You are on page 1of 5

Liz Ryan

Founder and CEO, Human Workplace

Respostas espertas para perguntas
estúpidas
8 de jun de 2016
Chegamos a um ponto bem estranho no mundo profissional, e só agora
estamos nos dando conta de um fato muito óbvio: quem trabalha são
pessoas, e não apenas máquinas.

Não, nós não precisamos nos comportar como máquinas nem deixar de
ser humanos só porque estamos no trabalho. O trabalho é um ambiente
humano, e podemos viver bem com isso em vez de fingir que as pessoas
funcionam do mesmo jeito que as máquinas.

Uma das maiores diferenças entre os humanos e as máquinas é que,
sejam como forem, as pessoas merecem ser tratadas por sua essência.

Todos sabemos como conversar, como ser educados e amigáveis, como
contar piadas e como ser humanos. O problema é que várias outras
pessoas, inclusive que ocupam cargos gerenciais, estão emperradas em
uma mentalidade ultrapassada e acham que devemos ser sempre rígidos
e formais no trabalho.

pois perde a maior parte do tempo rabiscando anotações de respostas em uma prancheta. além de ser um péssimo negócio como um todo. e isso de certa forma os reduz a um número. Definitivamente. Se eu não estou qualificada para me sentar diante de alguém e ter uma conversa amistosa e humana. Mesmo quando lamentam a escassez de talentos. essas pessoas inseguras não têm a confiança necessária para ser humanas no trabalho. Pessoas que só sabem avaliar e esquecem da cortesia nem deveriam passar na porta de uma sala de entrevista. Não permitimos que os profissionais de atendimento ao cliente mexam no telefone sem que saibam chegar a um simples acordo. Só há um motivo para os candidatos serem tratados com menos cuidado do que os clientes e potenciais clientes: muitos empregadores ainda se apegam à noção démodé de que os candidatos são apenas um entre vários outros. Não permitimos que os vendedores saiam para vender produtos antes de aprenderem a conversar. mesmo que isso seja ruim para a liderança e para os departamentos de RH e RP. Elas seguem um modelo defasado de negócios. Alguns entrevistadores ainda leem perguntas impressas em longas listas. além do roteiro antiquado e deprimente das entrevistas de emprego tradicionais.Aliás. Eles subestimam as pessoas que procuram emprego. por que me permitiriam entrevistar candidatos e representar a empresa? A entrevista é uma mistura de avaliação e cortesia. e essa experiência é péssima para candidatos com determinação e personalidade. Esse tipo de entrevistador mal olha para o candidato. . não dá para entrevistar pessoas assim. Já contratei milhares de profissionais brilhantes que procuravam emprego e nunca usei um roteiro sequer. os empregadores não dedicam a devida atenção aos nomes em suas listas de possíveis contratações.

Se já passou por alguma entrevista de emprego recentemente. portanto. Caso se sinta bem em relação a si mesmo. você poderia dar mais informações sobre a vaga? . apesar de ser inútil e ofensiva aos candidatos. escolha a resposta de alto nível de confiança. A propósito. e essa mentalidade vem do medo de não estar no controle da contratação. parece que o maior desafio de curto prazo do futuro contratado para esta vaga será lidar com [X]. Por que devemos contratar você. você sabe que precisa estar pronto para responder perguntas estúpidas e humilhantes. Acho que levo jeito para resolver esse tipo de problema e acredito que eu possa conseguir o que você está tentando obter. essa é a sua primeira entrevista na empresa e você ainda não sabe muito sobre a vaga. Resposta para o nível baixo de confiança: Pelo que ouvi falar sobre a vaga até o momento. você está procurando alguém que faça (X) e (Y). ela ainda é muito utilizada. Além disso. não pode se comparar a eles. tarefas muito parecidas com as que eu fazia quando trabalhava na Explosivos Acme. Então. seguem alguns exemplos de resposta para essas perguntas ridículas de entrevista. Resposta para o nível mediano de confiança: Pelo que eu entendi.A cartilha padrão de entrevistas de emprego tem cinquenta anos de idade e. você pode escolher a resposta correspondente ao nível baixo de confiança. Por fim. Escolha a resposta que mais se adequaria ao seu nível de confiança no dia da entrevista. e não algum outro candidato? Por que essa pergunta é estúpida? Ela é estúpida porque você não conhece os outros candidatos à vaga e. Por que você deve se vender dessa maneira antes de ter ao menos uma razão em particular para almejar o emprego? Você nunca trabalhou para a empresa antes. Se não estiver tão seguro de si. Esse é o tipo de pergunta que surge da mentalidade "Mostre por que você merece esse emprego!". escolha a resposta de nível mediano de confiança. caso esteja se sentindo ótimo.

mas obviamente você tem a vantagem de poder conhecer os outros candidatos à vaga.Resposta para o nível alto de confiança: É uma ótima pergunta! Acho que estamos aqui hoje para descobrir exatamente isso. se você me perguntar o que eu não faço bem. Preciso concentrar meus esforços para melhorar o que eu gosto (e sei) fazer bem. Sempre que possível eu tento fugir da escrita criativa e correr de volta para os meus códigos HTML! Resposta para o nível alto de confiança: Eu vivia obcecado em relação às minhas fraquezas. Eu não sei jogar golfe (nem quero!). mas e daí? Isso não é uma fraqueza. mas aí percebi que sempre vai haver literalmente milhões de tarefas que não consigo fazer bem. Seu último chefe é um completo desconhecido para o entrevistador e. mas. Eu escrevia correspondências e relatórios. por algum motivo a opinião dele parece ter importância. . há milhões de atividades que as pessoas não conseguem fazer bem. Resposta para o nível mediano de confiança: Eu me divirto muito aprendendo HTML. mas gostaria de aprender a escrever boletins informativos e materiais de marketing. Ok. E você? O que o seu último gestor diria sobre você? Esta pergunta é estúpida porque. Qual é a sua maior fraqueza? Esta pergunta é estúpida porque não existe um decreto ou lei afirmando que seres humanos têm fraquezas. Quem disse que temos fraquezas? Eu não acho que você tenha. então essa falta de habilidade pode ser considerada uma fraqueza? Resposta para o nível baixo de confiança: Quero aprimorar minha habilidade de escrever mais conteúdo de negócios. como criar painéis executivos. ao fazê-la. alguém cuja opinião deve ser valorizada. a resposta será escrita criativa. mesmo assim. Posso dizer o que entendi sobre o perfil que você procura com base nas suas próprias palavras? Assim. você me diz se mirei no alvo certo. o entrevistador eleva qualquer ex-chefe ao nível de um consultor de confiança.

e que por isso a opinião do seu ex-chefe tem tanto valor? E se o seu último chefe é um incompetente que foi demitido duas semanas depois de ter demitido você? Essa pergunta é extremamente rude e arrogante. Resposta para o nível alto de confiança: Ele diria que estávamos sempre prontos para encarar qualquer desafio. Resposta para o nível baixo de confiança: Ele diria que sou esforçado e ótimo para trabalhar em equipe. Resposta para o nível mediano de confiança: Meu ex-chefe provavelmente diria que sou um bom colaborador e que testávamos nossos limites de maneira saudável.Pensando bem. isso é um insulto à sua pessoa! Quer dizer que agora existe uma Sociedade Internacional de Chefes. E os funcionários do seu departamento? O que eles diriam sobre você? .