You are on page 1of 4

MATERIAL DE APOIO

XVII EXAME DE ORDEM

Curso: Extensivo FDS OAB |Disciplina: Ética
Aula: 01 | Data: 21-03-2015

ANOTAÇÃO DE AULA

EMENTA DA AULA
1. Inscrição
2. Atividades Privativas de Advocacia
3. Exercício Efetivo da Advocacia
4. Sociedade de Advogados

GUIA DE ESTUDO

1) INSCRIÇÃO:

1.1) Requisitos:
 Capacidade civil
 Diploma / Certidão do curso de direito.
 Título Eleitor.
 Quitação de serviço militar.
 Aprovação no exame.
 Não exercer atividade incompatível com advocacia – a mais importante!
 Prestar compromisso de inidoneidade.
 inidoneidade moral - Crime infamante – a condenação em crime infamante é presunção legal
 O sujeito não pode ser condenado em um crime ou praticar um crime (processo disciplinar sujeito a
exclusão dos quadros da OAB).

CUIDADO: mesmo sem ter sido condenado em um crime, se dois terços do conselho concordarem a inscrição
não será concedida por conta de inidoneidade.

1.2) Local da inscrição:
 Inscrição como advogado: Domicílio profissional, na falta ou na dúvida será no Domicílio pessoal.
 Inscrição como estagiário: local do curso.

Exame de Ordem
Damásio Educacional

perder requisito de inscrição (Ex.3) Cancelamento da inscrição e Licenciamento da inscrição: Cancelamento da inscrição:  Ato definitivo em relação ao número da inscrição (após o cancelamento pode voltar a ser advogado novamente.  Doença mental curável.  Requerimento simples. Ex: juiz  Morte.  Exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter definitivo.  Exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter temporário.  Idoneidade moral. Inscrição Cancelada por conta de Exclusão:  Requisitos da inscrição cancelada + Prova de reabilitação (após 1 ano da punição de exclusão)  Prova de reabilitação = certidões que comprovem Inscrição Cancelada por Motivo de Exclusão em Decorrência de um Crime:  Reabilitação criminal 2) ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOCACIA: 2 de 4 . MATERIAL DE APOIO XVII EXAME DE ORDEM 1. exclusão. doença mental incurável). Ex: chefe do poder executivo. Licenciamento da inscrição:  Preserva o número de inscrição.4) Requisitos para o retorno após o cancelamento da inscrição: Inscrição Cancelada:  Capacidade civil.  Não exercer atividade incompatível com a advocacia. 1.  Requerimento justificado.  Prestar compromisso. mas com outro número).

4) SOCIEDADE DE ADVOGADOS: 3 de 4 .. Juizado Federal – é facultativo o advogado (art.  Consultoria = elaboração de um parecer  OBS 1: diretoria jurídica e gerência jurídica é preciso ser advogado  OBS 2: se a pessoa não for advogado e praticar qualquer uma das atividades acima é exercício ilegal da profissão.  Juizado Especial – causas até 20 salários mínimos / desde que não tenha recurso. MATERIAL DE APOIO XVII EXAME DE ORDEM  Assessoria e consultoria na área jurídica:  Assessoria = atuação extrajudicial do advogado.  Postular em juízo: Exceções:  Habeas Corpus. 3) EXERCÍCIO EFETIVO DA ADVOCACIA:  Se dá com a prática de pelo menos 5 atividades privativas de advogado no decorrer do primeiro ano. TST)  Justiça de Paz.  Justiça do Trabalho. Neste caso a OAB não pode penalizar pois ele não é inscrito.  Visar atos constitutivos de pessoas jurídicas:  Exceção: micro empresa e empresa de pequeno porte OBS: Advogados que prestam serviços para a Junta Comercial ou para órgãos vinculados a Junta Comercial não podem prestar serviços para atos constitutivos de pessoas jurídicas. Lei 1059). 10. TST – recurso precisa de advogado (Súmula 425. JECRIM – exige advogado.

 Filial do escritório: em outro estado. Exemplos: advocacia com imobiliária. 4 de 4 . MATERIAL DE APOIO XVII EXAME DE ORDEM  Exclusividade: não podem exercer em uma sociedade de advogados atividades que sejam estranhas a advocacia. advocacia com contabilidade etc.  Nome fantasia = proibido.  & = permitido (antes era proibido).  Constitui pré requisito para abertura de uma filial que todos os sócios promovam a sua inscrição também no local da filial.  Nome da Sociedade: para dar nome as sociedades de advogados basta o nome ou sobrenome de um dos sócios acompanhado de expressão que deixe claro que se trata de uma sociedade de advogados.  Preservar o sigilo profissional.  Se o sócio que dá nome a sociedade falecer seu nome pode continuar na razão social desde que esteja prevista essa possibilidade no ato constitutivo da sociedade.  Registro da sociedade: deverá ser registrado no Conselho Seccional da OAB corresponde ao local da sede da sociedade.  Responsabilidade da sociedade:  Regra geral: subsidiaria e ilimitada.