You are on page 1of 31

PROVA DE APTIDÃO

MÚSICA

Composição
Duração Total (03h00:00)

1. ANÁLISE COMPARATIVA (42:00)

Ouça atentamente os três trechos musicais que serão reproduzidos durante o
exame e faça uma análise comparativa, dando ênfase aos pontos comuns e às
características opostas.

O objetivo é avaliar a sensibilidade de escuta e a capacidade de apreensão de
situações, modelos e idéias musicais, para posterior reflexão.

Atenção: Na primeira audição, os trechos musicais serão reproduzidos em se-
qüência. Em seguida, serão reproduzidos individualmente, com um intervalo de
1 minuto entre eles. A partir de então, os trechos serão reproduzidos novamen-
te, um imediatamente após o outro, por mais três vezes.
_______________________________________________________________

2. ANÁLISE À PRIMEIRA VISTA (30:00)

Analise livremente a partitura abaixo, destacando o que mais lhe chamar
a atenção e buscando representar a idéia musical expressa na obra.
Descreva como poderia ser:
• o resultado da execução dessa obra.
• a forma resultante de sua execução.
______________________________________________________________________

3. PRÁTICA DE COMPOSIÇÃO (01:28:00)

3.1 A partir das vozes extremas (superior e inferior) abaixo repre-
sentadas, e de algumas indicações para as vozes intermediárias, com-
plete um coral a quatro vozes.

elabore o trecho musical solicitado. iii. Analise os elementos abaixo. Um corpo central em que o material se dinamize e se desen- volva. Uma pequena introdução. Identifique-o claramente com seu nome e número de inscrição e o entregue juntamente com esta prova. Empregue os procedimentos e princípios deles extraídos para realizar um pequeno trecho musical com as seguintes características: i. buscando entender como são constituídos. Indique claramente na partitura quais foram os procedimentos e princípios musicais em que se baseou para compor seu tre- cho musical. _______________________________________________________________ . Uma conclusão clara.2 Realização de um trecho musical acabado. Não é obrigatório empregar ambos os trechos: o candidato poderá utilizar ape- nas um trecho ou outro. A formação musical é livre. 3. mas deve ser precisamente indicada. ii. Em folhas anexas.

4.2 O tempo para sua realização foi Suficiente ou Insuficiente? 4. de Dificuldade Moderada ou Difícil? 4. AVALIAÇÃO DA PROVA (0:10:00) 4. AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO (0:10:00) Por que você escolheu a UNICAMP para estudar Música? .1 Você considerou esta prova Fácil.3 Você considera que as questões desta prova e os quesitos ava- liados foram adequados? _______________________________________________________________ 5.

meados do séc. 2. etc.). Medieval. A prova é inteiramente gravada. XVIII. XVII. pois os trechos musicais só serão reproduzidos uma única vez. indique o nome do compositor. não será interrompida em hipótese alguma. Renascimento. • 1º trecho ___________________________________________________________________ • 2º trecho ___________________________________________________________________ • 3º trecho ___________________________________________________________________ • 4º trecho ___________________________________________________________________ . Procure ser o mais preciso possível. Em caso de dúvidas. 1. Nos quatro trechos a serem reproduzidos. Classicismo. Caso não reconheça o título da obra. situe as obras da forma mais precisa possível. época (por ex. Leia atentamente todas as questões. indique o que puder: período (por ex. Península Ibérica). local (por ex. peça esclarecimentos à banca ANTES do início da prova. compositores. Preste atenção. XX). estilos e épocas.: Itália.: Romantismo. início do séc. Uma vez iniciada. PROVA DE APTIDÃO MÚSICA E STRUTURAÇÃO E P ERCEPÇÃO E SCRITA Instruções gerais: 1. Barroco. Se não souber o nome do compositor. XIX.: séc. primeira metade do séc. Reconhecimento de obras.

cada um com 12 obras. a) Fórmula de compasso: __________________ b) Tonalidade: _________________ 3. em uma versão para voz e quinteto. Para cada uma das peças o compositor dá um título com alusões e referências extramusicais. Do Prelúdio La fille aux cheveux de lin (A menina dos cabelos de linho). aumentada.2. de Johnny Alf. Cada intervalo será tocado três vezes: Melódicos: a)__________ b)__________ c)__________ d)__________ Harmônicos: a)__________ b)__________ c)__________ d)__________ . No disco Amorosa. você ouvirá um trecho do qual foram extraídos 4 intervalos melódicos e 4 intervalos harmônicos. diminuta e justa). Em seguida. de Tom Jobim. 7ª. extraído da canção O que é amar. jamais alcançada até então. 4ª. Entre 1909 e 1913. Rosa Passos gravou Você vai ver. 8ª. que apresentaram uma nova sonoridade do instrumento. Reconheça e indique a classificação completa de cada intervalo (2ª. 6ª. Claude Debussy escreveu 02 cadernos de Prelúdios. Ouça essa gravação e responda às questões: a) Qual é a fórmula de compasso? __________________ b) Qual é o modo? (maior ou menor) _________________ Identifique também a fórmula de compasso e a tonalidade do trecho transcrito abaixo. menor. 5ª. maior. cada um deles será tocado isoladamente. 3ª.

8ª. 4ª. 3ª.Outros 6 intervalos foram extraídos do Prelúdio Feuilles mortes (Folhas mortas). Classifique cada um deles (2ª. a) ___________________ b) ___________________ c) ___________________ d) ___________________ e) ___________________ f) ___________________ . descendente ou harmônico. aumentada. 5ª. Eles aparecem transcritos abaixo. menor. 7ª. 6ª. indicando também se ele é ascendente. diminuta e justa). maior.

transcritos abaixo com alguns erros. Identifique esses erros com um círculo e escreva na pauta em branco o ritmo correto. Você ouvirá 4 trechos musicais. cada um baseado num pequeno padrão rítmico.4. Cada trecho será tocado três vezes. a) b) .

c) d) .

5. Cada acorde será tocado duas vezes. Identifique com um círculo cada uma delas. 6. Desse trecho foram extraídos 4 acordes. transcrito abaixo com 4 notas erradas. aumentado e diminuto). de Claude Debussy. de Gabriel Fauré. Classifique cada um desses acordes (maior. Você ouvirá um trecho musical extraído do Prelúdio Danseuses de Delphes (Dançarinas de Delfos). que você ouvirá isoladamente a seguir. O trecho será tocado quatro vezes. Você ouvirá agora o início da Cantique de Jean Racine. menor. a)_________________________ b)_________________________ c)_________________________ d)_________________________ .

primeira inversão e segunda inversão). aumentado. diminuto. menor. maior. Identifique cada um deles com uma classificação mais completa (nome.Outros 4 acordes foram extraídos do Prelúdio Les sons et les parfums tournent dans l’air du soir (Os sons e os perfumes giram no ar da noite) e transcritos abaixo. a) _____________________________________________ b) _____________________________________________ c) _____________________________________________ d) _____________________________________________ . posição fundamental.

agora com os acidentes que você colocou. de Toquinho e Vinícius de Moraes. Você ouvirá agora um trecho musical extraído do segundo movimento do Concerto em Sol para piano. Da canção Regra três.7. coloque os acidentes que estão faltando. de Maurice Ravel. Após ouvir esse trecho. uma terça menor acima. . O trecho será tocado cinco vezes. Complete a transcrição com essas 4 notas nas suas alturas corretas. transcrevemos o trecho abaixo sem os acidentes ocorrentes. 8. O trecho será tocado quatro vezes. Transponha esse mesmo trecho. transcrito abaixo com a omissão de 4 notas.

de Marco Pereira.9. Reescreva os 5 compassos abaixo escritos em 2/4. . a) Quarteto para o fim dos tempos (sexto movimento). Ouça a seguir 2 trechos musicais e identifique os instrumentos presentes em cada um. para 5 compassos em 2/2. b) Roda das baianas. 10. Cada trecho será tocado uma única vez. de Olivier Messiaen.

relacionando-as com contextos sociais. 1. Nas décadas de 70 e 80. peça esclarecimentos à banca ANTES do início da prova. Em caso de dúvidas. culturais e políticos do Brasil daqueles anos. João Bosco e Aldir Blanc compuseram grande número de canções que integram o segmento fonográfico definido como MPB. . Leia atentamente todas as questões. 2. não será interrompida em hipótese alguma. Escolha uma dessas composições e destaque algumas das suas características. PROVA DE APTIDÃO MÚSICA E STRUTURAÇÃO E P ERCEPÇÃO E SCRITA M ÚSICA P OPULAR Instruções gerais: 1. Uma vez iniciada. A prova é inteiramente gravada.

menor. Rosa Passos gravou Você vai ver. Reconheça e indique a classificação completa de cada intervalo (2ª. aumentada. em uma versão para voz e quinteto. de Johnny Alf.2. 3ª. 4ª. maior. 5ª. Entre 1909 e 1913. No disco Amorosa. cada um deles será tocado isoladamente. você ouvirá um trecho do qual foram extraídos 4 intervalos melódicos e 4 intervalos harmônicos. de Tom Jobim. extraído da canção O que é amar. 7ª. a) Fórmula de compasso: __________________ b) Tonalidade: _________________ 3. Do Prelúdio La fille aux cheveux de lin (A menina dos cabelos de linho). diminuta e justa). Em seguida. Claude Debussy escreveu 02 cadernos de Prelúdios. jamais alcançada até então. 8ª. Para cada uma das peças o compositor dá um título com alusões e referências extramusicais. que apresentaram uma nova sonoridade do instrumento. 6ª. Cada intervalo será tocado três vezes: Melódicos: a)__________ b)__________ c)__________ d)__________ Harmônicos: a)__________ b)__________ c)__________ d)__________ . cada um com 12 obras. Ouça essa gravação e responda às questões: a) Qual é a fórmula de compasso? __________________ b) Qual é o modo? (maior ou menor) _________________ Identifique também a fórmula de compasso e a tonalidade do trecho transcrito abaixo.

7ª. maior. indicando também se ele é ascendente. 3ª.Outros 6 intervalos foram extraídos do Prelúdio Feuilles mortes (Folhas mortas). Classifique cada um deles (2ª. 8ª. diminuta e justa). descendente ou harmônico. 6ª. a) ___________________ b) ___________________ c) ___________________ d) ___________________ e) ___________________ f) . 4ª. Eles aparecem transcritos abaixo. aumentada. 5ª. menor.

Identifique esses erros com um círculo e escreva na pauta em branco o ritmo correto. a) b) . cada um baseado num pequeno padrão rítmico. transcritos abaixo com alguns erros. Cada trecho será tocado três vezes. Você ouvirá 4 trechos musicais.___________________ 4.

c) d) .

menor. de Claude Debussy.5. Você ouvirá um trecho musical extraído do Prelúdio Danseuses de Delphes (Dançarinas de Delfos). Classifique cada um desses acordes (maior. Desse trecho foram extraídos 4 acordes. a)_________________________ b)_________________________ c)_________________________ d)_________________________ . que você ouvirá isoladamente a seguir. aumentado e diminuto). Transcreva as cifragens abaixo em notas musicais. Cada acorde será tocado duas vezes. 1) 2) 3) 4) 5) 6.

uma terça menor acima. Complete a transcrição com essas 4 notas nas suas alturas corretas. . 8. Transponha esse mesmo trecho. Da canção Regra três. agora com os acidentes que você colocou. transcrito abaixo com a omissão de 4 notas. de Maurice Ravel. de Toquinho e Vinícius de Moraes. O trecho será tocado quatro vezes. Após ouvir esse trecho. coloque os acidentes que estão faltando.7. O trecho será tocado cinco vezes. Você ouvirá agora um trecho musical extraído do segundo movimento do Concerto em Sol para piano. transcrevemos o trecho abaixo sem os acidentes ocorrentes.

Cada trecho será tocado uma única vez. b) Roda das baianas. de Olivier Messiaen.9. para 5 compassos em 2/2. Reescreva os 5 compassos abaixo escritos em 2/4. a) Quarteto para o fim dos tempos (sexto movimento). 10. . Ouça a seguir 2 trechos musicais e identifique os instrumentos presentes em cada um. de Marco Pereira.

bem como a escala ou modo (apenas uma opção) que poderia ser usada numa improvisação. de Johnny Alf a) Realize a análise harmônica (em qualquer sistema) de todos os acordes. apontando a função harmônica de cada um. b) Para os acordes assinalados. Abaixo se encontram a melodia e as cifragens da harmonia da canção Escuta.11. . indique novamente a função harmônica.

Acordes Função Harmônica Escala B7 Gb7M D7 Bb7M Bbm7 Dm7 (b5) A˚ .

a) b) c) . PROVA DE APTIDÃO MÚSICA P ERCEPÇÃO O RAL V ERSÃO A Cante cada uma das melodias abaixo. O examinador tocará a primeira nota.

3. Memorizar todas as vozes. da Partitura III. cantar uma voz e tocar outra ao piano. à escolha do candidato. Reger a Partitura IV. Da Partitura II. Executar a Partitura I ao piano. . 4. música e texto. 5. a critério da banca. Reger uma dentre as Partituras I. II ou III. em qualquer combinação. 2. PROVA DE APTIDÃO MÚSICA I NSTRUMENTO Executar uma peça de livre escolha no instrumento de sua preferência: Instrumento: ________________________ R EGÊNCIA 1.

Partitura I: .

Partitura II: .

Partitura III: .

Partitura IV: .