You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Engenharia - Departamento de Engenharia Elétrica
DISCIPLINA DE CONVERSÃO DE ENERGIA (ELE-034)

EXERCÍCIOS

1a. Questão: Num sistema eletromecânico com duas entradas elétricas, os enlaces de fluxo podem
ser expressos por:
λ1 (i1 , i2 , x) = x 2 .i12 + x.i2 + i1
λ2 (i1 , i2 , x) = x 2 .i22 + x.i1 + i2
Calcule a energia e a co-energia.
a
2 . Questão: Um núcleo de um transformador com duas bobinas é mostrado na Figura abaixo. Se
N1=50 espiras, N2=100 espiras e a permeabilidade magnética relativa do núcleo vale 4000, calcule as
indutâncias mútuas e de magnetização.
30 cm
cm
5

30 cm N1 N2

5 cm

a
3 . Questão: Um eletroímã possui indutância expressa por:
a
L( x) = Ll +
x
a) Considerando a resistência da bobina igual a r= 10Ω; a constante de mola K= 2667 N/m; a
posição inicial x0= 3 mm e a= 6,283 .10-5 H.m, se a bobina é alimentada por uma corrente
de i= 0,5 A, trace a característica da força eletromagnética e força mecânica (força da mola)
em função do deslocamento.
b) Se as duas características da letra a) se cruzam em dois pontos distintos no plano F(x), qual
deles é um ponto estável de operação? Explique?
a
4 . Questão: Seja o dispositivo eletromecânico da figura abaixo:
θ

Diâmetro do entreferro: D = 10cm;
Entreferro 1: g1 = 1.0mm;
Entreferro 2: g2 = 3.0cm;
g2 Permeabilidade do ferro: µr ≈ ∞;
a' a
Número de espiras na fase a: N = 200;
g1 Largura do núcleo: l = 7cm;

circula na bobina de estator. Se as indutâncias de cada enrolamento valem: laa (θ) = 0. d) Calcule a expressão do conjugado eletromagnético.7 + 0. b) Corrente nula no rotor e corrente contínua de 15 A no estator.4 (H) laA(θ) = 1. harmônico. O número de sub-bobinas por pólo em cada fase. a) Calcular os valores máximo e mínimo da indutância própria da bobina de estator. e de 7º. e) Estator alimentado por 15√2 cos 314t e rotor desenergizado. O valor de pico das ondas de fmm de 5º. com um total de 40 espiras por polo e para cada fase.1 cos(θ) (H) o Para θ = 60 determine o valor do conjugado instantâneo para os seguintes casos: a) Corrente contínua no rotor de 15 A e corrente nula no estator.O enrolamento de estator da bobina da fase A de passo fracionário de uma máquina elétrica é mostrado na figura abaixo. Harmônico produzida em relação ao pico da onda fundamental. Se o entreferro vale 0. Se no estator com 24 ranhuras é confeccionado um enrolamento trifásico de camada única. a 6 . Calcule as amplitudes das ondas de FMM de quinto e sétimo harmônicos espaciais deste campo. calcule: a. calcule os valores de LA e LB. Escreva a expressão para a FMM fundamental do enrolamento desta fase. Questão . d. Calcule o valor do conjugado médio quando o rotor gira a 314 rad/s para qualquer sentido de giro e: d) Estator alimentado por 15√2 cos 314t e rotor alimentado em corrente contínua de 15 A. 7a. o diâmetro de rotor vale 0. considerando que cada lado de bobina corresponde a nc condutores e todos são circulados pela mesma corrente instantânea. O ângulo entre as ondas magnéticas de cada sub-bobina de cada fase. com uma bobina concentrada. e) Se uma corrente senoidal de 10A rms. c) Correntes contínuas no estator e no rotor iguais a 15 A.Uma máquina elétrica bipolar possui um enrolamento monofásico (a) em estator e um rotor a polos salientes contendo um enrolamento concentrado (A).5m. . e 5 . Questão . o o b. 60 Hz. calcule: c. Qual é o valor do conjugado médio nestas velocidades? a 5 .5 cos 2θ (H) lAA(θ) = 1. Amplitude da indução magnética produzida. Questão – Considere um enrolamento do rotor de uma máquina elétrica de 2 polos. Amplitude da indução fundamental e daquelas de 3 . o rotor gira a 3000rpm. o comprimento do núcleo magnético vale 1m. b) Sabendo que Laa = LA + LBcos(2θ). determine os valores de velocidade mecânica nas quais a máquina desenvolve conjugado médio não nulo. a bobina contém 40 espiras e é percorrida por corrente contínua de 12 A. e.3mm. c) Calcule a expressão da energia armazenada no campo.

calcule: 1. a bobina contém 40 espiras e é percorrida por corrente contínua de 12 A. Calcule o campo resultante fundamental da soma do campo de cada fase se a alimentação de cada fase for adequadamente feita. Questão . 11a. e 5o.7 + 0. • Número de condutores nas ranhuras: 20.3mm. Questão .Considere um enrolamento do rotor de uma máquina elétrica de 2 polos. Se o entreferro vale 0.Uma máquina trifásica de seis pólos conectada em estrela possui as seguintes características: • Número de ranhuras no estator: 36. • Enrolamento em camada simples e passo pleno.Uma máquina elétrica bipolar possui um enrolamento monofásico (a) em estator e um rotor a polos salientes. Determine: f. Se no estator com 24 ranhuras é confeccionado um enrolamento trifásico de camada única. i.O enrolamento de estator de uma máquina de dois polos bifásica é ilustrado na figura abaixo. e de 7º. b) Calcule o valor do conjugado médio quando o rotor gira a 314 rad/s para qualquer sentido de giro e o estator alimentado por 15√2 cos 314t e rotor desenergizado. Calcule as amplitudes das ondas de FMM de quinto e sétimo harmônicos espaciais deste campo resultante. Questão . o rotor gira a 3000rpm. com uma bobina concentrada. Harmônico produzida em relação ao pico da onda fundamental. o diâmetro de rotor vale 0. harmônico.4 O ângulo entre as ondas magnéticas de cada sub-bobina de cada fase.5 O valor de pico das ondas de fmm de 5º. 1. 10a.1 Amplitude da indução magnética produzida.3 O número de sub-bobinas por pólo em cada fase.5m. 1.2 Amplitude da indução fundamental e daquelas de 3o. h. g. com um total de 40 espiras por polo e para cada fase. A expressão para a FMM fundamental do enrolamento de cada fase. 9a. a 8 . Se a indutância do enrolamento vale: laa (θ) = 0. considerando que cada lado de bobina corresponde a nc condutores e todos são circulados pela mesma corrente instantânea. calcule: 1. Calcule as amplitudes das ondas de FMM de quinto e sétimo harmônicos espaciais deste campo para cada fase. o comprimento do núcleo magnético vale 1m. . 1. Questão .5 cos 2θ (H) o Para θ = 60 determine o valor do conjugado instantâneo para os seguintes casos: a) Corrente contínua no estator de 15 A.

ordens. ordens. b) Calcule o número máximo de sub-bobinas por polo e por fase para este enrolamento. e 7ª. . e 7ª.. c) Calcule a amplitude do campo magnético da fase a. a) Desenhe os lados das bobinas de todas as fases indicando suas polaridades. desenvolvida de forma linear no desenho de metade das ranhuras de estator abaixo. • Comprimento do entreferro: 1 mm.. sua componente fundamental e os harmônicos espaciais de 3ª. 5ª. 5ª. • Corrente de estator (CA rms): 20 A. d) Calcule a amplitude do campo magnético fundamental resultante de estator e suas componentes de 3ª.