Física 3

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES
1.

Aula 10
PARA

2.

Construindo a imagem, temos:

SALA

Note, pela figura, que o raio que está paralelo ao eixo principal sofre uma refração com desvio de modo que o raio refratado se "espalha", logo o dispositivo em questão é uma lente do tipo divergente.
Resposta correta: E Resposta correta: B

2.

• •

Note que, pelo formato da lente, se trata de uma lente de bordas finas, sendo côncavo-convexa. Como o índice de refração da lente é maior do que o meio que a envolve, ela tem um comportamento convergente.

3.

Resposta correta: C

a) (F) O raio refletido da figura II deverá retornar sobre o raio incidente. b) (F) Os raios estão corretos. c) (V) Uma lente convergente pode fornecer uma imagem real ou virtual, dependendo da posição do objeto. d) (F) Um espelho convexo fornece apenas imagens virtuais.
Resposta correta: C

3.

Observe que, nessa situação, o objeto está entre o foco e o centro óptico da lente convergente, logo a imagem será direita e maior que o objeto.
Resposta correta: D

4.

4.

Do problema, podemos construir a imagem da seguinte forma:

Quando um raio luminoso incide obliquamente em uma lente, devemos desenhar um eixo óptico secundário da mesma, paralelo ao raio em questão, logo:

Resposta correta: A

5.

• •

Note que as lente I e III são de bordas finas, logo, no ar elas são convergentes. Uma lente convergente pode concentrar os raios solares para um ponto comum, o foco, onde Rafael deverá colocar a folha de papel.

Fs é o foco secundário da lente
Resposta correta: C

5.

Resposta correra: C

Lente 1 → lente de borda fina: n1 > n2 → convergente n1 < n2 → divergente Lente 2 → lente de borda grossa: n1 > n2 → divergente n1 < n2 → convergente

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Note que há um "espalhamento" dos dois raios ao sofrerem todas as refrações, logo, o sistema funciona como uma lente divergente. 6.
Resposta correta: D

Resposta correta: A

Como os índices de refração são iguais, não haverá desvio dos raios paralelos no processo.
Resposta correta: C

7.

Note que a lente é de natureza convergente e o raio 3 foi refratado com "espalhamento".
Resposta correta: E

3ª SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 2

|

FÍSICA 3

1

8.

Os prolongamentos dos raios apresentados se interceptam na imagem do objeto. O raio 2, paralelo ao eixo da lente, passa pelo foco, F1. Um terceiro raio, 3, passa pelo centro da lente. A intercessão dos raios 2 e 3 determina a posição do objeto, representado aqui pelo ponto luminoso.

Resposta correta: B

9.

À medida que a estudante afasta a lente delgada convergente de seus olhos, esta aproxima-se do objeto (lustre). Enquanto o objeto estiver localizado além do foco principal objeto da lente, a imagem conjugada será real e invertida e localizar-se-á entre a lente e o olho da estudante.
Resposta correta: A

10. Para a finalidade em questão, há a necessidade de uma lente convergente (lente de bordas finas no ar), ou seja, a lente a ser utilizada seria a II.
Resposta correta: B

CML-21/2/08 Resol_Física 3_Vasco/Rev.:

2

3ª SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 2

|

FÍSICA 3

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful