You are on page 1of 4

Antropologia Visual – Robert

Capa

Introdução:
Endre Ernő Friedmann mais conhecido por Robert Capa é um fotógrafo
húngaro que nasceu em 1913 em Budapeste (Hungria). Exilado da Hungria aos
17anos em função de seu ativismo estudantil de esquerda, refugiou-se em
Berlim. Como não tinha dinheiro, nem conhecimentos de alemão, utilizou a sua
câmara para ganhar a vida.

O seu trabalho como fotógrafo é um dos mais importantes a nível mundial
porque ele fotografou os conflitos que demarcaram a primeira metade do
século XX (como a segunda guerra mundial, a guerra do norte de África, a
guerra árabe-israelense, e a primeira guerra da Indochina → onde faleceu em
1954 quando pisou uma mina terrestre);

As suas fotografias revelam a dor, a angústia, o sofrimento e a alegria da
sobrevivência, sentimentos esmagadores que se fazem sentir durante a guerra.

Figura 1 – “The falling soldier” → a morte de um militar (5 de Setembro de
1936, durante a guerra civil espanhola)

 Esta fotografia é uma das mais conhecidas de Robert Capa porque
gerou várias controvérsias por parte de quem a observava, muitos

mas não se vêem marcas deste ser baleado.  O sangue no rosto do militar revela que este foi vítima da guerra.  Nesta fotografia vemos um homem que carrega uma arma. através desse pormenor percebermos a gravidade do ferimento. Figura 3 – Israel 1948 → “Mulher que carrega a bagagem acompanhada por um menino”:  A imagem remete-nos para a típica imagem de mãe e filho que partem para uma aventura. diziam que o cenário para a foto foi montado e esta fotografia não era real.  Podemos observar que está uma espécie de linha junto ao rosto do Militar o que nos leva a pensar que foi cozido.  Na realidade do fotógrafo este indivíduo foi baleado durante a guerra. a sua posição sugere que este vai cair. Figura 2 – Italy 1943  Nesta imagem observamos um militar e o que indica ser um enfermeiro pela cruz que tem no braço.  O enfermeiro revela simpatia e delicadeza. os seus olhos fechados revelam a dor mas também o alívio por ter sobrevivido. 2 .

com o rosto repleto de sofrimento.  Tudo o resto que a rodeia para destruído.  O simples gesto do menino estar a agarrar o vestido da senhora mostra que ele se sente protegido por ela. porque apesar de ver-mos ao fundo tendas com pessoas esta criança encontra-se afastada e sozinha.  O facto de ver-mos ao fundo uma aldeia indica-nos que eles estão a abandonar aquele local por motivos de guerra. mas 3 .  O facto de eles estarem com uma visão inclinada para a frente revela que não há tempo a perder e que têm de olhar para o futuro. o sofrimento de crianças e famílias. como a imigração. e as pessoas parecem “preocupadas” com outras coisas que nem dão importância ao sofrimento desta criança. isso pode indicar-nos que perdeu alguém na guerra (ex: família). se enquadrar mos a foto no contexto fotográfico do autor. a dor de quem combate. Figura 4 – Israel 1950:  O mais saliente nesta imagem é esta criança que chora desoladamente.  A bagagem nas costas da mulher revela coragem e determinação por parte desta. Conclusão: Nestas imagens podemos reflectir imediatamente sobre a guerra uma vez que a maioria das fotografias tiradas pelo Robert Capa foram tiradas durante várias guerras e todas elas revelam algo que está associado.

a característica que permanece em todas elas é o sofrimento. (Robert Capa mostra-nos com o seu trabalho o puro sofrimento das populações que passaram e sentiram as consequências da guerra) 4 .