You are on page 1of 5

FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos

Químicos em acordo com a NBR 14725-4:2009 Página 1/5
Revisão nº 03

Nome do produto: EM 230
Data da última revisão: Julho/2012

1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA
Nome do produto: EM 230
Fornecedor: SNF S.A.
Rua ZAC de Milieux
42163 Andrézieux Cedex, França

SNF do Brasil Ltda.
Estrada Bonsucesso Itaquaquecetuba, 80 – Vl. Maria de Lourdes
CEP: 07251-280 - Guarulhos-SP – Brasil

Informações em caso de emergência:
*Tel.: +5511 2303-4290 *FAX: +5511 2480-3112
Home Page: www.snf-group.com

2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS
R36/38 – Irritação nos olhos e pele.
Derramamentos tornam as superfícies extremamente escorregadias.

3. COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES
Este produto químico é um preparado.
Natureza Química do Produto: Polímero catiônico solúvel em água em emulsão.

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS
Inalação: Remover para ambiente ventilado. Respiração difícil ou ausente administrar
oxigênio.

Contato com a pele: Retirar as roupas contaminadas. Lavar imediatamente com sabão e
muita água. Em caso de irritação cutânea persistente, consultar um médico.

Contato com os olhos: Lavar profundamente com muita água, também sob as pálpebras.
Em caso de irritação persistente, consultar um médico.

Ingestão: O produto não é considerado tóxico com base em estudos com animais de
laboratório. Lavar a bocae beber muita água.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO
Meios adequados de extinção: Dióxido de carbono, pó químico seco, espuma mecânica.

Precauções especiais de combate a Incêndio: Derramamentos tornam as superfícies
extremamente escorregadias.

Equipamentos especiais de proteção para bombeiros: Nenhum equipamento especial de
proteção é requerido.

Proteger o produto de aquecimento. Prevenção da inalação e do contato com a pele. fresco e ventilado.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR 14725-4:2009 Página 2/5 Revisão nº 03 6. Procedimentos Recomendados para Monitoramento: Adotar procedimentos nacionais e/ ou internacionais. Disposição: Incineração ou aterro industrial de acordo com a legislação local. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Prevenção de exposição do trabalhador: Manusear de acordo com as normas de segurança estabelecidas. Condições de Armazenamento Adequadas: Armazenar em local seco. 7. As embalagens devem sereliminadas adequadamente. Medidas de higiene: Lavar as mãos antes dos intervalos e no final do dia de trabalho. Controle de poeira: Não aplicável. mucosa e olhos: Evitar contato com a pele e olhos. Produtos e Materiais Incompatíveis: Não disponível. Medidas Técnicas Apropriadas: Armazenar em local seco. Proteção das Mãos: Luvas de látex ou PVC. Proteção respiratória: Em caso de ventilação insuficiente use equipamento respiratório adequado. fresco e ventilado (0 – 35ºC). CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL Medidas de Controle e Engenharia: Utilizar ventilação adequada nos locais de trabalho (exaustor ou diluidora). Não use lentes de contato. Prevenção para manuseio seguro: Utilizar EPI’s Indicados. . Recuperação: Não aplicável. Proteção do corpo e pele: Avental à prova de produtos químicos ou capa protetora se houver possibilidade de contato repetitivo ou borrifos. Prevenção de Perigos Secundários: Embalagens não devem ser reutilizadas. 8. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Remoção de fontes de ignição: Manter o produto afastado de fontes de ignição. Proteção dos olhos: Óculos de segurança com protetores laterais. Manusear de acordo com as boas práticas de segurança e higiene industrial. Prevenção de incêndio e explosão: Nenhuma recomendação especial é recomendada.

Oral: LD50/oral/taxa > 5000 mg/kg .Toxicidade Crônica: Estudo de dois anos sobre a alimentação de ratos não revelou efeitos adversos sobre a saúde. Materiais a Evitar: Agentes oxidantes podem provocar reações exotérmicas.Inalação: O produto não deve ser tóxico por inalação. 11. .002 @ 20ºC Densidade Aparente: 1. . INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Toxicidade Aguda .Olhos: Irritação branda dos olhos. nenhuma polimerização acidental deve ocorrer.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR 14725-4:2009 Página 3/5 Revisão nº 03 9.QUÍMICAS Estado Físico: Liquida Cor: Branca Odor: Alifático pH: 6 . Produtos de decomposição acidental: A decomposição térmica pode produzir gás cloreto de hidrogênio.8 @ 5 g/l para produtos de série.Sensibilização: Os resultados de testes com porcos demonstraram que este material não provoca sensibilização. 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: O produto é estável.Pele: Irritação branda da pele . Viscosidade (m Pas): Vide Boletim Técnico. Vide Boletim Técnico para valores específicos Ponto de fulgor (ºC): > 100ºC Temperatura de Auto Ignição: < 200ºC Ponto de Fusão (ºC): Não aplicável Limites de Explosividade Superior: Não disponível Pressão do Vapor (mm Hg): 0. óxidos de nitrogênio (NOx) e óxidos de carbono. . O estudo de um ano sobre a alimentação com cães não revelou feitos adversos sobre a saúde.03 Solubilidade da água: Vide Boletim Técnico.Dérmico: Os resultados dos testes com coelhos mostraram que este material não é considerado tóxico mesmo em grandes doses. PROPRIEDADES FÍSICO .Contato prolongado com a pele pode causar irritação e produzir dermatite. Irritação . .

utilização. de acordo com as normas locais. processamento. A informação fornecida serve apenas como um guia para segurança no manuseio. remoção e liberação. 15. reduz a toxicidade para organismos aquáticos em um fator acima de 10. INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Ecotoxicidade: A toxicidade aquosa é altamente abrandada pela presença de carbono orgânico dissolvido na água. 13.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR 14725-4:2009 Página 4/5 Revisão nº 03 12. e não deve ser considerado como uma garantia ou especificação de qualidade. A informação se refere apenas ao material específico projetado e pode não ser válido para tais materiais utilizados em combinação com quaisquer outros materiais ou em qualquer processo a menos que esteja especificado no texto. Resultados obtidos usando o teste “Água Residuária” US EPA indicam que a absorção irreversível no material em suspensão e organismos dissolvidos (como o húmos e outros ácidos orgânicos) presente em águas naturais.Persistência e Degradabilidade: Biodegradabilidade própria (teste Zahn-Wellens): 80% após 28 dias. 14. . Comportamento Ambiental: O produto é rapidamente eliminado do meio aquático através da absorção irreversível em matérias em suspensão e organismos dissolvidos. . CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E REMOÇÃO Restos / Produtos não utilizados: De acordo com normas locais e nacionais. OUTRAS INFORMAÇÕES A informação fornecida nesta ficha de segurança do material está correta dentro do melhor do nosso conhecimento. REGULAMENTAÇÕES FISPQ elaborada de acordo com NBR-14725-4:2009. transporte.Biocumulação: Não se espera que o produto seja biocumulativo. Embalagens Contaminadas: Enxágüe os recipientes vazios com água e use a água do enxágüe para preparar a solução de trabalho. INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE Observações: Não classificado como perigoso conforme as normas de transporte. . 16. informação e entendimento na data de sua publicação. estocagem. Pode ser enterrado ou incinerado.

ECL (Coréia): Todos os componentes relacionados no inventário. TSCA (EUA): De acordo com todas as normas aplicáveis ou pedidas no TSCA. AICS (Austrália): Todos os componentes relacionados no inventário. MITI (Japão): Todos os componentes relacionados no inventário. DSL (Canadá): Todos os componentes relacionados no inventário.FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR 14725-4:2009 Página 5/5 Revisão nº 03 Símbolo(s): Xi – Irritante R –frase(s): R36/38 – Irrita olhos e pele S –frase(s): S37/39 – Usar luvas adequadas e proteção para o rosto e olhos Situação do Inventário: EINECS (Europa): Polímero existente conforme definição da 7ª Emenda da Diretriz 67/548/EEC. . PICCS (Filipinas): Todos os componentes relacionados no inventário. Todos o materiais iniciais e aditivos estão relacionados na EINECS.