You are on page 1of 10

EDITORIAL MODULO - WLADIMIR

1. Como funciona a Máquina de Xerox
Quando se inicia a operação em uma máquina de Xerox, acende-se uma lâmpada, que varre
todo o documento a ser copiado. A imagem é projetada por meio de espelhos e lentes sobre a
superfície de um tambor fotossensível, que é um cilindro de alumínio revestido de um material
fotocondutor.
Os fotocondutores são materiais com propriedade isolante no escuro. Mas, quando expostos à
luz, são condutores. Assim, quando a imagem refletida nos espelhos chega ao tambor, as
cargas superficiais do cilindro se alteram: as áreas claras do documento eliminam as cargas
elétricas que estão sobre a superfície do cilindro e as áreas escuras as preservam. Forma-se,
então, uma imagem latente, que ainda precisa ser revelada. Para isso, o cilindro é revestido
por uma fina tinta de pó, o tonalizador, ou toner, que adere à imagem latente formada sobre o
tambor. Em seguida, toda a imagem passa para as fibras do papel, através de pressão e calor.
E, assim, chega-se à cópia final.

Fonte: Revista Globo Ciência, dez. 1996, p. 18.

O texto acima se refere a uma aplicação do fenômeno de eletrização, pois é graças a ele que o
toner adere ao cilindro metálico mencionado. O processo de eletrização pode ocorrer de três
formas distintas: atrito, indução e contato, mas todos os processos têm algo em comum. É
CORRETO afirmar que o comum destes processos é:
a) Deixar o corpo eletrizado, com um desequilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas
e negativas.
b) Deixar o corpo eletrizado, com um equilíbrio entre o número de cargas elétricas positivas e
negativas.
c) Arrancar as cargas positivas do corpo eletrizado.
d) Deixar o corpo eletrizado com uma corrente elétrica negativa.
e) Deixar o corpo eletrizado com um campo magnético.

2. Considere quatro esferas metálicas idênticas e isoladas uma da outra. Três esferas (a,b,c)
estão, inicialmente, descarregadas e a quarta esfera (d) está eletrizada com carga igual a Q. A
seguir a esfera d é posta sucessivamente em contato com as esferas a, b e c. No final todas as
esferas estão eletrizadas. Sobre as cargas adquiridas pelas esferas, ao final do processo,
assinale o que for correto.
01) As quatro esferas estarão igualmente eletrizadas.
02) A esfera a estará eletrizada com carga igual a Q/2.
04) As esferas c e d estarão eletrizadas com cargas iguais a Q/8.
08) As esferas a, b e c estarão eletrizadas com cargas iguais a Q/3.
16) A esfera b estará eletrizada com carga igual a Q/4.

3. A indução eletrostática consiste no fenômeno da separação de cargas em um corpo
condutor (induzido), devido à proximidade de outro corpo eletrizado (indutor).
Preparando-se para uma prova de física, um estudante anota em seu resumo os passos a
serem seguidos para eletrizar um corpo neutro por indução, e a conclusão a respeito da carga
adquirida por ele.

Passos a serem seguidos:
I. Aproximar o indutor do induzido, sem tocá-lo.
II. Conectar o induzido à Terra.
III. Afastar o indutor.
IV. Desconectar o induzido da Terra.

Conclusão:
No final do processo, o induzido terá adquirido cargas de sinais iguais às do indutor.

Ao mostrar o resumo para seu professor, ouviu dele que, para ficar correto, ele deverá
a) inverter o passo III com IV, e que sua conclusão está correta.
b) inverter o passo III com IV, e que sua conclusão está errada.
c) inverter o passo I com II, e que sua conclusão está errada.
d) inverter o passo I com II, e que sua conclusão está correta.

Página 1 de 1

b) I e IV. Esse conjunto encontra-se isolado por uma rolha de cortiça presa ao gargalo de uma garrafa de vidro transparente. eletrizado com carga desconhecida. adquirirem carga elétrica. induzida pelas nuvens carregadas. Sobre processos de eletrização entre essas duas esferas. afirma-se: I. havendo contato. c) campo magnético gerado pela tempestade que se aproxima. ( ) Ao aproximar a esfera A da B. por causa do atrito dos pés com o solo. nota que os cabelos de seus amigos começam a levantar. consiste de uma esfera metálica ligada. ( ) Ao aproximar a esfera A da B. identifique as afirmativas corretas: ( ) Ao aproximar a esfera A da B. O eletroscópio da figura. através de uma haste condutora. sem que haja contato. Sobre esse dispositivo. ao se desfazer esse aterramento. e em seguida aterrando a esfera B. ambas ficarão com cargas elétricas de sinais opostos. mas está eletricamente neutra. 5. d) III e IV. a configuração inicial de cargas não se modificará. ( ) Ao aproximar a esfera A da B. c) II e III. As folhas abrem-se ainda mais quando um objeto. d) efeito fisiológico da corrente elétrica que circula pelo corpo de vocês. 4. causado pela presença de nuvens carregadas sobre vocês. e que sua conclusão está errada. Uma esfera condutora A. b) fato de vocês. a duas folhas metálicas e delgadas. IV. de mesma carga do eletroscópio. 6. III. as duas esferas sofrerão uma força de repulsão. carregada positivamente.WLADIMIR e) inverter o passo II com III. Estão corretas apenas as afirmativas a) I e II. O vidro que envolve as folhas delgadas funciona como uma blindagem eletrostática. sem que haja contato. a esfera A ficará neutra e a esfera B ficará carregada positivamente. uma força de atração surgirá entre essas esferas. Isso é devido ao a) aumento do campo elétrico no local. EDITORIAL MODULO . como mostra a figura. aproxima-se da esfera sem tocá-la. A esfera e as lâminas estão eletrizadas com carga de mesmo sinal e a haste está neutra. e em seguida afastando-as. ( ) Ao aproximar a esfera A da B. é aproximada de uma outra esfera condutora B. Você está passeando com alguns amigos por uma região rural enquanto uma tempestade se forma. e em seguida separando-as. As folhas movem-se quando um corpo neutro é aproximado da esfera sem tocá-la. e em seguida afastando-as. havendo contato. Ao passar por um ponto um pouco mais elevado. que é idêntica à esfera A. sem que haja contato. II. Página 2 de 2 .

No final desse procedimento. d) 4 e 5. respectivamente. B e C serão. B e C. b) negativas foram transferidas do bastão para a seda. cargas elétricas a) positivas foram transferidas da seda para o bastão. as cargas das esferas A. Após tocar o bastão. c) negativas foram repelidas para a outra extremidade do bastão. durante o processo de atrito. c) Q/2. o pêndulo voltou a sofrer repulsão (etapa III). ao aproximar um bastão eletrizado do pêndulo. A partir dessas informações. Em seguida. B e C. O aluno segurou a esfera do pêndulo com suas mãos. Faz-se a esfera A tocar primeiro a esfera B e depois a esfera C. observou que ele foi repelido (etapa I). Q/8 e Q/8. é o pêndulo eletrostático. encontram-se separadas e suspensas por fios isolantes conforme ilustração. 8. A. c) 2 e 4. ao aproximar novamente o bastão. 3Q/8 e 3Q/8. faz-se a esfera B tocar a esfera C.WLADIMIR 7. o aluno constata que a parte atritada do bastão ficou carregada positivamente. 9. 3Q/8 e 3Q/8. Um dispositivo simples capaz de detectar se um corpo está ou não eletrizado. Um aluno recebe um bastão de vidro e um pedaço de seda para realizar uma demonstração de eletrização por atrito. d) negativas foram destruídas no bastão pelo calor gerado pelo atrito. 3Q/8 e Q/8. eletrizado com a mesma carga inicial. Página 3 de 3 . Três esferas idênticas. b) 1 e 2. Q/2 e Q/8. percebeu que o pêndulo foi atraído (etapa II). e) 2 e 5. b) Q/4. considere as seguintes possibilidades para a carga elétrica presente na esfera do pêndulo: Possibilidade Etapa I Etapa II Etapa III 1 Neutra Negativa Neutra 2 Positiva Neutra Positiva 3 Negativa Positiva Negativa 4 Positiva Negativa Negativa 5 Negativa Neutra Negativa Somente pode ser considerado verdadeiro o descrito nas possibilidades a) 1 e 3. que pode ser feito com uma pequena esfera condutora suspensa por um fio fino e isolante. 10. a) Q/2. Um aluno. Nesse caso. Três esferas metálicas idênticas. A. descarregando-a e. e) positivas foram criadas no bastão pelo calor gerado pelo atrito. d) Q/2. EDITORIAL MODULO . A esfera A possui carga Q e as outras estão neutras. e) Q/4. então. Após esfregar a seda no bastão. se encontram isoladas e bem afastadas uma das outras.

Cargas Das Esferas Possibilidades A B C 1ª + + 0 2ª 0 0 + 3ª . Página 4 de 4 . 11. c) 2ª e 4ª. d) 3ª e 4ª. EDITORIAL MODULO . . fica carregada positivamente e a esfera 2 carregada negativamente. mais próxima do bastão.WLADIMIR As seguintes ações e observações são. realizadas: Ações Observações Aproxima-se A de B Aproxima-se B de C Das possibilidades apresentadas na tabela seguinte. 0 4ª . Duas esferas condutoras descarregadas e iguais 1 e 2 estão em contato entre si e apoiadas numa superfície isolante. É correto afirmar que a) as esferas permanecem descarregadas. sem tocá‐la. Em seguida as esferas são afastadas e o bastão eletrizado é removido. b) 1ª e 3ª. + - aquelas que estão em conformidade com as observações são a) 1ª e 2ª. Aproxima‐se de uma delas um bastão eletrizado positivamente. b) a esfera 1. então. c) as esferas ficam eletrizadas com cargas iguais e de sinais opostos. conforme figura a seguir. pois não há transferência de cargas entre bastão e esferas.

Após os respectivos contatos. Após o contato. III– finalmente. após as sequencias de contatos descritas. 12. então. faz-se o contato apenas entre as esferas A e C. Considere quatro esferas metálicas idênticas. faz-se o contato apenas entre as esferas C e B. as esferas são separadas. QB = Q/2. Inicialmente as esferas apresentam as seguintes cargas: QA= Q. QC = 0 (neutra) e QD = – Q. as esferas são novamente separa . II – a seguir. separadas e apoiadas em suportes isolantes. EDITORIAL MODULO .das. as esferas são novamente separadas.WLADIMIR d) as esferas ficam carregadas com cargas de sinais iguais e ambas de sinal negativo. 7Q a) 8 b) Q −Q c) 2 −Q d) 4 7Q e) 16 Página 5 de 5 . Após o contato. pois o bastão atrai cargas opostas. Pede-se a carga final na esfera C. Faz-se. a seguinte sequencia de contatos entre as esferas: I – contato entre as esferas A e B e esferas C e D.

havendo. os corpos adquirem cargas de sinais opostos. e quando ele é negativo. Quando o indutor é positivo. Resposta da questão 4: [A] O campo elétrico torna-se mais intenso.WLADIMIR Gabarito: Resposta da questão 1: [A] Para que um corpo seja eletrizado. ele atrai elétrons da terra para o induzido (o induzido fica com carga negativa). então. aumentando o efeito da indução sobre os cabelos. repele elétrons do induzido para a terra (o induzido fica com carga positiva). Resposta da questão 5: VVFVV (V) A esfera neutra polariza-se e ocorre a atração entre elas: (V) Havendo contato. Resposta da questão 2: 02 + 04 + 16 = 22 A tabela a seguir apresenta as cargas das esferas do início ao fim do processo. a carga irá distribuir-se igualmente pelas duas esferas: Página 6 de 6 . eriçando-os. a b c d Início 0 0 0 Q Contato d-a Q/2 0 0 Q/2 Contato d-b Q/2 Q/4 0 Q/4 Contato d-c Q/2 Q/4 Q/8 Q/8 Final Q/2 Q/4 Q/8 Q/8 Resposta da questão 3: [B] Os passos III e IV devem ser invertidos e. ele deve ganhar ou perder elétrons. EDITORIAL MODULO . um desequilíbrio entre o número de prótons (cargas positivas) e o número de elétrons (cargas negativas). por qualquer processo. na eletrização por indução.

o material deve ser condutor. Resposta da questão 7: [E] Q+0 Q A com B: Q A = QB = = . III. II. 2 2 8 A tabela abaixo mostra o resultado final.WLADIMIR Quando elas forem afastadas. EDITORIAL MODULO . Errada: para haver blindagem. 2 4 Q +Q 3Q B com C: QB = QC = 2 4= 4 = 3 Q. IV. (V) Tudo volta ao início já que não houve transferência de cargas. Contatos A B C Início Q 0 0 A com B Q/2 Q/2 0 A com C Q/4 Q/2 Q/4 B com C Q/4 3Q/8 3Q/8 Página 7 de 7 . Errada: a carga distribui-se por todo o material condutor. Resposta da questão 6: [B] I. haverá repulsão: (F) Contraria o que foi explicado acima. as cargas positivas serão neutralizadas por elétrons que vêm da Terra. 2 2 Q +0 Q A com C: Q A = QC = 2 = . Correta: haverá indução. (V) Ao aterrarmos a esfera B. Correta: haverá indução.

Essas possibilidades combinadas estão na tabela a seguir: Cargas Das Esferas Possibilidades A B C 1ª + + 0 2ª + + – 3ª – – 0 4ª – – + Dessas possibilidades. (neutra) e (+)] ou [(–). (–)] Etapa III: ao entrar em contato com o bastão. Página 8 de 8 . Se o bastão ficou carregado positivamente. Resposta da questão 10: [B] As esferas A e B se repelem: possuem cargas de mesmo sinal. a esfera adquiriu carga de mesmo sinal que ele. pois foi novamente repelida. Resposta da questão 11: [C] As figuras ilustram a situação descrita.WLADIMIR Resposta da questão 8: [E] Etapa I: como houve repulsão. há passagem de cargas negativas (elétrons) de um corpo para outro. Como o sinal da carga do bastão não sofreu alteração. respectivamente: [(+). ele perdeu elétrons para a seda. Resposta da questão 9: [B] Na eletrização por atrito.(–)].(+)] ou [(–). As cargas da esfera e do bastão podiam ser.(+)] ou [(neutra). a esfera pendular e o bastão tinham cargas de mesmo sinal. ou seja. respectivamente: [(+). EDITORIAL MODULO . As esferas B e C se atraem: A esfera C está neutra ou possui carga de sinal oposto ao da esfera B. Etapa II: a esfera estava descarregada e o bastão continuou com a mesma carga: [(neutra).(+)] ou [(–).(–)]. apenas a 1ª e a 3ª comparecem na tabela de opções fornecidas pela questão. neutra e (–)]. a esfera apresentava cargas de mesmo sinal nas etapas I e III. Assim as possibilidades de carga são: [(+). cargas negativas foram transferidas do bastão para a seda.

A Fig 2 mostra as esferas com cargas de mesmo módulo e sinais opostos. 2 Q Q+ Q + QB 2 =3 Q. ocorre a polarização de cargas nas esferas. A com C: QA3 = QC3 = A1 = 2 2 16 7 Q Portanto. ou seja: Q1 + Q2 Q1' = Q'2 = . 2 2 2 Q 3 Q QC1 + QB1 − 2 + 4 Q C com B: QC2 = QB2 = = = . A com B: QA1 = QB1 = A = 2 2 4 QC + QD 0 + ( −Q) −Q C com D: QC1 = QD1 = = = . QB = . QC = 0 e QD = – Q 2 Quando dois corpos condutores idênticos são colocados em contato. a carga final da esfera C é QC3 = . 16 Página 9 de 9 . Apliquemos essa expressão aos vários contatos descritos no enunciado.WLADIMIR Na Fig 1. devido à presença do bastão. Resposta da questão 12: [E] Q Dados: QA = Q. EDITORIAL MODULO . 2 2 8 3 Q Q + Q + QC2 4 8 = 7 Q. as cargas finais são iguais e correspondem à média aritmética das cargas iniciais.

WLADIMIR Página 10 de 10 .EDITORIAL MODULO .