You are on page 1of 5

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ESTARREJA Ano Lectivo 2009/ 2010 11º Ano – Biologia e Geologia

Actividade 2 Localização e observação do material genético necessário à clonagem Parte I Subquestão-problema1: Como se organiza estruturalmente uma célula animal? Subquestão-problema2: Onde se localiza a maior parte do DNA e RNA de uma célula animal? Considere o documento 1 fornecido em anexo. 1. Proceda à coloração das imagens apresentadas no documento 1, seguindo as seguintes instruções:  Use as cores mais leves para A e G.  Comece no canto superior esquerdo, colorindo o título, o exemplo da estrutura e a respectiva estrutura da célula inteira, ilustrada no centro da página.  Faça isso para cada estrutura, percorrendo a página no sentido horário.  Observe que o espaço entre as membranas do retículo endoplasmático rugoso (I) não é colorido no exemplo à direita, mas é colorido no desenho central, por razões de identificação. 2. Escreva os rótulos dos conceitos seguintes nas etiquetas auto-colantes disponibilizadas na sua mesa de trabalho.                    ATP Célula animal Citoplasma Citosol Complexo de Golgi DNA Enzimas Lisossomas Membrana celular Membrana nuclear Mitocôndrias Núcleo Nucléolo Organelos citoplasmáticos Proteínas Retículo Endoplasmático (R.E.) Retículo Endoplasmático Liso (R.E.L.) Retículo Endoplasmático Rugoso (R.E.R.) Ribossomas

3. Disponha sobre uma folha de cartolina as etiquetas rotuladas. 4. Trace com giz as setas que traduzam relações significativas entre os conceitos em jogo no documento 1. 5. Escreva as palavras de ligação de forma a construir proposições verdadeiras.

© Rosa Domingues & Rui Soares 2008/2009

Página 1

PARTE II Observação de fibras de DNA ao M.O.C. Subquestão-problema 1: Como se pode extrair DNA das células? Subquestão-problema 2: Que corantes, usados no laboratório de Biologia, têm afinidade pelo DNA? Subquestão-problema 3: Qual é o organelo celular corado pelo verde de metilo? Secção A Texto 1 O DNA pode ser extraído a partir do bolbo de Allium cepa L.. O bolbo, finamente triturado, é misturado com detergente e solução de cloreto de sódio: o detergente provoca a ruptura das membranas celulares e os iões de sódio e cloreto causam a coalescência das moléculas de DNA. A mistura é arrefecida e filtrada, mas o filtrado para além do DNA, contém também proteínas. Pode ser usada, então, uma protease. Posteriormente, uma camada de álcool é cuidadosamente colocada a flutuar sobre o extracto contendo o DNA. As fibras de DNA precipitado formam uma rede na interface das soluções.
Adaptado de CLEGG, C. & MACKEAN, D. (1996). Advanced Biology Principles and Applications.

1. Apresente uma possível explicação para a necessidade de arrefecer a mistura de tecidos triturados, detergente e sal. 2. Explique a utilidade da protease na extracção do DNA.

3. Leia atentamente o procedimento para extracção do DNA de um órgão vegetal apresentado nas páginas 12 e 13 do manual adoptado. 3.1- Coloque em prática esse procedimento até ao ponto 6. 3.2- Registe as observações efectuadas. 3.3- Substitua o procedimento indicado no ponto 7 por: “Retire do tubo do tubo de ensaio fibras de DNA e core-as, sobre uma lâmina de vidro, com verde de metilo e azul de metileno.”

3.4-Observe ao M.O.C. e registe.

© Rosa Domingues & Rui Soares 2008/2009

Página 2

Secção B 4. Faça uma preparação com tecido da epiderme interna da folha do bolbo de Allium cepa L., corada com verde de metilo. 5. Registe o que observar na objectiva 40X. 6. Elabore um V de Gowin que responda à questão-problema 3: 6.1. Utilize um mapa de conceitos que inclua os seguintes termos: Célula vegetal, Núcleo, Parede celular, Citoplasma, DNA, Verde de metilo. 6.2. Inclua os objectos e acontecimentos postos em jogo. 6.3. Apresente a transformação de registos adequada. 6.4. Formule o(s) juízo(s) cognitivo(s) apropriado(s).

Bom Trabalho!

© Rosa Domingues & Rui Soares 2008/2009

Página 3

© Rosa Domingues & Rui Soares 2008/2009

Página 4

© Rosa Domingues & Rui Soares 2008/2009

Página 5