You are on page 1of 5

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS

PROGRAMA ANALÍTICO
CURSO UNIDADE CURRICULAR ANO SEMESTRE HORA/SEMANA
ENGENHARIAS FÍSICA GERAL 2 2O 1º 7

TOTAL AULAS TEÓRICAS + TEÓRICO-PRÁTICAS LABORATÓRIO SEMINÁRIOS
105 HORAS 90 HORAS 15 HORAS

EMENTA
Oscilações e ondas mecânicas. Electrostática. Carga eléctrica. O campo eléctrico.
Potencial eléctrico, Capacitores e dieléctricos.

Circuitos eléctricos de corrente contínua. Corrente eléctrica, Força electromotriz,
Resistência.

Circuitos simples.

Electromagnetismo. Campo magnético. Lei de Ampere. Lei de Indução. Indutância.
Oscilações electromagnéticas. Magnetismo na substância. Correntes alternadas.
Equações de Maxwell. Ondas electromagnéticas.

OBJECTIVOS
- Descrever o quadro oscilatório, ondulatório e electromagnético do mundo, formulando
as suas leis fundamentais e aplicando os mesmos na interpretação e transformação dos
objectos e fenómenos físicos vinculados a sua futura profissão.

- Aplicar, no objecto e no campo de acção da sua futura profissão, os métodos físicos
de trabalho bem como os métodos e técnicas de resolução de problemas físicos
vinculados aos movimentos oscilatórios, ondulatórios e electromagnéticos.
- Utilizar correctamente aparelhos de medidas de grandezas físicas fundamentais
vinculados aos fenómenos oscilatórios, ondulatórios e electromagnéticos.
- Usar técnicas de linearização de expressões, confecção de relatórios, construção de
gráficos, métodos de escolha da melhor curva, de forma a auxiliar no seu
desenvolvimento intelectual e profissional para que o mesmo actue na área de
engenharia.
- Mostrar interesse pela busca da relação entre conhecimento teórico e
experimentação, propiciando novas interpretações de ambos e novos métodos de
resolução de problemas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1/5
Última Actualização: 19 de agosto de 2017

frequência angular e frequência. Interferência. II. Velocidades supersónicas. Reflexão e refracção. Ondas de choque. Diferentes sistemas que executam MAS. Pulso e trem de ondas periódicas. Linhas de força. Movimento harmónico simples (MAS). Difracção numa fenda. Ondas estacionárias. Relação entre o MAS e o MCU. Interferência. Tipos de ondas. Electrostática As cargas eléctricas e a lei de Coulomb. Densidade linear. Movimento harmónico amortecido. O princípio de Huygens. superficial e volumétrica das cargas eléctricas. A onda harmónica simples. Intensidade do campo eléctrico. Movimento harmónico forçado. Ondas sonoras. Oscilações harmónicas. Velocidade de fase. Ondas em dois e em três dimensões. Ressonância. O Efeito Doppler. A velocidade do som. O campo eléctrico e o potencial 2/5 Última Actualização: 19 de agosto de 2017 . período. Análises energéticas no MAS. amplitude e fase. Oscilações mecânicas. Velocidade de propagação da onda em função das características do meio. Combinação de MAS. Oscilações Mecânicas Movimentos periódicos. Lei de Gauss. O campo eléctrico. Propagação de ondas sonoras. Principio de Sobreposição. número de onda. Intensidade e nível do som. Ondas em meios elásticos O movimento ondulatório em meios elásticos. Batimentos. Fontes Sonoras musicais. III. Ondas numa corda esticada infinita. Ondas progressivas. Reflexão nos extremos. Ondas numa dimensão. Equação da onda. Aplicações da Lei de Gauss Potencial eléctrico e energia potencial eléctrica. I. Parâmetros da onda: comprimento. O princípio de superposição das ondas. Transmissão de energia numa onda progressiva. Ondas estacionárias e ressonância. Lei de propagação e características.

Circuitos eléctricos. VII. Força entre dois condutores com corrente. Capacitores com dieléctricos. Lei de Biot-Savart. Capacidade total de capacitores ligados em serie e em paralelo. Magnetismo em meios materiais Momento magnético orbital e de spin. Indutância. Forças sobre um condutor com corrente. Campo magnético da espira e da bobina. VI. Materiais magneticamente fortes e moles. Corrente de deslocamento. Fontes do campo magnético. Fluxo magnético . Comportamento térmico nos metais. Ferromagnetismo. Regras de Kirchhoff. Vector indução magnética de uma carga em movimento Força de Lorentz. IV. V. Velocidade das ondas eletromagnéticas. Força electromotriz. Circuitos RC. Histerese. Capacitância. As equações de Maxwell e as ondas electromagnéticas Campos elétricos induzidos. Electrodinâmica Corrente e densidade de corrente elétrica. Fontes de força electromotriz. Lei de Ohm macroscópica e microscópica. Polarização do dieléctrico. Efeito joule. Capacitores. Aplicações. FÍSICA EXPERIMENTAL IX. Teoria clássica da condução nos metais. Energia num campo magnético. Campo magnético dum condutor recto infinito com corrente. Lei de Gauss do magnetismo. Circuitos LC e RLC. Densidade de energia. Vector de indução magnética. O vector intensidade do campo magnético. Transformadores. Lei de Lenz. Energia potencial do dipolo magnético num campo externo. Corrente alternada. Resistividade e condutividade. Lei de Faraday. Força sobre uma espira com corrente num campo magnético. Magnetização. eléctrico. Lei de Ampere. Oscilações electromagnéticas. Ondas eletromagnéticas. Simetria das equações de Maxwell. Diamagnetismo. Medições de corrente e voltagem num circuito. Resistência eléctrica de um condutor homogéneo. Introdução ao laboratório de Física Experimental 3/5 Última Actualização: 19 de agosto de 2017 . Momento magnético da espira. Magnetostática O campo magnético. Magnetodinâmica Indução magnética. Energia e potencia num circuito eléctrico. Carga e descarga dos capacitores. O efeito Hall. Lei de Poillet. Dieléctricos num campo eléctrico: ponto de vista atómico. Energia num campo eléctrico. VIII. Paramagnetismo. A definição do ampere.

Parâmetros do movimento. Medidas de resistências. Sua medição. Serão realizadas 2 ou 3 práticas entre as seguintes. Estudo de fenómenos e medições de grandezas relativas às oscilações e as ondas mecânicas. Estudo de fenómenos e medições de grandezas electromagnéticas. Grandezas fundamentais e derivadas no Electromagnetismo. de capacitâncias e de indutâncias com a ponte de Wheatstone. Estudo de circuitos simples de corrente contínua. Pêndulos simples. tensões e resistências.Introdução a o laboratório de Física Experimental. As unidades electromagnéticas do Sistema Internacional de Unidades. Usos de instrumentos básicos para as medidas eléctricas: amperímetro. Estudo do movimento oscilatório do sistema corpo – mola. Circuito série RLC. Estudo da Leis de Ohm e as Regras de Kirchhoff. Lei de Hooke e torção dinâmica. Curvas características de resistores. Pêndulos acoplados. Estudo do pêndulo simples e cálculo da aceleração gravítica. Estudo do transformador. Oscilações forçadas. Oscilações mecânicas. O nónio ou vernier nas medições de comprimentos e ângulos. voltímetro e multímetro. Medidas de temperaturas com pares termoeléctricos ou termopares. Medições de grandezas básicas da electricidade tais como correntes. Medições de tempo. Serão realizadas entre duas ou três práticas entre as seguintes. Carga e descarga de um capacitor. 4/5 Última Actualização: 19 de agosto de 2017 . Instrumentos de medição e escalas no Electromagnetismo. X. XI. Noções gerais sobre as grandezas físicas em geral e as grandezas físicas relativas às oscilações e ondas mecânicas e grandezas electromagnéticas em particular.

Efeito de Hall. Rio de Janeiro. 2.r.V.4 RExame + 0. Oscilações e Ondas e Termodinâmica. ed. 9.ed.. Rio de Janeiro (Português).1. Força de Lorentz sobre uma carga em movimento em um campo magnético. Paull Allan. Mecânica. 4. R. Magnetismo e Óptica 8.6 Exame  RExame = resultado final.4  0. Tipler 6. Zimmermann. ufsc. A balança de corrente. 9na Edição. Laço de histerese. 2012. Ondas e Termodinâmica. São 11. BIBLIOGRAFIA 1. AVALIAÇÃO RExame  0.6 RRecurso RRecurso = resultado final incluindo a nota do exame de recurso. m. AC = média das avaliações contínuas incluindo as avaliações dos seminários e das práticas de laboratório. V.5.1. Medições do campo magnético em espiras simples e bobinas com corrente mediante a sonda de Hall. & Resnick. 2ª. & Resnick.. R. c.3 * AC  0.7 * PP* 0. de lima f.Guia das práticas de Física Experimental II dos Professores Karl Crusch e José Pérez.2 2. Introdução ao Laboratório de Física. Força sobre um condutor com corrente. e.Fundamentos de Física. 6ta Edição 2012.média da avaliação das provas parcelares. h..2.4. Halliday D. incluindo a nota do exame ordinário.. V.r. s. 2001. Mecânica. s.Fundamentos de Física. editora Edgard Blücher Ltda. 5/5 Última Actualização: 19 de agosto de 2017 . Gravitação. Halliday D. Princípio de funcionamento dos amperímetros... j.F 1. 5. Hofmann. Electromagnetismo 3. 6-Vuolo. Grandi. V. p. j.Savart.Piacentini.3. Fundamentos da teoria de erros. 7ma Edição. j. V. 10. 2006. Electricidade e 7..3.2. 2ª. Escala 0 à 20: Aprovado ≥ 10 RRecurso = 0. Paulo 1996.Física para Cientistas e Engenheiros. PP. ed. Estudo da Lei de Biot . Bartira.