MANUAL DE INSTALAÇÃO MOBMIX. 1. Materiais e ferramentas: a) necessárias: • • • • Chave de boca ou estriada (estrela) N.

10; Chave de fenda fina (1/16); Alicate universal (alicate comum); Agulha comum de costura;

b) Opcionais: • Multímetro digital; • Chave de fenda comum (3/16” ou similar); • Alicate de corte; • Faca de corte ou estilete; • Fita isolante (caso o fio da sonda de seu carro esteja ressecado); 2. Instalação:

• Localize os bicos injetores de seu veículo. Aparência do conector do bico injetor ligado ao carro. • Um a um (para evitar inversões) desconecte os conectores dos bicos e conecte ao conector correspondente do módulo. Conecte também o conector de saída do mobmix ao bico recém desconectado . • Confirme se os conectores dos bicos injetores originais do seu carro são iguais aos do cabo fornecido (foto abaixo): Conectores dos bicos (4 unidades fêmea presas no cabo do mobmix) devem ser iguais aos de seu carro. • Passe o cabo dos bicos de forma que os conectores fiquem próximos aos bicos injetores.

Na dúvida. antes de tentar desconectar o original do seu carro. conforme indicado.• Lembre-se que para desconectar o conector do bico é necessário pressionar para dentro a trava do conector. utilize a chave de fenda 3/16” e pressione a trava para dentro (pressionar contra o corpo do conector). Por limitações de espaço. veja como funciona o mecanismo da trava pressionando-a no conector do cabo fornecido com seu mobmix. Neste caso. às vezes não é possível pressionar a trava com as mãos. .

É possível também instalar o módulo conectando diretamente os fios aos bicos e ECU. Separando desta forma os 8 conectores do restante do cabo com o concetor branco que vai no MOBMIX. conecte seu conector ao cabo do mobmix e o conector corresponde do mobmix conecte ao bico1. O desenho abaixo mostra a conexão do módulo MOBMIX 6cc em um motor de 6 cilindros. . Para isso. caso seu veículo não tenha os conectores compatíveis. Esta correspondência é fácil de ser notada pois os conectores saem do cabo em pares (entrada / saída).• Após conectar os quatro bicos (8 conectores) a sua instalação ficará como no diagrama abaixo: Veja cada conector original do bico injetor de seu veículo estará conectado a um dos 4 conectores macho do mobmix (sem a trava metálica) e cada conector corresponde do mobmix igual ao original do seu veículo estará conectado ao bico injetor de onde saiu o conector original (com a trava metálica). basta cortar o chicote dos bicos logo acima do primeiro conector dos bicos. Por exemplo. ao desconectar o bico1.

mas sem esforço excessivo para não danificar o parafuso. afrouxe e retire a porca ou parafuso do conector da bateria marcado com o sinal (-). Conecte o conector verde no módulo mobmix e veja (no momento exato da conexão) se os três leds acendem e o led vermelho apaga imediatamente. conecte o conector branco da outra extremidade do cabo ao emulador de bico fornecido : • • • • • Dê partida no veículo na gasolina e veja se funciona normalmente. Após o teste. Este emulador permite o uso do carro normalmente na gasolina ou no GNV. em caso de alguma pane eventual. se possível verificando a inserção correta das duas travas. se está tudo ok. se possível segurando os outros terminais ali presentes para que não haja desligamento de algum outro módulo no seu carro (tipo um alarme ou outro equipamento que possa perder a configuração).mobflex. Faça a mesma coisa com o terminal positivo (fio vermelho).com. Retire o conector branco (pressione a trava do conector para soltar) do emulador de bico. ficando o led verde aceso. pois ele é um conector de SOS.10. e o amarelo piscando rapidamente. Coloque os terminais pretos (2) neste parafuso/borne e reponha o parafuso ou porca. porém sem os benefícios do MOBMIX. Pressione o conector verde fimemente contra o módulo.jpg Para o módulo de 4 cilindros é o mesmo desenho. Peça ajuda para que alguém segure estes terminais enquanto faz a retirada do parafuso ou porca. apertando com firmeza.br/media/mobmix6ccinst. • Feito isto.O desenho pode ser visto em tamanho maior no link abaixo: http://www. . mas não existem os fios 4 e 5 (entradas) e D e E (saídas). utilizando se da chave de boca N. Guarde o emulador de bico no porta-luvas de seu carro.

MOBMIX ou MOBTETRA. • • • • • • Aguarde 30 segundos e veja se o led verde (POWER) também se apaga (módulo em modo de espera ou “POWER DOWN”. Remova o relê de corte da bomba de combustível. A bomba de combustível deve permanecer sempre ligada enquanto o veículo permanecer ligado. desde que este seja o fio comutado. Se houver dúvida se a bomba permanece ligada quando pasa para o GNV. veja se o led “POWER” pisca. independente do modelo. MOBFLEX. Retorne a chave para a posição “GASOLINA” e desligue o veículo (não necessariamente nesta ordem).Desconectar o emulador de bico Conectar ao mobmix Conectar o conector de força Ao conectar. Dê partida no veículo. Poderá ser conectado também ao positivo da válvula de GNV no redutor de pressão. indicando que o módulo aceitou o comando de mudança para GNV. mesmo no GNV. tente escutar o ruído da bomba de combustível pondo um copo encostado no tanque de combustível e encoste o ouvido com o carro na gasolina e depois passe . os três led's acendem por 1 segundo. Conecte o fio azul do cabo do emulador à chave comutadora de gasolina / gnv. se houver. Passe a chave comutadora para GNV.

voltando a oscilar logo em seguida.00 e 0. Depois encosta o fio de entrada da sonda do mobmix na agulha e observa o led da sonda. ponta de teste preta no negativo da bateria e ponta vermelha na agulha já espetada no fio a ser testado. A sonda ainda não está conectada neste momento e este indicador (led amarelo “sonda” no painel do mobmix) será usado para identificar qual é o fio de sinal da sonda. A tensão varia entre 0. encostando o fio de entrada de sonda do mobmix (fio amarelo) nos fios do conector da sonda de seu veículo. em intervalos de aproximadamente 1 a dois segundos. de modo a evitar ferimentos. Se desligar o veículo e o módulo apagar. possivelmente este fio da sonda já se encontra cortado e emendado com o fio que vai para o emulador de sonda. de forme que perfure sua capa e faça conexão com o fio em seu interior. Provavelmente será necessário enfiar uma agulha de costura na parte de trás do conector da sonda de seu veículo (entre o fio e a borracha de vedação do conector) de modo que a agulha faça contato com o fio. Este processo deve ser feito com o veículo ligado. o valor cai rapidamente. será necessário religar o carro e aguardar novamente os dois minutos ate que o indicador da sonda no painel do mobmix seja liberado (ele bloqueia por dois minutos toda vez que o módulo desliga automaticamente ou por retirada dos conectores). • Dê partida no carro na gasolina.para o GNV e veja se o ruído da bomba permanece. geralmente de cor violeta. utilize o led “SONDA” conforme orientação acima e figuras abaixo. com o veículo ligado na gasolina. Para fazer isso.99V e ao soltar o acelerador em seguida.. identifique o fio do sinal da sonda lâmbda de seu veículo.99V ( não necessariamente atingindo estes valores) de maneira alternada. Pode alternativamente ser usado o multímetro na escala de 2V ou 20V. Se não tiver certeza de como fazer o teste com o multímetro. Este fio pode ser mantido conectado ao emulador de sonda ou poderá ser conectado diretamente à sonda (preferencialmente) e o emulador retirado ou desabilitado. Teste se o led acende (depois que ele pare de piscar) encostando a ponta do fio de conexão da sonda que sai do mobmix (pino2 do conector verde) no positivo da bateria. o valor fica momentaneamente mais próximo de 0. Ao acelerar bruscamente o motor. O led “SONDA” acende quando conectado ao positivo e apaga se conectado ao negativo da bateria de seu veículo (ele pode oscilar aleatoriamente quando desconectado ou permanecer apagado). Aguarde 2 minutos para que o indicador LED amarelo no painel do mobmix seja liberado e pare de piscar (durante este tempo o led da sonda pisca rapidamente). Alternativamente a agulha pode ser usada para transpassar os fios da sonda (1 por vez). • . utilize o alicate universal para segurar a agulha e transpassar o fio. Confirmado que o indicador da sonda está funcionado (led amarelo “sonda” já parou de piscar). podendo chegar bem próximo de 0.00V. OBS: Se seu veículo é movido a GNV.

em veículos mais antigos com sonda sem aquecimento). Se for conectar embaixo do veículo (se for o caso). • Quando encostar o fio de entrada da sonda do mobmix no fio correto (sinal) da sonda do seu carro. o led da sonda no painel do MOBMIX ficará piscando lentamente com a chave seletora de combustível na posição “gasolina”. . Quando for o fio certo. Este fio costuma ser o fio preto no conector que fica do lado da sonda de seu veículo.Fio transpassado por uma agulha (exemplo. Detalhe do painel do mobmix com os leds indicados. o led da sonda deverá acender e apagar em intervalos regulares de cerca de 1 a 2 segundos ( o tempo não é importante e sim que o led acenda e apague sozinho). Fio de entrada da sonda tocando a agulha para testar o sinal (considere que o fio transpassado pela agulha mostrado é o fio da sonda de seu veículo). de onde saem normalmente dois ou quatro fios (muito raramente um único fio. lembre-se que o fio não poderá encostar no escapamento (pois vai derreter) e não pode ficar solto pois pode ser arrancado caso o fundo do carro passe sobre um galho ou algo semelhante. A agulha na verdade deve transpassar o fio do cabo original da sonda do carro). Ela (sonda) normalmente é uma peça cilíndrica enroscada no coletor de escapamento próximo ao motor ou embaixo do veículo. pergunte a seu mecânico de confiança ou outra pessoa que entende um pouco de injeção eletrônica. Se não souber onde fica a sonda lâmbda. Use um alicate para firmar a agulha enquanto transpassa a capa do fio.

Utilizando o eletrotap. Eletrotap Conexão dos fios (preto = sonda do carro. amarelo = fio de entrada da sonda no mobmix) . desligue o veículo. isolando em seguida com fita isolante. Caso contrário. decape o fio de sinal da sonda de seu veículo com uma faca ou estilete e enrole o fio de entrada da sonda do MOBMIX no fio de sinal da sonda de seu veículo. conecte o fio da sonda de seu veículo ao fio correspondente do mobmix ( pressionando a presilha para dentro de forma que ela rompa a capa do fio do módulo e da sonda ao mesmo tempo (não retire a capa do fio). • Localizado o fio de sinal da sonda.Exemplo de conector da sonda (Corsa Classic) Exemplo de sonda (4 fios). Este conector somente serve usado se a capa do fio da sonda de seu carro estiver flexível como os fios do cabo do MOBMIX.

o led “ERRO” ficará piscando rapidamente e o power apagado. Não deixe o carro morrer. Se já estiver aceso. aguarde 1 minuto e reconecte repetindo as etapas subsequentes. Após este tempo (2 minutos). Se o led vermelho permanecer piscando (não acelere o carro em nenhum momento durante o auto-ajuste) significa que o ajuste não foi completado com sucesso. o ajuste inicial do GNV está sendo feito. Mantenha o carro funcionando durante o tempo restante até que o led verde comece a piscar. Comece a verificar a partir da primeira hipótese (mais provável).Pressionando o terminal de conexão do eletrotap Depois de conectado. o led “POWER” começa a piscar. A sua conclusão será indicada pelo apagamento do led vermelho. Durante este tempo. • • • • . feche a tampa do eletrotap com o alicate universal e pressione até travar (um clic é ouvido). Se isto acontecer. Isto pode acontecer por duas razões: o seu gnv está fechado demasidamente ou a sua bomba de gasolina está sendo desligada quando passa para o GNV. ajuste o GNV da seguinte forma: Com o veículo em marcha lenta (sem acelerar). abra a válvula da marcha lenta até que o led “SONDA” no painel do MOBMIX acenda fixo (sem piscar). Neste momento. • Dê partida em seu veículo e acelere para passar para o GNV e aguarde 2 minutos na marcha lenta. basta fechar lentamente até que apague (piscadas rápidas são permitidas). O ajuste inicial leva poucos segundos após o acendimento do led verde (cerca de 10 a 20 segundos). desconecte os dois conectores novamente . Durante os dois minutos iniciais. junto com o led “ERRO”. então retorne lentamente até que o mesmo apague (piscadas rápidas são permitidas).

a seu critério. • Concluída esta etapa. • Ligação original da sonda.sem emulador de sonda). mesmo com MOBMIX). (poderá ser usada eventualmente. utilizando leitura real da sonda. mas não obrigatório. o emulador de sonda poderá ser utilizado.• A sonda poderá ser ligada diretamente à ECU (ligação original da sonda do veículo. mas não interrompe o sinal quando passa para o GNV). utilizando sinal gerado pelo emulador de sonda quando está no GNV. . considere em seu lugar o emulador de sonda. que poderá. Isto é essencial se qjuizer melhorar a regulagem do sistema de injeção de combustível. se seu carro não se adaptar perfeitamente ao sinal gerado pela sonda com o sistema MOBMIX. especialemente em veículos flex. o emulador de sonda pode ser retirado nesta opção de instalação. Instalação recomendada. A instalação está pronta. Se não houver gerenciador. para melhor desempenho quanto à manutenção da regulagem do seu sistema de injeção). ser retirado depois da mudança (pois não fará mais nenhum efeito). o carro está pronto para rodar. Se seu carro não possuir gerenciador eletrônico. Em casos excepcionais. não deverá haver corte do sinal quando o veículo passa para o GNV. Veja abaixo como provavelmente está a ligação da sonda lâmbda do seu carro e como ela deveria ficar (recomendado. jumpeando o emulador de sonda ( o gerenciador eletrônico continua recebendo o sinal da sonda. Na instalação desta forma.

para obter melhores resultados (em termos de ganho de potência). Instalação e testes concluídos. contados a partir da data marcada no selo de garantia MOBFLEX. o direito à devolução do equipamento adquirido através site Mercado Livre ou seus associados e ao ressarcimento do dinheiro pago pelo produto em caso de insatisfação de qualquer natureza. O valor pago pelo produto será devolvido mediante depósito em conta do próprio comprador num prazo máximo de três dias após o recebimento da mercadoria retornada no endereço do vendedor. manuseio inadequado ou outras avarias visíveis) para o endereço aqui indicado.É de vital importância manter o veículo sempre com combustível acima da reserva no tanque e utilizar preferencialmente gasolina (MOBMIX) ou gasolina/alcool (somente MOBTETRA ou se seu carro for FLEX de fábrica). Eu. ____________________________________________ Marcelo Santos Silva Serra. Acompanhado de todos os acessórios e brindes (se for o caso) enviados junto com o produto. correndo por conta do comprador as despesas de envio do produto para troca ou reparo. PROGRAMA SATISFAÇÃO GARANTIDA. A garantia aqui refere-se somente ao produto ora adquirido. quando isto for possível. Fica também estabelecido o prazo de garantia de 12 meses do produto. OBRIGADO POR CONFIAR EM NOSSOS PRODUTOS.165. concedo a(o) comprador do Mobmix. O direito à devolução não se aplica ao frete ou outras taxas cobradas por terceiros (taxa do Mercado Pago. no caso do comprador ter comprado o produto por depósito em conta. não se estendendo em nenhuma hipótese ao veículo onde o mesmo foi instalado ou qualquer um de seus acessórios ou serviços de qualquer espécie solicitados a terceiros. ou por cancelamento do lançamento da fatura emitida no cartão de crédito. etc. pois a mesma é refrigerada pelo próprio combustível. doravante denominado “vendedor”. pois o mesmos são repassados à empresa transportadora ou terceiros). cabendo também à loja MOBFLEX a decisão de reparar ou trocar o produto. sob pena de queima da bomba de combustível. Bloco D. morador da Rua Belo Horizonte N. A restituição se dará mediante a devolução pelo cliente do produto adquirido em perfeitas condições (sem avarias causadas por impactos. 27 de fevereiro de 2010. uma vez que o contratado / vendedor não aufere tais valores. Marcelo Santos Silva. por uma prazo de 30 dias a contar do recebimento do produto em seu endereço.203. . servindo de quitação o próprio recibo bancário de depósito ou transferência. Ap. Em nenhuma hipótese o veículo deverá rodar longos períodos ( mais de 5 minutos) com tanque seco ou com a luz de alarme de abastecimento acesa quando estiver rodando no GNV.

Teste o carro com o emulador de bico fornecido. Led da sonda apagado direto na alta. Ajuste na alta não foi feito.Problema 1 Carro não liga SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Verificação ou causa Indicação Verifique se o led pulso está Entre em contato com o fornecedor apagado e pisca quando tenta dar a partida. defeito no motor do veículo. está aceso direto na alta feche o estrangulador até que o led rotação. Mistura pobre constante. .Refaça o ajuste automático do GNV fechando o ajuste da marcha lenta até que o led “SONDA” apague. da sonda comece a piscar. mais rápido o led power pisca. Feche o GNV na regulagem da marcha lenta cuidando para que o led “SONDA” fique sempre piscando. Ajuste do GNV muito aberto. Se estiver chave comutadora. Led da sonda mantendo uma rotação constante. Se o motor funcionar perfeitamente. 8 Mal funcionamento do carro na gasolina. 3 Led sonda aceso continuamente no GNV após dois minutos da partida do motor. Entre em contato com o fornecedor para substituição. deixando o ajuste da marcha lenta o mais aberto possível enquanto o led power está apagado (vermelho piscando). Verifique a sonda ou a ligação correta do fio da sonda ao fio amarelo do módulo adquirido. Acelere o carro até 3000RPM e mantendo uma rotação constante. Led vermelho CHECK piscando ao tentar dar a partida na gasolina. 2 Led sonda apagado continuamente no GNV após dois minutos da partida do motor. Led sonda não pisca durante o funcionamento na gasolina Led power não pisca quando está no GNV. ou há uma correta. . 5 O fio azul do chicote do Verifique a conexão do fio azul à emulador não foi ligado à chave comutadora. Observe que quanto menor a quantidade de gasolina injetada. tente instalar um relê tensão residual positiva na auxiliar para conexão do fio azul do saída da chave. abra o estrangulador até que o led da sonda comece a piscar. 6 Carro afoga quando se pisa no acelerador ou cheiro de gasoina é sentido. Mistura rica constante. contate o revendedor para substituição ou reparo. GNV muito fechado durante Refaça o ajuste automático do GNV o ajuste automático. 7 Alto consumo de gasolina. 4 Sonda não foi conectada ao fio de sinal durante a instalação ou está com defeito. Ajuste na alta não foi feito Acelere o carro até 3000RPM e adequadamente. módulo ao positivo da bateria. 5 6 Bico injetor não compatível com o módulo adquirido. sem que o led da sonda acenda. GNV muito aberto durante o ajuste automático. Defeito no módulo.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful