You are on page 1of 5

UNIDADE DIDÁTICA: Jeitinho brasileiro / Brasil

SITUAÇÃO DE USO
Discussão e comparação de maneiras distintas para a solução de problemas
similares, em culturas diferentes.

MARCADORES
Cultura; Comportamento; Pessoas.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
- Identificar problemas enfrentados pelos personagens de uma crônica por meio da
compreensão de textos.
- Identificar e avaliar as soluções utilizadas pelos personagens e pelo cronista, para
solucionar o problema apresentado.
- Compreender e produzir textos orais e escritos.

ATIVIDADE DE PREPARAÇÃO
Leia o fragmento de texto a seguir:

Para autores e estrangeiros, o jeitinho é uma ferramenta que pode ser usada a
favor da criatividade e informalidade.

Ter receptividade com estranhos, pensar em novas soluções para todos os tipos de
problemas e até ceder um lugar na fila, por exemplo, formam o lado bom - original e
ainda não compreendido - do jeitinho brasileiro. A declaração é de Fernanda Carlos
Borges, autora do livro "A Filosofia do Jeito" (Summus Editorial), que reconhece no
famoso “jeitinho” uma resistência brasileira aos valores da impessoalidade e
formalidade. “Enquanto o mundo trata com indivíduos, o Brasil escolheu tratar com
pessoas”, avalia a filósofa.

Disponível em: http://delas.ig.com.br/comportamento/2014-02-25/o-lado-bom-do-jeitinho-
brasileiro.html. Acesso em: mar. 2014.

Agora, responda:

a) De acordo com o texto, o que caracteriza o jeitinho brasileiro?

b) O texto aborda o lado bom do jeitinho brasileiro. Como você imagina o lado ruim
dessa característica?

BLOCO DE ATIVIDADES

Atividade 1: Lendo uma crônica.

a) Leia a crônica (texto 1) Jeitinho Brasileiro. Durante a leitura, identifique:

Quem é Ted?
Quais ocupações ele teve?

Qual das ocupações foi a mais bem sucedida.

O senhor deseja alguma coisa? . topou na hora. desde que não tivesse que matar. Se não conhecem. retomando assim a sua vida. o que significam as expressões: . O que ganharia. Conheci um cara chamado Ted. perguntando: .. chegou a ter dois empregos e ainda fazia bico nos finais de semana como segurança de boate [. com base no texto.ganhar uma grana . Não demorou muito. Em uma ocasião.b) Compare suas respostas com as de um colega. vão conhecer e aprender a dar o jeitinho brasileiro.]. ele arrumou um emprego de Estoquista em um Supermercado. topava tudo para ganhar uma grana. Ted fazia de tudo. penduradas no pescoço e nos pulsos. Ted vendo aquele homem cheio de correntes de ouro. o vendedor foi logo atendê-lo.fazer bico . só que a única coisa que Ted conseguiu pegar lá. Diante disso. à beira da morte. Ted entrou em uma loja de eletrodomésticos e ficou olhando os produtos. procure definir. foi febre amarela. Certa vez um homem lhe fez uma proposta de ganhar dinheiro no garimpo.. Ted era um rapaz batalhador. Então os dois foram à caça ao tesouro.Jeitinho Brasileiro Pergentino Júnior Todo mundo aqui conhece ou já deve ter dado o jeitinho brasileiro.tomar calote Texto 1 CRÔNICA . roubar ou muito menos que traficar drogas! Ele queria mesmo era ganhar seu dinheiro honestamente. sua família tomou as providências necessárias para trazê-lo de volta a São Paulo. era suficiente para se sustentar perfeitamente. Ele ficou muito mal. onde ficou internado e se recuperou rapidamente. c) Em dupla.

Para quem quiser adquirir um número. para não tomar calotes. usa sempre suas próprias métricas e regras. foi até a loja e comprou o rádio. foi até ele perguntar o por quê dele estar tirando foto do aparelho. o mais barato que tinha.Ted responde: . Em um mês e meio.00. o restante do dinheiro guardou com ele. escreve desde 2008.br/site/2009/09/20/jeitinho-brasileiro/Jeitinho . daqueles pequenos com AM/FM e toca-fitas.Vai levar? Nós parcelamos para o senhor! . Ted então foi embora. mas vou pagar à vista. já que não pode vir aqui (claro que era mentira de Ted). que passarei as coordenadas para aquisição. divulgou o ganhador para todos os compradores e prometeu entregar o prêmio no outro dia. admirando os produtos e teve uma brilhante ideia! No outro dia.com.000. escreve não para se tornar conhecido. estou só olhando! Obrigado! . tem desconto? O vendedor responde que sim e saiu para buscar o aparelho no estoque. Ted vendo que aquela era uma maneira de ganhar grana. Ted pegou sua câmera e tirou uma foto do rádio. O vendedor vendo aquilo. mande um e-mail para: thethedoors@hotmail. Foi à seção de áudios e escolheu um rádio. Ele então. Qualquer coisa é só chamar. meu nome é Gilberto! Ted só balançou a cabeça em sinal de agradecimento e o vendedor saiu. O número custa apenas R$ 150. não tem influências literárias. para que ele me diga se é este mesmo que quer. de um fogão e de um aparelho de som estéreo.Vou levar sim. Ted respondeu: . São Paulo. comprou uma câmera daquelas descartáveis e dirigiu-se à mesma loja que esteve antes. o vendedor pergunta: . Ted ficou ali por alguns minutos. aproveitou e tirou fotos de uma geladeira. mas sim para dividir seu conhecimento! Mais sobre sua obra no seu blog. Vendeu todas as rifas novamente e ficou bem na fita. venho oferecer a vocês um número de rifa para que concorram a uma casa no valor de R$ 500. mas sempre oferecia no dia do Vale ou do Pagamento. sem prejudicar as pessoas. No dia seguinte.Por enquanto não. já que o valor arrecadado com a rifa foi duas vezes maior que o valor do rádio. vendeu toda a rifa. é esse o jeitinho de brasileiro de ser. revelou a foto e passou em uma papelaria para comprar uma daquelas rifas que vem com nomes de mulheres.Ok então! Fique à vontade.com. A casa pode ser visualizada na foto acima que ilustra esta Crônica. mas aproveitando que estão aqui e leram minha Crônica. como dizem! Bom caros (as) amigos (as). Disponível em http://cinezencultural.É para mostrar ao meu pai. Ted anexou a foto do tal rádio na rifa e saiu vendendo para amigos e parentes. logo que saiu do trabalho. Pergentino Júnior Nascido em Guarulhos. com o rádio na mão.00 e o sorteio será feito pela Loteria Federal.

segundo Fernanda. Quem são eles? b) Quem é o narrador da crônica? Indique trechos do texto que indentificam o narrador. “Percebemos que essa é uma capacidade de manter a razão. crie um novo fim para a crônica.ig. Qual dos dois é defendido pela autora? Você concorda com a opinião dela? Por quê? d) O jeitinho de que trata o texto lido seria do mesmo tipo do “jeitinho” comumente criticado no comportamento dos brasileiros? Explique a sua resposta. Atividade 4: Participando da construção da crônica. o jeitinho está ligado ao ato de se levar vantagem em tudo e. c) No final da crônica.2014. a) Na crônica. Disponível em: http://delas. a) Redija uma mensagem aos seus amigos. propondo que eles comprem a rifa feita pelo cronista e apresentando argumentos para os convecerem que se trata de uma excelente oportunidade para ganhar uma casa.br/comportamento/2014-02-25/o-lado-bom-do-jeitinho- brasileiro. Tais características do jeitinho deveriam ser reconhecidas. a ser veiculada por meio eletrônico. Acesso em: mar. atuantes”. Atividade 2: Interpretando a crônica. o pensamento e a criatividade vivos. educadas e estimuladas. a) Em dupla. da autora Fernanda Carlos Borges: No lugar-comum. explicou em entrevista ao Delas. Brasileiro. levando em conta o jeito de ser das pessoas de seu país. Acesso em: mar.html. e o apresente oralmente aos colegas. associado à corrupção. EXTENSÃO DA UNIDADE a) Faça uma pesquisa na internet sobre o jeitinho brasileiro e identifique aspectos . Texto 2 b) Leia o fragmento a seguir. Como você explica essa afirmação? d) O narrador do texto apresenta uma solução para seus problemas financeiros. é dito que "esse é o jeito brasileiro de ser". retirado do livro A Filosofia do Jeito. Mas. Qual é a solução encontrada pelo cronista? O que você acha dela? Atividade 3: Argumentando. c) A partir da leitura do texto. há outros personagens além do Ted. com base na experiência do personagem Ted.com. 2014. percebe-se que há um lado positivo e um lado negativo do "jeitinho brasileiro". por conseguinte. com ele os brasileiros mantêm viva a possibilidade de ir além da norma e assim são capazes de encontrar soluções novas para situações imprevistas. por outro lado.

. Após a pesquisa. para ser apresentada oralmente em sala de aula. Pesquise na internet informações sobre esse autor e escreva uma breve biografia dele. prepare uma apresentação oral (de 3 a 5 minutos). b) Busque mais informações sobre o livro "A Filosofia do Jeito". c) Você leria esse livro? Por quê? ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO Você sabia que a crônica é um gênero textual bastante presente na literatura brasileira e que trata de temas do cotidiano? Um dos cronistas brasileiros mais reconhecidos é o Luis Fernando Verissimo.positivos e negativos dessa maneira de ser.