You are on page 1of 1

História 1

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES
1.

aula 11
PARA

4.

As mais aceitas teorias acerca da origem do nativo das Américas são: a do Estreito de Bering ao Norte, das Ilhas Aleutas no centro e da Patagônia ao sul.
Resposta correta: C

SALA
5.

O nível de sociedade vivenciado por Astecas, Maias e Incas nos faz crer que faziam parte de uma sociedade bastante organizada, principalmente no quesito urbanização de suas cidades.
Resposta correta: D

As civilizações pré-colombianas eram politeístas, adorando vários deuses e as forças da natureza.
Resposta correta: D

2.

Os tupis-guaranis eram os mais numerosos grupos indígenas existentes no Brasil quando da chegada dos portugueses. Os astecas sofreram influência de outros povos que habitavam as regiões vizinhas ao seu habitat.
Resposta correta: D

6.

Astecas, Maias e Incas formam o conjunto das três mais importantes civilizações americanas encontradas nesse continente pelos espanhóis na época de suas navegações.
Resposta correta: C

3.

Era costume entre os Astecas a escravização de prisioneiros, bem como o sacrifício ritualístico de alguns. Tinham uma hierarquia política militarizada e teocrática.
Resposta correta: D

7.

A agricultura nativa na América contribuiu sobremaneira para o intercâmbio com os produtos agrícolas vindos da Europa.
Resposta correta: D

4.

Nos processos de independência da América Latina, destacam-se três grupos: o haitinianismo, que revela a sangrenta luta pela autonomia do Haiti com derramamento de sangue e abolição da escravidão de forma concomitante. No caso do exemplo de bolivarismo, segue o pensamento de Simon Bolívar que desejava uma América Latina unida e coesa para se impor no cenário internacional. O modelo do monroísmo leva em conta a máxima defendida pelos norte-americanos no século XIX, onde se dizia que a América era dos americanos e se opõe ao bolivarismo.
Resposta correta: E

8.

A agricultura se constituía na base da economia inca. Homens e mulheres praticavam e compartilhavam a agricultura. O ciclo do tempo era contado em relação aos períodos agrícolas de plantio e colheita.
Resposta correta: B

9.

Os Astecas dinamizavam sua economia, mesclando agricultura com muita eficiência no comércio e no artesanato.
Resposta correta: E

5.

A Inglaterra apoiou o cenário de independência instalado na América no início do século XIX, se contrapondo à política napoleônica de impor um domínio sobre a Europa e conseqüentemente sobre as colônias americanas.
Resposta correta: A

10. A diferença entre os processos de autonomia política vivenciados nas Américas resulta na unificação territorial do Brasil português em contraste com a fragmentação territorial da América espanhola.
Resposta correta: D

COMENTÁRIOS – ATIVIDADES PROPOSTAS
1. A cidade de Cuzco tinha um significado muito grande para o Império Inca erguido nos idos do século XII.
Resposta correta: C

11. A liberdade de um modo geral e particularmente em relação às atividades comerciais marcam o processo de independência política na América espanhola.
Resposta correta: C

2.

O militarismo e a engenhosidade dos Astecas conferiam a esse povo uma condição de supremacia na região por eles habitada.
Resposta correta: E

12. A independência do Paraguai foi resultante de uma desavença com elite de Buenos Aires que não desejava a separação da Espanha que vivia a ocupação das tropas napoleônicas.
Resposta correta: D

3.

O surgimento e a difusão da escrita dentro da civilização inca revelam-se de grande importância principalmente para a elite dirigente que se utiliza desse meio para aumentar seu poder de mando sobre a sociedade.
Resposta correta: C

3ª SÉRIE E EXTENSIVO

|

VOLUME 3

|

HISTÓRIA 1

1