You are on page 1of 2

2

CONTEÚDO

PROFº: GEORGINA 01. (CEFET-ADAPTADA) afirmações: Considere

03
A Certeza de Vencer

EXERCÍCIO 01
EG120308

as

seguintes

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

I - O processo migratório que marca a mobilidade sulnorte tem basicamente um caráter político. II - Em lugar de buscarem soluções para a questão da migração os europeus insistem em tratar o assunto reprimindo o fluxo migratório. III - Diante da mão-de-obra barata e indesejada a Migração das populações africanas tem se constituído em uma importante reserva de mão de obra barata. Estão corretos os itens: ( )

02. (GEORGINA-2008) Considerando a evolução do modo de produção capitalista: I - O feudalismo foi o modo de produção que antecedeu ao capitalismo. II - A geografia do feudalismo desenhava um espaço europeu diferente do espaço do capitalismo, especialmente porque no primeiro o espaço rural era mais importante enquanto que o segundo tem uma expansão mais significativa nos espaços urbanos. III - Pelas suas características o capitalismo está associado a espaços desarticulados e com tendência a autosuficiência. Estão corretos os itens: ( )

04. (GEORGINA-2008) Analise a figura e o texto, a seguir escolha a alternativa correta: “Dentre as múltiplas denominações aplicadas ao nosso tempo, nenhuma é mais expressiva que a de período tecnológico. A técnica, esse intermediário entre a natureza e o homem desde os tempos mais inocentes da história, converteu-se em objeto de uma elaboração científica sofisticada que acabou por subverter as relações do homem com o meio, do homem com o homem, do homem com as coisas, bem como as relações entre as nações. A brutalidade das transformações ocorridas na totalidade do mundo, no curso dos últimos trinta anos, impede-nos de pensar que o passado, embora próximo, seja ainda dominante. Trata-se de uma fase inteiramente nova da história da humanidade”.
(SANTOS, M. 2007, p.16)

03. (GEORGINA-2008) Analise o texto, a seguir responda as questões abaixo: “O capitalismo, enquanto modo de produção encontra terreno firme para a sua formação a nível político, através da aliança estabelecida entre o capital comercial e a realeza, e a nível do ideológico, através das doutrinas mercantilistas. É o processo da acumulação primitivista”.
(SPOSITO, M,1989, p.38)

a) As setas demonstram uma interdependência entre as esferas deixando claro, entretanto que o comando é das esferas da natureza. b) As transformações a que o texto se refere estão sintetizadas no gráfico no posicionamento das esferas. c) O texto faz referência ao atual período tecnológico enquanto que o gráfico pode representar qualquer etapa da história da humanidade, uma vez que a técnica existe desde antes da ciência. d) Não há relação entre o texto que evidencia a terceira revolução industrial e o gráfico que mostra um mundo presidido pela natureza. 05. (GEORGINA-2008) Analise o mapa abaixo:

a) Quais são os dois pilares do modo de produção capitalista? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ b) Que tipo de Estado deu amparo ao Capitalismo Comercial? ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________ ___________________________________________________
FAÇO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

VESTIBULAR – 2009

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

A configuração espacial do continente evidenciada no mapa está relacionada:

africano

08. Analise o quadro abaixo:

a) Ao processo de descolonização que ocorreu após a guerra fria. b) A terceira revolução industrial quando q União Européia executou várias intervenções no continente como objetivo de reduzir os conflitos civis. c) Ao resultado da ação imperialista da Europa no século XIX, em função da Conferência de Berlim. d) Apesar da gravidade da intervenção européia as conseqüências atualmente desse evento são pouco perceptíveis. e) A partilha redesenhou as fronteiras internas do continente sendo essa a única causa até os dias atuais dos conflitos, que assolam a região. 06. (GEORGINA -2008) As alternativas abaixo trazem conjuntos que devem estar relacionados entre si, assinale a que não apresenta coerência entre os termos. a) Estado interventor/ Keynesianismo/ pós-crise de 29. b) Estado Absolutista Monárquico/ Expansão marítima e comercial. c) Estado não interventor/ liberalismo econômico/ Estado forte. d) Estado regulador/Neoliberal/pós Guerra fria e) Estado do bem estar social/ interventor/ melhor qualidade de vida. 07. (UERJ – ADAPTADA)

A atual Divisão Internacional do Trabalho é bem mais complexa do que aquela encontrada ao longo da Segunda Revolução Industrial . Hoje há maior variedade de formas de integração dos países às redes globais de produção e circulação de riquezas. As representações gráficas acima foram feitas usando a técnica da anamorfose, a qual altera a área dos territórios de modo proporcional à informação que se quer apresentar. A diferença de participação dos Estados Unidos, no primeiro e no segundo gráficos, pode ser explicada em função dos seguintes fatores: a) Declínio das empresas e crise das multinacionais asiáticas. b) Participação do país no NAFTA e desenvolvimento acentuado da indústria bélica. c) Sucessão de crises no setor da informática e grande número de bancos globais. d) Elevação do custo de produção no território nacional e liderança no setor de informática. 09. Forma de concentração econômica em que a OPEP se enquadra: a) Trustes b) Cartéis c) Corners d) Dumping e) Holding 10. Quando o preço de venda da mercadoria está abaixo do custo de produção podemos dizer que: a) Ocorre um cartel b) Está formado um monopólio c) Criou-se um truste d) A empresa ou país estão fazendo dumping e) É apenas uma promoção.

A partir da análise do gráfico, pode-se concluir que: a) A tendência de concentração econômica desapareceu na atual fase do capitalismo. b) Existe uma tendência de descentralização industrial planetária. c) As grandes empresas estão localizadas nos países desenvolvidos. d) Evidencia-se a formação de vários trustes e cartéis. e) Existem claramente oligopólios na representação do gráfico.

FAÇO IMPACTO – A CERTEZA DE VENCER!!!

VESTIBULAR – 2009