You are on page 1of 8

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Simulado: SDE0399_SM_201508954313 V.1

Aluno(a): LETÍCIA DE SOUZA FERREIRA Matrícula: 201508954313

Desempenho: 0,5 de 0,5 Data: 19/05/2017 20:05:55 (Finalizada)

1a Questão (Ref.: 201509160349) Pontos: 0,1 / 0,1

João M.D. ao acordar pela manhã realizou uma atividade física de longa duração (2h) e de alta intensidade
em estado de jejum (jejum de 8h). Durante o exercício João sentiu-se tonto e posteriormente verificou-se
que ele tinha experimentado um episódio de hipoglicemia. De acordo com esse relato podemos estimar que
a base fisiológica para o ocorrido foi:

O glicogênio muscular foi depletado o que induziu diretamente a hipoglicemia durante o esforço
João ainda possuia boas reservas de glicogênio hepático mesmo ao final do exercício, entretanto,
a não ativação da gliconeogênese resultou na hipoglicemia.
o glicogênio hepático foi depletado e a taxa da ativação da gliconeogênese não foi suficiente para
atender a demanda de glicose pelas células
A lipólise e a proteólise diminuíram ao longo do exercício dificultando a manutenção da glicemia
o glicogênio hepático e muscular já estavam depletados previamente ao exercício. Como ambos
possuem função da manutenção da normoglicemia o indivíduo teve uma hipoglicemia durante o
exercício

2a Questão (Ref.: 201509160345) Pontos: 0,1 / 0,1

Ao realizarmos atividade física nossos músculos devem se adequar a necessidade e incrementar a síntese de
energia sob a forma de ATP. Com relação as vias metabólicas capazes de gerar ATP podemos afirmar que:

O maratonista utiliza preferencialmente a via creatina-creatina fosfato como fonte de energia ao
longo da maratona
Independente do exercício utiliza-se primeiro a cretina-creatina fosfato, depois a glicólise anaeróbia
e, posteriormente, a fosforilação oxidativa para a obtenção de energia
A fosforilação oxidativa é uma via metabólica utilizada preferencialmente em exercícios de
"explosão muscular"
Dentre todas as vias metabólicas geradoras de energia a glicólise anaeróbia possui a maior
capacidade de sintetizar ATP por segundo
A fosforilação oxidativa é uma via metabólica dependente de oxigênio

3a Questão (Ref.: 201509159355) Pontos: 0,1 / 0,1

5a Questão (Ref. como: exercício de alta intensidade prolongado sem reposição de carboidratos. 9 litros.1 / 0.: 201509630148) Pontos: 0. Inicio da atividade física em estado de depleção de carboidratos.1 / 0.1 A hiponatremia é um desequilíbrio hidroeletrolítico que resulta na queda anormal da concentração plasmática de sódio. A recomendação de ingestão deste nutriente está na ordem de 30 a 60g por hora.1 João Vitor é um atleta que pratica esporte de longa duração e baixa intensidade. 2 litros. outros fatores predispõem a hiponatremia em atletas. 1a Questão (Ref. Pensando nisso.Durante a pratica de exercícios longos e intensos sob forte calor a ingestão de bebidas com baixo teor de sódio pode levar a: Hipernatremia Hipocalemia Hiponatremia Hipertermia Hipercalemia 4a Questão (Ref. você recomendou que o seu atleta ingerisse tais quantias. durante a maratona o seu atleta poderia ingerir uma bebida com 5% de carboidratos.1 Para evitarmos uma fadiga precoce devemos ingerir carboidratos durante uma maratona. Além desses.: 201509160376) Pontos: 0. Sua principal causa é a ingestão excessiva de líquido sem sódio.: 201509630137) Pontos: 0. uso de determinados medicamentos hipoglicemiantes.1 / 0. Seu peso é de 70Kg. em qual situação abaixo: 2000ml / hora 2250ml / hora 1000ml / hora . exercício de alta intensidade e curta duração sem reposição de carboidratos. 6 litros. Na última competição que participou perdeu 06 kg de líquidos. a quantidade máxima recomendada de líquidos para garantir sua hidratação até 6h após o exercício é de: 7 litros. 5 litros. Nesse sentido. Nesse contexto. com o intuito de atingir a faixa da recomendação preconizada. uso de determinados medicamentos diuréticos para hipertensão.

Cobre IV.: 201509160516) Pontos: 0. Elas podem ser subdividas em vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis. tiamina e ácido fólico vitamina E. Marque a opção correta: com relação a atividade das enzimas antioxidantes os minerais necessários para as suas catálises enzimáticas são: I. glutationa peroxidase e catalase) são fundamentais para "combater" os radicais livres formados durante o exercício. Zinco III. cobalamina. Dentre os minerais abaixo qual normalmente está presente em maior quantidade no suor devendo ser reposto através da ingestão de repositores hidroeletrolíticos . ácido ascórbico. Selênio Somente as opções II. vitamina D. ácido pantotênico.1 Os minerais auxiliam em várias funções metabólicas e a sua carência pode estar correlacionada com a queda do rendimento físico.1 / 0.1 As vitaminas são essenciais para os esportistas devendo ser ingeridas através da alimentação. Cromo II. III e V estão corretas 4a Questão (Ref. Estas enzimas precisam de alguns minerais para exercerem as suas funções.1 / 0. Manganês V. ácido pantotênico e piridoxina 3a Questão (Ref. III. Dentre as opções abaixo marque aquela que apresenta somente vitaminas hidrossolúveis Niancina. II e V estão corretas Somente a opção V está correta Somente as opções I.: 201509160512) Pontos: 0.1 / 0. piridoxina e ácido fólico vitamina A.1 As enzimas antioxidantes (superóxido dismutase. tiamina e vitamina K cobalamina. 1500ml / hora 1750ml / hora 2a Questão (Ref. niancina. IV e V estão corretas Todas as opções estão corretas Somente as opções I. piridoxina e cobalamina riboflavina.: 201509160387) Pontos: 0.

V. Cromo aumenta a sensibilidade a insulina II. V. O CLA é vendido como um produto que é capaz de reduzir o % de gordura corporal V. V V. os esqueletos de carbono restantes penetram em várias via metabólicas para a produção aeróbica de ATP. ( ) Quando uma atividade física de alta intensidade e longa duração acarreta uma depleção significativa de glicogênio corporal. V. F. F F. os alimentos para atletas não podem conter vitaminas e/ou minerais. Sódio Potássio Fósforo Cálcio Cloro 5a Questão (Ref. os aminoácidos oriundos da proteólise passam ser utilizadas como combustível durante o exercício. V. F. F. V 1a Questão (Ref. V. ( ) No exercício moderado a intenso. V. pois se tiverem passam a ser classificados como suplementos alimentares VII. IV.1 Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada questão e assinale a sequencia CORRETA.1 De acordo com o que é vinculado pela empresas que produzem os diversos "suplementos" alimentares marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmativas: I.: 201509160462) Pontos: 0. F. F F. A utilização de produtos a base de colágeno protege as articulações VI. F.: 201509161642) Pontos: 0. De acordo com a Legislação Brasileira. F. F . Caso possuam estes micronutrientes abaixo de 100% da RDI são classificados como complementos alimentares.1 / 0. V. F. A sequencia correta é: V. Suplemento alimentar deve possuir mais de 100% da RDI para vitaminas e/o minerais. os carboidratos proporcionalmente são os "combustíveis" mais utilizados para atender as necessidades do organismo. V. V. F F. ( ) A proteína funciona como importante substrato energético. V. F. Produtos denominados de "NO" induzem uma vasoconstrição muscular. O ZMA é capaz de incrementar os níveis de testosterona endógena III. ( ) Os carboidratos não são os únicos macronutrientes cuja energia armazenada pode ser usada para gerar ATP anaerobicamente. V V. V. F.1 / 0. isto porque depois que o nitrogênio é removido da molécula do aminoácido durante o processo de desaminação. V.

Vários produtos são comercializados com diversos pressupostos incluindo ganho de massa muscular e emagrecimento para os seus usuários. V. V.: 201509160465) Pontos: 0. F. F.A creatina não tem a capacidade de reter líquido. II . V. F V. V. 3a Questão (Ref.1 O técnico de dois atletas de modalidade esportivas diferentes observou que o seu atleta "A" melhorou a performance após o uso de creatina. II.A suplementação de creatina é indicada para atletas de provas curtas e de alta intensidade. Qual argumentação do ponto de vista bioenergético você como nutricionista da equipe poderia argumentar com esse técnico para elucidar os possíveis mecanismos por trás desse efeito "inesperado" após a suplementação com a creatina? O atleta "A" era o maratonista pois a creatina é uma fonte de energia direta e majoritária para a performance em maratonas. F. V. F.1 / 0.A creatina é essencial.A creatina é uma proteína intramuscular. III . O atleta "A" era o velocista pois a creatina contribui para a síntese de energia rápida oriunda das proteínas sendo fundamental para a performance do velocista. Este técnico treinava um maratonista e um velocista (corredor de 100 metros). o seu atleta "B" não conseguiu melhorar o rendimento após a utilização deste composto. F.1 O mercado de suplementos esportivos vem aumentando ao longo dos anos. F. O atleta "A" era o maratonista pois a creatina auxilia na geração de energia a partir das gorduras o que contribui para a performance do maratonista. V .0 / 0. V. Com os dados apresentados é impossível identificar qual tipo de atleta melhorou a sua performance seja o maratonista ou o velocista. pois o nosso organismo não é capaz de sintetizá-la. V. Todas as afirmativas anteriores estão erradas. entretanto.: 201509149640) Pontos: 0. pois desenvolvem alergia. F. F V. Com relação a creatina marque a opção correta: I . V. não entendo porque a creatina poderia funcionar com um atleta e não com o outro. O técnico estava confuso. Somente a alternativa II está correta Todas as alternativas estão corretas Somente as alternativas II e V estão corretas Somente as alternativas I. F. IV . III. V estão corretas Não há alternativa correta .Vegetarianos não devem suplementar creatina. Dentre esses produtos podemos destacar a creatina. F 2a Questão (Ref.

II . Dentre esses produtos podemos destacar a creatina. IV .A proteína derivada da soja não deve ser ingerida por indivídos intolerantes a lactose devido ao alto teor deste composto neste tipo de proteína.1 O mercado de suplementos esportivos vem aumentando ao longo dos anos. durante 6 meses.1 / 0.a única explicação possível para a hipertrofia muscular.após a parada da suplementação com a dose de carga de Creatina os estoques musculares parecem permanecer aumentados. IV . Dessa forma sugere-se que a sua ingestão seja realizada em momentos que precedem longo período de jejum como por exemplo antes de dormir. 4a Questão (Ref. V . Com relação as proteínas comercializadas bem como suas alegações e pressupostos como auxilio ergogênico marque a opção correta: I .: 201509149676) Pontos: 0.1 / 0. pelo menos.corredores de longa distância certamente melhoraram o desempenho mediante a utilização da suplementação de Creatina. II .O Whey protein é uma das proteínas consideradas com maior valor biológico dentre todas sendo uma proteína de rápida absorção. Com relação a creatina marque a opção correta: I .: 201509149618) Pontos: 0.O whey protein isolado contêm um maior concentração de substância bioativas quando comparado ao whey protein concentrado V .creatina é um aminoácido somente a alternativa V está correta somente a alternativa II está correta somente as alternativas II e V estão corretas somente a alternativa IV está correta somente as alternativas III e IV estão corretas 5a Questão (Ref. Devido a esta característica atletas vegetarianos estritos normalmente consomem este tipo de produto. Vários produto são comercializados com diversos pressupostos incluindo ganho de massa muscular e emagrecimento para os seus usuários. seria pela sua capacidade de reter líquidos.A caseina é uma proteína derivada da carne com uma taxa de absorção lenta.1 Alimentos protéicos para atletas apresentam uma grande aceitação no mercado de suplementos. . mediante a utilização da suplementação de Creatina. Atualmente existem vários tipos de proteínas nos diversos produtos comercializados nas lojas especializadas.a creatina é sintetizada pelo nosso organismo III .A albumina é uma proteína derivada do ovo sendo a sua ingestão indicada para indivíduos que almejam incrementar os níveis plasmáticos de albumina com o intuito de transportar e oxidar mais llipidios o que induziria ao emagrecimento mais eficiente. Os fabricantes alegam vantagens de um determinado tipo de proteína em detrimento de outras o que pode justificar ao menos parcialmente os diferentes preços encontrados. III .

1 As evidências científicas indicam que atletas de vários países e de diferentes modalidades esportivas.1 / 0. a idade do atleta.1 / 0. Nesse sentido. Somente as alternativas I. as horas de sono do atleta. Com relação aos recursos ergogênicos marque a alternativa correta: I .A ingestão apropriada de nutrientes após o exercício pode ser considerado um recurso ergogênico.: 201509630156) Pontos: 0.1 Os diferentes tipos e formas de recursos ergogênicos são verdadeiras tentações para os atletas de elite.Todo doping é considerado um recurso ergogênico IV . III e IV estão corretas Somente as alternativas II e V estão corretas Todas as alternativas estão incorretas Somente as alternativas I e II estão corretas Somente as alternativas I e IV estão corretas 1a Questão (Ref. Dentre os efeitos teóricos postulados para a melhora da performance após a ingestão de cafeína podemos destacar: Tem ação simpáticomimética e aumenta a contratilidade muscular Poupa o glicogênio muscular e resfria o corpo sendo ideal a sua utilização em dias quentes Aumenta a lipólise e gera braquicardia Deprime o sistema nervoso central e induz a insônia Aumenta a degradação proteica e deixa o atleta agressivo 2a Questão (Ref. o estado de hidratação.Todo recurso ergogênico é considerado doping III . destaca-se todas as respostas anteriores estão corretas. raquete de tênis) que piore o desempenho do atleta pode ser considerado um recurso ergogênico.: 201509160453) Pontos: 0.1 A cafeína é considerada o recurso ergogênico mais comumente utilizado em todo o mundo.1 / 0. podemos dizer que a proporção ideal de proteínas:carboidratos no pós-esforço é de 4:1.: 201509160429) Pontos: 0. II . não consomem as quantidades necessárias de carboidrato para a prática do exercício. 3a Questão (Ref. Somente as alternativas II e III são verdadeiras .Um equipamento (ex. dentre eles. que alguns fatores determinam a contribuição desse carboidrato para o metabolismo energético durante o exercício. Sabe-se também. a influência do treinamento físico.

sendo a prova no 10º dia. consiste numa dieta com 60% à 70% do valor calórico total de lipídios por 03 dias .Todo repositor hidroeletrolitico é um isotônico II . fat loading. . IV .Vitaminas e minerais por não possuírem calorias nunca poderão ser considerados recursos ergogênicos Somente a alternativa III é verdadeira Todas as alternativas são verdadeiras Apenas as alternativas I. sendo a prova no 8º dia. pois possuem muitas Kcal por porção.1 / 0. sendo a prova no 10º dia. consiste numa dieta com 40% à 50% do valor calórico total de lipídios por 04 dias . II e III são verdadeiras Não há alternativa verdadeira Apenas as alternativas I e III são verdadeiras 5a Questão (Ref. sendo a prova no 7º dia. apesar de ainda não está bem documentada na literatura científica. com o objetivo de melhorar a performance. Com relação aos diversos produtos disponíveis no mercado marque a opção correta: I .: 201509630145) Pontos: 0.1 / 0. consiste numa dieta com 40% à 50% do valor calórico total de lipídios por 03 dias . é utilizada por alguns atletas em provas de endurance. Somente a alternativa I é verdadeira Somente a alternativa IV é verdadeira Somente as alternativas I e IV são verdadeiras Não há alternativa verdadeira 4a Questão (Ref.Alimentos protéicos para atletas não podem possuir carboidratos e lipídios em suas formulações III .1 A dieta da supercompensação de lipídos. consiste numa dieta com 60% à 70% do valor calórico total de lipídios por 15 dias .Os repositores energéticos são assim denominados.1 Os "suplementos alimentares" são produtos amplamente disseminados no mercado e os seus fabricantes prometem vantagens na performance fisica para os seus consumidores. sendo a prova no 17º dia. Nesse contexto é correto afirmar que: consiste numa dieta com 60% à 70% do valor calórico total de lipídios por 05 dias .: 201509160436) Pontos: 0.