ANÁLISE DO AMBIENTE DE

MARKETING

SISTEMA DE MARKETING

O Sistema de Marketing como foi apresentado até agora compreende o chamado
micro-ambiente de marketing.

Além da própria empresa e de seu mercado, também fazem parte do micro-
ambiente de marketing as seguintes entidades: os fornecedores de recursos, os
concorrentes da empresa e os possíveis intermediários para atingir o mercado..

Além do micro-ambiente de marketing, as empresas bem-sucedidas analisam
constantemente o macro-ambiente, em busca de tendências e necessidades não-
atendidas.

"Uma tendência é uma direção ou seqüência de eventos que tem determinados
impulso e duração." (KOTLER, 2000)

As empresas, seus fornecedores e intermediários, concorrentes e clientes operam
em um macro-ambiente de forças que podem gerar oportunidades ou ameaças.
As forças são fatores “não-controláveis”, que a empresa deve monitorar e respon-
der adequadamente.
Empresa

Fornecedores
Intermediários Mercado
de recursos

Concorrentes

da poupança. assim como os demais índices das economias brasileira e mundial para definir a estratégia de marketing de uma empresa. Por isso. com a globalização. é preciso que haja pessoas ou empresas com poder de compra. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING 2 MACRO-AMBIENTE DE MARKETING Como pode ser visto na figura. há seis forças: ♦ Econômica ♦ Política .legal ♦ Natural ♦ Tecnológica ♦ Demográfica ♦ Sócio-cultural A seguir analisaremos cada uma delas. o que acontece em outros países afeta rapidamente a economia local. Lembra das crises do México e da Rússia? . é importante acompanhar as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) a respeito das taxas de juros. O poder de compra depende da renda. do endividamento e da dispo- nibilidade de crédito. o endividamento e a disponibilidade de crédito dos consumidores são fatores que influenciam seus gastos. A poupança. Não esqueça que. dos preços. Ambiente Econômico Ambiente Político-Legal Empresa Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Fornecedores Intermediários Mercado de recursos Concorrentes Ambiente Demográfico Ambiente Sócio-Cultural AMBIENTE ECONÔMICO Para que se possa vender algum produto ou serviço.

o CD fez desaparecer o disco de vinil. o DVD está substituindo o VHS e as câ- meras digitais foram 80% das máquinas fotográficas vendidas nos Estados Unidos. que variam em seus esforços para promover um am- biente limpo. AMBIENTE NATURAL Kotler (2000) aponta quatro tendências do ambiente global que podem afetar as empresas: ♦ A escassez de matérias-primas ♦ O custo mais elevado de energia ♦ Os níveis mais altos de poluição ♦ A mudança no papel dos governos. Os computadores substituíram as máqui- nas de escrever. em 2003. ♦ Proteger os consumidores de práticas de negócios desleais. UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 3 AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL O ambiente político-legal é formado por leis. As novas tecnologias podem destruir as anteriores. tanto na vida das pessoas como na gestão das empresas. órgãos governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam as organizações e os indivíduos. . A aceleração no ritmo das mudanças tecnológicas gera oportunidades ilimitadas para a inova- ção. AMBIENTE TECNOLÓGICO Esta é uma das forças que causa maior impacto. Mas é uma forte ameaça para quem não for capaz de inovar. Um dos maiores desafios para as empresas no século XXI é a necessidade de se atualizar e a- companhar os avanços tecnológicos. ♦ Proteger os interesses da sociedade. A legislação que regulariza os negócios tem três objetivos: ♦ roteger as empresas da concorrência desleal.

normas. publicações editoriais específicas. além de famílias mono-parentais. mulher e filhos (crianças ou adolescen- tes). ♦ Composição etária da população – o mesmo estudo do IBGE indica que o Brasil caminha para um processo de envelhecimento. Os produtos precisam corresponder aos valores da sociedade. oportunidade para serviços de transporte para teatros. casas de repouso. casais homossexuais. valores e comportamen- to da população. entre outros. Os profissionais de marketing devem conhecer as visões que as pessoas que compõem seu mercado têm de si próprias. o mercado formado pe- los latinos torna-se cada vez mais relevante. O lar tradi- cional seria aquele composto por marido. casais sem filhos. o envelhecimento da população. ♦ Padrões domiciliares – há um crescimento dos lares não-tradicionais. Por exemplo. segundo o IBGE. Há. Hoje há diversas opções: solteiros que vivem sozinhos. pacotes turísti- cos diferenciados. da sociedade e da natureza. filhos adultos que moram com os pais. O efeito de todos os pontos levantados sobre os aspectos relativos à população é a fragmentação do mercado de massa em diversos micro-mercados com características e necessidades diferentes. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING 4 AMBIENTE DEMOGRÁFICO Os aspectos relativos à população que mais interessam aos profissionais de marketing são: ♦ Tamanho e taxa de crescimento da população – note na reportagem que já so- mos 180 milhões de brasileiros. ♦ Nível de instrução da população – o Brasil possui taxa de analfabetismo no pata- mar de países pobres: 13%. AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL O ambiente sócio-cultural é composto pelas crenças. então. . o dos ido- sos. ou seja pais ou mães solteiros ou divorciados com filhos. das organizações. ♦ Composição étnica da população – nos Estados Unidos. das outras pessoas. faz surgir um novo mercado.

PETER. 2003 . UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI 5 AMBIENTES DE MARKETING Esta figura resume o que são o micro e o macro ambientes de marketing com suas principais forças. MACRO-AMBIENTE Ambiente Econômico Ambiente Político-Legal MICRO-AMBIENTE Empresa Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Fornecedores Intermediários Mercado de recursos Concorrentes Ambiente Demográfico Ambiente Sócio-Cultural ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING Avanços Tecnológicos (Mudança Positiva) Aumento da taxa de Criminalidade (Mudança Negativa) Oportunidade Ameaça Avanços Tecnológicos Indústria de Indústria de máqui- computadores nas de escrever Aumento da taxa de Indústria de Indústria do Criminalidade Segurança Turismo Residencial Adaptado de CHURCHILL JR.