OBRAS DO AUTOR

Auto-estima Prosperidade Coleção Evolução
Viajando no Tempo Melhor do que Bom
Emagreça Comendo Comunicação Global A
Magia da Comunicação O Sucesso não Ocorre
por Acaso Pés no Chão. Cabeça nas Estrelas
Criando & Mantendo Sucesso Empresarial

.

.

.

.

em outras palavras: um aluno tira na escola nota um. não é isso que acontece. como comprovou nos Estados Unidos o Dr. Provavelmente. Douglas Heath. você já ouviu falar de mim como o “homem que ensina a ciência do sucesso”. De fato. saúde e prosperidade. Você pode perguntar: “O que o Vestibular tem a ver com sucesso?” Ou. com meus livros e cursos difundidos por todo o país e no exterior. . O importante é que você o está lendo e de agora em diante vai permitir se beneficiar do conteúdo aqui presente. nota cinco ou nota 10. PRA COMEÇO DE CONVERSAI Você ficou empolgado com o título ou alguém lhe deu a dica que este livro poderia lhe ser útil? Na realidade. essa será a medida do sucesso dele na vida? Não. esse pesquisador concluiu que é per- feitamente possível alguém ser bom aluno. e fazendo o cruzamento dos resultados. O que eu quero agora é repassar-lhe esse conhecimento para ajudá-lo a superar essa etapa tão importante da sua vida: o Vestibular. não faz diferença qual seja a sua resposta. Pesquisando a trajetória de muitos indivíduos antes e depois da vida escolar. passar sempre com notas altas e não ter nenhum sucesso na vida. eu tenho ajudado milhares de pessoas a ter mais sucesso.

entrar numa boa faculdade dá credibilidade social..Outros. podem se tornar pessoas muito bem-sucedidas. predominantemente. Por que isso acontece? Será que o que está sendo ensinado na escola não tem aplicabilidade? Esse é um questionamento que nós vamos fazer no decorrer deste livro. etc. título de doutor. nossa proposta aqui é uma combinação de duas coisas: fazer com que você tenha mais . Contudo. porém. enquanto isso. que são valores importantes para sua J L_ . seja como for.-tibular Em hora alguma vamos esquecer essas duas proposições porque. prestígio. que sempre tiraram notas baixas ou que jamais concluíram qualquer curso. que consiga aprovação no Ve.

. a estraté- gia dos bons aprendedores está aqui à sua disposição. . só você. saiba desde já que.passar no Vestibular e. ler. Alguma vez você já parou para pensar se realmente sabe estudar. é quem pode incorporá-la na sua estru- tura psicológica. você vai ter sempre que estar aprenden- do coisas novas. tomar nota. que você separe essas duas finalidades . para de- pois cuidar das coisas grandes. Portanto. É como o trilho de um trem: não pode existir um só. se preparar para a vida como um todo. primeiro grau.vida futura. a gente cuida das “coisinhas”. Não quero. e você. segundo grau. ainda não deu tempo para considerar essas “coisinhas”? Primeiro. Há quantos anos você vem estudando? Pré-esco- la. ou. mas para o resto da vida. analisar e fazer provas. Este livro foi prepa- rado com a finalidade de fazer com que você se torne um profissional na arte de aprender não só para o Vestibular.. memorizar. por enquanto. portanto. para que o trem possa avançar rumo ao seu destino. Tem que haver o da direita e o da esquerda. Aliás. ao mesmo tempo. para progredir na vida.

- mas eu posso lhe garantir que este não é mais um. para sua carreira profissional. mas “como” se aprende. . sua vida como um todo nunca será a mesma. este é o livro que você vem procurando desde que começou sua vida estudantil. etc. pois então continue lendo e se certifique por conta própria. Aprender a aprender é crucial para você passar no Vestibular. seu limite será determinado pelo limite deles. Na verdade. para tudo que você fizer na vida. Se você aprende a aprender.você pode ir muito além de todos que você conhece. Essa possibilidade está à sua disposição. Se você só aprende dos seus professores. Depois da leitura e aplicação dos conhecimentos aqui existentes. Existem muitos livros a respeito de como estudar. como ler com maior velocidade. Hoje não importa “o que” se aprende. sua vida estudantil nunca será a mesma. seu limite depende de você . Duvida das minhas afirmações. como memorizar.

Um Meme é um núcleo de informação ou energia que irradia comandos. da forma mais simples e didática. mas garanto que. passar- lhe o conceito de Meme. Esse urânio causará um impacto radioativo em tudo o que . à medida que continue esta sua jornada intelectual. programas culturais e normas sociais para a mente das pessoas. ins- truções. Vou tentar. este conceito lhe será de grande utilidade. Imagine um pedaço de urânio emitin- do radioatividade. lguma vez você já ouviu falar de Memes? M-E-M-E-S! Provavel- mente ainda não.

Faça uma redação de 30 linhas baseando-se na ilustração acima. .

.

acelerará nosso pro- cesso de evolução neste planeta. irá irra- estudantil diar. profissão. Nós estamos nesta dimensão física por escolha. crenças queLeiaoe releia Meme comdo carinho sucesso este livro. caro leitor. família. está no momento interessado numa especificamente . Entre estas experiências humanas você.Passar no Vestibular. uma decircunstân- particular Memes - cia importante O MEME e fundamental do SUCESSO é en- ESTUDAN- contrar a estratégia adequada. Nós somos sim seres espirituais tendo uma expe- riência humana. quem sabe. a capacidade de criar do “nada”. Na manifestação desta forma suamuitocriação. por de instruções favor. em Trataremos sua mente. política e. crie primeiro. TIL o que faz um bom estudante tem ser umestabom estratégia em suas estudante.aproveite a opor- meu sistema de tunidade. Nós escolhemos vir para exercitar. aqui você neste sendo livro aprova- de do uma no Vestibular. direta ou indiretamente em todos os aspectos da sociedade em que vivemos: educação. predeterminadas. A intenção mais profunda é fazer de você um indivíduo mais ativo e participante como co-criador das suas circunstâncias. através do poder dos nossos pensamentos e da intensidade das nossas emoções. com base num roteiro e num conjunto Portanto. Parafraseando o teólogo jesuíta francês Teilhard de Chardin: Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espi- ritual.estivercriativo cesso no seu raio nos de ação. O pro . Um permite gerar Meme cir- cunstâncias é como um que “ADNpossibilitem Psicológico”a ma- que nifestação daquilo que já contém as mensagens codificadas foi criado por nós inicialmente que criam em nossas diferentes circunstâncias mentes. mãos do Faz parte . O Vestibular é apenas a ponta do iceberg fora d’água.

.

em olhar no relógio. Basean- do-se nas medidas de orientação espa- cial . longitude e altitude .latitude. Um pouco mais difícil. escreva numa folha de papel e. Provavelmente você acertou numa faixa de ± 10 a 20 minu- tos. Esta é sua orientação temporal. sentado onde você está. em seguida. não é? Esta é sua orienta- ção ou desorientação espacial.você pode detectar qualquer ponto no globo . verifique no reló- gio sua precisão. Sem olhar uma bússola. você sabe mais ou menos que horas são? Por favor. aponte com seu dedo indica- dor direito a posição Norte.

Quais são esses percentuais no seu . antes de atingir qual- quer lugar. Em outras palavras. Qual é a sua “latitude”. Na próxima página dê a nota de 1 a 5 para cada afirmação. Ou seja. Se isto não acontecesse. 28% do seu potencial estudantil não estão sendo utilizados.terrestre e a ele chegar contanto que saiba onde está com relação a este ponto. de acordo com a freqüência que ocorre Nota: Após o término do teste. Ex. Isso significa que 72% da habilidade estudantil estão sendo utilizados. ele se perderia nas nuvens. multiplique o total de pontos por dois e identifique o quanto do seu potencial estudantil você está utilizando. Um aviador está constantemente informado de sua localização. “longi- tude” e “altitude” estudantil? Você se considera um bom estudante? Baseando-se em que critérios? Para lhe ajudar nesta localização virtual você de- verá responder com toda sinceridade o teste a seguir. você tem que saber de onde está saindo. total 36: 36 x 2 = 72%.

.

.

por- que a escola no Brasil não é melhor nem pior que nos outros países do Oci- dente. eles não são muito diferentes de você. algumas esco- las são mais ricas. Mas. pagam melhor aos professores e podem ter um nível melhor de ensino. costumes. etc. m filme. no essencial . nos Estados Unidos ou na Fran . ou durante alguma viagem. conversando. Além disso. você certamente já teve a oportunidade de ver como se comportam os estudantes de outros países. Entrando ou saindo da escola. Há obviamente variações de idioma. fazendo algazarra.seja aqui.

Os pen- samentos vêm à sua cabeça sem o seu controle. simplesmente deixa esses pensamentos fluírem.ça as escolas se parecem porque a maioria delas não ensina os alunos a pensar. . O dramatur- go George Bernard Shaw dizia: “Eu penso uma vez por semana e sou famoso. Já imaginou se eu pensasse todos os dias?” O que ele quis dizer com isso é que as pessoas se habituam a usar o cérebro não para Arrume essas cinco moedas de um modo que cada uma toque todas as outras. Ter pensamentos é o que acon- tece com você a toda hora. Você não pára e ques- tiona. mas a ter pensamentos. o que é muito diferente.

o quanto falta para você atingir a preparação ideal. É a hora em que. só existe um caminho: é você começar a . mas não tem jeito: dois ou três dias depois. você tem que saber que dentro de você existe o maior e mais sofisticado de todos os computadores . Para isso. você simplesmente não sabe o quanto sabe e muito menos o quanto não sabe. Inglês e Física. A diferença é semelhante a usar as mãos ou uma alavanca para derrubar uma porta. ou seja. Você se esforça para memorizar o máximo. tem que estar entre os melhores. quando chega o Vestibular. Você aprende e esquece. O resultado é que. aprende e esquece. sua atenção se volta para o que o professor está expondo sobre essas matérias. se instala o pânico. já não lembra de mais nada. Então. pensar. mas para ter pensamentos. por exemplo. em muitas cabeças. isso significa o seguinte: você hoje tem aula de Matemática. No seu dia-a-dia. quando você tiver de novo aula dessas matérias. Para sair dessa situaçao. ainda mais por ser o Vestibular uma competição em que ninguém sabe em que estágio se encontram os demais e que não adianta ser bom. antes de mais nada. e passa a vida aprendendo e esquecendo.

como a da maioria. mas^o Brasil chegam a existir 100 candidatos para uma vaga.seu cérebro. é sempre melhor você nivelar por cima do que por baixo. Que tal fazer melhor uso dele? Para isso. terão a mesma chance de passar?” Seria ótimo que isso acontecesse porque. seu cérebro precisa de progra- ma. Este . o software. eu lhe pergunto: será que na escola onde você fez o primeiro grau e o segundo grau. Lair. Com técnicas e exercícios simples. formado por mais de 100 bilhões de neurônios e trilhões de conexões nervosas. vou lhe mostrar como o cérebro funciona. Dr. No entanto. Entenda também que nós não vamos aqui ensinar nenhuma mágica. Programar significa aproveitar melhor. como todo computa- dor.do universo . é “não sei”. você aprendeu a programar seu cérebro? Certa- mente sua resposta. Basta aprender a usar o que tem aí dentro de você. Alguém pode argumentar: “Ah. em qualquer competição.apenas vamos fazê-la girar mais depressa. Se todos lerem este livro. nem tampouco reinventar a roda . e a partir daí você vai ver que o Vestibular não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.

.

é o nosso objetivo para você ter sucesso no Vestibular. garantido não ê. suas chances de passar no Vestibular serão muito maiores e não vai importar em que grau se encontra o seu nível de preparação. Este livro vai lhe ensinar a O que significa aprender a aprender? . Mas.ou seja. É garantido que você vai passar? Não. colocar em prática os ensinamentos que vamos lhe passar -. se você fizer os exercícios que recomendaremos . porque vai depender muito de cada pessoa.

Mas. seria sobreviver. mais importante do que isto. Agora. as principais razões são - sobreviver e ter prazer. se tivésse- mos de escolher somente uma. gostaria que você fizesse a mesma avaliação com relação ao seu estudo. QUAL É A SUA FINALIDADE AO INGRESSAR NUMA FACULDADE? . or que você se alimenta diariamen- te .sobreviver. almoço e jan- tar? Uma das razões é porque você gosta de comer (tem fome). é para se manter . acaba morrendo antes da sua hora. Então. Se você parar de comer. porém.café da manhã.

Por que se chama bissexto? Porque o ano tem 365 dias. Assim você pode adquirir: dinheiro. etc.aquele em que o mês de fevereiro tem 29 dias. porque ocorre. Vamos aprender um pouco mais. sabendo como as coisas funcionam.dois seis). com que freqüência ocorre e como se identifica se um ano é bissexto (1936 foi bissexto?). Talvez pudéssemos dizer que a finalidade principal é aprender. fama. prestígio. Vamos dar um exemplo bem simples. Por que ocorre? Porque a Terra tem um movimento ao redor do Sol (movimento de trans- lação) que leva 365 e seis ho- ras. com exceção do bissexto. Você acha que sua resposta é a mesma dos seus amigos? Será que pessoas têm finalidades diferentes quando ingressam na faculdade? Vamos analisar em mais detalhes. Por que se chama bissexto. com as . 2. respeito. que tem 366 (Bissexto . O que constitui um ano bissexto? A resposta mais simples é . Isto significa que de qua- tro em quatro anos. Vamos por parte: 1.

.

em retomo. você tiver uma atitude negati- entrar na faculdade? va com relação a uma pessoa. portanto as foi mesmas aspirações que um você. Você geralmente obtém aquilo que espera obter. Você acabou de adicionar um conhecimento me- diantemas Finalidade é importante. em retorno. Nota: Se você se envolver 1936 (36com : pessoas que têm 1936 4 = 9). logo vão surgir as determinar seus resultados. Como se identifica? Dividindo os dois últimos algarismos por quatro. isso irá ano bissexto. ele procurava . por outro lado. ajudar a reforçar sua finalidade. Na sociedade em que vivemos. O processo de aprendizado ocorreu no seu cérebro. Suas convicções determinam suas ações. ter um título universitário você irá tratá-la bem (ação positiva). provavelmente lhe tratará do mesmo seu potencial de ganho. horas que sobram. Outrosdetalhadamente. Numa tardinha de sexta-feira do mês de novembro. que vão Se você é apresentado a alguém. 1. Você já ouviu falar em Charles Harris? Provavelmente não. Se você tem uma atitude perguntas: qual a sua profissão? O que você faz na vida? positiva. ingre- dientes são necessários. jeito (resultado positivo). 6 + 6 + 6 + 6 = 24 horas ou um dia. Seu sistema de crenças determina sua percepção e sua percepção deter- mina sua realidade. pois era um mendigo nos Estados Unidos. provavelmente vai lhe tratar mal (resultado negativo).feita Vocêe não tornou-se capaz de saber consegue fazer um boloo que é um farinha. com relação a uma pessoa. faz-se um dia (24 horas) ou seja. Esta é a principal finalidade de cursar uma facul- SISTEMA DE CRENÇAS dade: aprender. e conseqüentemente é importante e vai direta ou indiretamente repercutir no ela. a observação não é tudo. só com ano bissexto. você irá tratá-la com indiferença ou arrogância (ação negativa). Quais são as outras finalidades que você tem ao Se. Se for uma divisão exata. sem deixar resto. e conseqüen- temente ela. o ano é bissexto. por exemplo.

Na segunda-feira. Até aí nada de mais. desligado. até que ele descobriu que o vagão não era um vagão qualquer. Encontrou numa estação ferroviária um vagão aberto e entrou. quando chegaram para trabalhar. como o seu corpo estava se comportando. O frio foi aumentando e Charles começou a escrever na parede do vagão. a maçaneta quebrou e ele ficou preso dentro do vagão. . sua mente começou a imaginar a segunda-feira. que acaba por determinar o resultado. Agora. claro. Charles começou a sentir mais frio. A temperatura em hora alguma foi abaixo de 10° centígrados! Perceba que sua convicção determina a ação.todos tinham ido embora. só existe um pequeno detalhe que você ainda não sabe desta história: o vagão frigorífico estava sendo consertado e. Era sexta-feira. e ele começou a gritar. com uma caneta piloto que tinha achado no chão. quando achariam o corpo dele no vagão frigorífico. escrita na parede. fechando a porta para se proteger do inverno. quase noite. não foi ouvido por ninguém . mas sim um vagão frigorífico. e. suas mãos começaram a se congelar. Ao fechar a porta. Foi descrevendo em detalhes todos os efeitos do congelamento gradativo do seu corpo até que não pôde mais descrevê-los e desfaleceu.um lugar para se abrigar. portanto. os funcionários da ferrovia encontraram o corpo de Charles e a descrição em detalhes da sua morte.

.

.

ele vem acompanhado de um manual de instruções. triplicar e até quadruplicar sua capacidade mental. filósofo grego. Só que nosso cé- . E é verdade. que todos nós somos preguiçosos porque não usamos plenamente nossa capacidade mental. Quando você compra um aparelho eletrônico. o que não seria nada mau às vésperas do Vestibular. não é verdade? Mas o problema é que a grande maioria das pessoas não aprende a usar o cérebro da melhor forma possível. Estudos mostram que é possível você du- plicar. ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DO MOTOR á dizia Sócrates.

Se você tem uma perna atrofiada. também nosso cérebro é composto de dois hemis- férios: o esquerdo e o direito. a atrofia de qualquer um dos lados do cérebro leva fatalmente a uma diminuição do desempenho mental. eu quero que você entenda o seguinte: assim como nosso corpo tem duas pernas. . para começar. Os que aprendem. dois braços. os outros ficam para trás. etc. Da mesma forma. dois ouvidos. deslancham. fatalmente vai andar mancando. não vem acompanhado de nenhum ma- nual. Nosso compromisso então vai ser criar esse manual e. com toda sua sofisticação..bro. Temos que aprender a usá-lo passo a passo.

são complemen- tares para alguém ser bem-sucedido na vida escolar e. No outro extremo. Enquanto isso. desperdiçando a capacidade do mais poderoso computador do mundo. intuição. detalhado. Os hemisférios esquerdo e direito de nosso cére- bro têm funções totalmente diferentes. arrojo. Resultado: as pessoas aprendem a pensar apenas com um dos lados do cé- rebro. é que em geral a educação que recebemos na escola privilegia o desenvol- iniento do hemisfério esquerdo do cérebro. É preciso que seus dois hemisférios cerebrais trabalhem em equilíbrio e harmonia.600 quadros. um ajudando o outro.onde estão nossa criatividade. Com freqüência você encontra pessoas que são extremamente cérebro esquerdo. respon- sável por nosso comportamento lógico. cauteloso. cheias de pre- ocupações sociais. Processam infor- mação de maneira diversa. O que acontece. detalhista. na vida profissional. você encontra pessoas sonhadoras. de modo que essas pes- soas vêem apenas a árvore . no entanto. mas que não con- seguem nunca concretizar nenhum desses ideais.e não conseguem ver a floresta. Pintou 1. mais tarde. Tudo na vida delas é organizado. Viveu e morreu . mas só con- seguiu vender um. Van Gogh é um exem- plo. é deixado de lado o desenvol- vimento do hemisfério direito . certinho? Tudo é organiza- do demais. Porém.

.

Isso mostra que para extrair re- sultado do que você faz. aumenta sua inteligência e encontra muito mais fa- cilmente solução para os problemas que vão apare- cendo. Sabe como Einstein descobriu a teoria da relatividade? Ele esta- . mas não conseguia ver a árvore. Quem conse- gue no seu dia-a-dia integrar os dois hemisférios. na miséria. particular- mente das horas e horas que você passa estudando. Além disso. Ele tinha desenvolvido apenas o lado direito: via a flores- ta. é preciso trabalhar com os dois hemisférios cerebrais: o esquerdo e o direito. é importante saber que as grandes idéias vêm todas do hemisfério direito do cérebro. Só que na es- cola isso não é ensinado. Só que ocorre um pormenor: para o hemisfério direito trabalhar. você precisa estar relaxado.

no quintal de sua casa. imaginando que viajava num raio de luz. tomando banho. eure. graças ao qual as navegações se tornaram possíveis. à medida que modifica sua percepção. E.va deitado numa rede. ele teve o estalo. Arquimedes. você melhora seus resultados. predomina no seu processo de aprendizado. diversas vezes. Ele acabara de descobrir o “princípio de Arquimedes”. mais você modifica sua percepção.ka!”. caminhando num parque ou em qualquer outra situação de relaxamento. já desistindo de resolver o problema que o rei lhe havia apresentado. direito ou esquerdo. Dê para cada palavra um valor de 1 a 5. a mesma coisa. você já não encontrou solução para um problema que o vinha atormentando? Com certeza. De repente. O teste que faremos a seguir servirá para você identificar qual de seus dois hemisférios cerebrais. Quanto mais utiliza seu cérebro direito. Isso quer dizer que seu cérebro direito está aí. . quando de repente saiu gritando “Eureka!. eureka!. de acordo com sua identificação ou afinidade com ela (quanto maior a identificação. Quantas vezes. relaxado. Estava deitado na banheira. o que falta é dar mais oportunidade para ele trabalhar. maior o valor registrado).

.

ao hemisfério direito. Some todos os valores das palavras correspondentes aos itens pares da lista (Hemisfério Direito) e escreva o resultado. agora você irá localizá. em uso. Observação: Diferenças iguais ou superiores a 10*7 indicam a predominância. Anotados os dois valores. Por exemplo: o somatório de todos os valores das palavras correspondentes ao hemisfério esquerdo foi 28. . do Hemisfério Direito ou Esquerdo. os itens pares.los no gráfico abaixo. Some todos os valores das palavras correspondentes aos itens ímpares da lista (Hemisfério Esquerdo) e escreva o resultado. Os itens ímpares são relativos ao hemisfério esquerdo. O somatório de todos os valores das palavras corres- pondentes ao hemisfério direito foi 36.

. O segredo não é diminuir a atividade do hemisfério direito. Essa diferença significa uma predominância do hemisfério direito. mas sim incrementar a atividade do esquerdo. Por exemplo: construa tantos quadrados quantos possíveis conectando quatro pontos para cada quadrado. O melhor modo de fazê-lo é através de atividades lógicas e seqüenciais.

O melhor modo de fazê-lo é através de atividades lógicas e seqüenciais. . Essa diferença significa uma predominância do hemisfério direito. mas sim incrementar a atividade do esquerdo. Por exemplo: construa tantos quadrados quantos possíveis conectando quatro pontos para cada quadrado. O segredo não é diminuir a atividade do hemisfério direito.

.

O próximo passo é ter flexibilidade para mudar o que for preciso mudar. Primeiro. PARA MELHORAR É PRECISO MUDAR té agora você já obteve informa- ções muito importantes na sua atividade estudantil. Isto o colocou a par de in- formações que não eram conscientes para você.disponível A para o seu processo de aprendizado. você já identificou qual é o seu poten- cial estudantil utilizado . você determinou qual parte do seu cérebro (esquerda ou direita) é mais predominante no seu processo de pensamento. A seguir. Só ficar a par não é o bastante. .

.

quando você tem a recortou problema em pedacinhos. Eu uma juntei o homem história.pelo ôlhohádenada se não seis anos. Abordado Portanto. eu brinco professor ou com na você. ele perguntou o mundocomo mu-o filho havia conseguido dar.a:tempo pegou tentando no jornal mudá-lo. Surpreso. com forma. pai”. página A do jornal estava propósito. pasta cheia de trabalho. uma tesoura. vou lhe a fotografia contar de um homem. O importante é saber que você é quem tem que mudar . para seus resultados mudarem. com alguma Emmatéria. “Do outro lado da precisa mudar. uma fotografia do mundo Da mesma e. o pai pensou que o trabalho fosse do o que sempre fizeram e querem durar horas. mas em poucos minutos o filho veio Vcom AVQ?elem viverá obter resultado diferente.porque. no assim que terminar. recompor a figura em tão pouco m “Foi muito vocêsimples. não :ce. mundo ele em teve umaperca si. são as com uma pessoas. quando você muda.ficouocerto.la que os resultados logo aparecem. que queria de errado com o brincar. descobrir um jeito diferente de estudá. e o mundo Como sempre. perca tempo tentando colocar a culpa na escola.” própria matéria. Não há pronto. (iiá pessoas que continuam fazen- Naturalmente. Experimente. o que tinha chegado em casa naquela noite pode estar errado é o homem. tempo. Para possibilidade. o mundo muda com você.” Moral da história: executivo amm o mundo está sempre certo. em vez disso. disse o menino. seguida propôs não ao filho: “Vá tentando reconstruir o mundo e. COISAS QUE EU GOSTARIA DE MUDAR NO MEU COMPORTAMENTO Resposta das moedas (9 .

.

para um continente ou para outro. a parte intui- tiva (hemisfério direito). Atualmente. Observe um navio no oceano. para qual- quer pessoa. mas que pode levar o navio para o Norte ou para o Sul. que abre as portas para você ver o mundo de um jeito diferente. fica cada vez mais di- fícil se manter atualizada. aliás. Lembre-se. Ao contrário. uma pequena diferença em desempenho significa uma enorme diferença no resultado. o conhe- cimento da humanidade dobra a cada quatro anos. muitas vezes. As informações multiplicam-se num ritmo tão intenso que. Por muito tempo. estou lhe mostrando como pequenas mudanças. dependendo de um pequeno movimento. Não estou com isso propondo nenhuma mudança radical na sua vida. feitas constantemente no seu dia-a-dia. podem fazer uma grande diferença no resultado. O que dirige o navio é uma pecinha lá atrás. O segredo então é usar a outra parte da mente. E. Uma pecinha à toa. que mexe para a direita ou para a esquerda. o . Veja o caso_de um atleta que conquista uma medalha de ouro na Olimpíada. que fica dentro d’água. Na sua vida de vestibulando é a mesma coisa: pe- quenos ajustes feitos constantemente em pontos es- tratégicos fazem uma enorme diferença. A partir do ano 2000 vai dobrar a cada 20 meses. de que no mun- do de hoje a única coisa constante é a mudança.

.

vai reco- nhecê-lo como o melhor. Mas essa é a diferença entre ter sucesso na profissão e não ter. ainda que tenha chegado um milésimo de segundo atrás. entrar na faculdade ou enfrentar mais um ano de cursinho pré-vestibular. O estudante que tira notas duas vezes maiores não é duas vezes melhor que os colegas. É uma circunstância que pode ocorrer na vida das pessoas. em tudo é assim — in- clusive no Vestibular: uma peque- na diferença pode fazer toda a di- ferença. Na verdade é uma palavra que atemoriza muitos candidatos porque sugere uma situação fora de controle. Já o segun- do colocado. Essa pequena diferença é a razão de você conseguir ou não o que quer.mundo todo vai falar dele. ninguém vai nem saber o nome dele. na Fórmula 1. Um profissional que ganha três vezes mais que um colega não quer dizer que tenha também o triplo da inteligência dele. vai passar despercebido. No futebol. quero que você entenda bem o seguinte: sorte não existe. Quero terminar este capítulo tratando de uma palavra muito presente em época de Vestibular. que é a palavra . que pode aleatoriamente beneficiar alguns e prejudicar outros. . Então.

.

ele se aproximou de mim e perguntou: “Você gostaria de ir para Harvard?” Ao ouvir essa história. . Aprovação no Vestibular será conseqüência. mas isso não é garantia de nada. Costumo dizer. mais sortudo você fica. Outro mito muito difundido é o do talento. muitas pessoas comentam: 'Puxa. de repente. estudou. Eu havia estudado muito e a oportunidade apareceu.palestra. você é uma pessoa de sorte. o que quero lhe dizer é que você pode ter sorte uma vez. Será que um dia alguém chegou ao Vestibular e passou em primeiro lugar só porque tinha talento? Claro que não. No final. Talento é resistência na musculatura glútea para sentar e aprender. Sabe o que é talento? Talento é 10% de inspiração e 90% de transpiração. Na etapa seguinte. crie sua própria sorte tendo confiança em você mesmo. Se durante anos não me tivesse preparado com profundidade. quanto mais você se prepara. aliás. Todos concordaram. Preparação traz sorte. a tendência é a sorte abandoná-lo. que quanto mais você aprende. Lair. estudou. é convidado para a Universidade de Harvard!” Sorte. conhecendo a estratégia do bom estudante. Portanto. motivando-se para aprender. molhar a camisa. Quem não está preparado perde as oportunidades e muitas vezes nem as percebe. nada. Ele estudou. tirar boa nota. Então. Estava numa cidade do interior de Minas e. Só existe sorte quando preparação encontra oportunidade. jamais teria recebido o convite.

.

vendeu- a logo em seguida por US$ 80. e você vai ver que não é ne- nhum dom que alguns vestibulandos têm e outros não.00. . Quanto mais você for capaz de distinguir aspectos concretos e abstratos do ambiente em que vive.00. Quanto foi o lucro dele nesta transação? Nós vamos agora discutir o que é in- teligência.00. VOCÊ É INTELIGENTE? DEPENDE! m comerciante comprou uma cadeira por US$ 70.00 e vendeu-a novamente por US$ 100. mais inteligente você estará sendo. Grave bem isto: inteligência é a capacidade de fazer distinções. comprou-a de volta por US$ 90.

o engenheiro que distingue com clareza a melhor opção entre os materiais disponíveis. É claro que existem os gênios. Pessoas limitadas não percebem inúmeros detalhes que os mais inteligentes percebem. você percebe se ela é mais ou menos inteligente. . e é o que nos permite intervir. pelo número de distinções que uma pessoa é capaz de fazer em um determinado ambiente ou contexto. Como a tendência é a massificação.. E é verdade também que cada um de nós tem mais jeito para algumas coisas que para outras. que desde cedo se revelam. Distinguir é. portanto. se não houver uma programação.. o vendedor que distingue o argumen- to certo para cada momento da transação. Isso vale para todos os ambientes e profissões: o médico que distingue detalhes sutis em um conjunto de sintomas e faz o diagnóstico correto. mesmo esse dom natural que cada um traz consigo acaba sendo atrofiado. tomar vi- sível o que antes era invisível. Um dos principais fatores da inteligência é a programação do cérebro. e acabam ficando para trás. Mas. Assim. Então. a escola parti- cipa muito discretamente desse processo. Mas isso não tem a ver somente com fator genético.

.

.

. muitas vezes. Ao final do livro. não é? Mas. sua inteligência interpes- soal.particularmente importante no estudo de Física e Geometria . um dançarino tem mais desenvolvida sua inteligência corporal. não "há muito com que se preocupar. ou passadas algumas semanas. sua in- teligência espacial. sua inteligên- cia musical. Por exemplo.ponho que você preencha o quadro seguinte dando nota de 1 a 10 para cada uma de suas inteligências. sabe onde está com relação a ca"da uma dessas áreas. esse meio ponto a mais é o que vai fazer a diferença entre entrar ou não na faculdade que você quer especificamente. Um executivo financeiro. você aumente essa sua nota para 4. É com outras é preciso melhorar. com algumas.e que.5. Um pianista. Ou seja. com base na definição de Gardner. tenho certeza de que ela será ainda mais positiva. Digamos que hoje você tenha dado nota 4 para sua inteligência espacial . e assim por diante. Então. Parece insignificante.são predominantes em cada pessoa. quando eu lhe pedir para refazer essa avaliação. Um animador de auditório. ao final do livro. Com isso. Obviamente. Um arquiteto. sua inteligência matemática. você tem o mapa. pro.

.

que que é ou parece e complementa expressa todas as outras. Isso porque parate. que nada mais sáo do que puseram. você vai encontrar Intrapessoal uma relação de palavras cuidadosamente escolhidas. não importa: você terá a oportunidade de saber mais sobre Corporal elas. pelo qualquer que seja sua escolha. Mas. dependendo do tempo que falta para seu Vestibular. absurdo. etc. de menos na aparência. de Biologia a Afirmação que vai de História. você vai ter que expres- encontro a sistemas ou sar seu conhecimento através de pressupostos que se im- palavras. é importante desen- volver todas essas formas de inteligência. dis- inteligência lingüística. cinco ou mais por dia. Contradição. que écon- contrário ao comum. Que nota hoje você dá para cada uma de suas inteligências? Quer saber como você faz para aumentar sua in- teligência verbal? Daqui para a frente. 16. como incon- distinções que você faz. Matemática Para sua vida como um todo. . Você pode pesquisarLingüística quatro. para passar no Vestibular. em grupo de 12. testáveis ao pensamento. Interpessoal abrangendo diversos temas do Vestibular. Medicina a Direito. Ao final. há uma delas : Conceito que é essencial. 18. sua tra-senso. HáMusical palavras com mais de um significado. Elas serão Espacial apresentadas no seguinte formato. surpreender com o resultado. você vai se.

.

.

.

Se você não quisesse viver melhor. Então. que dia será depois de amanhã? Se um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo. não precisava aprender nada. . muito menos fazer Vestibular para entrar numa universidade. qual é a minha idade atual? Se há cinco dias foi um dia antes de sábado. aceitasse morar debaixo da ponte. e em 10 anos terei o dobro da idade que tinha cinco anos atrás. quando pesa tijolo e meio? Por que você aprende? Por uma única razão: para viver melhor.

.

.

.

.

.

.

John gosta de SANTOS menos do que de NITERÓI. John gosta de CAMPINAS mais do que de GOIÂNIA. John desgosta de CAMPINAS mais do que de SOROCABA. e John começa a fazer gosta contas: do RIO menos “Cinco menos do que de três. 14. guinte. John gosta de SÃO PAULO mais do que de PORTO ALEGRE 11. e quero saber 4. John gosta de LONDRINA mais do que de BRASÍLIA. John desgosta de SÃO PAULO mais do que do RIO. que de PARATI. e pode até ter encontrado o resultado 8. John gosta de GOIÃNIA mais do que de CAMPO GRANDE. menos e com maisdoconvicção. John desgosta de SALVADOR menos do que de NITERÓI. 16. dia. John desgosta de RECIFE mais do que de JOÃO PESSSOA. John gosta de PARATI mais do que de BARBACENA. Quer um exemplo? Se eu lhe digo que um 1. Masgosta 9. preguiça. CURITIBA. VISUALIZAÇÃO Entendeu o raciocínio? Então descubra: Embora seja um auxiliar muito importante do raciocínio lógico. certo. menos quatro”. 21. mais seis. 2. avançando e 10. números. John gosta de JOÃO PESSOA menos do que de MARINGÁ. John se junto com as contas você tivesse visualizado um macaco- de GOIÂNIA menos do que de RECIFE. recua mais tantos durante a noite. quanto tempo John gosta deele leva para CAMPO chegar GRANDE ládo mais emque cima. John gosta O quedevocê fez durante SOROCABA todo menos do o tempo que foi se concentrar nos de BRASÍLIA. 18. 20. John gosta de PORTO ALEGRE mais do que de SAIVADOR 7. 15. a maioria das pessoas tem dificuldade de trabalhar com ela porque a tendência na escola é transformar tudo em números e fórmulas. John desgosta de CURITIBA mais do que de GOIÂNIA. John gosta de SANTOS mais do que de LONDRINA. sobe mais tantos no dia se- 3. e vai indo até me dar o resultado. recua tantos durante a noite. 13. John gosta de ITAPERÜNA mais do que de MARINGÁ. John recuando. John gosta de BARBACENA mais do que de ITAPERUNA. . eu garanto que você teria chegado muito mais gosta depressa ao de MANAUS resultado. 12. 17. 6. o lápis 5. uma árvore e o movimento dele. você logo pega de MANAUS. macaco-preguiça sobe numa árvore tantos centímetros num 2. 19.

Uma coisa é você decorar. outra coisa é visualizar. quando você visualiza. Além disso. . você entender e memorizar por que o quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos (a2 = b2 + c2). você entende melhor a aplicabilidade das coisas que lhe são ensinadas. no desenho abaixo. Veja como fica muito mais fácil.

.

escorregou 2m = 1 m —► 6m 7o dia subiu 3m .escorregou 2m = 1 m 2o dia subiu 3m .escorregou 2m = 1 m —► 3m 4° dia subiu 3m .escorregou 2m = 1 m —► 5m o 6 dia subiu 3m .escorregou 2m = 1 m —► 2m o 3 dia subiu 3m .escorregou 2m = 1 m —► 7m o 8 subiu 3m — chegou (7 + 3 = 10)! .escorregou 2m = 1 m —► 4m o 5 dia subiu 3m .1° dia subiu 3m .

a reformulação exige criatividade. Então. muitas vezes. você na hora me rêsponde que é um terço. se eu pergunto quanto é a metade de dois terços. Em muitos casos. Agora. você provavelmente vai demorar um certo tempo para me dar a resposta. é o caminho mais fácil de se começar a resolver uma questão. como mostro no desenho a seguir. Portanto leva 8 dias! 3. . Foram duas maneiras diferentes de formular a mesma questão. é muito importante ter o cérebro treinado também para a refor- mulação porque. REFORMULAÇÃO Se eu lhe pergunto quanto é dois terços de uma metade.

. como se fosse um tabuleiro de jogo- da-velha. quero que você coloque cada um numa casa. Para entendê-lo bem. e não em um só! A solução então está na criatividade: é você despejar o conteúdo do copo número dois no copo número cinco. você mexeu em dois copos. ao fazer isso. Aí estão três copos cheios até a metade e três vazios. utilizando algarismos de um a nove. Só que. os copos ficaram alternados e você só precisou mexer em um deles! 4. sua tendência será imediatamente trocar de lugar os copos de número dois e número cinco. mexendo só num copo. EXCLUSÃO Também chamado de tentativa e erro. fazê-los ficar alternados. vou pedir que você desenhe um quadrado com nove casas. Em seguida. a exclusão é o outro processo que você tem para desenvolver seu raciocínio lógico. de modo que a soma deles. seja igual a 15. Se eu lhe proponho. Pronto. tanto na horizontal como na vertical e diagonal.

a soma de algumas casas não será igual a 15. não pode porque qualquer que seja a ordem em que você coloque os outros algarismos. três ou quatro. . você vai então concluir que o único algarismo que colocado na casa do meio resolve o problema é o cinco. que é usando o processo de exclusão. Na casa do meio pode ir o número nove? Não. Nem tampouco sete ou seis. Pode ser um? Também não. Por exclusão. I Só há um jeito de você resolver essa questão. Pode ser oito? Também não. Nem tampouco dois.

que é aquela conversinha que você mantém o tempo todo consi- go mesmo. na hora você responde: “Perfeitamente. Vimos também o quanto é importante o racio- cínio lógico para você aumentar sua inteligência lógico-matemática. mais desenvolve sua inteligência lingüística. omo vimos. Agora.” No entanto. e que o acompanha inclusive quando está dormindo. Dr. quero saber como está sua inteligência intrapessoal. quanto mais palavras você aprende. Lair. Quer um exemplo? Se eu coloco uma tábua larga no chão e peço para você andar sobre ela. .

.

o sucesso virá. se seu termostato interno diz que você vai ser um dos primeiros colocados no Vestibular.” Entâo. vai receber amor. Com os seres humanos é a mesma coisa: o sucesso de cada um de nós depende do que está programado nesse nosso termostato. Se seu cérebro armazena desgraças. Se você tiver amor. isso é o que o mundo tende a lhe entregar. pode falhar. você passa inteligência para esses aparelhos. Só que. as crenças que você traz dentro de si. Eles funcionam até certa temperatura. ou seja. você é burro! Não serve para estudar. O que vale é a sua estrutu- ra interna. O ódio irá para quem tem ódio. na hora H. inde- pendente das circunstâncias. o que atua com mais força no cérebro dele é uma observação negativa feita quando era criança: “Ah. Eles não vão além daquilo que foi programado. . Imagine nm aluno que estudou muito e que se considera perfeitamente preparado para o Vestibular. das brigas familiares ou das provas serem mais ou menos fáceis. é como se todos nós tivéssemos um termostato dentro de nós. é isso que você vai encontrar no mundo. depois param. Se você traz sucesso dentro de seu cérebro. Na verdade. por mais preparado que esse aluno esteja. Quando você coloca um termostato numa geladeira ou num ar-condiciona- do. Portanto. na hora da prova.

.

ou seja. para ter um bom emprego. Então. para mostrar que eu sou capaz. para saber como anda seu termostato.e res- ponda as perguntas abaixo. para agradar a meu pai ou minha mãe. etc. quero que você reflita um pouco . escute aquela conversinha que o acompanha o tempo todo . Por que eu quero passar no Vestibular? (Exemplos: para ter um diploma universitário. para elevar meu status.) .

.

Você viu quanta coisa pode mudar
na sua vida dependendo de você
passar ou não no Vestibular? Passar
no Vestibular é, portanto, a grande
meta que você tem hoje pela frente,
e estou lhe ensinando como você faz
para conseguir atingir essa meta.

1. Pense grande
Quando um indivíduo quer atingir o ponto A, ele tem
sempre que imaginar sua meta além desse ponto A. Isso
porque sempre pode acontecer alguma coisa no caminho. É
como quebrar uma tábua com um golpe de caratê. Para
conseguir isso, você não coloca a força na tábua, mas imagina
um ponto além da tábua. Então dirige sua força para esse
ponto e, no caminho, quebra a tábua.
Assim também é com o Vestibular. Você tem que pensar
que vai entrar na melhor faculdade, naquela que mais realiza
seus desejos, e concentrar nela sua força. Se não conseguir
entrar nessa faculdade, eu lhe garanto que terá outras muito
boas opções para escolher. Portanto, seja ambicioso e mire sua
meta na Lua. Se você errar, ainda vai estar entre as estrelas...
Não há nada de mau, aliás, em ser ambicioso. A ambição
faz parte do ser humano, e está presente em nós desde que nos
separamos dos animais. Muita gente a confunde com ganância,
que não é a mesma coisa.

nhã melhor que hoje. Graças a ela,
o Japão, destruído em 1945 pela
bomba atômica, com um território
25 vezes menor que o do Brasil, com
terremoto, furacão, etc., é hoje a
Se em 10 anos terei o dobro da
terceira potência do mundo. Ambição,
idade que tinha cinco anos atrás,
portanto, não é outra coisa senão
qual é a minha idade atual?
você querer melhorar sempre.

2. A meta tem que ser sua
Quem tem que querer passar no Vestibular é você, não seu
pai, sua mãe ou seu tio. É comum se ouvir o seguinte: “Ah, eu
estou fazendo Vestibular para Medicina porque meu pai adora
Medicina.” Ora, se o pai gosta tanto de Medicina, por que não
vai ele fazer o Vestibular? Portanto, passar no Vestibular tem
que ser uma escolha sua.
Isso é importante porque, quando você mesmo decide
sobre sua vida, você passa a se comprometer com a escolha que
fez. E comprometer-se é ir fundo, perder o medo, ao contrário
de se envolver, que é apenas participar.
Para isso, você tem que ser sincero consigo mesmo. Isso
significa que, quando você diz não, é não; quando você diz sim,
é sim. Toda vez que você diz sim querendo dizer não, morre
um pedacinho de você. Há pessoas que desperdiçam uma
quantidade enorme de energia querendo fazer coisas para
agradar ao porteiro
O idioma japonês tem uma palavra-chave para explicar o que é
ambição. É a palavra kaizen, que significa melhora contínua.
Hoje melhor que ontem, ama-

Não mais que isso. Não viva a vida dos outros. na lei- tura deste livro. Lembre-se do seguinte: nosso cérebro só consegue processar simultaneamente de cinco a sete informações. Mostrar ao amigo. fazer mais com menos. 0 que é mais importante? Você não pode ter como meta passar no Vestibular e.do prédio. ensinar. vizinho ou namorado(a) que nesse momento sua prioridade é se preparar para o Vestibular. ficar o dia todo na frente da televisão. no baru- . mas sim a sua! 3. passar os fins de semana com meus filhos. capacitar as pessoas para a vida de uma forma alegre. “Ah. com amor e sabedoria. e até ao avô que já morreu. dÍ2em. Ora. no dedo do pé direito. ao mesmo tempo. Em função disso. É o que você também tem que fazer. ir nos fins de semana para a praia ou freqüentar o barzinho. Tenho que decidir. Você não pode prestar atenção na ponta de seu nariz. ao pai. É preciso estabelecer uma prioridade. ao mesmo tempo. na temperatura da sala. Tenho que conversar com meus filhos e dizer a eles que não me terão todos os finais de semana porque vou estar viajando para difundir meu trabalho. eu não posso fazer isso e. é aprender. por exemplo. gerar ação. Pense que você tem a vida toda para fazer aquelas outras coisas. Minha prioridade. estou constantemente viajando pelo Brasil e ao exterior. mas o que ele pensaria se estivesse aqui?”. ao vizinho. poderosa.

.

entregue-a para uma pessoa ocu- pada. e seu rendimento será sempre baixo. e nos tempos em que vivemos isso é fundamental. Por quê? Porque uma pessoa ocupada tem uma sistematização. tudo ao mesmo tempo. no cabelo de sua mãe. É preciso estabelecer uma prioridade. 4. Com a mesma luminosidade. um dos grandes segredos para você atingir o que quer é aprender a sistematizar sua vida. Então. uma estruturação dentro da cabeça.lho da cortina. a luz laser consegue atingir uma distância muito maior do que a provinda da lâmpada incandescente. O que nos diferencia é o que cada um faz com as suas 24 horas. todos nos nascemos nus e todos nós temos 24 horas por dia. que nesse momento é passar no Vestibular. Isto ocorre porque no caso da luz laser todos os raios luminosos estão alinhados na mesma direção e sentido. É mais ou menos como comparar uma lâmpada incandescente com a luz laser. Há um ditado que diz que se você quiser que uma coisa aconteça. O tempo a seu favor Todos nos nascemos iguais. . o tempo não corre a seu favor. Não adian- ta estudar muito num dia e passar dois sem fazer nada. Se você não sistematiza.

Área do retângulo A BC D .

e que normalmente não se desenvolvem por igual é natu- ral encontrar alunos que adoram certas matérias. eu vou lhe ensinar como fazer para superar essas dificuldades. come- çando por um segredo muito simples: comece a fazer que a vontade aparece. uma apostila. ao pegar um livro. Quantas vezes. Você já viu o que acontece com uma . não é verdade? Então.” Inúmeras vezes. você já não pensou: “Ah. enquanto odeiam outras. Não tenho jeito para isso. não vou conseguir. 0 CAMINHO PAS PEDRAS omo nós temos sete maneiras distintas de expressar nossa in- teligência .

.

todo mundo continuar germinando.você nem conclui que alguma coisa. qual Linguistic distinctions make visible the invisible. Da mesma forma. não queira dominá-las de uma só vez. e faz o livro. Por que isso acontece? Porque chega uma arrumando a casa toda! hora em que seu cérebro não agüenta mais armazenar tantas Isso acontece porque. Escrevendo um parágrafo. mas não conseguem passá. dá vontade de arrumar o você chega no capítulo. Ela arruma o armário. Procure a tradução para o Português e verifique no Aurélio o(s) significado(s) da palavra em questão. accounting tinha sido a mais importante des. seu cérebro libera ener- sejam algumas palavras. Portanto. você a gaveta? Ela arruma a gaveta. for interventions. . WORDS OFACTION Certa vez perguntaram a William James. Quando. depois outro. você libera espaço para seu giacérebro para começar outra. Continua difícil? Escreva um parágrafo. Ela Especialmente nas provas de redação. dona-de-casa que está com preguiça va então um capítulo. é muito importante ter isso em conta. acabam acabou voltando para casa. era preciso sentir. Só saber a tradução Inglês /Português não preenche o objetivo desse processo de aprendizado. Muito bem. escre- tem mais dificuldade. com as matériasdiz que quevocê é difícil escrever um livro. dá vontade de arrumar o quarto. armário. Mas comece de algum lugar. um dos grandes filósofos e psicólogos norte-americanos. A partir deste ponto você irá encontrar de tempos em tempos palavras-chave em Inglês. o a casa. Há alunos que estão cheio de boasarruma idéias na o quarto. para agir. de arrumar uma frase que seja. arrumar Aí. toda vez que idéias. Escrevendo uma frase. se começamos a agir. chega no parágrafo. Viu só? Ela estava com tempo vai se esgotando. coberta deste século no campo do de- senvolvimento humano. Hoje se sabe que. em vez disso.las para o papel. depois outra. e as boas idéias muitas vezes preguiça de arrumar a gaveta. dá vontade de cabeça. você começa a escrever. Sua respos- ta foi a seguinte: “Até agora se pensava que.

.Faça uma redação de 30 linhas baseando-se na ilustração acima.

.

Essa foi para mim a mais importante descoberta O que do século para o desenvolvimento numano. tenha muita dificuldade para lidar com certas matérias.” E ele a resumiu numa fra. ele está feliz porque a canta. O começo é sempre mais difícil. e o caminho aparece. para voar. ele des- pende um esforço enorme.” o que serei Do mesmo modo. quanto pesa tijolo e meio? J . ele gastasse a mesma energia que gasta para sair do chão? Teria que parar de meia em meia hora para reabastecer. Com as matérias mais difíceis é a Se um tijolo pesa um quilo mais meio tijolo. faço hoje se: “O passarinho não canta porque determin está feliz. Já pensou se. comece a agir de um jeito feliz.o sentimento aparece. Veja um avião levantando vôo: para realizar essa manobra. ainda que você amanhã. bem-humorado. Mudando seu com- portamento. você muda seu sentimento.

Ou seja. você não sabe o quanto você não sabe. Acontece que para passar da igno- rância para o conhecimento há necessariamente uma fase intermediária . Todos nós somos ignorantes. você vai para a se- gunda fase . só que em assun- tos diferentes. se você não sabe pi- lotar avião. Essa confusão é bom sinal. Por exemplo. que geralmen- te provoca confusão na cabeça das pessoas. e seus colegas sabem muitas coisas que você não sabe. Você sabe coisas que nenhum de seus colegas sabe.a do estar a par -. Não dê importância a isso. Sig- nifica que você está prestes a aprender alguma coisa nova. Digamos agora que você te- . Se chega um instrutor e começa a lhe dar aulas sobre como pilotar avião. você é ignorante nisso.a do estar a par em que você sabe o quanto você não sabe.

.

Ninguém fica confuso sobre como operar um coraçao. Isso é difí- cil demais para minha cabeça!” - porque não querem sair de sua zona de conforto. fusão . tem capacidade para processar aquelas informações. Significa que você está prestes a incorporar novos conhecimentos. Nosso cérebro. e logo o que era confuso se torna familiar. Quais são suas principais confusões no momento? Insistindo um pouco. desde que haja interesse. Ninguém fica confuso sobre como pilotar avião. a não ser que esteja dentro da cabine aprendendo. Se você está um pouco confuso lendo este livro é bom sinal. o que era incompreensível se toma óbvio."Meu Deus. o conhecimento chega e desfaz a confusão. a não ser que esteja dentro da sala de cirur- . não estou enten- dendo nada. Não consigo.

e você tem que saber lidar com isso. Quer uma dica a respeito? Faça por escrito uma lista das coisas mais importantes que você tem para . em função disso Já não conseguem fazer mais nada. você criou no cérebro o que se chama de unidade de atenção. de duas uma: ou você estuda Inglês ou desiste de vez. mas pouca “acabativa” . não fez. Quando você começa uma coisa e não termina. é sinal de que um novo conhecimento está sendo adquirido. Ia fazer isso. ia fazer aquilo. Para o bom rendimento de seu cérebro é também importante a conclusão. eu preciso estudar Inglês!” Por que isso? Porque você gerou em seu cérebro a idéia de estudar Inglês. não fez. por exemplo. e não estuda Inglês.e nosso cérebro não entende isso.gia aprendendo Quando vem a confusão. Os chineses têm uma frase que resume bem isso: “Mente fluida como água”. dizem. cujo acúmulo acaba obstruindo sua criatividade. Isso é o ideal de se conseguir. sua energia está sendo gasta à toa. portanto. Há pessoas que. Se você diz. que vai estudar Inglês. Toda vez que você fica nessa história de que vai fazer alguma coisa e não faz. Eu costumo dizer que são pessoas com muita iniciativa. Então. toda vez que passa defronte a uma escola de Inglês seu cérebro é despertado: “Ih.

Por exemplo. você estará sempre trabalhando na coisa mais impor- tante. fazer. você risca e passa a fazer a segunda mais importante. Quando terminar. passa para o dia seguinte. Ao riscar. I-------------------------------------------------------------------------------------------------------1 . Se não der para fazer todas no mesmo dia. Comece a fazer a mais importante. o exercício de Matemática e assim por diante. E a vantagem de ter a lista por escrito é que você pode riscar. Você já viu como é gostoso riscar alguma coisa que tinha planejado fazer e fez? Imediatamente vem energia para fazer mais! Quando você termina uma coisa. você risca e passa para a seguinte. o trabalho de História. tirar uma dúvida de Biologia. você ganha energia para fazer mais. Assim.

para chegar ao ponto desejado. você também vai perceber a diferença entre obstáculo e etapa. mesmo tendo que enfrentar dificuldades. Se você mede a distância entre os dois pontos. Obstáculo é quando você perde de vista seu objetivo. Imagine que você está no topo de uma montanha e quer chegar ao topo de outra montanha. seu cérebro já está tão carregado de unidades de atenção que qualquer dificuldade que apareça é motivo para desistir de chegar aonde queria. Vai ter que descer toda a montanha e depois subir a outra. . que perto!” Mas você não tem asas para voar. você vai ter que se distanciar dele. você mantém a vista no seu objetivo. Dessa forma. vai concluir: “Puxa. Etapa é quando. Ou seja. Então vai ter que admitir que.

querem logo ver o resultado. é importante saber lidar com os erros e. En- tão. você tem que aprender a fracionar seu aprendizado. comece a fracioná-las. Então. E com relação a falhas? Como você reage quando comete erros? Des- culpando-se? Culpando-se? Omitin- do-se? Envergonhando-se? Nós vimos que o caminho para alcançar o que se quer não é uma linha reta. ainda que goste muito de salame. não é o caminho mais curto. se você estiver a caminho. aprender com eles. isso não vai importar. Faça a mesma coisa com aquelas matérias mais chatas: para ir aumentando seu domínio sobre elas. você estará transformando um obstáculo em etapa. principalmente. se eu corto esse salame em fatias fininhas e nós vamos conversando e tomando um refrigerante. Simplesmente. e esse. além de utilizar o passo a passo.Mas. Agora. Há também pessoas que vão com sede ao pote. muitas vezes. se eu lhe dou um salame inteiro. você sem sentir acaba comendo metade do salame. você não vai ficar com vontade de comê-lo. . Por exemplo.

. Quem diz “Eu não quero falhar” vai ter muito mais dificuldade para progredir no colegial. caindo. no cursi. pois abre as portas para o aprendizado. Ao contrário. não saber uma coisa e agir como se soubesse. fica mais confiante em si mesmo e as chances de acertar na vez seguinte serão sempre muito maiores. levantando. Lembre-se de que o que é importante na vida você nem sempre faz certo a primeira vez. é o da arrogância. levantando. em tudo que vier a fazer na vida. Como você aprendeu a andar? Não foi caindo. Reconhecer ignorância diante de alguma coisa já é um conhecimento. Um erro que muitos cometem e que em geral traz conseqüências negativas.nho. Não há nada de mau em não saber alguma coisa. até que um dia andou? Portanto temos que estar preparados para aprender com as falhas. Já quem aceita as falhas e aprende com elas. Ou seja.

Já percebeu que nossos olhos se movem quando falamos. se torne uma pessoa mais dinâmica. Dependendo de como os direciona. Quero que você aprenda a utilizar melhor seus olhos e. que vamos discutir agora pode desencadear uma grande trans- formação na sua vida de estu- dante. você ativa uma parte diferente de seu cé- rebro. quando pensa- mos e até quando estamos sonhando? . mais criativa e com maior poder de memo- rização. dessa forma. nossos olhos são as janelas do cérebro. Mais que janelas da alma.

.

.

estão sempre olhando para cima. Por aí você vê a importância dos olhos para o apren- dizado. Agora. se o professor faz uma pergunta ao aluno e. Indignada. olhando para cima. o pro- fessor pode ter quase certeza de que vem resposta inventada*. Isso se aplica também a operações matemáticas e a raciocínios mais abstratos. se toda vez que aquele menino ativa a parte visual de seu cérebro. você tem que criar visualmente os números. Para fazer mentalmen- te uma conta de multiplicar. depois da quarta ou quinta vez vai se tornar um estudante medíocre. e ninguém vai saber o motivo. apanhou. a professora lhe deu um tapa na cabeça e disse: “Menino. ao procurar resposta para uma pergunta da professora. você ativa o campo visual de seu cérebro. olhou para cima. Se você faz isso olhando para cima. Então. ele está . Medíocre porque não consegue mais pensar. ao responder. o cálculo flui muito mais facil- mente. esse olha para cima e à direita. rece- ber um tapa na cabeça. a resposta não está no teto!” Mal sabia ela que esse era o jeito mais fácil de aquele meni- no encontrar a resposta. Toda vez que tentou pensar. com os olhos nessa posição. Quando você olha para cima. havia numa sala de aula um aluno de 10 anos de idade que. por exemplo. Isso porque. gem. A propósito.

.

queDessa forma. procurando imagens já exis- pernas e dos braços quanto com a do globo ocular. O que acontece é para que. o cére- músculos vão en- bro dele tem mais facilidade para tra- balhar com sons. Se esse mesmo aluno estivesse olhando para cima e à esquerda. melhora.comoua musculatura das isso tanto seja. ocorre vestiu ontem ou como foi o gol que decidiu o campeo- a r e r i i ie memória. Já se voce quer acessar sua memória auditiva — lembrar do nome de uma pessoa. Então. Se eu lhe pergunto qual a cor da calça que você essas pess: as passarem a movimentar menos os olhos. nato. por exemplo tem que olhar na horizontal e à esquerda.suaAcontecememória visual. Só por isso. Isso lhe . o que você faz? Olha para cima e à esquerda. Ali está a resposta. você está ativando a parte auditiva de lado certo. à osmedidalados. não fraca Por isso têméproblema que o músico olha com nenhum freqüência de memória. nossos envelhecemos. as chances de encontrar a resposta se- riam muito maiores. Ele estana assim acessando fraquecendo. Há pessoas que não têm Quando apenas boa memória você movimenta seus olhos ahorizontalmen- porque não aprenderam olhar para o te. O corpo não mente. por tentes. Aliás. você olha na horizontal e à direita. 99% das pessoas que se queixam de memóriaseu cére- bro. criar sons que ainda não existem. ou seja.procurando criar imagens que ainda não tem na cabeça. Se você quer ati- var a parte criativa. “Quer dizer que eu melhoro minha memória colocando os olhos nessa posição?” Sim. * Essa regra não é válida para alguns canhotos.

a parte self- talk de seu cérebro é que entra em ação. Então eles mandam essas pessoas olharem para cima. conversando consigo mesma. eles baixam os olhos. é: para baixo. Observe num velório. Da mesma forma. você olha para baixo e à esquerda. os atendentes costumam perguntar: “Para onde você está olhando?” E a resposta. . Os noivos diante do altar. você vai ver que ele trabalha olhando para baixo. seja de comida. na dire- ção do nariz. vinho ou café. Quando você olha para baixo e à esquerda. Também antes de responder a uma pergunta que o obriga a pensar. você está acessando a parte olfato- gustativa de seu cérebro. quase sempre. Quando você olha para baixo. Em muitos serviços telefônicos americanos de ajuda a pessoas deprimidas. por exemplo: antes de dizer o “Sim”. por exemplo: a maioria das pessoas está ali cabisbaixa. como se estivesse se consultando. Claro que olhar para baixo é também sinal de depressão. se você observa um degustador.facilita recriar o som correspondente ao nome daquela pessoa. para quebrar qualquer impulso negativo. É muito fácil comprovar isso quando ingerimos algum remédio: quase sempre fixamos os olhos no chão.

.

.

precisa de alimentação sadia. portanto. um cavalo de corrida de um milhão Nosso corpo.isso. não Eestá os dois? corren. você abre seu canal cinestésico. É como o rei no jogo de xadrez: tem valor absoluto. Quer um ótimo remédio para a depressão? Jogue vôlei. quando quer se fixar em seu próprio corpo. Você pode estar na maior depressão. É a propriocepção que faz você saber se um dedo de sua mão está aberto ou fechado. não. do na vida uma prova de 100 todas as partes vitais de seu corpo? me.Dez milhões de tros. de dólares. dando trégua àquela conversi. o nariz e os ouvidos.. mas uma maratona. dólares? Lem. quanto você deixaria que lhe tirassem um olho? durante e mil Quinhentos depois do Vestibular. Portanto. dólares? Cem milhões? Como você vê. Você daria qualquer ali- repouso e relaxamento. Entra numa quadra de vôlei. será que vale menos de um milhão de Aliás. você olha para baixo e à direita. etc. que é o das sensações corporais. Por porque é ele que vai carregá-lo antes. A ali- não. e ativa sua propriocepção. apropriada. Você iria escolher uma ração . começa a jogar e. tem parado para pensar no seu corpo? dólares? Você tem que saber Claro respeitá-lo.Estamos falando Cinco milhões? sóbre-se de umde que Evocê olho. imediatamente. ou seja.a boca. a depressão desaparece. contrataria um bom veterinário. portanto. Ele cuidar vale muito bemque mais dele. seu corpo não tem Imagine que você seja dono de preço.. a percepção de seu próprio corpo.nha consigo mesmo que alimenta a depressão. mesmo sem olhar para ele. com os nutrientes necessários.. Sabe por quê? Porque durante o jogo de vôlei você está o tempo todo olhando para cima e. Saber se alimentar bem é mento para esse cavalo? Claro que fundamental para ter sucesso a longo prazo.. Já quando olha para baixo e à direita. até mesmo para defendê-lo. E seu corpo.

. respeite seu corpo para que ele mantenha acesa em você a chama da alegria. É para isso que vivemos. São todos prejudiciais à sua saúde. Além de causar câncer. álcool. O álcool destrói células nervosas. infarto. o cigar- ro provoca distúrbios sexuais e envelhecimento preco- ce. etc. da criatividade e da evolução. moderada em carboidrato (açú- car) e rica em fibra e proteína. . Evite qualquer tipo de vício .ci- garro.mentação tem que ser baixa em gor- dura. Portanto. etc. De- vemos tomar o café da manhã como rei. almoçar como príncipe e jantar como pobre. drogas.

.

som e sentimento. or mais simples ou complexo que seja. Esse é o “abc” do pensamento. som e sentimento. Isso quer dizer que as pessoas visuais precisam . todo pensamento pode ser desmembrado em três componen- tes: imagem. outras mais auditi- vas e outras mais cinestésicas. não importa: seu pensa- mento pode ser desmembrado em ima- gem. Quando você pensa no que comeu ontem no jan- tar ou pensa na teoria da relatividade de Einstein. Há pessoas mais visuais. Só que esses componentes não se distribuem na mesma proporção.

.

se caracteri- com uma pessoa e. não se convence. resultado.e seus olhos. todos os educadores deveriam ser poliglotas . é dessa forma lhe dei relógio.se no dos visuais. Então agora.” Ele contesta: “Claro que eu te amo. za por processar informação através ela de gestos. Imagine um casal de namorados em que ele seja ver. Daí a tendên- auditiva. . direcionam para baixomas sabe e para a direita. na para ta maioria dasver. OQuando terceirovocê está dosconversando grupo. enquanto o outro se afas. ama. aliança de brilhantes.e seus olhos freqüentemente “o que” se ela está pensando. a conversa deles muitas vezes começa num canto da sala e termina no outro. mas você não diz que me cérebro. Já um os auditi- gosta vos processam informação ouvindo - de chegar perto. Para os vi- suais. teriam que desenhar no qua- dro.. de olha para cima. a partir daí.. Eles se encontram e ela diz: “Você não me cia delas olharem mais para cima ama mais. uma grande melhora poderá ocor- rer nos seus resultados. você pode não saber expressões corporais .” Ou seja. pois vão buscarque é assim reíerência se sentemovimen- melhor. Eu porque. os au- ditivos e os cinestésicos. usar cores. Para motivar os alunos. fazendo o exercício do final desse capítulo.” Ela não en- que se ativa o campo visual de nosso tende dessa forma: “É. de tocar. se ela não ouvir isso. de repente. pois é com imagem que elas predominantemente visual e ela predominantemente processam informação. tando-se Como para os lados. etc. como já vimos.. cinestésicos.ou seja. você vai descobrir em que grupo você mais se enquadra . comunicar-se ao mesmo tempo com os visuais.. auditivos ou anestési- cos . poder vezes. Fala-se muito em alunos com dificuldade de aprender.visual usando conversando: imagens.e. mostrar slides. Observe “como” um está pensando cinestésico e um . quando o caso quase sempre é de dificuldade de ensinar.

.

Sentar-se à frente. gesticular.. E se você vê muito e ouve muito. É como um goleador: ele tem que saber chutar com os dois pés e ainda cabecear. alto. é uma maneira de se eliminar interferências na recepção daquilo que o professor está explicando. enfático. grave. suave. E para os cinestésicos. procure fazer mais! . é uma vantagem para os três: os visuais vêem mais. se você vê muito. Então cabe a você reconhecer seu canal predominante e explorá-lo ao máximo. agudo. mesmo depois de ter descoberto seu canal predominante. na sala de aula. você tem que saber que não pode explorá-lo a ponto de atrofiar os demais. só poucos professores conseguem ser assim.Para os auditivos. procure ver mais. os auditivos ouvem melhor e os cinestésicos sentem-se mais participantes.. Além disso. procure ouvir mais. chamá-los a participar. teriam que an- dar pela sala. Então. Se você ouve muito. Mas. infelizmente. teriam que falar variando o tom de voz: baixo. De qualquer forma.

.

.

.

.

.

.

Como ela consegue isso? Pela motivação. Quase como conseqüência da motivação. o interesse. etc. para que ocorra a memori- zação. Então. Repare numa criança de quatro anos de idade que sabe o nome de certos cantores. o primeiro passo é a motivação. sem saber o que fazer com elas. estaríamos bombardeados com milhares de informações por se- gundo. Você . em tudo que você percebe des- perta sua atenção. sabe as letras de suas músicas. Se isso aconte- cesse. vem a atenção. que é a mola mestra do aprendi- zado.

tem que estar interessado no que está
ouvindo, vendo ou fazendo para que
aquilo fique registrado na sua me-
mória. E como se nessa hora você dis-
sesse o seguinte para seu cérebro:
“Esqueça o resto, que agora eu só
estou interessado nisso.” E seu cére-
bro entende, porque, como já vimos,
ele só consegue processar de cinco
0 que acontece com essas pessoas é, simplesmente,
a sete informações ao mesmo tempo.
falta de atenção. Como pode alguém se lembrar do
Da mesma forma, há pessoas que se esforçam, franzem as
nome de outro se, na hora da apresentação, sequer o
sobrancelhas e não conseguem se lembrar nem do nome da
ouviu?
pessoa a que foram apresentadas no dia anterior, nem do
Certa vez, durante um café da manhã na Casa
número do telefone do melhor amigo. Memória fraca? Não, não
Branca com 15 embaixadores, o presidente norte
é verdade.
americano Franklin Roosevelt propôs a seu assisten-
te: “Quer ver eu provar que, quando uma pessoa é
apresentada a outra, não ouve o que essa pessoa
diz?” A seguir, a cada embaixador que ia sendo apre-
sentado, falava baixinho, mas de forma perfeita-
mente inteligível: “Matei minha sogra hoje de manhã,
matei minha sogra hoje de manhã...”
Dos 15 embaixadores, só um perguntou: “O que
mesmo que o senhor está dizendo?” Os outros catorze
não prestaram a menor atenção. E é isso que em ge-
ral ocorre: as pessoas estão tão preocupadas em falar
o nome delas que não prestam atenção no nome do
outro. Depois se queixam de falta de memória... En-
tão, se você não está conseguindo acompanhar uma
matéria, antes de colocar a culpa na
falta de memória verifique se o pro-
blema não é de falta de atenção.
O passo seguinte da memoriza-
ção é a compreensão. Você só me-
moriza o que entende. Ou, pelo me-
nos, memoriza com muito mais
facilidade. Durante uma aula, por
exemplo, se o professor fala, fala,
fala, e você não está entendendo

Três vestibulandos sentaram num
barzinho para tomar um refrigerante e
comer uns salgadinhos. Cada um gastou
exatamente 10 dólares.
O garçom, após receber de cada um, foi
até o caixa com os 30 dólares. O caixa, que
também era o dono do estabelecimento, resolveu
cobrar apenas 25 dólares, devolvendo cinco
notas de um dólar para que o garçom
devolvesse aos vestibulandos.
Com a boa notícia, os vestibulandos deram dois
dólares de gorjeta para o garçom e cada um
ficou com um dólar de troco.
Se cada vestibulando tinha pago 10 e recebeu
de volta um dólar, cada um pagou nove
dólares, certo? Nove vezes três é igual a 27
dólares, com mais dois que ficaram com o
garçom, totalizaram 29 dólares.

nada, fica difícil depois lembrar-se
daquilo durante uma prova._Memo-
rizar sem entender é o que se chama
decorar, e isso não dá resultado.
Um recurso muito importante
para facilitar a compreensão é a
associação. Quanto mais conexões
você puder estabelecer entre a infor-
mação nova e a informação que já
lhe é familiar, mais seu cérebro irá
reter e resgatar depois aquela informação. Se você
tem dificuldade de guardar o nome de uma pessoa,
por exemplo, associe esse nome ao de outra pessoa.
Toda vez que você precisar falar o nome daquela pes-
soa, você se lembra do nome dessa outra, e pronto.

Há diversas formas de associação. A rima, por exemplo,
tem um efeito poderoso em nossa mente. Por meio dela, ainda
no Io grau, eu aprendi quantos dias tem cada mês do ano, e
nunca mais esqueci. As rimas eram as seguintes: “Trinta dias
tem abril / junho, setembro / novembro./ De 28 só há um./
Todos os mais 31.” Quarenta anos depois, quando alguém me
pergunta se tal mês tem 30 ou 31 dias, antes de dar a resposta
eu recito mentalmente esses versinhos.
Toda informação na “memória temporária” tem dois
caminhos a seguir: esquecimento ou “memória permanente”
(p. 126). Esquecimento é um fenômeno

amanhã História e Matemá- tica. Se numa aula. e . se você souber usar bem o princí- pio da repetição para memorizar.Nota: a tendência é ele “problema Este é o famoso ficar ruminan- de Apolônio”. Às vezes. quantas forem necessárias. dê uma passada de olhos nas fichas. como se fossem cartas de baralho. que é chamada de mãe do aprendizado. um dos do aquilo a noite toda. antescírculo tocando de dormir. você aprende uma fórmula ou um fato importante. Então. E toda noite. De você enviaquantos uma mensagem para isto modos diferentes seu pode cére-ser realizado? bro. Use para isso palavras-chave. a Quem completa o ciclo da memorização é a repe- informação pode ser resgatável ou não. e depois esquecer tudo. eu lhe garanto que passar no Vestibular vai ser uma brincadeira. coloque ali na ficha. Uma vez na “memória permanente”. para evitar aquela história de apren- der hoje Física e Biologia. Existem processos tição. mas que sir- va como um lembrete para seu cére- bro. até acertar. nem sem- informações que a mente no estado consciente não consegue. você está tranquila- mente tomando o café da manhã. Portanto. Foi assim quando você começou a andar. por exemplo. quando começou a praticar esporte. duas vezes. veite. antes de dormir. passivo enquanto que passar para a “memória permanente” é um fenômeno ativo. os outros três. pre acerta na primeira vez? Repete uma vez. hipnóticos que possibilitam resgatar a “memória permanente”.Desenhe Sempreum quarto que. que o remetam imediatamente ao assunto. Nada muito demorado. Portanto apro- problemas clássicos na Antiga Grécia . quando começou a estudar uma ma- téria nova. Você já percebeu que tudo que faz na vida. sabe o que você tem que aprender a fazer? Fichas.

vem o estalo. por movimento. com tudo parado. O primeiro deles é o do GATO dou umCOBRA número de telefone . com tudo em movimento. vou Se lhe eu ensinar lhe mais alguns segredos. e o esquecimento é inevitável. Ou seja. o conhecimento não passa da “memória temporária” para a “memória permanente”.ás que percebem as coisas exemplo: (011) 889-0038 sabe o que fotograficamente. VACA PEIXE com ação. a solução para um ou outro problema que ficara do dia anterior. Sempre antes de dormir. há outras que as COTIA você fazBODE para não esquecê-lo? Coloque percebem cine. habitue-se a dar uma repassada nas fichas. PACA Há EMA truques para isso.matograficamente. portanto. Enquanto há pesso. ou seja. Quem se habitua a fazer isso nunca mais vai precisar de agenda tele- fônica. HIPOPÓTAMO uma ou PERU duas vezes os Essas algarismos piscando na sua cabeça. Se você não utilizar técnicas de memorização. Leia agora com atenção os seguintes nomes de animais: . Além disso. LEÃO LEBRE têm muito mais facilidade de memo- rização porque seu cérebro traba- ONÇA TIGRE lha com o verbo no gerúndio. e repita a operação de trás para a frente. ou seja. para se tomar um craque em memorização.

se fizermos uma pesquisa. Evite estudar mais de 45 a 50 minutos seguidos. por exemplo: 8462 . Pois bem. leve isso em conta quando você estiver fazendo qualquer tipo de anotação. na vol- ta. Por isso. o nome que termina a lista (efeito recentidade) e o nome que sc destaca por qualquer particularidade (no caso. peru e hipopótamo. uma das maiores autoridades em memória. é a màe do aprendizado. recorde o que estudou no bloco ante- rior. comprovou que. 8462173954871 fica muito mais fácil você fazer isso se dividi-lo em duas. um dia. Que tal chegar assim no Vestibular? Feche os olhos e tente lembrar de pelo menos alguns desses nomes. Essa interrupção facilita a memorização porque aumenta os efeitos de supremacia e recentidade. que é também um jeito de estimular a parte direita do cérebro e facilitar a memorização. Desta forma. senão de todos. uma semana e um mês depois de aprendido. E procure usar cores. quando um assun- to é recapitulado 10 minutos. hipopótamo. nome que começa a lista (efeito supremacia).954 . A repetição.871.173 . vamos constatar que os nomes mais lembrados serão leão. inclusive as fichas a que já nos referimos. lembre-se. Tony Buzan. Faça um intervalo de cerca de 10 minutos e. Então. três ou até quatro partes. Pelas seguintes razões: nós temos tendência a lembrar o . se eu lhe dou um número para guardar por exemplo. o resgate passa ao fi- nal de um mês de 18% para 78%. por ser o com maior número de sílabas).

Exemplo. Memorizar sem entender é decorar - não lhe serve de nada. é mais fácil lembrar a pala- vra árvore .porque você tanto lê a palavra (auditivo) quanto imagina a árvore (visual) .do que a palavra ocupação. o auditi- vo (verbalizando) e o cinestésico (escre- vendo). lgumas pessoas memorizam mais o que vêem. por exemplo. No proces- so de memorização. outras o que ouvem. outras o que fazem. o ideal é utilizar todos os canais: o visual (lendo). A dupla codificação da palavra árvore (auditivo/visual) reforça a memorização. Procure entender .

.

LAIR RIBEIRO Eles nunca mais esquecem o meu nome. e vai acrescen- LAIR . Vá acrescentando 4 até o 7o. Eu resolvi este empasse doaíseguinte dobra modo: (2). Se você nomes. Se eu lhe fornecesse o código . memori- zação. faça ASSOCIAÇÕES! . estou apenas . 4 Você não pode memorizar (2-6-10-14-18-22-26). partir daí B.vai para 52) do nome com algo familiar a você. a informaçãoo que já nos é familiar.em 4 -7 -2 -7 . Imagine Muita gente otemnúmero : dificuldade em memorizar nomes de 26101418222652596370778491 pessoas . antes de Quanto mais conexões armazenar na sua pudermos memó. fazer entre a informação nova e entendendo ria.7 Inglês lair significa . às vezes.até Escute o nomenúmero o sétimo da pessoa vaiquando de 4 for emapresentado. descobertos.den of wild tando 7 por mais animais - 7 dígitos. Então. LAIR RIBEIRO. não estou dizendo que você encontrará números desta RIBEIRO natureza.LAIR RIBEIRO .e resgatar ajuda amais tarde.47277 . O meu nome é LAIR RIBEIRO. BEIR podem serlembra BEAR . mais primeiro nosso que cérebro está porvai reter trás.aqui está uma técnica infalível para memorização de e memorize em 1 minuto.RIB mostrando .significa urso. tão latino. 0 modo mais eficiente de memorizar é usando técnicas de associação. covil deEu animais selvagens.significa que existem princípios que costela.dobra Faça(26 uma associação . Imagine um covil de animais selvagens (LAIR) com dois ursos (BEAR) cutucando um a costela do outro e dizendo O! O! O! LAIR RIBEIRO . e continua acrescentando 7 (52-59-63-70-77-84-91). o que Anão escutou.estaria Os americanos têm grande dificuldade em memorizar esse resolvido nome o problema. analisar com cuidado perceberá que A.

.

.

seven. costas two. six. outono capaz de fazê-lo.você também agora será FALL BACK cair. ' . Para no fim cada um vamos primavera fornecer (spring umaepalavra forward) que soe atrase esta horasemelhante de e que tenha uma associação volta no outono (fali back). Em three. Vamos tomar os números reverso.FALL BACK Outro processo mnemônico muito útil é o Sistema de Peg SPRING word (Palavra pino). em Inglês (one. adiante umaeight. PINO SPRING FORWARD . five. É usado por a frente muitos para impressionar multidões . outrasfour. primavera.de 1 até 10.para memorização. horanine anddaten). mola É um sistema FORWARD . de memorização que vai para muito simples. palavras. Deixe-me lhePALAVRA SISTEMA oferecer um mnemônico.

.

Two-Zoo. 4. De dentro dela saem 4 cowboys por ordem de altura . Four-Door.o menorzinho sai carregando nas mãos algo para você . Feche os olhos e imagine ONE-RUN cavalo preto-sela branca-lugar na sela. ONE-RUN (correr). Eles estão brincando jogando uma coisa.1. No meio da sela tem um espaço para o que você quer memorizar. um para o outro. A do meio tem algo pendurado. Imagine três árvores de Natal. Imagine uma jaula num zoológico contendo dois macacos. Imagine uma porta de bar de filme de faroeste daquelas que giram. One-Run. Three-Tree. One-Run. One-Run. Feche os olhos e imagine THREE-TREE . FOUR-DOOR (porta). 2. dois macacos brincando. todas enfeitadas e iluminadas. Four-Door. Imagine um cavalo preto com uma sela branca correndo em círculo. No topo da árvore do meio um espaço especial para pendurar o que você quer memorizar. Three-Tree. THREE-TREE (árvore). balan- çando. Four-Door. Two-Zoo. TWO-ZOO (zoológico). Feche os olhos e imagine TWO-ZOO - jaula no zoológico. Two-Zoo.três arvores de Natal. 3. Three- Tree.

doente.memorizar. cama 6. Na ponta da agulha em movimento existe algo! Feche os olhos e imagine SIX-SICK . tem alguém deitado.cinco abelhas trazen- do algo para você. Até agora aprendemos . pegue o elevador até o 6o andar.quatro cowboys . THREE. FOUR- DOOR (o quarto cowboy lhe entrega algo).TREE (algo pendurado na árvore do meio. balançando). TWO-ZOO (macacos brincando). Cinco delas se sepa- ram do resto e voam em sua direção trazendo algo para você. Feche os olhos e imagine FOUR-DOOR . FIVE-HIVE (cinco abelhas voam carregando algo para você). Imagine um enxame com milha- res de abelhas. A enfermeira vai aplicar uma injeção com uma agulha enorme. quarto 6. Imagine um hospital de seis andares.ONE-RUN (cavalo-sela- correndo). Feche os olhos e imagine FIVE-HIVE .o quarto tem algo para você.

Você entra numa caverna que tem na entrada o número 10 e depara com 10 cachorros. todos segu- .

.

.

RITMO E RIMA 5. CORES 3. RESPIRAÇÃO & MEMORIZAÇÃO 7. ALIMENTAÇÃO & MEMÓRIA . 1. Uma vez que repetição é a mãe do aprendizado. MOVIMENTO 2. EXAGERO 4. ocê aprendeu várias técnica que lhe facilitarão o processo de me- morização. CONTEXTO 6. vou repetir al- gumas e introduzir novos devices que aju- dam.

.

vou repetir colorido. CONTEXTO 6. O hemisfério al- direito está gumas ligado diretamente e introduzir novos deuices que aju- com o sistema dam. Pensar em filme é muito diferente de pensar em slide. tem menos impacto do que memorizar com movimento. CORES 3. Se você memoriza sem movimento. Uma esquerda do cérebro vez que hemisfério repetição esquerdo) pensa em preto e branco. ocê aprendeu várias técnica que lhe facilitarão o processo de me- A parte morização. A parte direita do cérebro (hemisfério é a mãe direito pensa doem aprendizado. MOVIMENTO 2. EXAGERO 4. RESPIRAÇÃO & MEMORIZAÇÃO 7. ALIMENTAÇÃO & MEMÓRIA . RITMO E RIMA 5. 1.

E mais fácil memorizar aquilo com que você está emocionalmente envolvido. tem muito a ver com o poder de memorização. Toda as vezes em que se prati- ca esporte é importante fazer aqueci- mento para prevenção de distenção muscular. para o local (ambiente físico) onde .límbico (nossa parte emocional). Facilita muito o Sistema de Memorização. O adolescente aprende com facilidade a música do seu cantor favorito mas tem dificuldade em memorizar o Teorema de Pitágoras. nem que seja na imaginação. faz-se necessário nos transportar- mos. Este aquecimento (Warm■ up effect) é também útil e recomen- dado no que diz respeito ao apren- dizado e à memorização. causa muito mais impacto. Pensar num cão do tamanho de um elefante é totalmente diferente. Pensar num cão é uma coisa. Exemplo meses com 30/31 dias. Às vezes. Eles são também propriedades do hemisfério direito. A memória se sente estimulada pelo absurdo.

.

A história é de um mendigo sóbrio (protagonizado por Charlie Chaplin) que impede um milionário bêbado de cometer suicídio. O cérebro representa aproxima- damente 2% do peso do corpo e conso- . Quando sóbrios. e isto lhe facilitará lembrar o “inesquecível”. o mi- lionário não se lembra de nada. O milionário fica extremamente agradecido e se torna seu amigo. não lembram onde as colocaram. Indivíduos bêbados são solicitados a esconder cha- ves. Experimentos científicos confirmaram este proces- so. trans- porte-se em sua imaginação para o contexto onde a memorização ocor- reu. ou até mesmo a situação emocional-fisiológica de quando a informa- ção foi codificada na “memória permanente. até que se embebeda nova- mente e todo sentimento de gratidão volta à tona. Quando a lembrança não vem. No entanto.” Um fe- nômeno interessante de resgate (lembrança) do que está na memória é ilustrado no filme City Lights (Luzes da Ribalta). mas uma vez bêbados relembram com facilidade. na manhã seguinte. quando sóbrio. não tendo a menor consideração pelo mendigo. abraçando-o como amigo. Podemos usar essa informação a nosso favor. Este é um exemplo perfeito de memória relacionada com o contexto.a memorização inicialmente ocorreu.

.

rápida e pro- fundamente. me no entanto 25% do oxigênio que respiramos. a cada 50 minutos. Expire na contagem de 1-2-3-4 d. Nós respiramos em mé- dia 20 mil vezes por dia. por favor respire 12 vezes seguidas. Segure na contagem de 1-2-3-4 c.sores. substâncias químicas secretadas pelas células nervosas. Repita esse ciclo (a. 1% multiplicado por 20 mil no final de um dia faz uma grande diferença. c) 4 vezes Em 1970. a. Se você não acredita que a respi- ração tenha grande efeito no cére- bro. Inspire na contagem de 1-2-3-4 b. Mesmo que você respire 99% correto. antes de uma seção de estudo ou um processo de memorização e. Os neurotrans- . e sinta os efeitos no seu cérebro. Infelizmente a maioria não sabe como respirar cor- retamente. Isto fará com que você fique light-headed devido a uma diminuição brusca dos níveis de C02 no sangue. faça o seguinte exercício respiratório - respiração abdominal (estufando o estômago). foram descobertos os neurotransmis. Portanto. responsáveis pela transmissão do impulso de uma célula nervosa para outra. de preferência. b.

é também gerada a partir da lecitina.missores também constituem a quími- ca da aquisição. Um outro modo de facilitar a produção de acetilcolina é através de exercícios respiratórios. carne e ovo. Colina. além de ser encontrada em altas concentrações em peixes. . Esse neurotransmis- sor é constituído tendo como base uma substância chamada colina. consolidação e lem- brança das memórias. Um dos neurotransmissores mais encontrados no cérebro chama-se acetilcolina.

.

ou seja. Para essas. para onde vão sempre levam de- baixo do braço alguma coisa para ler. Mas qualquer pessoa pode ler melhor. que pro- cessam informação predominan- temente pelo que vêem.e as que se identifi- cam mais com palavras. por- que é assim que se sentem bem. Estudos mostram que mais de 80% da informação . ainda se dividem em dois grupos: as que se iden- tificam mais com imagens . mais rápido e com mais proveito conhe- cendo algumas regrinhas básicas. s pessoas visuais. a coisa mais fácil do mundo é ler um livro. Aliás.cinema. natureza . exposições.

.

Narrudin. — Claro que sim . . o que você aprendeu deste conto do mestre sufi. — Bem — disse Hodja — já que fiz todo o traba- lho. Finalmente ele acreditou em minhas palavras e con- sentiu em vender-me as uvas muito barato. — Eu fiz isso por insistência sua. — Que bom! — respondeu seu amigo entusiasmado. fico com todas as uvas! Apesar de ter sido por prazer.respondeu seu amigo. Mas você há de convir que mereço alguma coisa por todos os meus es- forços. todo tipo de histórias.

.

e para se ler inteligentemente é importante atentar para esses "peque- nos” detalhes técnicos. em forma física. Aqui o seu cére- bro é mais ativo. Vamos a seguir discutir cada um desses tipos e apresentar a melhor abordagem.ligue todas as suas antenas e vamos lá! Era uma vez um adolescente que se preparava para o reparando-nos Vestibular. ele decidiu andar um número de quarteirões toda manhã. mas a estratégia é dife- rente. claro que isto requer um esforço muito maior por parte do leitor. analisando e sin- tetizando. dependendo da situação em questão. Para se manterpara o Vestibular. Leitura Crítica A finalidade aqui é bem diferente da do caso anterior. Os outros dois tipos de leitura são: Leitura Crítica e Leitura Específica. Isso não significa que a leitura nâo seja prazerosa. antes de começar fazemos as suas seisleitura com horas diárias finalidades de estudo outras além de simplesmente la- zer. Vamos então fazer uma leitura crítica .B. .

Depois confira o resultado na página seguinte. e na primeira esquina novamente à esquerda. Saía da sua casa todas as manhãs às 6h 45m da manhã caminhando em direção ao Norte. Andava 10 quarteirões nessa rua e virava outra vez à direita. Sul. individual. A. No centro dessa praça havia uma estátua de frente para ele. Leste e Oeste) a estátua está de frente? Primeiro procure resolver sozinho. . và A pergunta não é quantos quarteirões o jovem percorreu mas sim para qual dos pontos cardeais (Norte. Começava então a correr. No final do terceiro quarteirão fazia uma curva para a direita. onde existia uma praça. Ele sempre fazia o mesmo percurso. e parava no final desse quarteirão. Por exemplo: Ache a partir do término desta frase cinco palavras começando com a letra “1”. Andava então mais cinco quarteirões e virava à esquerda. e depois de correr 23 quarteirões virava à esquerda. Andava 15 quarteirões nessa avenida e virava à direita numa rua sem asfalto. Leitura Específica E o tipo de leitura onde você procura uma informação específica. e logo na primeira esquina à direita numa avenida larga e movimentada.

He later became Medicai Director of Merck Sharp & Dohme and Executive Director ofCiba in the United States. Translated versions ofseven ofhis books are also best.sellers in Europe and Latin America.o que significa que a estátua está de frente para o Oeste. during which time he acquired broad experience in the areas ofeducation and business as well as medicai training at Harvard University as a Research Fellow. A estátua está de frente para o rapaz . Dr. Dr. Lair Ribeiro is an international lec- turer and the author often bestselling books in Brazil. Lair Ribeiro at other American universities include Research Associate at Baylor College of Medicine and Assistant Professor and Adjunct Associate Professor at Thomas Jefferson University. Resposta: Oeste. In addition. O jovem virou uma vez a mais para a direita do que para a esquerda ( 5 x 4 ) portanto terminou olhando para o Leste. Positions held by Dr. L J . a physician. uma vez que saiu na direção Norte e virou para a direita (as outras quatro direitas foram canceladas pelas quatro esquerdas). lived in the United States for 17 years. Lair Ribeiro.

crítica ou informação específica. Independente do tipo de leitura. Velocidade — Você sabe quantas palavras lê por minuto? . très habilidades constituem denominador comum no desempenho como leitor 1.prazer. ortanto é importante definir ini- cialmente a razão principal da leitu- ra .

4. Informante: Desculpe. Se você quiser ir a qualquer lugar. Você: Como que eu chego lá? Informante: De onde você está vindo? Você: Não sei. Um lápis ou caneta. . Um relógio com ponteiro de segundos ou cronô- metro. 2. Ima- gine você telefonando e se informan- do como chegar ao lugar onde você vai prestar o Vestibular. mas assim não posso ajudá-lo. No final de dois minutos parar e marcar o ponto onde parou. Então. Ler no seu ritmo normal durante dois minutos. tem que saber de onde está saindo. Para determinar sua velocidade de leitura você vai precisar: 1. vamos saber quantas palavras você lê por minuto. 3.

.

.

.

.

—m .

.

nossos olhos são treinados a se fixar nas letras. do mesmo modo que acreditamos que a leitura tem sempre de ser da esquerda para a direita.e a partir daí não nos preocupamos mais com isso. Em um minuto. Quando chegamos às palavras.a-b-c- d-e-f. Agora determine quantas linhas você leu. nossa alfabetização se inicia pelas letras . entre os quais o de ler palavra por palavra. multiplique por 10 = 220 palavras em dois minutos. Vamos ver como isso funciona. Em geral. a cada cinco linhas existe uma marcação na margem do texto. 110 palavras. nessa ordem. Lemos palavra por palavra e acreditamos que tem de ser assim. já sabemos ler . que passamos a reconhecer e a verbalizar. o da subvocalização e o da regressão do olhar. Exemplo: se você parou na linha 22. Data — /— / — Palavras por minuto ____________ Na maioria das vezes. etc. Por que não lemos na mesma velocidade em que pensamos? Principalmente devido aos vícios que adquirimos no início de nossa alfabetização. Em seguida aprendemos a combinar letras para formar palavras. -.daí a tendência a divagar e perder concentração. para demonstrar que estamos aprendendo. . as pessoas pensam dc trôs a cinco vezes mais rápido do que lêem . Ou seja. nas sílabas e nas palavras.

e não necessariamente palavra por palavra. Conclusão: em vez de ler palavra por palavra. Quando lemos palavra por palavra. verbalizá-las. nós podemos aprender a ler em blocos. Só que quando passamos a ler em silêncio. hebreu ou japonês que ele vai responder que é perfeitamente possível ler da direita para a esquerda. lemos artigos. porque dessa forma demonstrávamos que sabíamos ler. continuamos repetindo internamente o que liamos. o que prova . que não acrescentam nada ã nossa compreensão. Mas tem mesmo que ser assim? Claro que não. Basta perguntar a um árabe. preposições. no princípio. E com muito orgulho. enquanto lemos. nós não só apren- demos a ler palavra por palavra como. Aparelhos de alta sensibilidade detectam. Siga este exemplo: Viu como desse jeito você consegue aumentar a velocidade de sua leitura? Quando da nossa alfabetização. leve movimento de nossas cordas (pregas) vocais.

a tendência é permanentemente nossos olhos voltarem atrás uma. Como se livrar dela? Com treinamento. com a nossa velocidade de leitura. quando lêem. do desperdício de tempo. Muitos adultos. dando margem à perda de concentração . duas ou mais palavras. Além da palavra por palavra e da subvocalização. você não entende nada do que está lendo. lemos de 200 a 250 palavras por minuto e pensamos de 500 a 1. éa Isso porque.além. Com o tempo percebe que ela não faz a menor falta. um terceiro fator prejudicial ao nosso potencial de leitura. Então. ainda movimentam os lábios.000 palavras por minuto. se reduz muito.a subvocalização. O problema que isso causa é o seguinte: nós falamos em média 150 palavras por minuto. quan do aprendemos a ler palavra por palavra. na- turalmente. . para recompor o sen tido do que estamos lendo. No começo dá a impressão de que. principalmente pelo cansaço que provoca no globo ocular. sem subvocalizar.

co- mece a praticar: ler em blocos. tanto maior será sua capacidade de concen- tração e compreensão. Aliás. Então. Aí está a explicação para que. sem subvocalização e sem regressão. . sua vida como um todo nunca mais será a mesma. seu cérebro trabalha 20% do tempo e divaga nos restantes 80%. Você vai ver que sua vida de estudante nunca mais será a mesma. se você lê 100 palavras por minuto e pensa 500 palavras por minuto. Agora que você tem a teoria. quanto mais rápido você ler.

.

Do mesmo modo que você não dirige sempre na mesma velocidade. antes de iniciá-la. Se não. quanto maior a velocidade. Numa leitura. seu desem- penho como leitor pode ser incrementado de várias maneiras. No caso da leitura. melhor maneira de incorporar uma teoria é colocá-la em prática. iremos decidir qual a estratégia a ser utilizada. Independente de você ler por prazer. o segredo não é só aumentar a velocidade. em direção à nossa meta. Seja flexível e saiba se adaptar às diferentes situações. Exercitar o que a teoria ensina e testar com a finalidade de verificar o resultado é muito importante. você também não irá ler todos os textos da mesma maneira. maior o prejuízo. Uma vez respondida esta pergun- ta. De que lhe adiantaria aumentar a velocidade com prejuízo de compreensão e memorização? Velocidade é útil se estamos indo no caminho certo. fazer leitura crítica ou pro- curar dados específicos numa pesquisa. deve- mos questionar a nós mesmos: qual é a finalidade desta leitura? . Tudo vai depender da sua pressa e da “estrada mental” a ser percorri- da.

Mantenha os olhos sadios Tudo começa com a visão. apesar de a concentração de células sensíveis ser menor. É através da fóvea que realizamos a visão central. Vitamina A em exagero pode causar distúrbios indesejáveis.000/mm2). Garanta que eles estejam recebendo o suficiente de vita- mina A .tudo é uma questão de treinamento. Vários são os fatores que contri- buem para a manutenção dos olhos sadios: la. O registro visual é a primeira etapa em qualquer leitura. isto não nos impede de utilizarmos eficiente- mente a visão periférica como processo facilitado na leitura de alto desempenho . Feche OS olhos e continue lendo este livro! Vamos entender melhor o globo ocular.cuidado em não receber em excesso. Além da fóvea. Na fóvea está a maior concentração de células sensíveis à luz (250. .1.

.

irá incomodar os ombros (ver figura). A altura da mesa de estudos é muito importante . lc. Iluminação deficiente ou em excesso pode prejudicar os olhos . se muito alta. Uma luz focal até ajuda a concentrar a atenção na página. Manter um movimento suave dos olhos O professor Javal da Universidade de Paris foi o primeiro a descobrir. ld. verduras e legumes possuem vitamina A.Até água em excesso pode prejudicar a saúde. para ser eficiente.Uma postura errada não só cansa os olhos como interfere com outras partes do corpo. mas não faz tão bem para os olhos quanto a luz difusa. que quando lemos os . Sugerimos que se possível garanta a dose suficiente através de produtos naturais. Luz natural é melhor do que artificial. Iluminação . lb. em 1879.principalmente se você vai ler por muitas horas. Essa se encontra em concentração mais elevada na cenoura. é sentado com o tronco ligeiramente inclinado para a frente. menos cansativa. Todas as frutas. batata-doce. quando refletindo do teto ou da parede e não incidindo diretamente no papel. A vitamina A. ovos e produtos de laticínio leite e derivados. que já existe nesses produtos. Postura . tem que ser ingerida conjuntamente com o elemento zinco. refletida. A melhor postura. A melhor luz artificial é difusa. vai causar dores nas costas. milho.se muito baixa.

mas sim em pulos. Inde- pendente de estar lendo ou não. fortalecer os músculos que movimentam os olhos e estabelecer um processo de descanso. Isto causa os mais variados distúrbios e fácil can- saço do globo ocular. existem exercícios que podem ser feitos com a finalidade de aumen- tar a atividade visual. serão apresentadas técnicas simples e eficazes durante a leitura. Para corrigir esses “pulos”.nossos olhos não executam um movimento suave. Como exercitar os olhos? Movi- mentando-os em várias direções sem movimentação da cabeça 10 vezes .

.

.

após cada palavra. Você irá ler mais rápido quando começar a ler frases (concatenando várias palavras). . no somatório ela representa muito.tenando palavras num só bloco? Você provavelmente concatena sílabas formando palavras. ser imperceptível. Para facilitar seu processo de concatenação vamos. usando-as mais. Favor ler o texto da página seguinte 7 vezes. Primeiro vamos ler a frase: que tal ler conca. Vamos então aprender a ler frases em vez de palavras. Que tal concatenar várias palavras num só bloco? Que tal ler concatenando palavras num só bloco? Apesar de a pausa. ler textos em grupo de palavras.

A partir de 1960. Se você subvocalizar.daí veio a subvocalização. como o Look-say. Isto foi feito em voz alta para que alguém se certificasse que você estava realmente aprendendo. a subvocalização ainda persiste parcialmente. outros métodos foram introduzidos.primeiro letras. Eu lhe mostro a mão e ao mesmo tempo você vê escrito. depois sílabas e depois palavras. Quando a leitura se tornou silenciosa o processo continuou mentalmente . Muitos aprenderam a ler pelo método do alfabeto . sua velocidade de leitura nunca será maior do que 250 palavras/minuto. Apesar de mais eficiente que o anterior. .

187). Quando chegar à página 195. com o texto de cabeça para baixo. vire o livro ao contrário (180°) e leia o texto de lá para cá (p. da esquerda para a direita. verificando sua velocidade (use a fórmula apresentada na p. . Apenas deixe o seu olhar acompanhar o movimento da sua mão. Corra os olhos. começando no próximo parágrafo.p. 173). 195 .

.

.

.

.

.

.

.

.

Após os dois minutos determine quantas palavras leu por minuto. o livro de cabeça para baixo. Velocidade é apenas um dos componentes da leitura. olhe só a melhora que você já teve. A esta altura você já simplesmente dobrou sua velocida- de de leitura. Os outros dois são Compreensão e Memo- rização. Continue praticando e o céu é o limite. ou seja.utilize tudo que foi ensinado no capítulo de memori- zação. Como aumentar a compreensão? Mantendo o refrão: o que eles querem que eu aprenda deste material? Procure questionar a si mesmo sobre o assunto e sempre responda seu autoquestionamento com suas próprias palavras. Somente registro visual. Data ___________ /________ /________ Palavras por minuto_____________ Parabéns. lendo normalmente durante dois minutos. Agora vire o texto de cabeça para cima. Memorização . usando a fórmula da página 173. .

com- prar imóvel. ocê já reparou que tudo que é im- portante na vida é por escrito? Quando você nasceu. se tudo que é importante na vida é por escrito. E. etc. você está sempre tendo que assinar pa- péis.. abrir conta em banco. Então. . também para seu rendimento escolar é importante você se habituar a fazer ano- tações. para casar. ganha um di- ploma que nada mais é do que a declara- ção por escrito de que você está habilitado a exercer uma profissão. quando se forma. seus pais não foram logo ao cartório fazer seu regis- tro? Da mesma forma.

.

você simples. falarsaber Então é isso que você precisa sobre o de tirar assunto. E livro.. você faz as fichas de que já falamos. ou seja. você escreve retenção as questões de todas as provas chega até do vestibular serãoaretiradas 90%. quadruplicar.” Muitas vezes.daquilo que você lê. Daí de a importância das anotações idéias e conceitos apresentados na sala pelos de aula. de um livro ou de uma apostila —. O melhor método de anotação é o denominado mind mapping (ma- . faça para você mesmo a seguinte pergunta: O que estão querendo que eu aprenda desse material? Essa é a pergunta-chave para você duplicar. A tendência da maioria das pessoas é anotar linearmente. mas não resolve. A estratégia. depois de ter lido.. quando vão procurar. para chegar a esse conteúdo é escutar com o cérebro. a quando. portanto. o que é diferente de ouvir com os ouvidos. passados 31 “Mas o que anotar?”. Para isso. sucesso.precisa Quando. E as revisa antes Pesquisas da aula seguinte. seu rendimento. costumo citar este provér- bio chinês: “A tinta mais fraca dura mais que a melhor das memórias. triplicar.” tações. Para pensar. isso eu guar- do na cabeça. Em sua quase totalidade. Toda vez que você tiver que fazer um resumo . podem muitos se perguntar. na professores Com basedenessas ano- sala aula. Para essas pessoas. sobre o assunto. além disso.seja de uma aula. você ouve de conteúdo. eu vou lhe ensinar um truque que corta 80% do caminho. nossosó retém cérebro 18%. Ajuda. A outra questão é “como” anotar. É um modo infalível mostram de levar você ao que. É dias. de cada apostila .o conteúdo. Há pessoas que preferem confiar em sua memória: “Ah. uma idéia depois da outra. não encontram. retenção cada sobe para 60%. isso eu guardo na ca- beça. a de cada aula.

.

como galhos de uma árvore saindo do tronco principal. criado e divulgado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele mostrou que. o que não acontece no sistema linear. como o da página ao lado. com a idéia do galho e. compreensão e avaliação da in- . Dessa idéia irão irradiar-se outras idéias importantes . E. vão sain- do ramos que abrigam subidéias relacionadas. À medida que constrói a árvore. desses galhos. Este processamento permite uma maior personalização dos dados. A estrutura desse tipo de mapa pode ser simplificada da seguinte forma: no centro da página.representa- das por palavras-chave -. indiretamente. isto ocorre através da reflexão. Além disso. você co- loca a idéia geral. As vantagens do mind mapping são enormes. com o mind mapping. você cria uma hierarquia que ajuda a organizar seu cérebro.peamento mental). com a idéia geral. onde as idéias são simplesmente copiadas uma depois da outra. O nosso cérebro funciona melhor quando a informação é por nós processada e transformada em conhecimento. você pode organizar de forma visual a essência daquilo que quer memorizar. você tem a qualquer momento uma visualização completa do assunto. através de um mapa. convertendo-os em conceitos e imagens significativas para nôs. sem risco de se esquecer de nenhuma parte importante. dire- tamente.

apresentações e planejamentos. Na construção de mind maps.do nosso jeito.soriais e dão uma perspectiva geral do assunto em discussão. mind map é um instrumento de grande utilidade em qualquer processo de aprendizado e manipulação de dados. o vestibu.lando está usando. simultaneamente. e traduzida em termos subjetivos .formação. promovendo não só um estímulo para a nossa inteligência e criatividade. os dois lados do cérebro. . Mind maps podem ser usados desde anotações até reuniões. São multissen. Em conclusão. Mind maps contribuem nessa seqüência. como também uma melhora na nossa capacidade de retenção e lembrança.

aconselha-se também a nunca colocar mais de três palavras em cada galho e apenas uma em cada ramo. 2. é um processo subjetivo e ativo ao mesmo tempo.palavras misturando-se com ilustrações -. e com varia- ção de cores para estimular os dois lados do cérebro. Associação: O cérebro é constituído de células nervosas (neurônios) que se ramificam e formam uma verdadeira rede com os outros neurônios através de conexões físico-químicas (sinapses). devido a vários fatores: 1. Palavras-chave: O estudante é forçado a identificar palavras-chave que carregam a essência da idéia. O processo mind mapping mimetiza o modo como o cérebro funciona . portanto. Para não confun- dir a visão. Você tem oportunidade de usar sua criatividade. conectadas numa rede de conhecimento. 4. lê e pensa de uma forma sistemática e global sobre o assunto a ser aprendido. 3. Os especialistas em mind map- ping recomendam que as palavras sejam escritas com letras maiúscu- las. Envolvimento pessoal: Você decide o que é importante e. Aprendizado multissensorial: Você desenha. abreviadas ou não. São palavras que geram no cérebro imagens . Todos que fizeram uso desse mé- todo mostraram rápido avanço na habilidade de apren- der. escreve.

No começo há certa resistência por parte do usuário devido aos nossos hábitos de anotar linearmente. Depois do quinto mind map. O computador é capaz de trabalhar somente numa forma linear. De um modo geral. Nosso cérebro funciona melhor quando somos capazes de colocar em nosso próprio estilo aquilo que . seqüencial.vividas devido à grande significância das palavras. e estas imagens fortes são mais fáceis de ser memorizadas. Os estudos comparativos mostram que anotação feita no formato de mind mapping são seis vezes mais fáceis de ser relembrados. passo a passo.ticos.passa a ser um instrumento de grande valor no seu progresso intelectual. Mind mapping é um processo de grande versatilidade. você não consegue imaginar o estudo sem este recurso . também utiliza associação e consegue fazer saltos quân. O cérebro. simultanemante analisando (hemisfério esquerdo) e sintetizando (cérebro direito). além de também trabalhar linearmente. podendo ser usado em qualquer situação onde haja um fluxo de informação entre a mente e o ambiente. O cérebro humano tem ao mesmo tempo muitas semelhanças e diferenças quando comparado a um computador. as palavras-chave são substantivos ou verbos e mais concretas do que abstratas.

Boa letra. Sabe por que você escreve? Por uma única razão: para que alguém leia. Facilite a vida dela. Para aumentar a velocidade de suas anotações. uniforme. Não se trata de aprender taquigrafia. ainda que esse alguém seja você mesmo. por exemplo. pense na pessoa que vai ler. por melhor que seja a técnica de fazer anotações. Isso quer dizer que. . é um desses re- quisitos. Não há assim concentra- ção que resista. Há alunos que perdem um tempo enorme tentando adivinhar o que escreveram em função de uma letra feia. sempre haverá uma parte que toca a cada um. que não lhe traga depois dificuldades na hora das revisões. quando escrever. Então. mas de criar um sistema simples.estamos aprendendo. você pode também criar um sistema próprio de abreviaturas. Esse é o segredo.

.

Fui acusada injustamente de contrabandear crianças para a Suíça e talvez tenha que passar uns meses na cadeia. pois o meu namorado alega que o filho não é dele. Outra preocupaçãozinha que tenho é com relação a uma dívida que me obrigou a vender o carro que vocês me deram de Natal. fiquem calmos. coitado. mas os médicos dizem que tudo está bem e daqui a quatro meses vocês serão avós. A única complicação que os médicos vêem é que o parto terá que ser cesária devido ao her. Eu. A única verdade é que não passei no Vestibular! Beijos. Além disso. devido à cocaína que apreenderam no meu bolso durante o acidente de moto. A direita está engessada devido às fraturas que sofri de moto esta madrugada. felizmente.pes genital que contraí e me incomoda desde o ano passado. só tive a fratura no braço direito e muita preocupação com o bem-estar do bebê. Sua filha Maria. Mamãe e papai. . Isso tudo é só uma brincadeira. O meu namorado. Por favor. perdeu a perna e está sendo processado pela família da velhinha que atravessava a rua na hora em que desrespeitamos o sinal vermelho. mas sempre pensando positivo e esperando por dias melhores. Tenho também que pagar pelo exame de paternidade. Por causa de tudo isso fui obrigada a derreter aquela medalha de ouro que foi da vovó e com isso só estão faltando 10 mil para eu ficar quite com os devedores mafiosos. não reparem na minha letra. que também é casado. pois estou escrevendo com a mão esquerda. mas sim do seu irmão. a mulher dele veio até o hospital e deu um tremendo escândalo só porque faz uma semana que ele não vai para casa. mas mesmo assim não deu para pagar tudo. se ainda estão vivos.Tudo bem com vocês? Eu aqui estou indo mais ou menos.

na minha opinião. Essas fichas serão catalogadas como cartas de um baralho e passadas de relâmpago uma vez por dia. Esta é. de preferência de tamanho 21cm x 15cm. fórmulas especiais e dados extremamente importantes.chave. de memorização. uma etapa muitíssimo importante devido ao uso que você poderá fazer na preparação para as provas. As fichas de revisão irão permitir que você exercite uma das mais importantes etapas do aprendizado . Estou me referindo às fichas de revisão. só falta uma etapa para completar o ciclo anotando pra valer. Do ponto de vista prático. A ficha tem que ser feita com muito cuidado . Você . Repetição é considerada por muitos educadores a mãe do aprendizado. gora que você já transformou em mind maps as anotações de aula. o seguinte deve ser feito: criar um sistema de fichas.repetição. Com isto você pode recordar por exemplo toda a Biologia que estudou até agora em poucos minutos.somente com palavras. Você vai passar do mind map para essas fichas o que quer relembrar diariamente a respeito do assunto.

. OBTUSÂNGULO Um dos ângulos maior do que 90°. RETÂNGULO Um dos ângulos é de 90°. TRIÂNGULO Polígono (linha poligonal fechada) de três ângulos e portanto três lados. ESCALENO Ângulos e lados desiguais. ACUTÂNGULO Os três ângulos menores do que 90°. ISÓSCELES Dois ângulos e portanto dois lados iguais. EQUILÁTERO Três lados e três ângulos iguais.

.

.

Isso não significa que estejamos preparados para enfrentar as provas. Nós somos testados em tudo que fazemos na vida. Aliás a vida é um teste constante. azer provas faz parte da vida estudantil. O dia do juízo final 4. O dia de ajustes de contas 2. Nenhuma das acima . Todas as acima 5. Quando chega o dia de prova você tem a sensação de que chegou: 1. O momento da verdade 3.

. A questão é se podemos nos preparar melhor para essas ocasiões: A resposta é um grande sim. Se não há penalidades. a não ser. você é normal. temos que desenvolver nossa autoconfiança. Todos nós nos sentimos mais ou menos estressados com os testes que faze- mos na escola. não se preo- cupe. claro. Se você mar- cou n° 5. Devemos acreditar que somos capazes. você nunca fez prova. Albert Einstein não falou até a idade de quatro anos e não leu até a idade de sete anos. Walt Disney foi mandado embora de um jornal Qual foi o melhor momento da sua vida até hoje? Não tem nada errado em “chutar”. Antes de mais nada. Se você marcou n° 4. se você for penalizado por respostas erradas. você nunca deveria deixar uma questão sem resposta.

.

escolha uma 3. escolha uma. Imagine que você tenha elimina- do uma ou duas respostas. 2. Se soam semelhantes. Se duas respostas são pratica- mente iguais (semelhantes em significado). mas ainda continua em dúvida e não tem mais como resolver: 1. escolha um dos dois. Se dois números diferem por um decimal e os outros não forem parecidos. .

CRIANDO O AMBIENTE .

.

taneamente tem procurado colegas
para estudar em grupo? O trabalho
em grupo é benéfico, desde que bem
conduzido e com as pessoas certas.
A respeito disso quero lhe dar al-
gumas dicas. A primeira, e mais impor-
tante, é a confiança. Você tem que
ter confiança
E paranas pessoas
haver confiançaqueé preciso
o cer-haver sinceridade. Sabe
cam, como
e elasvocê sabe se uma pessoa é ou em
têm que ter confiança não sincera? Fazendo para
você. Lembre-se
você mesmo detrês
queperguntas:
confiança nãoo que essa pessoa fala é o que ela
é coisa paraO se
pensa? queter
ela pela metade.de Ou
fala diante todosvocê
é o tem, ou fala
que ela é em
melhor não ter. A preocupação em não se deixar
particular? O que ela fala para um amigo ou colega é o mesmo en-
ganarque jáelaindica uma
fala dele paradisposição
os outros? negativa, uma perda
de energia.Então, se você está bem cercado, procure criar um
ambiente amigável, propício ã criatividade. Não seja
demasiadamente rigoroso com os erros dos outros. Todos
merecem uma oportunidade de aprender e melhorar. Aliás,
ensinar é a forma mais completa e eficiente de aprender.
Elogie, coopere, ponha mais afeto nas suas atitudes - faça-se
gostar, gostando. Ser bem- sucedido no relacionamento com as
pessoas é uma chave que abre todas as portas.

Outro fator que ajuda a criar
um contexto favorável é estudar ou-
vindo música. O pesquisador búlga-
ro Georgi Lozanov separou duas
turmas que estavam aprendendo
Inglês e fez a seguinte experiência:
para uma das turmas, ele introdu-
ziu durante as aulas um fundo de
música barroca - Vivaldi, Bach,
etc. -, enquanto a outra seguiu nor-

malmente. Ao final do semestre, o rendimento dessa turma
que estudou ouvindo música chegava a ser até cinco vezes
maior que o da outra. Repetiu a experiência com o ensino de
Francês, e os resultados foram os mesmos.
Isso acontece porque a música é capaz de transportar
nosso cérebro para a onda alfa - estado em que estamos
relaxados, porém alerta -, que é a mais propícia para o
aprendizado. Mas não pode ser qualquer música: tem que ser
suave, instrumental, de preferência barroca - e num volume
que não perturbe sua concentração.
Aliás, relaxar, entrar em ritmo alfa, tem que fazer parte de
sua vida. Você pode relaxar a qualquer hora, em qualquer
lugar: basta saber que isso é necessário, que o fará gostar mais
de si mesmo e que o colocará mais próximo de sua meta. Além
da música, existem diversas técnicas de relaxamento -
meditação, ioga, massagem, etc. -, todas válidas.

Alimentação saudável, boa iluminação e posição correta de
sentar também contribuem para a formação de um contexto
favorável. E há ainda a respiração, para a qual a maioria das
pessoas não dá a devida importância.

passaram em Io lugar e seus respec-
tivos professores.
Tendo isso em mente, organizei
em São Paulo o I Encontro Na-
cional de Vitoriosos no Vestibular
- participaram cursos pré-vestibu-
lares de Aracaju, Brasília, Belém,
Fortaleza, Juiz de Fora, Recife, Rio
de Janeiro, Salvador, Sâo Luís e
São Paulo. ós temos trazer
Conseguimos dois18modos de adquirir
jovens que passaram em Io lugar no Vestibular e
conhecimento. Um deles é apren-
o(s) respectivo(s) representante(s) dos cursos onde estu-
daram. Além der por
dos conta própria
primeiros - é váli-
colocados e professores,
doestiveram
e ao mesmo também presentes
tempo nove
bastante vestibulandos.
demora-
Esses vestibulandos, representando aqueles que se
do. Existeparaumo Vestibular,
preparam ditado chinês puderam quefazer diz o
pergun-
seguinte:
tas tanto “O para tempo é o melhor
os primeiros de todos
colocados quanto para
os professores. Essas perguntas tinham por finali-
osdademestres,
descobrir “osópuloque infelizmente
do gato”, termi-
ou seja, a “diferença”
naque matando
faz a diferença. todos os seus discípulos.”

O outro modo de aprender é aproveitar
a experiência alheia, daqueles que sa-
O Encontro foi gravado e após análise minuciosa de tudo
bem mais
que foi do que
compartilhado nósdicas
muitas e úteis
já passaram pore
foram registradas
apresentadas
aquilo queno decorrer
nós deste livro.
estamos interessados
Homenageando os participantes e registrando a
em aprender.
ocorrência desse evento para a posteridade, passaremos a
fazer umEm relação
resumo a passar
jornalístico no Vestibular,
do Encontro, comentando as
opiniões dos participantes e tirando nossas próprias conclusões
sobre osninguém melhor do que aqueles que
temas debatidos.

com olheiras e sem o mínimo senso de humor. entretanto. “Nerd”. porque passar no Vestibular em uma boa faculdade pode ser algo difícil. não é mais inteligência. Somos imensamente gratos pela participação de todos e esperamos poder repetir encontros semelhantes no futuro. . os primeiros colocados são pessoas normais. “CDF”. uem serão os primeiros colocados nos princi- pais Vestibulares do País? Como se comportam e o que será que eles pensam? Todo jovem já se questio- nou. os apelidos são vários quando se trata desses tipos desconhecidos. O que os faz alcançar o sucesso. Sim. Mas a verdade é que nem sempre esta imagem corresponde à realidade. que se divertem da mesma forma e têm os mesmos problemas que qualquer outro estudante da sua idade. abóbada. Mas como será passar em primeiro lugar? Para muitos. Em muitos casos. pelo menos uma vez. que exige muito empenho por parte do vestibulando. “bitolado” ou “mala sem alça”. sobre este assunto. a principal imagem que vem à cabeça quando se fala em alguém bem-sucedido nos estudos é de uma pessoa pálida.

teve como objetivo colocar as pessoas em um debate aberto. englobando crianças. O evento teve duração de um dia inteiro. normalmente.SP. não utilizamos nem 5% da nossa capacidade mental? Isso de maneira geral. no qual fossem expostas as estratégias que levaram cada um dos vitoriosos ao degrau mais alto do pódio. houve uma explicação sobre inteligência humana.mas sim características pessoais muito importantes: autoconfiança. Você sabia que temos 100 bilhões de neurônios (células nervosas) e. realizado em setembro de 1996 em São Paulo . jovens e adultos . motivação e estratégia de estudo. Durante a introdução. O I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular.

de qualquer parte do mundo. teve seu problema resolvido quando chocolate foi associado à matéria da escola. Por meio da chamada “técnica da associação”. Mas existem alguns pontos que podem colaborar para um melhor desempenho intelectual. percepção apurada e intuição são os melhores instrumentos. os primeiros colocados no Vestibular são pessoas também ricas em percepção e intuição. Pois existe uma solução para casos como este. Além de informação. mas não consegue. Outra chave que leva ao sucesso nos estudos é o prazer que se tem ao pensar em estudar. com dados incompletos. foi criada uma nova estrutura em seu cérebro. Uma garota que odiava Matemática. é possível despertar o interesse pelos estudos que está adormecido dentro do jovem. O aluno que assiste a uma aula contrariado ou não sente a mínima vontade de abrir um livro. que passou a fa- . em que o caos predomina. a guloseima de que ela mais gostava. Em tempos de transi- ção. Intuição nada mais é do que tomar decisões corretas. a pessoa até tem consciência de seu problema e quer mudar. Com a aplicação dessa técnica mental. Muitas vezes. dificilmente se sairá bem em um teste. ia mal nas provas e já havia tentado de tudo para mudar.

.

confessaram que não se consideravam bons alunos. os resultados são muito mais favoráveis quando se estuda 50 minutos e se descansa 10 do que quando se seguem horas a fio sem interrupção. afirma a carioca Bianca Marques Santiago. Essa afirmação foi unânime entre os 18 participantes. No entanto tinham autoconfiança e acreditavam que entrariam na faculdade. freqüentes. A alimentação também é muito importante nessa fase difícil do vestibulando. Escrever com canetas de mais de duas cores diferentes também proporciona maior integração entre os dois hemisférios cerebrais (esquerdo e direito). de 18 anos. Ao contrário do que muitos pensam. ricas em proteínas. inclusive. As refeições devem ser leves. Iniciado o debate proposto para o I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular. vitaminas. Suas notas começaram a aumentar e a aversão àquela matéria passou. Ela ativa o cérebro e o mantém em um ritmo constante e favorável ao aprendizado. logo se chegou a uma constatação: ninguém estudou pensando em passar em primeiro lugar. Música no estilo barroco em volume quase imper- ceptível também auxilia muito no ambiente de estudo. primeira co . Alguns deles. sais minerais e carboidratos (açúcares). “Passar em primeiro lugar é sorte”.zer com que toda voz que ela pensasse em Matemática sentisse o mesmo prazer que desfrutava ao comer um chocolate.

João Luiz Frighetto.locada em Odontologia nas Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro (UFRJ e UERJ). mas nunca deixei de ir à praia e sair com os amigos nos finais de semana”. além de obter a segunda colocação na Universidade Federal Fluminense (UFF). em alguns casos. não sou o primeiro e não me importo com isso”. também ex-aluno do curso pré- vestibular pH . argumenta. de 19 anos. o sucesso não gera só alegria e comemoração. ex-aluna do curso pré-vestibular pH . revela. sou chamado de 02”. . o aluno encontra mais motivação para estudar”. “Na faculdade. “Sempre estudei bastante. Mas. Por causa de seu excelente desempenho nas provas. “Na minha turma. Bianca passou a ser o orgulho da família. Ele afirma. no entanto. reclama. “Dessa forma. conta. que o fato de entrar bem colocado na faculdade traz algumas desvantagens.Rio de Janeiro. Falante e descontraída. Mas o rapaz garante que sabe carregar o título de 02 no Vestibular sem maiores constrangimentos. ela acredita que o primeiro passo para se ter sucesso no Vestibular é definir a carreira que se pretende seguir. Frighetto realmente não esquenta muito a cabeça e sabe apreciar as boas coisas da vida.Rio de Janeiro. diz. “Isso gera uma expectativa muito grande por parte dos colegas e até da família com relação às minhas notas durante o curso”. foi primeiro colocado em Medicina na UERJ e na UNI-RIO e segundo (02) na UFRJ (onde está estudando).

que compartilharam o “modo objetivo” de preparação para o Vestibular. “Para obter a verba necessária. O mais surpreendente é que o garoto se matriculou no Vestibular para Engenharia Química na USP duas vezes e foi aprovado em ambas. Também caracteriza-se por ser um exímio pianista desde os 10 anos. técnica e profissional para pessoas carentes. de 17 anos. aluno do curso Objetivo — São Paulo. lamenta. Rui Alves Gomes de Sá e Paulo Hen . Aguilera).Rio de Janeiro (representado pelos professores Márvio Lima. “Mas não me deixaram cursar porque ainda não terminei o segundo grau”. tern urn estilo dife- rente. Alfabetizado aos três anos e com 148 pontos de Q| (a média é 110). planeja.o I Encontro Nacional de Vitoriosos no Vestibular terminou com uma exposição das técnicas adotadas pelos cursos Objetivo . trabalharei em empresas e venderei patentes”. e pH .São Paulo (representados pelos professores Antonio M. não gosta de esportes e aprecia leituras que vão de Umberto Eco ao poeta Manuel Bandeira. onde “competição não exclui cooperação”. Salles e Nuricel V. O paulistano Pedro Lauridsen Ribeiro. Depois de várias perguntas e discussão das técnicas adotadas por cada um dos representantes dos cursos pré- vestibulares presentes no evento. O geniozinho sonha em tornar-se um pesquisador científico e formar uma corporação social para oferecer formação escolar. ele foge dos padrões dos adolescentes vitoriosos: nunca namorou.

mas não tenho pretensão de ser primeiro colocado no Vestibular”. “Hoje estudo bastante. Afinal. “Esta demonstração de preocupação e carinho faz com que o aluno vá mais confiante para a prova”. o mais bem-sucedido nos últimos anos no Rio de Janeiro.” Entre as várias formas que o prof. “Nosso objetivo é derrotar os concorrentes e ver nossos alunos ocupando o maior número de vagas nas principais faculdades. afirma. Para o vestibulando Rodolfo de Lara Campos. afirma. Ele diz que nunca foi um bom aluno na escola. Paulo Henrique ressaltou a estratégia usada no sentido de motivar e preparar os “guerreiros” para a “batalha”: “Preparamos o jovem da melhor maneira possível”. . O prof. uma delas foi ligar para tantos alunos quanto possível na véspera do exame Vestibular para desejar boa sorte. estudante do 3 o ano do segundo grau do colégio Objetivo de São Paulo e candidato a uma vaga em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). acredita ele. mas que no 2° grau passou a dar mais valor aos estudos porque começou a pensar mais no futuro. de 18 anos. Paulo Henrique encontrou para motivar a rapaziada. o encontro foi bom “para percebermos que os primeiros colocados não são seres paranormais”.rique Nunes Martins). era a mesma frase de Rodolfo que os vitoriosos diziam no ano em que estavam prestando Vestibular. Ainda bem que ser primeiro não é uma questão de pretensão.

raciocínio lógico. Autoconfiança. esti- mado vestibulando. a se motivar mais e a obter a estratégia dos bons aprendedores (leitu- ra eficiente. ou pensa que não pode. . intuição aguçada. Você está disposto a fazer a sua parte? Se você pensa que pode. Após horas de análise e reflexão sobre esse tão proveitoso encontro. Isso significa que você. recursos de memorização e autogerenciamen- to). motivação e estratégia eficaz no ato de aprender foram os denominadores comuns. Esses denomina- dores comuns podem ser adquiridos e transferidos de um cérebro para outro. também pode almejar o primeiro lugar no Vestibular. como dizia Henry Ford. Por que não? Este livro está lhe ensinando a ter mais autoconfiança. cheguei a várias conclusões otimistas que podem ser resumidas nos seguintes termos: Os primeiros colocados no Vestibular são jovens comuns. Eu fiz a minha parte fazendo toda esta pesquisa e apresentando-a na forma mais didática possível. nove vestibulan- dos ávidos por conhecimento e 19 professores com grande experiência na arte de preparação para o Vestibular. concentração. tendo o invejável privilégio de trocar informação durante todo um dia com 18 jovens primeiros colocados no Vestibular. de qual- quer jeito você está certo. com grande motivação e comprometimento em serem aprovados no Vestibular.

de Moraes Antonio Mário Salles Arnaldo Carlos de Mendonça Aroldo de Oliveira Caio Cesar Moreira Chagas Cristina da Silva Cunha Geraldo Castro Sobrinho José A. Martins Roberto José Falcão Ferreira * Rui Alves Gomes de Sá . Zaupa Márvio Lima Mauricélio Pinto de Araújo Nuricel Villalonga Aguilera Paulo Henrique N. Mattos Barrionuevo José Carlos do Carmo José Ricardo Dias Diniz Maria de Fátima da S.Professores Aldo Osmar Armani Andrei Abramov Antonio Carlos T.

São Paulo Eduardo Hwang (Eng.2168 PhD .0244 Farias Brito .2168 Compacto .Brasília (061)322.2419 Contato .Recife (081)471.Rio de Janeiro (021) 552.São Luís (098) 231. Mecatrônica/Medicina) Visão Vestib.7700 Atual .3892 Universitário .7700 Curso pH .Rio de Janeiro (021) 552.São Paulo Bianca Marques Santiago (Odontologia) Curso pH .Salvador (071)345.Fortaleza (085)254. Rocha (Processamento de Dados) Curso pH .São Paulo Erica Imoto Saito (Administração) Curso pH .Belém (091) 222.Recife (081) 471.Salvador (071) 345. .3156 Objetivo .1° LUGAR Nomes Curso Pré-vestibular Ana Maria Roxo Beltran (Artes Cênicas) Universitário .Juiz de Fora (032) 215.3170 Pré-Univ.6220 Espaço Aberto .5014 Ideal . Sala 1 . (Ciências da Comput.Cursos Pré-vestibular Fone Universitário .Rio de Janeiro Cinthia C.Rio de Janeiro * Aprovado em 1" lugar no Vestibular .Brasília Erica di Donato Vianna (Direito) Objetivo . .Rio de Janeiro Fábio R.Fortaleza (085) 264.Aracaju (079) 222.0244 Atual .São Paulo (011) 253.3170 Curso pH .Salvador Luciana Behr Klajman (Medicina) Curso pH .1177 Curso pH .) Universitário .Recife (081)423.Rio de Janeiro (021) 552.2419 PhD .São Paulo (011)3061.Brasília Cristiano C. R.1020 Objetivo .3866 Visão Vestib. Cruz (Engenharia da Computação) Curso pH .0244 LISTA DOS ALUNOS . Rocha (Direito/Processamento) Visão Vestib.Salvador João Luiz Frighetto (Medicina) PhD .São Paulo (011) 3061.São Paulo (011)253.Rio de Janeiro Gabriel Carrera Freitas (Desenho) PhD . C.9559 PhD .Rio de Janeiro E. . Benício de Carvalho Jr.

São Paulo Roberto J.Luciano Pessoa Cavalcante (Medicina) Contato . Mecânica) Atual .Recife .Recife Rodrigo Caldas Dantas (Medicina) Contato . Falcão Ferreira (Jornalismo/Literatura) Atual .Recife Pedro Lauridsen Ribeiro ( Engenharia Química) Objetivo .Recife Rodrigo de Miranda H. Medeiros (Eng.

.

nem que seja inconscien- temente. interagindo com as pessoas.inspiramos ar pela primeira vez nos nossos pulmões e choramos. O nosso grande até logo será dado quando morrermos . Todos os dias. como pequenas celebrações do ciclo nascer-morrer-nascer.expirando ar pela última vez e. ocê provavelmente já se deu conta. . Nós demos o nosso grande olá quando nascemos . também damos nossos olás Iaté logos. de que a vida é uma se- qüência de olás e até logos. sorriremos. se possível.

.

Estou dando o meu até logo para
você, estimado jovem. Você que car-
rega nos ombros toda a respons-
abilidade de fazer do nosso Brasil um
lugar melhor para aqueles que virão
depois.
Se você leu este livro cuidadosa-
mente, sua vida tanto pessoal quan-
to estudantil já deve ter sofrido pro-
fundas transformações para melhor.
Essas transformações serão ainda mais acentuadas se você
reler várias vezes este material - lembre-se, repetição é
a mãe do aprendizado.
Ler, reler e colocar em prática. Conforme sempre
menciono, se apenas o ato de ler resolvesse, bastaria que você
lesse a Bíblia para que o paraíso eterno já estivesse garantido.
Só que não é bem assim. É ler, reler e colocar em prática. Ler,
reler e colocar em prática.
Quero terminar este livro reproduzindo aqui para sua
apreciação uma história que descrevo no meu livro O
Sucesso não Ocorre por Acaso, que é a seguinte:
“Em uma vila da Grécia, vivia um sábio famoso por saber
sempre a resposta para todas as perguntas que fossem feitas.
Um dia, um jovem adolescente, conversando com um amigo,
disse: ‘Acho que sei como enganar o sábio. Vou pegar um
passarinho e o levarei, dentro da minha mão, até o sábio.
Então, perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou morto.

Se ele disser que está vivo, espremo o passarinho, mato-o e
deixo-o cair no chão; mas se ele disser que está morto, abro a
mão e o deixo voar.’ Assim, o jovem chegou perto do sábio e fez
a pergunta: ‘Sábio, o passarinho em minha mão está vivo ou
morto?’ O sábio olhou para o rapaz e disse: ‘Meu jovem, a res-
posta está em suas mãos!’ ”
O mesmo digo eu. Você recebeu neste livro uma série de
informações e orientações que poderão modificar sua vida. É
você quem decide. A maneira como vai usar esses
conhecimentos depende só de você. O sucesso está e sempre
estará sempre em suas mãos.

Autoconfiança (valorizando suas qualidades), motiva-
ção (fazendo você se entusiasmar mais por aprender) e
estratégia eficaz no processo de aprendizado
(concentração, leitura eficiente, raciocínio lógico, intuição
aguçada, anotações inteligentes, técnicas de
memorização, etc.)
Venha e confira por conta própria o quanto esta expe-
riência didática e divertida pode lhe ser de utilidade.
Antecipação significa fazer hoje o que poderia ser
feito amanhã!

Vestibular é o maior desafio para a grande
maioria dos jovens planejando ingressar
num curso superior. Até aqueles que se
consideram bons estudantes tremem objetivo
na do
basecurso
quan-Sintonia é melhorar seu
do pensam que para se tornaremdesempenhouniversitáriosnas relações pessoais e profis-
terão
que vencer essa etapa. sionais, através de inéditas técnicas de
Representa, portanto,treinamento. Ao participar
uma linha divisória deste programa, de um
na trajetória
modo eestimulante
da nossa vida rumo ao sucesso à auto-reali-ezação.
interativo, você terá nova per-
E você, como se sente com relação a istodatudo?
cepção de si próprio e maneira como conduz sua
vida. melhor e poder enfrentar
Gostaria de saber se preparar
essa numa boa? Desenvolverá novos recursos que produzirão exce-
lentes
Acho que aqui está a solução!resultados
O Dr.deLairmodo imediato e duradouro. Entre
Ribeiro,
outrasdetécnicas
depois de ensinar milhares pessoas de aaprendizado,
terem maisSintonia é baseado em:
sucesso, saúde e prosperidade,• Neurolingüística (PNL), que
resolveu contribuir na constitui, atualmente, a
área educacional. Ele conseguiu identificar o que você reestruturação mental. É
mais poderosa técnica de
precisa saber para melhorar suas a disciplina
chances que ensina como
de passar no
Vestibular.
Fazendo este curso, você terá a oportunidade de
incorporar na sua estrutura psicológica as características
dos bem-sucedidos no Vestibular. Essas características
são:

você estará capacitado a: • Desenvolver hábitos sadios e produtivos. De Bono. • Utilizar. aumentar o poder da mente. • Trabalhar em equipe. aprimorando colaboração e criatividade. com música específica para a liberação da criatividade e expansão mental. Georgi Lozanov. . com facilidade. • Maximizar o sucesso pessoal e profissional. Através desta nova tecnologia de treinamento. • Confiar na sua intuição. • Abrir novas alternativas em sua vida. desenvolvidas na Inglaterra pelo Dr. • Técnicas de Aprendizado acelerado. seu poder pessoal. com isso. utilizar seu cérebro de maneira a produzir os efeitos que você deseja. Sintonia é um programa apresentado na forma de curso participativo. • Técnicas de Pensamento Lateral. • Estabelecer melhor sintonia com as outras pes- soas. • Manter objetividade e aumentar produtividade. Com essas técnicas você será capaz de utilizar bem os dois Hemisférios Cerebrais (direito e esquerdo) e. com duração de três dias. baseadas nos trabalhos do búlgaro Dr.

s milhões de leitores de Lair Ribeiro terão agora um contato ainda mais próximo com o grande mestre do desenvolvimento pes- soal. Dividido em seis módulos . além dos ensinamentos e comentários de Lair Ribeiro. ilustrações e animações. identificado por uma senha pessoal. que garantem o total aproveitamento do curso. sobretudo. . Trabalho e Ambição o CD-ROM apresenta. Lair Ribeiro. Metas. Atitude. livro que acaba de ser relançado. Auto-esti. Após trilhar todos os módulos.o CD-ROM Sucesso ao seu Alcance. O CD-ROM é baseado no maior best-seller brasileiro de todos os tempos. um lançamento da Telativa. e que acompanha gratuitamente o software. sua experiên- cia e. obtém seu certificado de conclusão. assinado pelo Dr. o seu carisma estão agora ao dispor do público em uma nova mídia .ma. em edição ampliada. vídeos.Esquentando os Motores. O Sucesso não Ocorre por Acaso. o usuário. uma série de exercícios (incluindo técnicas de relaxamento). Todo o conhecimento de Lair Ribeiro.