You are on page 1of 4

Prof(a).

:Crislaine Mota
2ºAno
GEOMETRIA ESPACIAL

Definição: é a área da matemática que se Volume: a.a.a
encarrega de estudar as figuras no espaço, ou =a3
seja, aquelas que possuem mais de duas Diagonal: a
dimensões.
√3
Ex2.: Se cada um dos seis cubos tem aresta
igual a 4cm, determine a área coberta de tinta
verde se os cubos foram pintados já colados.

Poliedros
Elementos dos poliedros:

Ex3: Um cubo tem a área total igual a 96 m2.
Qual o volume desse cubo e o valor da
diagonal?
 Paralelepípedo:
Relação de Euler: V-A+F=2
Ex1: Em um poliedro convexo, o numero de
arestas excede o número de vértices em 12
unidades. qual é o número de faces desse
poliedro?
a)8
b)10
c)12
d) 14
e)16 Ex.4:Na casa do Célio há uma Piscina
Prismas: (retangular). A piscina tem 8m de
 Cubo: comprimento por 6m de largura e sua
profundidade é de 2m. Se a capacidade do
caminhão pipa, que foi contratado para encher
a piscina, é de 32000 litros, determine a
quantidade de vezes que o caminhão vai até a
casa de Célio para encher a piscina
totalmente.
a) 3,2
b) 3
Área lateral:
c) 4,6
4a2 d) 4
Área total: 6a e) n.d.a.
2 Prismas Regulares

assim como o trapézio 1) (ENEM 2010) A siderúrgica “Metal Nobre” EFHG. ACGE. Um tipo especial de peça feita nessa Calcule o volume (em cm³) do sólido limitado companhia tem o formato de um pelas faces ABFE. BDHF e paralelepípedo retangular. B) volume. Cada face dessa pirâmide é um triângulo isósceles cuja altura relativa à base mede 179m.:Crislaine Mota 2ºAno Área da base (polígono de n lados) Área da base (polígono de n lados) Área de uma face(retângulo) Área de uma face(triângulo) h: altura h: altura Área lateral: Área lateral: Área total: Volume: Área total: Ex5. Exercícios 10 cm. iguais a: pirâmide regular de base quadrada. 5 cm e 5 cm. em m2. o segmento de reta c)39816 AE é paralelo ao segmento BF e o segmento d)53088 de reta CG é paralelo ao segmento DH. esses trapézios estão situados em produz diversos objetos maciços utilizando o planos paralelos que distam 4 cm um do outro. com Volume: altura de 4 m e a altura da base medindo 3√3 Ex7: (UFF) A grande pirâmide de Quéops. de acordo com pelos dois trapézios. ferro. o e) 79432 trapézio ABDC tem os lados medindo 2 cm. . CDHG.: Num prisma triangular regular. m. A área da base dessa pirâmide. O produto das três dimensões indicadas na Pirâmide regular peça resultaria na medida da grandeza A) massa. o volume e a área total são antiga construção localizada no Egito. é uma respectivamente. é: a)13272 b)26544 Ex6: Na figura a seguir. Prof(a). com 137m de altura.

m. a) 36 2) (PUC) Um tanque de uso industrial tem a b) 27 forma de um prisma cuja base é um trapézio c) 18 isósceles. o apótema da base é igual a metade da altura e o volume é igual a 9m3. ? 21 Sabendo-se que a aresta da base da pirâmide terá 3m e que a altura da pirâmide será de 4 m= 20 . Prof(a). o número mínimo de lotes de telhas a ser comprado é: a) 90 b) 100 c) 110 d) 120 e) 130 6) (EMPO) Numa pirâmide quadrangular regular. como mostra a figura: e) 7) Uma pirâmide hexagonal regular de 21 cm de altura tem o apótema da base medindo 20 cm. Calcule a medida do apótema da g= h= pirâmide. que será apoiado b)2 sobre uma pirâmide de base quadrada feita de concreto maciço. em metros. O volume desse para cobrir esse telhado são vendidas em lotes solido é: que cobrem 1m². As telhas planificação de um solido. para a construção da pirâmide será: E) comprimento. do prisma. em metros cúbicos. O lado da base 3) (UFRGS) Afigura a seguir representa a mede 8m e a altura da pirâmide.:Crislaine Mota 2ºAno C) superfície. Supondo que possa haver 10 lotes de telhas desperdiçadas (quebras e emendas). 3m. de base quadrada. Na figura abaixo. o volume de concreto(em m³) necessário D) capacidade. O volume e) 4 desse tanque. é : 5) a) 50 (FUVEST b) 60 –SP) Um c) 80 telhado d) 100 tem a e) 120 forma da superfície lateral de uma pirâmide regular. A aresta lateral da pirâmide mede: 4) (UNESP) O prefeito de uma cidade pretende colocar em frente à prefeitura um mastro com uma bandeira. são dadas as d) 12 dimensões.

B)6 cm. Analisando as caracteriśticas das figuras geométricas descritas. com o mesmo volume. As arestas da barra de chocolate no formato de paralelepiṕ edo medem3 cm de largura.Questão 139 – Prova Rosa Uma fábrica produz barras de chocolates no formato de paralelepiṕ edos e de cubos. D)24 cm. Prof(a).:Crislaine Mota 2ºAno 8) Enem 2010 . 18 cm de comprimento e 4 cm de espessura. a medida das arestas dos chocolates que têm o formato de cubo é igual a: A)5 cm. E)25 cm . C)12 cm.