Química 3

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES
1.

aula 3
PARA

Resposta correta: B

3. I – 3 → Thomson investigando a natureza elétrica da matéria e descargas elétricas em tubos de gases rarefeitos, propôs o modelo de que o átomo era uma esfera positiva onde estão distribuídos, uniformemente, as partículas negativas. II – 1 → Dalton, usando como artifício as Leis Ponderais das combinações químicas, propôs a idéia de que o átomo era maciço, indivisível e indestrutível. III – 4 → Niels Bohr analisando os espectros atômicos, propôs que no átomo os elétrons movimentavam-se ao redor do núcleo em trajetórias circulares – denominadas níveis, com valor determinado de energia. IV – 2 → Rutherford, utilizando os estudos de radioatividade de madame Curie, e dispersão de partículas alfa, propôs que o átomo tinha um núcleo denso e positivo, rodeados pelos elétrons negativos.
Resposta correta: C

SALA

Quando um elétron absorve energia, ele é promovido para um nível de maior energia, ao retornar para seu nível inicial ele: perde esta energia na forma de luz (fóton).
Resposta correta: C

2.

–12 –8 Raio do núcleo = 10 cm e Raio do átomo = 10 cm.

Resposta correta: D

3.

Rutherford observou que a matéria é descontínua e no átomo existem grandes espaços vazios.
Resposta correta: C

4. I. II. III. IV. Verdadeiro. Verdadeiro. Verdadeiro. Verdadeiro.

4.

Para resolver a contradição com as leis da física clássica, o problema da estabilidade dos átomos, Bohr adotou a idéia de que o elétron só poderia ocupar certas órbitas ou níveis de energia nos quais ele era estável. A energia do elétron no átomo estaria então “quantizada”.
Resposta correta: D

Resposta correta: E

5.

A coloração amarela é característica do elemento sódio, quando seus elétrons recebem energia, são promovidos para um nível de maior energia, ao retornarem liberam esta energia na forma de luz no caso do sódio a cor amarela.
Resposta correta: D

5.

Niels Bohr utilizando o modelo de Rutherford, a teoria de Max Planck e a interpretação dos espectros descontínuos, raciocinou que se os átomos só apresentam certos níveis de energia bem determinados concluiu, que quando um elétron se afasta do núcleo, absorve energia. Ao retornar para os níveis iniciais, perde a energia ganha na forma de luz.
Resposta correta: B

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Todos os resumos elaborados pelo aluno estão corretos.
Resposta correta: A

6.

2.

É fácil imaginar que uma partícula com alta energia tenha que colidir com um átomo para provocar a liberação de um elétron pelo átomo. Também é razoável aceitar a idéia de que um elétron só passa ser arrancado do átomo se houver um mínimo de energia. Se a radiação eletromagnética puder ser imaginada como uma corrente de fótons, como propunha Einstein, então quanto maior for a intensidade da luz, mais fótons estarão na corrente. Logo, os átomos da superfície do metal não perdem elétrons quando o metal é bombardeado por milhões de fótons, caso nenhum dos fótons tenha energia suficiente para remover um elétron de um átomo. Uma vez excedida a energia mínima crítica, a energia de cada fóton é suficiente para mudar a sua trajetória para uma camada mais externa.

Quando um elétron recebe energia, ele salta para um nível de maior energia, ao retornar para seu estado inicial, libera esta energia na forma de ondas eletromagnéticas, podendo ser luz visível ou não, dependendo do salto quântico.
Resposta correta: A

7.

( F ) Rutherford utilizou estudos de radioatividade. (V) ( F ) No modelo de Rutherford o núcleo do átomo é pequeno, denso, positivo, com elétrons girando em torno do mesmo. (V) (V)

8.

As camadas eletrônicas em ordem crescente de nível de energia é:

3ª SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 1

|

QUÍMICA 3

1

K ; L; M; N; O; P; Q Aumento da energia da órbita De acordo com Bohr, ao receber energia, o elétron passa de uma órbita de menor energia para um de maior energia. Temos uma transição deste tipo da órbita O para a P.
Resposta correta: D

9. I. Característica do modelo de Rutherford. II. Característica do modelo de Dalton. III. Característica do modelo de Bohr.
Resposta correta: E

10. (V) ( F ) As linhas separadas com áreas escuras entre elas, possuem comprimento de onda não visível ao ser humano. (V) (V)
Resposta correta: V, F, V, V

2

3ª SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 1

|

QUÍMICA 3

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful