You are on page 1of 7

PS-SG-001 Revisão: 0

ORIGINAL

PROCEDIMENTO DE SEGURANÇA

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Revisão Descrição
0 Emissão Inicial

Revisão 0 A B C
Assinatura Assinatura Assinatura Assinatura
Data 01/01/02
Elaborado AMM
Verificado JRL
Aprovado AMM
FR-TEC-001

Propriedade da Realtec Engenharia. REPRODUÇÃO PROIBIDA
Arquivo: 369564410.doc Impresso em :24/10/2017

3 Ações 6 4. PE-SG-001 Revisão: 0 SUMÁRIO Folha 1 OBJETIVO 3 2 DEFINIÇÕES 3 3 RESPONSABILIDADE 3 4 AÇÕES E MÉTODOS 3 4.doc .4 Padronização 7 5 REFERÊNCIAS 7 6 REGISTROS 7 FR-TEC-002 2/7 369564410.1 Generalidades 3 4.2 Quadro Orientativo 4 4.

olhos. É responsabilidade dos funcionários. Aprovados pelo Ministério do Trabalho. de fabricação nacional ou estrangeira. mãos.doc . claustrofobia. face. destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador. qualquer alteração que o torne impróprio para o uso. 4 AÇÕES E MÉTODOS 4. define-se como Equipamento de Proteção Individual. quando houver. estocagem. comunicar à Supervisão. manter e zelar pela sua conservação e guarda. FR-TEC-002 3/7 369564410. etc. reparos. de acordo com a atividade do empregado. deve certificar-se de que as pessoas. de mantê-lo constantemente em perfeitas condições. padronizando sua compra. sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra riscos de acidentes e danos a saúde dos empregados. 3 RESPONSABILIDADE É responsabilidade da Realtec especificar. apenas para a finalidade a que se destina. Prover manutenção e higienizar periodicamente. formalizar a distribuição. O Chefe da Obra. 2 DEFINIÇÕES Para fins de aplicação deste procedimento. Certificar-se também de que. estão treinadas na utilização. pernas. sob sua supervisão. audição. selecionar e fornecer gratuitamente o tipo adequado dos EPIs. as pessoas sujeitas ao uso não têm limitações físicas que possam impedir o seu uso adequado (insuficiência respiratória. pés. todo dispositivo de uso individual. EPIs.1 Generalidades A recomendação quanto ao EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. etc. usar os EPIs. é de competência do Setor de Segurança e da CIPA (quando houver) mediante orientação técnica. EPI. através do CA. PE-SG-001 Revisão: 0 1 OBJETIVO Controlar e ou minimizar a exposição das pessoas aos riscos ambientais. tronco. bem como a indicação adequada para a finalidade a que se destina. Setor de Segurança e CIPA. aparelho respiratório e proteção contra quedas. Isso inclui todos os itens para o corpo: cabeça.). na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual. substituir quando danificado ou extraviado e treinar os funcionários quanto ao uso correto e suas limitações. Conscientizar os funcionários da importância da utilização. manutenção (limpeza / descontaminação).

em caracteres indelével e bem visível. devem estar de acordo com os Valores de Transmitância referidos no Quadro I NR-6. agentes biológicos agressivos e contra riscos de origem elétrica. proteção dos pés lamacentos ou encharcados. contra riscos de origem térmica. 4.2 Quadro para Orientação Tipo de EPI Aplicação Para proteção do crânio nos trabalhos sujeitos a agentes Capacete de meteorológicos (trabalho a céu aberto). As tonalidades de lentes ou placas filtrante a radiações visível (luz). Para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos. PE-SG-001 Revisão: 0 Nos procedimentos de trabalhos de riscos e nos procedimentos de emergência deverá estar claramente especificados quais são os Equipamentos de Proteção Individual necessários para cada caso. impermeável para trabalhos realizados em lugares úmidos. o nome comercial da empresa fabricante ou importador. Para trabalhos que possam causar irritação e outras lesões decorrentes da ação de radiações perigosas. de proteção contra radiações perigosas. Óculos de segurança Contra irritações provenientes de poeiras. podendo ser de biqueira de segurança para aço. resistentes a agentes químicos agressivos. este último não pode possuir partes metálicas. ultravioleta e infravermelha. Para proteger olhos e face contra lesões ocasionadas por Protetor facial partículas. Contra respingos que possam causar irritação e outras lesões decorrentes da ação de líquidos agressivos e metais em fusão. etc. provenientes de impacto de partículas. soldador Calçado de Contra riscos de origem mecânica. FR-TEC-002 4/7 369564410. respingos e vapores de produtos químicos. e o número do CA. Todo EPI deverá apresentar. projeção de objetos ou outros. queimaduras ou choque elétrico. radiações luminosas intensas. impactos provenientes de segurança quedas.doc . Máscara para Nos trabalhos de soldagem e corte ao arco elétrico. queimaduras contra arco voltaico.

3. por protetores. NR-6. agentes metereológicos. mangas objetos escoriantes.1 Para proteção dos membros inferiores contra riscos de origem Perneiras mecânica.23. agentes químicos corrosivos e outras inflamáveis. O cinto de segurança tipo abdominal somente deve ser utilizado em serviços de eletricidade e em situações em que funcione como limitador de movimentação (NR-18. Respiradores e máscaras de filtro Contra poeiras na limpeza por abrasão. choques elétricos. pelas vias respiratórias e digestivas. cáusticos.2). tóxicos. por de proteção e produtos químicos corrosivos. contra radiações perigosas. Para locais onde haja exposição a agentes químicos absorvíveis Aparelho pela pele.23. auriculares Proteção respiratória para exposições a agentes ambientais em concentrações prejudiciais a saúde do trabalhador. vestimentas especiais Cintos de Para trabalhos em altura superior a 2 m (dois metros).4). na exposição a produtos químicos. protetores Para trabalhos realizados em locais em que o nível de ruído seja Protetores superior ao estabelecido na NR-15. agentes biológicos. radioativa. frio. O cinto de segurança tipo para-quedista deve ser utilizado em atividades acima de 2 m (dois metros) de altura do piso. cortantes ou perfurantes. materiais ou objetos aquecidos. de acordo com os limites estabelecidos na NR-15. FR-TEC-002 5/7 369564410. capas e térmica. cremes oleosos. anexos I e II. Os cintos de segurança devem possuir argolas e mosquetões de aço forjado. mecânica. radiações perigosas. PE-SG-001 Revisão: 0 O empregado deve trabalhar calçado. ficando proibido o uso de tamancos. Cremes Para proteção da pele. nas quais haja risco de queda (NR-18. graxas.doc . etc. de origem térmica.23. onde o teor de autônomo ou de oxigênio seja inferior a 18% (dezoito por cento) em volume. em que segurança haja riscos de quedas. ilhoses de material não ferrosos e fivela de aço forjado ou material de resistência e durabilidade equivalente (NR- 18. adução de ar Aventais. Para proteção do tronco aos trabalhas de riscos: de origem jaquetas.3). no jateamento de areia. sandálias e chinelos. Para proteção dos membros superiores devem ser usados em trabalhos em que haja perigo de lesão provocada por: materiais e Luvas. solventes orgânicos e derivados do petróleo. abrasivos. alergênicos.

PE-SG-001 Revisão: 0 Para ser acoplado ao cinto de segurança ligado a um cabo de segurança independente (linha de vida) nos trabalhos realizados Trava quedas de com movimentação vertical. 4. Para trabalho em altura em que haja necessidade de deslocamento vertical.49 a 55. Somente o responsável do Setor de Segurança no local. Cadeira suspensa Este equipamento obrigatoriamente deverá estar de acordo com a NR-18. Este valor deve ser solicitado ao setor de Compras. Após a conferência. em andaimes suspensos de segurança qualquer tipo. O “Termo de Responsabilidade” deve ser preenchido em duas vias. e ser mantido no mesmo período de outros documentos da relação de trabalho. Quando da troca do EPI este deve ser fornecido pelo almoxarifado com aprovação do Setor de Segurança.doc .15. O “Termo de Responsabilidade” deve ser preenchido na admissão e o documento arquivado na pasta do funcionário pelo setor de departamento pessoal no local. o “Termo de Responsabilidade” deve ser enviado à Área de Administração do Pessoal para arquivo no prontuário do funcionário. todo funcionário deve assinar um “Termo de Responsabilidade de EPIs”. deverá ser fornecido com autorização do Setor de Segurança e preenchido um novo “Termo de Responsabilidade”. a segunda via ficará em poder do funcionário e a primeira guardada na pasta prontuário do mesmo. deve autorizar a entrega de EPIs. Quando do desligamento do funcionário. deverá ser descontado do funcionário o correspondente ao valor médio do EPI faltante. quando a natureza do trabalho assim o indicar. quando do recebimento do EPI. Quando do fornecimento de um EPI adicional. FR-TEC-002 6/7 369564410. este deverá devolver os EPIs e assinar a devolução no “Termo de Responsabilidade”. conforme modelo FR- ADM-014. Caso não seja apresentado o EPI na época do desligamento.3 Ações A fim de atender a legislação pertinente ao assunto.

4. respingos produtos Protetor facial ANSI Z 87. o “Termo de Responsabilidade” deve ser assinado pelo Encarregado da área envolvida.1-1989 Partículas.4 Padronização Todos os EPIs necessários para a devida proteção dos funcionários devem ser requisitados e comprados preferencialmente pelo Setor de Compras da Sede. PE-SG-001 Revisão: 0 Para equipamento de proteção coletiva .Equipamento de Proteção Individual – EPI.doc . Os EPIs mais usados pelos funcionários da Realtec são: Tipo Aplicação CA conf. projeção de objetos ou Capacete de Segurança ABNT 8221-1983 outros Calçado de proteção riscos de origem mecânica ABNT 12561-1992 Luvas de vaqueta riscos de origem mecânica ABNT EB 192-1966 risco de origem mecânica e Luvas de raspa ABNT EB 192-1966 radiações Luvas de lona risco de origem mecânica ABNT EB 192-1966 Luva de PVC agentes químicos agressivos MT 11/1977 Respirador contra poeiras PREN 132 gases e vapores de produtos Máscara de filtro PREN 132 químicos Máscara solda e corte ANSI Z 87. FR-TEC-002 7/7 369564410.1-1989 quedas.1-1989 químicos Avental de proteção riscos de origem térmica BS 2653-1955 Perneira de proteção riscos de origem térmica BS 2653-1955 Protetor auricular ruído superior a NR 15 ABNT S-126-1984 inserção Protetor auricular concha ruído superior a NR 15 ABNT S-319-1974 Cinto de segurança trabalho acima de 2 metros ABNT EB 2046-1990 5 REFERÊNCIAS Estão associados com a utilização deste documento: NR 6 . norma Óculos de segurança Impactos de partículas ANSI Z 87.EPC. 6 REGISTROS Termo de Responsabilidade – FR-ADM-014.