You are on page 1of 5

Instituto de Engenharia e Tecnologia

Cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e
Engenharia Química

GUIA PARA A AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DE POC I, POC II,
TCC I E TCC II

Magali Maria de Araújo Barroso
magali.barroso@prof.unibh.br

1 INTRODUÇÃO

Este guia tem como objetivo esclarecer os itens que são avaliados nas seis tarefas
das disciplinas POC I, POC II, TCC I e TCC II dos cursos de Ciência da
Computação, Engenharia de Produção e Engenharia Química. O aluno, desde a
realização da primeira tarefa de POC I e TCC I, está elaborando o artigo científico,
que corresponde ao produto final de POC II e TCC II. Nas várias fases do trabalho, o
professor das disciplinas (coorientador(a)) avalia a forma de apresentação do artigo
e, o(a) orientador(a), o conteúdo científico relacionado ao desenvolvimento da
pesquisa. Os itens avaliados constam da bibliografia básica das disciplinas, postada
no SOL.

2 AVALIAÇÃO DA FORMA (PROFESSOR(A) DA DISCIPLINA – COORIENTADOR(A))
Valor
Descrição dos Itens
descontado
1. O texto do artigo científico deve seguir a formatação do Modelo
de Artigo Científico de POC e TCC, disponibilizado no SOL:
papel A4, formatação justificada – exceto nas Referências – 0,5
fonte arial e, o tamanho da fonte, depende da seção, em que o
texto estiver inserido.

2. Texto deve estar na terceira pessoa do singular, impessoal. 0,5

3. O texto é dividido em três partes:
i) Elementos Pré-textuais: Títulos em Português (Negrito, 0,5
fonte arial 16 com efeito versalete) e em Inglês (Negrito,
fonte arial 14 com efeito versalete), Autoria, Orientador(a) e
Coorientador(a) e Coorientador (Negrito, fonte arial 12),

Projeto Orientado em Computação, Trabalho de Conclusão de Curso I e II – Prof.ª Magali Maria de
Araújo Barroso – 1.º/2015

em duas colunas (Fonte arial 10).5 cada parte devem ter as colunas balanceadas.5 9. As citações diretas ou indiretas das fontes pesquisadas no corpo do texto são obrigatórias. i) As referências são obrigatórias e devem seguir as normas 0. enumerada sequencialmente conforme a 0. 0. Todas as informações em uma coluna.5 categoria. Dois 0.ª Magali Maria de Araújo Barroso – 1. deve ser citada a fonte bibliográfica. 8. As últimas páginas de 0. Projeto Orientado em Computação.5 máximo três linhas.5. espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda. As últimas páginas de cada parte devem ter as colunas balanceadas.5 em duas colunas (Fonte arial 10). Engenharia de Produção. ii) Além disso. 4. 7. 6.5 do Modelo. espaçamento simples entre linhas). Instituto de Engenharia e Tecnologia Cursos de Ciência da Computação. Apêndices e Anexos.5 separados da linha anterior por uma linha em branco e o espaçamento da linha posterior é de 6 pt. O espaçamento entre linhas é 1.5 documentos das referências são separados por uma linha em branco. além disso não devem estar entre aspas. não devem ocupar a última linha de qualquer coluna. Afiliação Institucional (Normal. Os títulos das seções e subseções i) Têm fonte tamanho 12.º/2015 . Trabalho de Conclusão de Curso I e II – Prof.5 seguir as seguintes normas: i) As citações curtas devem estar entre aspas e conter no 0. iii) Elementos Pós-textuais: Referências.5 5. Toda ilustração deve ser referenciada no texto. As citações diretas devem 0. ii)AAlém disso deve ser usada a fonte 10. espaçamento simples e afastamento de 1. Conclusão e Agradecimentos 0. E-mails (Fonte courier New 10). Os parágrafos não têm afastamento e devem estar separados 0. São elas que dão legitimidade aos argumentos apresentados. Engenharia Elétrica e Engenharia Química Curso.25). em negrito e efeito versalete e 0. Fonte arial 10).5 entre si com espaçamento posterior de 6 pt. conter título e. ii) As citações longas devem estar separadas do texto (Fonte 0. seções do Desenvolvimento. Semestre. caso já tenha sido publicada anteriormente. Resumo e Abstract (Fonte arial 10 em itálico. antes da sua apresentação. ii) Elementos Textuais: Que se compõem de Introdução.

o(a) aluno(a) já encerrou a pesquisa. expressas nas Atividades Discentes do Plano de Ensino. 10. toda citação deve corresponder a 0. Na versão semifinal do Artigo científico. simplesmente. Ao apresentá-lo. Faça um encadeamento de ideias Projeto Orientado em Computação. Os documentos das Referências devem estar em ordem 0. ao cumprimento das tarefas. como preâmbulo para anunciá-lo. No corpo do texto não cabem verbos no futuro. definindo seus limites. claro e refletir o objetivo geral. Trabalho de Conclusão de Curso I e II – Prof. Engenharia de Produção. O valor a ser descontado em cada item fica a cargo do(a) orientador(a). 13. caracterize-o. de forma clara. tarefa X de POC II ou TCC II. que corresponde à Tarefa X de POC II e TCC II.5 alfabética. no meio da travessia. o estudo a ser desenvolvido. Todo documento inserido nas Referências deve ser citado no corpo do texto e vice-versa. tendo apresentado e discutido os resultados obtidos. Instituto de Engenharia e Tecnologia Cursos de Ciência da Computação.ª Magali Maria de Araújo Barroso – 1. Engenharia Elétrica e Engenharia Química 9.5 um documento pertencente às Referências. portanto. 3 AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO (PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A)) O(A) Orientador(a) deve estar ciente de que os itens abaixo relacionados serão totalmente cumpridos pelos alunos na versão semifinal do artigo. nem o estabelecimento de intenções. na qual o tema da pesquisa se insere. O título do artigo deve ser conciso. na conclusão. Valor Descrição dos Itens descontado 11. quando forem recomendadas novas abordagens e/ou sugeridos trabalhos futuros. A Introdução do artigo deve conter: a) Contextualização do tema – Tendo como base a literatura consultada. que sintetiza o conteúdo do trabalho. exceto. fique atento. Portanto.º/2015 . explicitando. 12. o tempo verbal deve ser alterado. introduzir a área do conhecimento.

d) Justificativa para a realização do trabalho. d) Expor as dificuldades encontradas. 14. b) Marco teórico que fundamenta a pesquisa. Engenharia Elétrica e Engenharia Química argumentativas.º/2015 . Engenharia de Produção. II. d) Apresentação e discussão dos resultados. 15. Trabalho de Conclusão de Curso I e II – Prof. c) Objetivos Específicos. Conjunto de passos que compõem o método (caminho) utilizado na resolução do problema. se for o caso. Especificação das técnicas (ferramentas) utilizadas para a realização dos passos.ª Magali Maria de Araújo Barroso – 1. Instituto de Engenharia e Tecnologia Cursos de Ciência da Computação. O Desenvolvimento deve ser subdividido em seções contendo: a) Revisão Bibliográfica. deve descrever a sinopse das seções subsequentes do artigo. e) Pressupostos necessários à compreensão do desenvolvimento do trabalho. que motive a realização do estudo como perspectiva para aprimorar esse conhecimento. Projeto Orientado em Computação. f) E. Na Conclusão deve-se: a) Apresentar a síntese do estudo realizado. o último parágrafo. inclusive para a coleta e quantificação dos dados. c) Descrição da metodologia aplicada para solucionar o problema. apresentando: I. c) Relacionar os resultados obtidos com os objetivos propostos. b) Objetivo Geral. b) Evidenciar aspectos essenciais da pesquisa.

a leitura do artigo deve ser feita em voz alta. 5 Orientações aos Alunos e Orientadores Descrição dos Itens 17. se possível ao lado de outra pessoa. 19. Quando estamos finalizando um trabalho. 18. devido à familiaridade com o texto. É o que se espera de um aluno em final de graduação. Trabalho de Conclusão de Curso I e II – Prof.º/2015 . Erros de linguagem. Portanto. Ao nomeá-las e agradecê-las estamos sendo delicados e demonstrando o nosso reconhecimento. ao invés de repeti-la. Instituto de Engenharia e Tecnologia Cursos de Ciência da Computação. prolixos ou sem sentido. indicando que dela foram extraídas os conteúdos ali expressos. a cada parágrafo. acentuação gráfica e concordância devem ser detectados e corrigidos. Consideramos esta seção obrigatória. lemos o que queríamos dizer e não o que está escrito. Projeto Orientado em Computação. Quando várias informações de uma seção ou subseção são baseadas em uma única fonte bibliográfica. 4 OBSERVAÇÃO PARA O(A)S ALUNO(A)s Valor Descrição do Item descontado 16. A seção de Agradecimentos vem após as Conclusões e antes das Referências. Engenharia Elétrica e Engenharia Química e) Recomendar novas abordagens e/ou sugerir trabalhos futuros. 20. tais como.ª Magali Maria de Araújo Barroso – 1. Recebemos sempre contribuições 1 de pessoas e/ou instituições para as nossas realizações. Nestas ocasiões sobressaem os erros gramaticais e parágrafos confusos. Repetições de palavras ou expressões no mesmo parágrafo ou muito próximas devem ser evitadas. já que nenhum trabalho que elaboramos é inteiramente individual. Engenharia de Produção. deve-se fazer a citação da mesma no início da seção.