Instalar BrOffice 3

1. Faça o download do pacote ftp://www.broffice.org/stable/3.0.0/BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz; 2. Descompacte-o em algum diretório. Sugiro o /tmp: tar zxf BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz -C /tmp 3. Mude o diretório corrente para o diretório onde estão os pacotes DEB: cd /tmp/OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS 4. Instale todos os pacotes disponíveis: sudo dpkg -i *.deb

e depois instale o desktop integration entre na pasta:

cd /tmp/OOO300_m9_native_packed-1_pt-BR.9358/DEBS/desktop-integration sudo dpkg -i broffice.org3.0-debian-menus_3.0-9354_all.deb Caso os links dos programas não funcionarem siga o próximo passo. 5. Esse processo não irá alterar as entradas dos menus do Gnome. Ao clicar sobre o ícone do editor de texto, ele abrirá o Writer do pacote instalado originalmente (deve ser a versão 2.4.1). Fazer alterações nos ícones é uma saída, mas apenas o seu usuário poderá usufruir das modificações. Para fazer uma alteração "system wide", edite o arquivo /usr/bin/ooffice sudo nano /usr/bin/ooffice 6. Substitua a segunda linha por /opt/broffice.org3/program/soffice "$@" 7. Salve o arquivo (CTRL - O) e saida do editor de texto (CTRL - X). 8. Abra o menu de aplicações e procure pelo ícone do editor de texto. Você já deve abrí-lo no OpenOffice 3 recém instalado. Este procedimento é particularmente interessante pois mantém, no mesmo sistema, as versões 2.4.1 e 3.0 do OpenOffice. Se desejar, por qualquer motivo, abrir temporariamente a versão 2.4.1, basta ir ao terminal e digitar: /usr/lib/openoffice/program/soffice Para melhorar ainda mais instale o VERO corretor ortográfico compatível com o novo acordo ortográfico vigente a partir de 1/1/2009.

Primeiro para saber se você já o possui ou não digite: 'extrasseco', 'enjoo', 'infraestrutura', se elas aparecerem grifadas em vermelho é sinal de que está desatualizado.

Então baixe o vero em http://www.broffice.org/verortografico/baixar, sugiro a completa; Depois de baixado, abra o Writer, vá até ferramentas>clique em gerenciador de extenssóes. Com ele aberto Selecione adicionar, vá até o local onde está o arquivo baixado(Vero_pt_BR_V200AOC.oxt) selecione e clique em abrir e siga os passo.

Este mesmo método é utilizado para outras extenssões como o PDFimport da Sun.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful