ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

(ABNT):
considerações sobre o trabalho acadêmico

PRIMEIRA PARTE

Prof. José Washington de Morais Medeiros

O QUE É ABNT?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(ABNT)

É um conjunto de estruturas normativas que
objetiva orientar e padronizar a produção acadêmica
no Brasil em suas várias distinções no que concerne
à sistematização do conhecimento.

O QUE É ABNT?

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
(ABNT)

Assim, toda produção acadêmica DEVE ser
organizada a partir da normatização da ABNT.

SÃO EXEMPLOS DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS OS SEGUINTES GÊNEROS TEXTUAIS: 1) O resumo. 2) A resenha. 8) A tese. 5) O relatório técnico-científico. . 7) A dissertação. 3) O projeto de pesquisa. 6) A monografia. 4) O artigo.

. inclusive na graduação em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. obrigatoriamente deve obedecer aos parâmetros normativos da ABNT. a produção do conhecimento.Independente do GÊNERO ACADÊMICO.

e o autor(a) do trabalho não corre o risco de cometer PLÁGIO (roubo intelectual).) torna- se evidente. . projeto de pesquisa etc. melhora a compreensão do leitor. resenha. Isso significa dizer que quando se obedece as normas da ABNT a organização da produção (resumo.

incluindo a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). ou seja. provocar roubo intelectual. faz-se necessário utilizar corretamente as normas da ABNT nos trabalhos produzidos e entregues aos docentes. se você não quiser cair no plágio. VOCÊ É LADRA/LADRÃO? Durante o curso de Administração Pública. .

Contra o PLÁGIO Aplique as normas da ABNT a todo e qualquer trabalho que produzir para postar no Moodle. .

e pode responder judicialmente por direitos autorais. . Contra o PLÁGIO Não cometa plágio! Você pode ser reprovado(a).

EXEMPLO DE PLÁGIO: caso real .

Critério fundamental: formatação da página F O 3 N T E 1 2 FOLHA 3 A4 2 E M S A P R A G Ç E O M 1 / 2 2 .

Critério fundamental: formatação da página Antes de começar a digitar qualquer texto. . formate a página. primeiramente.

O sistema indicado pela ABNT é o chamado autor-data.Sistema de chamada O sistema de chamada é uma forma de padronizar o modo como as fontes aparecerão no texto e nas referências. .

Sistema de chamada: AUTOR .DATA • A A ABNT baseia-se no sistema autor-data: AUTOR DATA Andrade (2011) .

(2002) • Afirma Martins Filho (2013) . Exemplos de chamada de autor(a) Sistema de chamada: Chamando o(a) autor(a) no corpo do texto • Para Silva (2011) • Segundo Oliveira (2014) • De acordo com Figueiredo (2009) • Segundo afirma Lopes (2012) • Defende Brito (2008) • Conforme Alencar Neto (2010) • Parafraseado Diniz Jr.

SEMPRE coloque SOBRENOME e ANO. .Contra o PLÁGIO TODA VEZ que chamar um(a) autor(a) em seu texto (até mesmo em provas).

É hora da CITAÇÃO CITAÇÃO .

O que é citação? A citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte. .

a citação é necessária na construção e do texto acadêmico. . Nesse sentido.Função da citação Tanto direta quanto indireta. você precisa tomar muito cuidado para citar da forma correta.

Uma citação deve. . se for o caso. conter: sobrenome do autor e ano da publicação. Onde citar? As citações podem aparecer no texto ou em notas de rodapé. é recomendado que a citação surja no texto para facilitar tanto a produção quanto a leitura. SEMPRE. Entretanto.

TIPOS DE CITAÇÃO São dois os tipos de citação: .Citação INDIRETA.Citação DIRETA . .

CITAÇÃO DIRETA .

O que é CITAÇÃO DIRETA? A citação direta é a transcrição textual de parte da obra do autor consultado. é preciso apresentar formas específicas no texto. É com as palavras do autor e. por isso. .

p. . só ganha aspas (“”): De acordo com a concepção de Gouveia (2004. 97).: Com até três linhas. o que é certo e errado”. é preciso apresentar formas específicas no texto. CITAÇÃO DIRETA É com as palavras do autor e. “a idéia de liberdade se baseia nos limites que cada um tem para entender o que deve e o que não deve. Ex. por isso.

Ex. o que é certo e errado [. 97). a idéia de liberdade se baseia nos limites que cada um tem para entender o que deve e o que não deve. é preciso apresentar formas específicas no texto.. Com mais de três linhas. saem as aspas e recua o texto: Ex. o conceito de liberdade está fundamentado na moral e se constitui enquanto princípio para a formação humana. . Assim.: De acordo com a concepção de Gouveia (2004. “a idéia de liberdade se baseia nos limites que cada um tem para entender o que deve e o que não deve.: Com até três linhas. p. CITAÇÃO DIRETA É com as palavras do autor e. 97). p..]”. só ganha aspas (“”): De acordo com a concepção de Gouveia (2004. o que é certo e errado. por isso.

CITAÇÃO INDIRETA .

. É como se fosse uma tradução em que o pesquisador explica o que foi dito com outras palavras. e a) paráfrase. síntese das ideias do autor). O que é CITAÇÃO INDIRETA? É feita de duas formas: a) condensação (resumo. Trata-se de interpretar aquilo que foi lido. quando o pesquisador desenvolve seu texto próprio. com base na obra estudada e sem alterar as idéias originais.

. desde essa época.. Ex.: Braudel (2003) considera que. começou a constituir-se o que chamaram de economia-mundo.. Exemplos de CITAÇÃO INDIRETA Ex. Ex. . ou sistema- mundo. ... ou seja. Lisboa (2005).: Xavier (1999) concebe a estética como....: De acordo com os estudos de Maturana (2001). Buarque (2003).

Você sabe o que é APUD? .

. APUD = Citação de Citação A citação da citação é a menção direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Por isso. ao mencionar um documento do qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho. é necessário indicar o sobrenome do autor original seguido da expressão “citado por” ou “apud”.

mas a obra original não foi lida. .Cuidado com o Apud Quando se chama um(a) autor(a). ou seja. trata- se de um apud. “citado por”.

citado por Correia (2002). . diz que.. Cuidado com o Apud Uso INFORMAL do apud: Alencar..

. 2002). diz que.. . Cuidado com o Apud Uso FORMAL do apud: Alencar (apud CORREIA.

1999). . a saúde deve ser a prioridade de qualquer governo. Cuidado com o Apud De acordo com Paulino (apud VAZ.

2001). • O empresariado local.• A globalização derruba fronteiras e facilita o fluxo da comunicação e dos negócios (MORAIS apud FLEURY. . conforme salienta Braga (apud SABINO. precisa rearticular a posição dos investimentos e empreender estratégias de negociação. 2004).

a ecologia cognitiva diz respeito ao estudo das dimensões técnicas e coletivas da cognição.Lévy (apud MEDEIROS. 2003. . 63) diz que. p. mas não permanecendo somente nela. indo às esferas da mente e da apreensão. em linhas gerais. partindo da infra- estrutura tecnológica. o que envolve os degraus da aprendizagem e os fundamentos da educação na cibercultura. integrando tecnologias e perspectivas de transformação conjuntural de uma sociedade em prática constante de interação e integração.

não haverá problemas. tudo dará certo. Critério fundamental: faça a citação da forma correta Se você cuidar para fazer a citação da forma correta. ou seja. .