isométrica Simplificada No caso da isométrica.

Malha isométrica .  A maioria dos objetivos que visualizamos na vida real está em perspectiva cônica. que o objeto é representado como aparece aos nossos olhos.. Detalhes mecânicos ou estruturais que não ficam claros em vistas ortográficas podem ser desenhados em perspectiva ou ilustrados com vistas perspectivas suplementares. 1. Qual o tipo de projeção mais adequado quando queremos transmitir informações técnicas a respeito de um elemento? Construção da perspectiva O processo de construção pode ser feito pela malha isométrica ou com uso de instrumentos de desenho seguindo-se os passos a seguir: a.. Responda. 3/4 e) O que é uma perspectiva cavaleira? Perspectivas Obliquas Sobre perspectivas.  A perspectiva faz com que consigamos visualizar objetos que estão em duas dimensões como se eles estivessem em três dimensões..  Os desenhos projetivos correspondem a maior parte dos desenhos feitos nas industrias. Entretanto nenhuma medida de qualquer uma de suas partes pode ser feita pelas linhas.  Observa-se. seja um ônibus andando ou um prédio a três quarteirões de distancia de onde estamos. Qual a família de projeções mais próxima de como “enxergamos” o mundo? 2.. em projeções em perspectiva. pois elas não descrevem a sua medida exata.

4. Traçar paralelas de todas as linhas e colocar as medidas em VG nelas. Traçar uma linha saindo do ponto perpendicular a linha base. 4/4 b. 5. 3. 2. Traçar as duas linhas opostas a partir deste ponto a 30º da linha base. O processo de construção com instrumentos 1. A partir daí o processo é: traçar sempre paralelas às linhas de 30º e à de 90º colocando sempre a medida real nas respectivas linhas. Definir um ponto inicial nesta linha. Aplicação prática Círculos em Perspectivas Isométricas . Traçar a linha base horizontal.