You are on page 1of 18

FISSURAS POR

RECALQUES

Hênio Tinoco

.

Linha de tubulões apoiados em aterro e em solo natural: na sondagem não foi detectado o horizonte de separação entre as camadas. .

Recalques das fundações em função do desconfinamento do solo. pela construção de edifício .

Atuação de força horizontal nos elementos da fundações. . pela instabilização de talude.

Ruptura de alvenaria de vedação: deslocamento na base da parede estrutural. COMO EVITAR? . pela rotação de estaca não contraventada na direção transversal da obra.

Enrijecimento da fundação com vigas- baldrame e ou vigas-alavanca .

Estaca mista aço / concreto: ruptura da fundação por flambagem da parte metálica em trecho totalmente desconfinado .

Falta de verticalidade de estaca metálica e de estaca pré-fabricada de concreto (com emenda). pela presença de matacões no solo .

Solapamento do aterro ao lado da calçada lateral de unidade térrea .

motivadas em última instância por tensões de cisalhamento ou tração diagonal. todas as paredes concorrentes no pilar apresentam fissuras inclinadas na direção do pilar que sofreu maior recalque. são também provocadas por recalques diferenciais das fundações • Neste caso. . FISSURAÇÃO EM ALVENARIAS DE VEDAÇÃO PROVOCADAS POR RECALQUES DE FUNDAÇÃO • Fissuras semelhantes àquelas que ocorrem nos balanços da estrutura.

FISSURAÇÃO EM ALVENARIAS ESTRUTURAIS • Fissuras inclinadas no edifício menor por recalques diferenciados das fundações (interferência da fundação vizinha) .

.

.

FISSURAÇÃO EM ALVENARIAS ESTRUTURAIS • Fissuras inclinadas provocadas por recalques diferenciados das fundações (falha de homogeneidade do solo) • TODAS AS TRINCAS INCLINADAS CORRESPONDEM A RECALQUES DE FUNDAÇÃO? .

• Fundações apoiadas simultaneamente em aterro e corte .

Escavações nas proximidades provocam rebaixamento do lençol freático .