You are on page 1of 21

1-

O Primeiro passo para fazer uma análise eficaz é
observar o contexto em que você e a pessoa, a qual deseja
analisar, está inserida.

Pode, inicialmente, parecer algo difícil, porém com treino
se tornará algo automático e muito útil para conhecer,
de fato, as pessoas ao seu redor. Observe o ambiente, as
pessoas, seus gestos, suas roupas, assessórios,
proximidade com outras pessoas. Cada uma destas
observações trará informações importantes sobre a
pessoa a qual você pretende decifrar.

Um ambiente traz grande
influência as pessoas que o
frequentam. Ele carrega
valores e significados
próprios e as pessoas que os

não necessariamente haverá . pois o ambiente está influenciando diretamente em seus sentimentos presentes. você deve descobrir como age normalmente a pessoa a qual você quer analisar. você não poderá deduzir que a última pessoa da fila se trata de alguém ansioso ou estressado. porque as vezes ela pode realizar algum gesto ou expressão facial por ser seu costume. Ou seja. Outra observação muito importante se refere à baseline das pessoas. É o primeiro elemento o qual você deve analisar. Imagine uma grande fila de banco: é compreensível que a pessoa no último lugar desta fila demonstre sinais como os de impaciência e ansiedade? .Logo.frequentam atribuem a ele alguma significação de acordo com a sua subjetividade e influenciam em suas emoções.

imagine uma pessoa contando para você que acabou de ser assaltada. como descubro sua baseline?’’ Uma primeira pergunta que você pode fazer a si mesmo é: ‘’ Como seria a reação normal de uma pessoa nas mesmas condições?’’ Por exemplo. logo ganhou uma importância muito mais simbólica que funcional. criado inicialmente com a única função de proteção contra o clima. atribuem significados diferentes aos mesmos gestos que realizamos. Consegue imaginar expressões que remetam à felicidade? Se houver. Nunca se esqueça de contextualizar. *Culturas diferentes. Analisar roupas e acessórios têm uma grande importância. O vestuário. . muitas vezes.o mesmo significado que na linguagem corporal da maioria das pessoas. pode se tratar de uma incongruência do locutor. Dúvida frequente: Você pode estar se perguntando: ‘’ E se eu não conhecer a pessoa.

Pessoal. existem basicamente quatro zonas de proximidade: A Zona Intima. mas estampando a psique do ser humano. pode-se afirmar que a importância simbólica das roupas. hoje em dia. Cores. estilos e materiais sempre tiveram importância simbólica e remetiam ao status da classe social da pessoa que a vestia. Atualmente os padrões das vestimentas de classes sociais não são tão delimitados quanto na idade média e iluminismo. área que estuda o espaço. . A proximidade física entre as pessoas revela também sua proximidade afetiva. Segundo a proxêmica. assessórios e cores aumentou. não apenas remetendo a condições econômicas. porém. Social e Profissional.

Outro pesquisador da cinética. apenas 7% da nossa comunicação se dá de maneira verbal. afirma. É certo que ambos os pesquisadores divergem em relação a porcentagens. seus sentimentos. 2 Segundo Albert Mehrabian. porém. isto porque o seu corpo . de todas as que mostraremos aqui. no entanto que apenas 35% da nossa comunicação se dá de maneira verbal. a linguagem corporal é a mais importante para decifrar pessoas. o ponto em comum é: Estamos aqui ensinando que é possível analisar pessoas e descobrir sua personalidade. emoções e verdades e mostrando as ferramentas. sendo 38% de conteúdo vocal (paralinguagem) e 55% de comunicação não verbal. Ray Birdwhistell.

por sua vez. daremos breves e eficazes dicas: Quer descobrir onde está o interesse de alguém? Olhe para onde seu pé aponta. Para ter conhecimentos profundos sobre Linguagem Corporal são necessários livros e mais livros ou cursos. neste Ebook onde buscamos resumir e mostrar a funcionalidade da Linguagem Corporal na hora de analisar alguém. tanto em forma de sons. o corpo. . reflete nossos verdadeiros sentimentos. É a parte do corpo a qual os especialistas chamam de ‘’ A mais honesta’’. quanto em forma de palavras.passa muito mais mensagens que a sua voz pode passar. As palavras refletem nossos pensamentos.

mas cuidado. Quando estão desconfortáveis com alguma situação ou sentem que seu espaço pessoal está sendo invadido. interesse e paixão. (cruzando os braços. também podem indicar medo. analise o contexto. as pessoas tendem a criar barreiras.) . quando retraídas.Pupilas dilatas indicam desejo. podem indicar raiva. ora com o próprio corpo. Pupilas. bolsas. por exemplo). ora com objetos (pastas. etc.

O conhecimento sobre a psicologia das cores também pode nos revelar muito sobre o atual estado de espirito de uma pessoa (cor da roupa e assessórios) e até mesmo sobre sua personalidade (cor preferida). desde a descoberta de seu poder persuasivo. vem sendo cada vez mais estudadas e aplicadas por psicólogos. pesquisadores e publicitários. 3 As cores possuem tamanha influência na vida das pessoas que. . já que um ambiente pode exigir a escolha de uma certa cor. O contexto nunca deve ser esquecido.

a cor branca é considerada uma cor de paz e tranquilidade. em primeiro lugar e vermelha em segundo. a cor púrpura. nos últimos lugares sem encontram as cores laranja e amarelo. as cores preferidas são azul. Curiosidade: Entre os adultos. enquanto na Índia ela significa morte. . No continente americano.Antes de tudo. assim como o de alguns gestos. por exemplo. vale lembrar que o significado da cor. pode mudar de cultura para cultura. em terceiro lugar fica a cor verde e em quarto.

isso mostra que você é determinada''. isso mostra que você tem inteligência. Se sua chefe é mulher. vista vermelho. especialista em cores. . vista azul para ir ao trabalho.‘’ Se seu chefe é homem. Bride Whelan.

Cor laranja: Humor: Desagradável emocionante. royalties. Cor vermelha: Humor: Afetuoso. fecundidade. entusiasmo. que eram verde claro. desafiante. os funcionários tinham o costume de ficarem próximos a um bebedouro a ‘’ passeio’’. hostil. Em uma fábrica. os trabalhadores bebiam agua e imediatamente voltavam ao trabalho. luxúria. foram pintadas de laranja. sangue. pecado. Significados simbólicos: Felicidade. estimulante. amoroso. perturbado. desafiador. quando as paredes próximas ao bebedouro. cheio de vitalidade. reflexão. raiva. triste. irritado. hostil. intimidade. amor. . agressivo. agitação. angustiado. inquietação. colheita. Significados simbólicos: Sol.

imponente. luz. riqueza. . alegria. agressividade. paz. fome (Egito). pompa. vitória. idade (Grécia). a prostituição (Itália). equilibrado Significados simbólicos: Segurança. sabedoria. emocionante. triste. sol. inveja. hostilidade. calmaria. Cor amarela Humor: Desagradável. Cor verde: Humor: Legal. digno. Significados simbólicos: Sabedoria. jovialidade. ódio. Significados simbólicos: Encanto superficial. relaxante. humildade e tragédia. Cor roxa: Humor: Deprimido. agradável.

Significados simbólicos: Dignidade. de decaimento. ternura. domínio. infelicidade. sabedoria. humildade. intensidade. suave. desanimo. ansiedade. Significados simbólicos: Melancolia. Cor marrom: Humor: Triste. morte. desanimado. transcendente. infinito. medo. expiação. deterioração. tristeza. Cor preta: Humor: Tristeza. melancólico. deprimido. outono. seguro. verdade. neutralidade. de proteção. abatido. . distante. Cor azul: Humor: Agradável. proteção. mistério. calma. Significados simbólicos: Escuridão. expiação. poder. relaxante.

como se vê. exprimir o que sente. ainda tão extenso quanto o da Linguagem Corporal. um relógio.. decidiram transformar também em um símbolo de independência feminina. informou-se à imprensa que um . propõe aqui apenas servir de norte em sua análise. É necessidade do ser humano deixar sua marca. uma marca de roupa. porém. Observe sempre os objetos. o que crê. muitas vezes.. ditado. tudo isso serve como indicativo de posicionamento diante da sociedade. como no caso das industrias de tabaco. pela mídia. Quer seja um tipo de carro. eles possuem algum significado. 4 O que seus objetos dizem sobre você? Este tópico. ‘’ Por ocasião do grande desfile da festa nacional em New York. Lembre-se que os objetos e seus significados podem acompanhar um modismo. que inicialmente produziam cigarros voltando-se apenas para o público masculino.

etc.] vinte moças elegantes tiraram cigarros e isqueiros de suas bolsas e acenderam suas simbólicas freedom torches. Isleide Arruda."Arquivos Brasileiros de Psicologia 60. . viagens.. amigos.. "Psicologia e marketing: da parceria à crítica.2 (2008): 143-157.grande acontecimento iria se produzir [.) As fotos que as pessoas têm consigo mostram o que elas mais valorizam (família.’’ (Fontenelle.) Diplomas são objetos que demonstram poder. Pessoas que ostentam os diplomas mostram que valorizam seus títulos e conhecimentos. O cigarro havia-se tornado então o símbolo da emancipação feminina.

não confiar em quem você não percebe sinceridade. A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um sinal de mentira propriamente dito. As pistas de mentira e engano são vistas em incongruências. analise o contexto. o melhor de saber decifrar pessoas é evitar ser enganado. evitar se ‘’ meter em furadas’’ dos mais diversos tipos. . 5 Sem dúvidas. Portanto. Não temer fazer um mal negócio pois você sabe que a outra pessoa está sendo sincera. enfim. nervosismo e ansiedade. nunca se esqueça. sinais de tensão.

Significa inconscientemente: ‘’ Eu não deveria ter dito isso’’. . ela está em contradição e provavelmente está mentindo. outra forma de mentira pode ser pressionar os lábios como se tentasse prender a mentira. Se. Cobrir a boca também pode indicar mentira. sempre em conjunto de dois ou mais.Vale lembrar que os sinais de mentira NUNCA aparecem isolados. enquanto alguém te faz uma afirmação com a fala e com a cabeça faz um gesto que quer dizer ‘’ não’’. cuidado. deve SEMPRE analisar o contexto. Pressionar os lábios também pode indicar raiva. mas.

.

Gostou? Agora imagine se você pudesse aprender mais sobre isso e a Linguagem Corporal? É para isso que criamos um Treinamento Online no Portal do Aluno LC em Foco e você pode aprender muito mais sobre todo este mundo fantástico...  Plataforma Exclusiva do Aluno  Conteúdo Exclusivo do Aluno  Vídeos e Apostilas  Material de Análises  Acesso por 1 ano ao Portal  + Bônus. .

linguagemcorporalemfoco.Quer saber mais? Acompanhe nossas postagens: www.com .