You are on page 1of 60

Davi cuidava com zelo de seu rebanho e, um

dia, precisou enfrentar um leão que atacava
suas ovelhas. Mais tarde, lutou contra um urso
que tentava devorá-las. Mas, sua vida mudou
de verdade quando se viu diante de um desafio
ainda mais incrível: derrotar um gigante filisteu.

Davi, que acabou se tornando rei, estava
sempre pronto para se sacrificar por seu rebanho
e, mais tarde, por seu povo, em batalhas. As
vitórias dele se tonaram realidade porque a fé
em Deus que ele nutria era inabalável ao ponto
de lhe permitir superar todas as dificuldades.

Neste livro, você aprenderá como a nossa
experiência nos encoraja a confiarmos em
Deus e a sermos fortes no caminho do dever.
Você verá aqui o significado de cada obstáculo
que Davi enfrentou a partir do que é narrado
em 1 Samuel 17.37. Por meio desse versículo,
Silas Malafaia você aprenderá o significado de três desafios
é psicólogo clínico, conferencista
incríveis - o que representa vencer o leão, o
internacional e pastor evangélico. urso e o gigante? - e de que maneira esses
desafios são colocados diante de nós todos os
dias.

Boa leitura.

EDITORA CENTRAL GOSPEL
Estrada do Guerenguê, 1851
Taquara - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22713-001
PEDIDOS: (21) 2187-7000
www.editoracentralgospel.com

978-85-7689-487-2
33033

SiLAS mALAFAiA

VEnCEndo
dESAFioS inCrÍVEiS

gerÊnciA editoriAl Copyright © 2016 por Editora Central Gospel
e de produÇão
Gilmar Vieira Chaves
dados internacionais de Catalogação
gerÊnciA de proJetos na Publicação (CiP)
especiAis
Jefferson Magno Costa

Vencendo desafios incríveis / Silas Malafaia
coordenAÇão
rio de Janeiro: 2016
editoriAl
64 páginas
michelle Candida Caetano

iSBn: 978-85-7689-487-2
coordenAÇão
1. Bíblia - vida cristã i. título ii.
de comunicAÇão
e design
regina Coeli As citações bíblicas utilizadas neste livro foram extraídas
da Versão Almeida Revista e Corrigida (ARC), salvo
pesQuisA, indicação específica, e visam incentivar a leitura das
estruturAÇão e Sagradas Escrituras.
copidesQue
Friedrich Gustav É proibida a reprodução total ou parcial do texto deste
livro por quaisquer meios (mecânicos, eletrônicos,
cApA xerográficos, fotográficos etc), a não ser em citações
e diAgrAmAÇão breves, com indicação da fonte bibliográfica.
Raquel Frazão
Este livro está de acordo com as mudanças propostas
impressão e pelo novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor a
AcABAmento partir de janeiro de 2009.
Posigraf

1ª edição: Junho/2016

editora central gospel ltda
Estrada do Guerenguê, 1851 - taquara
Cep: 22.713-001
rio de Janeiro – rJ
tEL: (21) 2187-7000
www.editoracentralgospel.com

................................................... .......... 59 .........51 Conclusão................7 Capítulo 2 – A receita de Davi para vencer os desafios incríveis.......... 5 ...... Capítulo 1 – A voracidade do leão e o duro golpe do urso.... Sumário Introdução...........................................27 Capítulo 3 – Como ser um vencedor........................................................................................................

lutou contra um urso que tentava devorá-las. Davi. Davi não precisou de nada que já não possuísse. em batalhas. estava sempre pronto para se sacrificar por seu rebanho e. por seu povo. Introdução A Bíblia conta a história dos desafios incríveis que um jovem pastor de ovelhas muito valente teve de enfrentar para defender seu rebanho. apesar da pouca idade. Davi cuidava com zelo de seu rebanho e um dia precisou enfrentar um leão que atacava suas ovelhas. Seu nome era Davi e. nem mesmo da armadura que o rei Saul lhe oferecera. Mais tarde. Mas sua vida mudou de verdade quando se viu diante de um desafio ainda mais incrível: derrotar um gigante filisteu. As vitórias de Davi sobre um leão e sobre um urso se tonaram realidade porque a fé em Deus que aquele jovem pastor nutria era inabalável ao ponto de lhe permitir superar todas as dificuldades. mais tarde. usarei o exemplo do pastor que se tornou rei dos judeus para mostrar como a nossa . Neste livro. porque a força daquele jovem vinha diretamente de Deus. possuía uma coragem que excedia a bravura dos soldados mais experientes do rei. que acabou se tornando rei.

o urso e o gigante? .37 Analisaremos juntos. Discutirei aqui o significado de cada obstáculo que Davi enfrentou a partir do que é narrado em 1 Samuel 17. o significado desses três desafios incríveis . a partir desse versículo. ele me livrará da mão deste filisteu. e das do urso.o que representa vencer o leão. 6 . Disse mais Davi: O Senhor me livrou das garras do leão. 1 Samuel 17.Vencendo desafios incríveis experiência nos encoraja a confiarmos em Deus e a sermos fortes no caminho do dever.e de que maneira esses desafios são colocados diante de nós todos os dias.37.

pois tu ainda és moço. a não lutar contra o campeão dos filisteus e ouviu do rapaz como resposta que ninguém podia afrontar impunemente o Deus vivo. A narrativa completa está no Capítulo 17 de 1 Samuel: E Davi disse a Saul: Não desfaleça o cora- ção de ninguém por causa dele. e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho. Capítulo 1 A voracidade do leão e o duro golpe do urso No dia em que o rei Saul. tentou convencer o seu servo Davi. e ele. homem de guerra desde a sua mocidade. Senhor dos Exércitos. soberano de Judá. En- tão. um jovem pastor de ovelhas. e eu saía . estava chegando ao fim a série de desafios incríveis de que falo neste livro. disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele. teu servo irá e pelejará contra este filisteu.

e o feria. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso. pois. e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze. Assim. disse Davi a Saul: Não posso andar com isto. porquanto era jovem ruivo e de gentil aspecto. E Saul vestiu a Davi das suas vestes. pois nunca o experimentei. porém nunca o havia experi- mentado. então. ele me livrará da mão deste filis- teu. lançava-lhe mão da barba. disse Saul a Davi: Vai-te embora. olhando o filisteu e vendo a Davi. que trazia. e o SENHOR seja contigo. Disse. e a livrava da sua boca. o desprezou. porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. e o feria. O filisteu também veio e se vinha chegando a Davi. a saber. assim será este incircunciso filisteu como um deles. E Davi tirou aquilo de sobre si. e escolheu para si cinco seixos do ribeiro. levantando-se ele contra mim. feria o teu servo o leão como o urso. E tomou o seu ca- jado na mão. E. e.Vencendo desafios incríveis após ele. Então. e pô-los no alforje de pastor. e lançou mão da sua funda e foi-se chegando ao filisteu. e o que lhe levava o escudo ia diante dele. e o matava. no surrão. o filisteu a Davi: Sou eu algum cão. para tu vi- res a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a 8 . e o vestiu de uma couraça.

levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi. nem com lança. E saberá toda esta congre- gação que o SENHOR salva. Pelo que correu Davi. porém. Assim. a quem tens afrontado. porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim. e feriu o filisteu na testa. porque do SENHOR é a guerra. e a pedra se lhe cravou na testa. e o matou sem que Davi tivesse uma espada na mão. Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão. e tirou-a da bainha. e com lança. e feriu o filisteu. e caiu sobre o seu rosto em terra. Davi. e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.E Davi meteu a mão no alforje. com uma funda e com uma pedra. a encontrar-se com o filisteu. e tomou a sua espada. e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Davi prevaleceu contra o filisteu. e pôs-se em pé sobre o filisteu. e o matou e lhe cortou com 9 . pelos seus deuses. e com a funda lha atirou. e tomou dali uma pedra. e te tirarei a cabeça. não com espada. e com escudo. o Deus dos exércitos de Israel. Silas Malafaia Davi. e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às bestas da terra. e ferir-te- -ei. e ele vos entregará na nossa mão. disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada. E sucedeu que. apressou-se Davi e correu ao comba- te.

porém. 1 Samuel 17. pois. Vendo. o rei: Pergunta. pois. então. e seguiram os filisteus. e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho. que o não sei. Então.Vencendo desafios incríveis ela a cabeça.32-58 Os desafios enfrentados por Davi têm muito a ver com as dificuldades que encontramos para lidar com os dias difíceis como os da época conturbada em que vivemos: superação. E disse-lhe Saul: De quem és filho. porém pôs as armas dele na sua tenda. fugiram. os homens de Israel e Judá se levantaram. trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. no seu 10 . Voltando. vendo. de quem é filho este jovem. Davi de ferir o filisteu. Abner? E disse Abner: Vive a tua alma. Saul sair Davi a encontrar-se com o filisteu. E Davi tomou a cabeça do filisteu e a trouxe a Jerusalém. de Saaraim até Gate e até Ecrom. Disse. voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus e despojaram os seus arraiais. o chefe do exército: De quem é filho este jovem. belemita. então. disse a Abner. até chegar ao vale e até às portas de Ecrom. jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé. ó rei. Então. Quantas feras você não tem de enfrentar na rua e no trabalho. e jubilaram. Abner o tomou consigo e o trouxe à presença de Saul. os filisteus que o seu campeão era morto.

conta com uma mandíbula poderosíssima e é especialista em quebrar o pescoço de sua presa. Também conhecido como rei da selva. Ele pode pesar até trezentos quilos. falarei da simbologia do leão. Diante disso. o que você acha que o leão representa como desafio incrível a ser vencido? Em primeiro lugar. As patas de um leão são capazes de abrir fissuras de até dez centímetros de profundidade na carne do animal ou pessoa atacada. en- frentará o mais poderoso dos animais da floresta. Para começar. o pior. é preciso prestar atenção ao apetite devorador do leão. alguns imprevistos. porque. Seu apetite é voraz e seu rugido avisa cla- ramente a todos que ninguém está autorizado a desafiá-lo em seu território. Silas Malafaia dia cheio de problemas. A expressão “matar um leão por dia” nunca foi tão atual como nos dias de hoje. O leão é um duro oponente e. poder e sexo. não teme o homem. A voracidade 11 . o leão é um felino que ocupa o topo da cadeia alimentar. outros recorrentes. estou falando dos instintos mais veementes e poderosos da natureza humana: a carne. se o fizer. Tudo o que tem a ver com ela está associado a dinheiro. Quando chamo sua atenção para essa voracidade.

Jesus disse. que envolvem os desejos carnais. para as coisas do Espírito. Em Romanos 8. Nossos desejos materiais são intensos. porque correspondem a necessidades que você não escolhe sentir. Porque a inclinação da carne é morte.5-8. Não se trata de algo passageiro. o desafio do leão é o mais difícil e o pior de todos. A natureza humana é um desafio constante que nos assombrará enquanto nos mantivermos vivos. que ela é fraca. frágil. Porque os que são segundo a carne incli- nam-se para as coisas da carne. Porquanto 12 . mas a inclinação do Espírito é vida e paz. mas os que são segundo o Espírito. Lutar contra nossos desejos materiais é o desafio mais difícil que existe.Vencendo desafios incríveis do leão representa os instintos mais impetuosos da natureza humana. Diante isso. a carta de Paulo aponta para o fato de que a natureza do ser humano é fraca devido ao fato de não estar sujeita à lei de Deus. que vem e vai com o tempo. porque não há como descartá-lo. a natureza humana nos confronta com um desafio permanente porque está dentro de cada um de nós. a respeito da natureza humana.

Para ser bem claro. o pode ser. nem eu nem você. mas ao mesmo tempo nos manda fugir da natureza humana. uso exemplos do dia a dia. O que fazer? Recomendo fugir o quanto antes. O mesmo vale no sentido inverso. porque estamos falando de um inimigo impiedo- so e voraz. chegou a hora de cair fora. sair de perto dele. Portanto. Silas Malafaia a inclinação da carne é inimizade contra Deus. apaixonado por uma formosa e santa irmã que. A nossa incapacidade de encarar 13 . Quando temos a sensação de que alguém está se insinuando ou se somos nós que estamos perdendo o controle e ficando interessados por alguém do ponto de vista carnal. os que estão na carne não podem agradar a Deus. Lendo esse trecho. Se um rapaz está na mesma situação. pois não é sujeita à lei de Deus. fica claro que não podemos brincar com a natureza humana. A Bíblia diz que devemos enfrentar o diabo. correspondendo ao seu interesse. na linguagem bem popular. em verda- de. a recomendação é a mesma: afastar-se dela. está dando mole. nem. Imaginemos que uma irmã esteja sendo cantada por um homem e que se sinta atraída por ele.

algo que possamos levar para o plano da salvação. mas é o hipermercado para a satisfação da nossa natureza sem vergonha e carnal. Você pode ouvir falar que “aquela irmã é recatada” e então resolve fazer uma brincadeira qualquer com ela e acaba descobrindo que estava redondamente enganado.Vencendo desafios incríveis a natureza humana certamente nos levará a problemas se não recuarmos. você pode encontrar uma fera impiedosa e faminta. em vez de alguém cheio de qualidades positivas. Muito pelo contrário. E o pior é que esse desafio se torna cada vez mais propenso a nos confundir. O mundo pode não ter nada de santo a nos oferecer. 14 . já que a nossa natureza humana. não brinque com as pessoas. Engana-se totalmente quem pensa que o mundo não tem nada a nos oferecer. porque. seja ele homem ou mulher. Assim é o ser humano. Por baixo da pele do mais manso dos cordeiros. Portanto. que nos torna homens e está intimamente ligada a nós. pode estar escondido um leão voraz. Nem mesmo as pessoas próximas que ima- ginamos estarem cheias do Espírito Santo estão necessariamente imunizadas. é também a responsável por produzir os momentos prazerosos que tantas vezes nos seduzem.

O leão é o desafio na forma de um animal indomável. porque as consequên- cias podem levar você a um hospital. Esse homem. a sensação de estar crescendo e se tornando maior do que realmente é. evocando para si a deidade. não vale a pena arriscar-se para se satisfazer com momentos prazerosos. porque se destaca na família. Por exemplo. O leão representa exclusivamente isto: o apetite voraz e devorador da natureza humana chamada carne. a uma cadeia ou mesmo a um cemitério. É claro que o leão é um animal poderoso. Uma coisa que dá prazer físico não é necessa- riamente boa ou muito menos representa o melhor para você. Pode reparar que todos estão lotados de pessoas que se fartaram de prazer com a sua própria natureza. mas efêmeros (rapidamente passageiros). Gente que tem prazer adulteran- do com a mulher dos outros corre o risco de ser assassinada e acabar no cemitério. que impõe respeito. na 15 . E é visível quando o homem assume essa postura. indivíduos que passam a vida sentindo prazer em tomar uísque sem parar agora podem estar sofrendo com cirrose hepática em último grau. Silas Malafaia Por isso. e essa imagem re- força a simbologia do orgulho e da soberba.

todos sabemos que ninguém pode manipular o fogo do Espírito Santo. a gente encontra no dia a dia. À medida que o indivíduo se torna mais seguro de si e convencido de sua superiorida- de. É um desafio imenso lutar contra a natureza humana quando ela traz prazeres e vantagens para a vida material. Isso é sinal de que o espírito de manipulação está agindo sobre esse pobre coita- do. e a maior delas é a admiração pública. a sentir-se superior aos outros. Os exemplos. No fundo. recompensas pecuniárias. vêm os convites. Quantas 16 . pernóstico. surgem muitas vantagens materiais. Depois.se nos descuidarmos. mais ele se enreda numa armadilha da qual é difícil sair. no trabalho. Chegam ao ponto de desafiar a Deus dizendo que podem mandar na manifestação do Espírito Santo. Gente desse tipo costuma atrair plateias e seguidores. já que aonde ele chega é o centro das atenções.Vencendo desafios incríveis igreja ou no grupo social. na nossa convivência. A quantidade de pessoas que sucumbe à sua própria natureza é enorme. enfim. enfim. até para o espelho. blasfemando com a ilusão de ocu- par o Seu lugar. para onde quer que olharmos . começa a ficar besta. mas quando fazemos parecer que somos capazes disso. as ofertas maiores.

Silas Malafaia

vezes você já não viu um conhecido começar a se
destacar ao ponto de levar seus parentes paupér-
rimos à condição de possuir alguns poucos bens,
transformando-se em uma família de classe média
de novos ricos?
É aí que acontece a sagração do analfabetismo
funcional, elevando um néscio ao papel de chefe
de família abastado com curso superior, nadando
nas águas incandescentes do mar das vaidades. Em
meio a esse “sucesso”, ele começa a se destacar
também na empresa, chegando a se inflar de arro-
gância, imponência e soberba, pensando que pode
resolver tudo sozinho, porque, afinal de contas, ele
é “o cara”, a “última Coca-Cola do deserto”, o ser
superior de quem TUDO depende e que não de-
pende de ninguém para nada. É por essas e outras
que Davi costuma fazer a seguinte oração:

Também da soberba guarda o teu servo,
para que se não assenhoreie de mim. Então
serei sincero, e ficarei limpo de grande trans-
gressão.
Salmos 19.13

Obviamente a soberba não é apenas simples
transgressão; ela é um enorme sinal de rebeldia.
17

Vencendo desafios incríveis

Vamos entender por quê. Não consigo evitar a
repetição, mas procuro sempre usá-la como um
recurso pedagógico. Por que Deus não suporta a
soberba? Porque, quando Ele a vê, se lembra do
diabo. Simples assim. O poder da soberba é inco-
mensurável e altamente eficaz em corromper não
apenas a natureza humana, como também a dos
anjos. Satanás fez cair uma terça parte das criaturas
angelicais dos céus por causa da soberba, levando
Deus a perder uma quantidade imensa de recursos
fundamentais para a Sua Obra. Por isso, o Senhor
simplesmente não tolera a soberba.
Eu sei que muitas vezes é difícil entender al-
gumas coisas que lemos na Bíblia, por isso gostaria
de discutir esta passagem em especial que vejo
muitos cristãos não entenderem:

Deus resiste aos soberbos.
Tiago 4.6

Você faz ideia do que quer dizer essa passa-
gem? Parece bem claro não é? Deus simplesmente
se opõe, se levanta contra o soberbo. O soberbo
deixa Deus indignado. A soberba (no caso, “olhos
18

Silas Malafaia

altivos”) é a primeira coisa que aborrece a Deus,
como podemos ver em outra passagem:
Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e
a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, e
língua mentirosa, e mãos que derramam sangue
inocente, e coração que maquina pensamentos
viciosos, e pés que se apressam a correr para o
mal, e testemunha falsa que profere mentiras,
e o que semeia contendas entre irmãos.
Provérbios 6.16-19

Depois da soberba, ainda temos mais seis
ações, sendo a sétima delas (que Ele também de-
testa) o ato de produzir contenda entre irmãos.
Mas nenhuma delas, apesar da gravidade, conse-
gue superar a soberba. Existe uma passagem na
Bíblia bastante interessante e que muitas pessoas
conhecem bem:

E aconteceu que, indo nós à oração, nos
saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de
adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande
lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo
e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que
19

O texto diz que. Se por um lado achamos interessante o após- tolo Paulo ficar perturbado com aqueles elogios falsos.16-18 Paulo. que conseguia entender perfeitamente que aquele elogio em particular vinha do diabo. voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo. E.Vencendo desafios incríveis nos anunciam o caminho da salvação. Mas Paulo. na mesma hora. por outro. O problema foi que aquele elogio era despropositado e exagerado. E isto fez ela por muitos dias. são ser- vos do Deus Altíssimo. apesar de a mulher estar falando a verdade. perturbado. Atos 16. Obviamente havia alguma coisa errada ali. Por isso. vemos muitas pessoas pedindo pelo amor de Deus para que o seus públicos falem 20 . Afinal. eles eram mesmo homens filhos do Deus Altíssimo. Paulo repreendeu os demônios. te mando que saias dela. saiu. acompanhado por Silas. depois de algum tempo. Esse é um exemplo per- feito da capacidade de discernimento do apóstolo Paulo. Paulo ficou perturbado e que aquilo o incomodou mui- to. não parando de segui-los e exaltá-los. ia à reunião para oração quando uma mulher provida do espí- rito da adivinhação os identificou como homens de Deus.

Silas Malafaia alguma coisa delas. No caso do urso. é porque Deus está permitindo a você essa conquista. Se você é um homem de Deus. o urso e o gigante. estamos falando de outro inimigo poderoso como o leão. a Ele. uma vez que esse é o alimento para o seu ego. E. A Ele. se você chegou aonde está. se você conquistou algo de valor. é porque Deus está permitindo a você ser esse homem. é preciso que novos desafios se sucedam: no caso de Davi. para que essa capacidade de atingir a superação se fortaleça e se torne um hábito. Deus nos modela de maneira a conseguirmos conquistar as nossas próprias vitórias. que tudo o que sou e tudo o que ela faz por mim é com a permissão de Deus. Para quem está consciente daquilo que o leão representa. apesar de poder pesar até 750 21 . que. o louvor para sempre! A grande lição da vitória sobre esse desafio é aprender que Deus não transfere a Sua glória a ninguém. essa pessoa estará consciente de que toda glória que vem desse elogio diz respeito a Deus. a honra. a Ele. Ao receber um elogio. a glória. o desafio de receber um elogio não será algo que perturbará as suas emo- ções. mas sempre para a Sua glória. é por causa da mão de Deus sobre você.

Vencendo desafios incríveis quilos. mas. O urso é citado em algumas passagens bíblicas e eventualmente associado a duros golpes da vida. no caso do urso a sua força bruta e incontrolável nos faz lembrar do impacto de destruição que determinados eventos podem causar na nossa vida material e espiritual.34-37). e nos enfrenta com fúria. sim. evidentemente. e esperto . retrata muito bem esse poder. como o próprio leão. O significado real do desafio do urso para nós não é. que representa a voracidade incontrolável e luxurienta da natureza humana. A famosa expressão “abraço de urso”. é ágil. Diferente do leão. temos uma passagem em 2 Reis 2.24 na qual é relatado que duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois dos rapazes que haviam zombado do profeta 22 . E ele também não teme o homem.sua patada pode facil- mente fraturar o crânio de um homem ou de um animal de grande porte. de que você já deve ter ouvido falar pelo menos uma vez. por exemplo. Além da passagem de que trata este livro (especial- mente 1 Samuel 17. literal como também não é no caso do leão. filosófico. Ninguém escapa das garras desse animal depois que ele dá o seu abraço.

o Ursus syriacus. Oseias 13. Silas Malafaia Eliseu.15. preferindo regiões altas e escarpadas. Já na região de Israel e Palestina. O animal que habitava a região em que se passam as histórias da Bíblia é o urso sírio. O urso sírio costuma habitar cavernas em montanhas. Isaías 11.8.12. Provérbios 17. As referências em metáforas para o urso ressaltam a sua feroci- dade. Mas. Lamentações 3. não tem havido relato de sua presença. o Ursus arctos. Daniel 7.8. 8).7): 23 . Existem diversas outras referências a esse animal. finalmente. todas de natureza metafórica: 2 Samuel 17.2. Apesar de não ter hábitos carnívoros. Apocalipse 13. saindo para se alimentar espe- cialmente à noite com raízes e legumes.8. é um animal violento e agressivo no ambiente selvagem.5. Oseias 13. Amós 5. contrariando essa imagem de ferocidade. como no caso em que perde seus filhotes (2 Samuel 17.7. 59. 28. Esse animal pode ser encontrado em pequenos grupos ainda nos dias de hoje em países como o Líbano. Provérbios 17. Isaías fala do reino do Messias em que os animais mais ferozes conviverão em paz (Isaías 11.19 e. uma va- riedade local do urso pardo europeu e asiático.12.11.10.

e o leão comerá palha como o boi. Esse indivíduo é justamente o que o urso representa: a competitividade sufo- cante que tem como resultado nos tirar da jogada caso não nos defendamos. Se não estivermos espiritualmente preparados. descobrimos que outra pessoa (no caso. nos surpreendemos ao saber que já existe alguém que chegou lá antes de nós. Somos enredados num ciclo em que. É a competitividade da 24 . com seu abraço brutal. “o urso”) já fez. na verdade estamos falando de pessoas mais espertas do que nós que usam essas características para nos confrontar. e seus filhos juntos se deitarão. esperteza e agilidade. com o objetivo de nos “jogar nas cordas”. quando decidimos conquistar algo. a derrota será certa. Quem já não deu de cara com um desafio impossível. esmagador? O urso representa os duros golpes que recebemos da vida sem esperar e dos quais não temos como nos desvencilhar.Vencendo desafios incríveis A vaca e a ursa pastarão juntas. sempre que tentamos fazer alguma coisa. Na vida enfrentamos situações de competitividade que não podemos evitar e que só conseguimos superar sendo melhores que o nosso oponente. Quando surge um “urso” na nossa vida.

lembre-se sempre da pata do urso. 25 . inspire-se no pastor de ovelhas e aguente firme. as perdas. a ingratidão e toda a gama de desafios tremendos e terríveis com os quais nos deparamos na nossa história pessoal. uma promoção ou mesmo passar num concurso público . então? Os duros golpes da vida. enfim. que intentam conquistar o seu lugar ao sol. os desafios da vida que envolvem competitividade. Silas Malafaia vida que envolve todos os que almejam conquistar alguma coisa ou ser alguém. Se você sofrer uma perda terrível. Nesse momento. Tempestades não duram para sempre. que tem força para matar um homem ou outro animal de grande porte. lidar com a injustiça ou mesmo ser alvo dela. não se esqueça de que isso é a manifestação do urso batendo à sua porta. a injustiça. portanto. experimentar o gosto amargo da ingratidão por parte de quem ajudou ou simplesmente for traído.nesse desafio. Os desafios na nossa vida que o urso representa são. sejam eles conquistar um emprego melhor. O urso representa. Não é fácil superar os duros golpes da vida. O que representa o urso. Por isso. você estará sempre disputando algo com muita gente. portanto.

75 metros de altura que vestia uma armadura pesando entre 55 e 70 quilos.5 quilos de peso e usava um ca- pacete com mais de 20 quilos. Capítulo 2 A receita de Davi para vencer os desafios incríveis Golias era uma criatura com 2. e ele venceu todos. Diante de nós. também são colocados desafios incríveis . Davi venceu esse gigante depois de derrotar o leão (sua própria natureza) e o urso (a competição de- senfreada entre os homens). São três os desafios apresentados a Davi. Tudo o que é maior e mais poderoso do que nós está projetado na imagem de Golias. O que representava. aquele homem. carregava uma lança cuja ponta tinha mais ou menos 7. um campeão invencível? Golias personificava os maiores desafios que po- demos encarar. falarei do desafio que mudou a vida de Davi. de fato. Neste capítulo. levando-o de pastor de ovelhas a rei.

se quisermos progredir. como é que podemos vencer os leões. ou infelizmente ficamos para trás. O medo nos imobiliza e nos torna improdutivos. No caso de Davi.Vencendo desafios incríveis que precisamos vencer. quem tem medo do escuro não deveria nem levantar à noite para ir ao banheiro e teria como única saída comprar um pinico e deixá-lo embaixo da cama. que estava sustentado em Deus. e sim para se servir. porque é um sentimento infundado. o fato de o jovem pastor possuir determina- das qualidades e atitudes consistiu na chave para a superação dos três desafios incríveis que são objeto de análise neste livro. É lógico que lutar contra um animal selvagem é perigoso. Não há escolha: ou vencemos os desafios todos os dias. de seus recursos. Primeiro ingrediente: coragem Quem tem medo do que vai encontrar na rua não deveria nem sair de casa. Afinal. com respeito. Medo é diferente de instinto de preservação. mas o homem não foi feito para ser dominado pela natureza. ursos e gigantes da vida? A resposta está nos ingredientes usados por Davi em sua receita para a vitória. 28 .

o urso ou o gigante. E o medo sem controle torna isso impossível. que dispõe de energia para encarar aquilo que está produzindo o medo. Silas Malafaia com o objetivo de se desenvolver. é necessário ter coragem. quer dizer que você se torna ca- paz de enfrentar o medo. a primeira coisa de que precisamos é coragem. Se Davi não tivesse coragem. É incrível como a coragem produz uma energia psíquica e física que faz com que você realize todo o teu potencial. Se você precisa vencer. A coragem consiste no domínio e na resistência ao medo. enquanto o segundo é dominado por ele. No caso de Davi. Vencer os leões. mas não na ausência de medo. seja ele o leão. por isso o ideal é nos base- armos na experiência de quem conquistou a vitória antes de nós. qual foi o primei- ro ingrediente de sua receita vitoriosa? Simples. A diferença entre o medroso e o corajoso é que o primeiro domina o medo. como ele faria para enfrentar leão e urso? Será que ele enfrentaria Go- lias vendo todo o exército apavorado? O que diz o texto bíblico? 29 . ter coragem não significa que você não tem medo. Para vencer um desafio. Então. os ursos e os gigantes na nossa vida não é fácil.

A coragem é simplesmente a vontade de agir. omitindo-se de tornar realidade o potencial que Deus lhes concede. alunos de uma escola etc.Vencendo desafios incríveis Porém todos os homens em Israel. E podemos entender melhor por que ela é tão necessária quando nos tornamos responsáveis por alguém. não é assim que as coisas funcio- nam. que sobrevivem enclausuradas na sua própria imaginação e fingem que não veem nada à sua volta. É logico que seria muito mais cômodo se você não tivesse medo de coisa alguma. 1 Samuel 17. Felizmente. por- que os desafios da vida humana são bem reais. E aí entra a coragem. Inclusive esse é o caso de muitas pessoas. se simples- mente vivesse num paraíso imaginário sem precisar enfrentar nenhum desafio. fugiram de diante dele. nossa família.24 Todos nós precisamos da coragem no nosso dia a dia. por exemplo. Deus nos criou para sermos corajosos. vendo aquele homem. para enfrentarmos o medo como o primeiro dos 30 . e temiam grandemente. funcioná- rios em um empresa. apesar do medo. O medo nos acompanha todos os dias. que nos faz transformar o medo em ação.

algo para honrar. Não somos autorizados a deixar o medo vencer. Como líderes de nossas casas. Isso se chama covardia. terá chegado ao extremo oposto. entenderemos que uma su- perdose de medo pode provocar inação. E a coragem se alimenta do medo. mas esse equilíbrio requer discernimento. E Ele nos qualificou para lutar contra o medo dando-nos a coragem.. não é possível ter coragem. se deixa vencer por ele. antônimo de coragem. Sem o medo. seu povo. empresas. 31 . e em vez de usá-lo como lenha para a fogueira da coragem. Existe um nível saudável para o medo. depois. Não podemos agir corajo- samente em qualquer situação se não tivermos algo para proteger. a olhar o medo nos olhos e derrubá-lo. igrejas. Davi protegia suas ovelhas e. locais de trabalho etc. algo a provar. Se você se apega demais ao medo. Silas Malafaia desafios na vida. honran- do sempre a Deus. Deus nos chama para sermos corajosos. teremos chegado à sua melhor definição. ou alguma coisa com a qual comprometer-se. Se consi- derarmos que todas as coisas devem ser feitas com moderação. Se entendermos o medo como um chamado a sermos corajosos. Não há lugar para a covardia na vida do cristão.

Se perguntarmos quantas horas ele estuda por dia para poder tirar de um saxofone sons maravilhosamente melódicos. ficará estagnado. Vejamos um músico. Segundo ingrediente: habilidades. precisa desenvolvê-la treinando. Pegue por exemplo o violisnista Itzhak Perl- man. Mas não basta possuir habilidades. se você possui uma habilidade. talentos e ap- tidões. por exemplo.Vencendo desafios incríveis precisamos entender como é imprescindível ter coragem. a resposta será sempre a mesma: horas a fio por dia de prática. se você não desenvolver as suas através de treinamentos e aquisição de conhecimento. talentos e aptidões As habilidades. 32 . talentos e aptidões com as quais nascemos são dons que desenvolvemos a partir do nosso potencial. Fomos feitos para ser corajosos. Eles nos possibilitam as vitórias na vida sobre os desafios de cada dia. Pergunte a ele quanto tempo ele levou praticando para conseguir tocar com perfeição o primeiro movimento do Concerto Nº 1 em sol menor de Max Bruch? A resposta é pelo menos oito horas por dia! Assim. um “monstro” que domina completamente o seu instrumento.

para atingir um desempenho cada vez melhor. e tu lhe serás por Deus. o levita. 33 . se acendeu a ira do Senhor contra Moisés. e eu serei com a tua boca e com a sua boca. já que Aarão era um excelente orador. Então. E ele falará por ti ao povo. Existem os que sabem cantar ou tocar um instrumento e aqueles que são bons em esportes ou têm habilidades manuais. foi um grande líder. Todos nós possuímos diferentes talentos e habilidades. mas precisava da ajuda se seu irmão Aarão para se comunicar com as multidões. por exemplo. teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem.14-16 Alguns de nós são líderes como Moisés ou então ótimos oradores como Aarão. ensinando-vos o que haveis de fazer. Êxodo 4. Moisés. Outros ainda podem ter o talento de compreender. e acontecerá que ele te será por boca. se alegrará em seu coração. alegria. ter paciência. e disse: Não é Arão. ou mesmo a capacidade de ensinar. e eis que ele também sai ao teu encontro. vendo-te. E tu lhe falarás e porás as palavras na sua boca. Silas Malafaia adquirindo conhecimento sobre seu talento. dons especiais que nasceram conosco. e.

(Davi conhecia muitos bem as suas habilidades. não se pode es- conder uma cidade edificada sobre um monte. É nossa obrigação usá-los. Descobrir quais são os nossos talentos. no velador. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens. Eles são meio que possuímos para glorificar a Deus.Vencendo desafios incríveis Nós temos a responsabilidade de desenvolver os talentos que nos foram dados. nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire. Às vezes pode- mos pensar que não possuímos nenhum talento ou que outras pessoas foram abençoados com mais habilidades do que nós. São elas: 1.14-16 Há certas coisas que devemos fazer para de- senvolver nossos talentos. 2. Ou então não usamos os nossos talentos porque temos medo de errar ou de sermos criticados. para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai. Mateus 5. que está nos céus.) 34 . e dá luz a todos que estão na casa. Encontrar os nossos pontos fortes e habili- dades. Mas é preciso saber que em hipótese alguma devemos esconder nossos talen- tos. talentos e aptidões. Vós sois a luz do mundo. mas.

4. Praticar o nosso talento. Aprender as técnicas necessárias para desenvolver nossos talentos. O domínio de um talento deve ser adquirido mediante esforço. (Podemos fazer isso assistindo a aulas ou treinando com um mestre ou lendo um livro. Ter fé no Senhor confiando que nos aju- dará e confiar também em nós mesmos. O Senhor nos ajudará a desenvolver nossos talentos. Dedicar tempo e esforço para desenvolver o nosso talento. Compartilhar o nosso talento com os ou- tros. por exemplo. (É na troca de experiências que os nossos talentos se tornam mais especiali- zados.) 6. 5. que afinal foram semeados em nós por Ele. Ele é o maior interessado em auxiliar no desen- volvimento dos nossos talentos. apesar das nossas 35 .) 7. talentos e aptidões pre- cisam ser desenvolvidos. e isso se torna mais fácil quando buscamos a ajuda de Deus através da ora- ção.) Todas as habilidades. (Cada talento exige um tipo de esforço e prática espe- cífico para se desenvolver. Silas Malafaia 3.

29 36 . Mateus 25. Existem exemplos de atletas que tiveram de superar grandes adversidades para conseguirem desenvolver seus talentos. na parábola dos talentos. Um exemplo é Shelly Mann. Um excelente exemplo é o de Beethoven. com ajuda do Senhor. faremos o Senhor ficar satisfeito. Além disso. Jesus. quando servimos bem em nossa mordomia. Porque a qualquer que tiver será dado. Por isso. que compôs a Nona Sinfonia em ré menor opus 125 depois de ficar completamente surdo.14-30). todos nós seremos julgados por nossas obras (Ma- teus 16. Mas. até o que tem ser-lhe-á tirado. nos serão dadas maiores responsabilidades.27). temos fraquezas. nos ensina que. Como somos mortais. Quem não vive para servir perderá as bênçãos que lhe foram concedidas (Mateus 25.Vencendo desafios incríveis fraquezas. ao ajudar alguém a desenvol- ver e usar nossos talentos para auxiliar o próximo. mas ao que não tiver. e terá em abundância. nadadora americana que venceu as sequelas deixadas pela poliomielite para conquistar a medalha de ouro olímpico no nado golfinho em 1956 na cidade de Melbourne (Austrália). nossas fraquezas e a nossa natureza humana podem ser superadas.

urso e gigante. talentos e apti- dões é um pré-requisito para o sucesso. a estratégia para Davi vencer o leão e a sua estratégia para vencer o gigante. por exemplo. Se você quer vencer leão. no versículo 35 de 1 Samuel 17: Eu saía após ele.35 Qual é o real significado disso? Enquanto o leão estava com a ovelha já na boca. ela precisa ser concebida e conduzida a partir de inteligência. Davi crava a espada no coração da fera. percepção e sensibilidade. sabedoria. 1 Samuel 17. Compare. Davi o deixou passar e o atacou pela retaguarda. quando o animal solta a ovelha da boca e se vira para contra-atacar. O versículo 35 é bem claro ao dizer que 37 . mas você jamais vencerá os donos da casa e pentacampeões mundiais por 7 a 1 se não usar estratégia. precisará pensar de maneira tática. Silas Malafaia Terceiro ingrediente: estratégia Dominar as suas habilidades. Estratégias não são uma coisa que funcione sob o domínio da emoção: para uma estratégia ser eficaz. Nesse momento.

já que a ovelha havia sido capturada.48 Davi está cara a cara com o gigante filisteu Golias e. levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi. não vem por trás. Ele sabia que. manipulando o instinto do animal. Só que assim 38 . 1 Samuel 17. No caso do leão. diferentemente do que fez com o leão. Davi fez algo diferente que o instinto animal do leão não seria capaz de prever. No versículo 48. Davi seria uma presa fácil para a fera faminta. fazê-lo sentir que a situação estava dominada. se tentasse atacar pela frente tirando a ovelha da boca do monstro. apressou-se Davi e correu ao combate. E sucedeu que.Vencendo desafios incríveis o jovem pastor só age depois que o leão passa. deixando o leão pas- sar. a estratégia é diferente. porque isso faria com que a fera se virasse e o atacasse. a encontrar-se com o filisteu. Davi não tentou tirar a ovelha da boca do animal. como a distância era muito pequena. para então. mas sim pela frente. O rei Davi pensou em tudo antes de colocar as estratégias em prática. sem improvisar. Então ele optou por sacrificar a ovelha. Já no caso de Golias. ficaria vulnerável. lemos que Davi se apressa.

mas com Golias ele age antes. depende da natureza do inimigo. que carregava uma armadura pesada e muito grande. Davi então se apressa. “Eu venci um problema na minha casa com a minha mulher desse jeito e vou vencer da mesma maneira com meu filho”. não havia como mani- pular instintos. por isso a única saída é usar a agilidade contra o peso enorme do inimigo. Contra o leão. Silas Malafaia Davi faz a fera se tornar vulnerável e então a atacou sem piedade. Não podemos usar estratégias erradas se queremos vencer. 39 . mas sim com base na in- teligência. Você estará perdido se decidir se apressar naquilo que requer paciência. ele age depois. porque estava sendo travada uma luta entre homens. Aqui você aprende que cada situação requer a sua estratégia própria.. Para cada desafio existe uma estratégia apropriada. porque ele o venceria facilmente. Davi jamais agiu por instinto.. ele sabia que estava lidando com um guerreiro adestrado. Nesse caso. Já no caso de Golias. e inclusive um deles era um guerreiro campeão. Davi sabia que nem poderia chegar perto do monstro filisteu. e se antecipa. Por isso. porque a estratégia tem de ser outra.

Quem está decidido a vencer leão. A mesma ha- bilidade não vale para vencer inimigos diferentes. Davi usou a espada com o leão. guarde esta máxima: 40 . Não é correto nem eficiente assumir outra personalidade para obter a vitória em seus desafios. Davi. no caso do seu filho. Não se vencem desafios incríveis diferentes com estratégias iguais. habilidades e a estratégia correta. a abordagem tem de ser adaptada à realidade dele. porque isso simplesmente não funciona. Lembre-se disso. você deve usar uma estratégia. aptidões. Na verdade. Quarto ingrediente: ser como você realmente é Davi venceu Golias sendo ele mesmo. urso e o gigante precisa saber usar as armas certas para cada situação. fraquezas e defeitos. precisamos ter coragem. Você vencerá seus desafios sendo como você realmente é. mas no caso do Golias precisou da funda.Vencendo desafios incríveis Errado! Para lidar com sua esposa. mas. Você só conseguirá vencer os seus desafios com os seus próprios talentos. limitações.

admiráveis. que você não domina. reluzentes. Quando lhe ofere- ceu o traje real de combate. nos oferecem ferramentas fantásticas e infalíveis. Silas Malafaia O melhor dos outros me atrapalha. A resposta de Davi foi o modelo de resposta que precisamos ter na ponta da língua para nos inspirar nos momentos certos. as pessoas. Muitas vezes. uma espada de ouro cravada de diamantes e um capacete poderoso. com a melhor das intenções. jamais tente encontrar a solução para o seu problema naquilo que não lhe pertence.90 m e 2. naquilo que não se enquadra em sua vida. Senão vejamos. O que devemos fazer para vencer nossos desafios então? É simples: seguir o exemplo de Davi. A Bíblia também afirma que Davi era 41 . espetaculares. A Bíblia diz que Saul excedia do ombro para cima todos os varões em Israel.” Por isso. mas com certeza essas coisas não servirão para ajudá-lo a ser quem você já é. que deixariam qualquer um “babando”.00 m. qual foi a resposta de Davi? Lembre-se de que o segredo da vitória está nela: “Eu nunca usei isso. de modo que ele deveria ter entre 1.

emprestar seu traje de combate a um rapaz “de gentil aspecto”. A roupa linda. maravilhosa e as aptidões magníficas que servem bem aos outros jamais terão utilidade para você. um jovem recém-saído da meninice? A resposta “Eu nunca usei isso.65 m? Ima- gine Saul.Vencendo desafios incríveis de pequena estatura. enfim. com as suas limitações e capaci- dades.90 m e 2. um rei poderoso. com seus talentos e fraquezas. atente para esta declaração profética para a sua vida: você vencerá leões. A resposta para a vitória está exatamente aqui: 42 . do seu jeito.70 m. com aquilo que Deus tem feito você ser. um cara corpulento.00 m caberia em um indivíduo com mais ou menos 1. provavelmente entre 1. como você mesmo é de fato. Então surge a pergunta que não quer calar: de que maneira um traje feito sob medida para alguém com a estatura entre 1. e desse jeito Deus vai ajudá-lo a conquistar suas vitórias. ursos e gigantes como você é.60 m e 1. destro na guerra. então não serve para mim” foi brilhante. Diante disso tudo.

pois nunca o experimentei. nunca permitiu que o medo o fizesse recuar diante dos desafios que surgiram à sua frente. O exemplo de Golias é clássico. em momento algum se dimi- nuiu na presença do filisteu. Davi. Silas Malafaia Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar. E Davi tirou aquilo de sobre si. inimigos poderosos.39 Quinto ingrediente: ver a vida da maneira correta Possuir uma visão correta da vida era uma das maiores qualidades de Davi. 1 Samuel 17. porém nunca o havia expe- rimentado. depois de já ter vencido o leão e o urso. mas nunca o chamou de gigante. Davi jamais o chamou de gigante. Muito pelo contrário. referiu-se a Golias cinco vezes como “filisteu” e duas vezes de “incircunciso”. Esse é um ingrediente fundamental para quem almeja a vitória diante das dificuldades: não se deixar intimidar por mitos criados pelos outros ou. pior. por você mesmo. 43 . então. disse Davi a Saul: Não posso andar com isto. Sem subestimá-lo. Ele jamais encarou seus inimigos como superiores a si.

Quem é você. este incircunciso filisteu. Mas Davi não fez isso. pois. leitor deste livro? Você se conhece? Você se considera um miserável pobre coitado? Quer saber quem você realmente é? 44 .26. lemos: Então falou Davi aos homens que estavam com ele. que ferir a este filisteu. Em 1 Samuel 17. Ele conhece a resposta para a famosa pergunta “Quem é você neste mundo?”. que mensagem você está passando? A mensagem de que você.26 Traduzindo nas minhas palavras. por acaso. dizendo: Que farão àquele homem. afinal. para afrontar os exércitos do Deus vivo? 1 Samuel 17. e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é. e ainda debochou do oponente. teria medo dele? É o que parece.Vencendo desafios incríveis Chamar o inimigo de gigante beneficiaria a você de que maneira? Se a luta ainda nem começou e você já valoriza o fato de o tamanho do seu opo- nente ser superior ao seu. Davi teria dito “Quem é esse ‘otário’ que não tem a prote- ção de Deus? Quem é ele? Como ele ousa lutar contra alguém que é do Senhor?” Davi tem a visão de mundo correta.

algo muito sério. Um embaixador representa a sua nação e re- side na sua embaixada. Seguindo esse raciocínio. com uma real visão do que você representa. Ele tem passaporte diplomático. e o diabo sabe disso. uma autoridade. é exatamente este o seu cargo aqui nesta terra: embaixador do Reino de Deus. você é embai- xador do Reino na terra. A placa do seu carro é diferente e serve para identificar o que pertence a um diplomata. Você circula pelas cidades em um carro com cha- pa diplomática e está aqui em missão autorizada por aquele reino que nunca terá fim. Você sabia que não existe eleição para embaixador? O cargo de embaixador é uma nomeação para a representatividade de uma nação. a não ser em suspeita de terrorismo. um pedaço de seu país no território do país hospedeiro. O embaixador é um representante daquela nação. pois qualquer acidente com ele pode se transformar em um incidente diplomático. possuindo assim autoridade. Você é filho do 45 . por isso. Silas Malafaia Você é filho do Deus Altíssimo. possui imunidade diplomática. de modo que passa por guardas em aeroportos e ninguém pode sequer tocá-lo. um enclave territorial. e ninguém tem a autoridade para revistar sua bagagem. Ele representa seu país e.

Você precisa entender que é filho do Deus vivo e. deve dar glória a Ele. discípulo de Cristo. o diabo só pode tocar no servo do Senhor porque o Altíssimo havia designado um propósito para isso. está aqui somente por algum tempo. Porque. Dian- 46 . por isso não deve se ver como um ser inferior e sem qualidades e dons inatos. lembre-se de que você tem um Guarda-costas infinitamente mais poderoso intocável para o mal. você não é deste mundo. Você pertence a um Reino poderoso e exclu- sivo. sem deixar passar pela sua cabeça em momento algum que você está sozi- nho. Glória a Deus. Nada disso. por Ele permitir que você conheça a sua própria essência e que possua a capacidade de discernir que não faz parte de nenhum outro reino que não o do Senhor. Mesmo no caso de Jó. na verdade. embaixador do Reino.Vencendo desafios incríveis Deus Altíssimo. que pavor é esse que você sente na vida? Se anda sonhando com o diabo. e é embaixador dele aqui na terra. porque de fato pertence a outro Reino. se acha que está sendo ameaçado por ele. Não existe poder neste mundo que possa fazer mal a você sem a per- missão de Deus. filho do Deus Todo-poderoso! Por isso. portanto. por isso.

agora você entende como deve se ver? Pense nisso e procure conhecer a sua verdadeira natureza. chegou a hora de acordar. Muitos de nós se sentem confusos e sem orienta- ção. mas a espiritual. deixando de contemplar as virtudes celestiais para viver os instintos da natu- reza humana. se tornam obcecados por uma religiosidade que na verdade os afasta de Deus e. O medo de se impor faz a pessoa sofrer imposições. Muitos de nós não são capazes de se enxergar como realmente são. não a humana. consolidam em sua mente a autoimagem de pessoas menores que acabam se aproximando do diabo ao insistir em olhar para baixo. Essas pessoas se deixam fascinar pelo diabo e se tornam covardes sem coragem para confron- tar a vilania do mundo. do urso e do gigante? Não desperdice o seu potencial por causa de um 47 . Silas Malafaia te disso. E não pense que está sozinho quando se sentir confuso a respeito de sua real identidade. Se você se sente assim. por fim. por isso se deixam vencer por complexos. rendendo-se aos prazeres passageiros e medíocres que essa realidade densa e material tem a oferecer. do leão. de despertar para a sua identidade real! Até quando você fugirá dos desafios da vida.

nem anjos nem demônios. quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho. ou angústia. que ressuscitou e está à direita de Deus. somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. quando precisou ser desafiador: Se Deus é por nós. por isso nada pode pará-lo. ou nudez. ou fome. e mais. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores. mas o entregou por todos nós. e de graça. nem 48 . como não nos dará com ele. e também intercede por nós. ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias. ou perseguição.Vencendo desafios incríveis discurso de derrota que incentiva o seu medo. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu. Quem nos sepa- rará do amor de Cristo? Será tribulação. Mire-se no exemplo de Paulo. nem quaisquer poderes. por meio daquele que nos amou. nem altura nem profundidade. Você foi levantado para ser nada mais do que um vencedor. nem o presente nem o futuro. todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. ou perigo. Pois estou convencido de que nem morte nem vida.

Silas Malafaia qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Romanos 8. nosso Senhor.31-39 49 .

Se você já é uma delas. Capítulo 3 Como ser um vencedor O Reino de Deus na terra está repleto de vencedores. O seu maior problema é a falta de consciên- cia a respeito de quem você já é. derrotar leões. para então vencer seus desafios. aproveite a ocasião para descobrir que o maior problema da sua vida pode ser resolvido sem ajuda externa. isso é uma realida- . Chega de medo improdutivo que não sirva para alimentar sua co- ragem! Deixe de ser ingênuo e assuma a sua posi- ção de filho do Altíssimo. ursos e gigantes. ursos e gigantes. É claro que a vida vai impor revezes. de pessoas que transfiguraram seu po- tencial em realidade e conseguiram vencer leões. Mas. se você ainda não acordou para a realidade e ainda dorme o sono do medo e sonha com feras cruéis ameaçadoras cuja aparência é muito mais ameaçadora do que sua essência. pode dar seu brado de vencedor.

Por mais agressivo que seja o desafio. Mas lembre-se sempre de que Deus está a seu lado.37 Prestem bastante atenção a esta verdade: Davi tinha convicção de que Deus estava com ele o tempo todo e sabia que. Davi esteve sempre sob a proteção do Senhor. porque. e das do urso. e que isso impedirá o inimigo de aniquilá-lo impiedosamente. 1 Samuel 17. e você precisará se levantar e aprender com as experiências. Você se tornará capaz de materializar o poder do Deus vivo em seus atos abençoados para conquistar a vitória. porque será Deus que agi- rá por suas mãos e por intermédio da sua própria inteligência.Vencendo desafios incríveis de. por mais letal que ele possa parecer. do contrário. você passará por cima de quem tem a intenção de destruí-lo. como então ele conseguiria superar os desafios incríveis de que este livro trata? O Senhor me livrou das garras do leão. Você vencerá o mal em desafios incríveis en- quanto estiver alinhado com sua autoconsciência e sob o domínio do Senhor. ele me livrará da mão deste filisteu. única e exclusivamente 52 .

se Ele mudou o lugar de uma pedra. A Bíblia afirma apenas que Deus agiu pelas mãos de Davi com o intuito de ferir seus inimigos. Em lugar nenhum estará escrito. podemos procurar por detalhes. Relendo o texto. 53 . e a receita para a vitória está nisso. A Bíblia não mostra como Deus agiu. mas não os encontraremos. seja no do urso. mas sim crer. o modo de operar que o Senhor utiliza em Sua ação. ou ninguém nunca terá a autoridade legítima para dizer como Deus agiu. ao qual Samuel dá destaque. foi vitorioso. O único caminho para interagir com Ele é reforçar a nossa fé na Sua ação. Nem Davi soube nem a própria Bíblia relata os detalhes da Ação de Deus no livramento ao então pastor de ovelhas. porque não há como expressar. Davi crê na vitória. Deus age no sobrenatural de um modo que os nossos sentidos obviamente não são capazes de perceber. senão de maneira resumida. Não nos cabe a nós humanos entender os desígnios do Altíssimo. na linguagem que os homens conseguem compreender. Seja no caso do leão. É somente isso que basta. o procedimento é o mesmo. e Deus age para que ela se torne realidade. Silas Malafaia por esse motivo. arrastando-a mais para a direita ou para a esquerda.

o filisteu pela manhã e à tarde.” Uma coisa incrível na vitória sobre o desafio do gigante é que Davi repetiu o que Jônatas dis- sera quando enfrentou os filisteus. porque. Jamais saberemos como aconteceram as vitórias de Davi. o leão o devorará. Cra- ve a arma no coração da fera. desafio as com- panhias de Israel. se Deus pegou na mão de Davi e lhe disse “Mire no coração para não errar.Vencendo desafios incríveis Em lugar nenhum leremos ou ouviremos di- zer que a potência da mão de Davi foi aumentada cem vezes quando ele cravou a arma no coração do leão e do urso.16 54 . para que ambos pelejemos. ou ela vai acabar com você…” A Bíblia diz apenas o que nos cabe entender: “O Senhor me livrou. dizendo: Dai-me um homem. ou ainda de que maneira Deus estava operando nisso. como mostram os versículos 10 e 16 em 1 Samuel 17? Disse mais o filisteu: Hoje. 1 Samuel 17. Você faz ideia de que todo o exército de Israel foi desafiado por Golias. pois. e apresentou-se por quarenta dias. senão.10 Chegava-se. 1 Samuel 17.

porque para com o Senhor ne- nhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.6 Davi teve exatamente a mesma atitude em relação a Golias. Essa mani- festação infernal é capaz de enfraquecer a fé dos homens. Israel está paralisado por causa de uma voz de incredulidade. se for ouvida. e a reação de Israel foi fugir e se esconder. quando duzentos e dez homens de guerra de Israel destroçam os amalequitas. Nessa mesma linha de raciocínio. porventura operará o Senhor por nós. pois. Silas Malafaia Não era a primeira vez que Israel enfrentava os filisteus (ver 1 Samuel 13 e 1 Samuel 14). mas da intensidade da fé. Jônatas fez uma decla- ração parecida no Capítulo 15. 1 Samuel 14. Já no Capítulo 17. A força da incredulidade 55 . passemos à guarnição destes incircuncisos.6: Disse. Jônatas ao moço que lhe le- vava as armas: Vem. Os filisteus vieram enfrentar Israel com trinta mil carros e seis mil cavalheiros. A vitória não dependia da quanti- dade de soldados. Mas Jônatas não concordava e por isso disse em 1 Samuel 14.

que descrevem como os israelitas arrasaram filisteus e amalequitas. ninguém tem casa própria”? Uma só voz dissonante. e expulsar o inimigo com energia. Ele chegou a ser incansável na luta contra aquela povo. O próprio Saul em alguns momentos foi muito valente e não descansou até acabar com a resistên- cia do inimigo filisteu. todo mundo tentou isso e ninguém conseguiu!”. ou então “Na sua família. podemos entender que as opções são de alguma maneira sempre apresentadas a nós 56 . Assim. contra um exército de filisteus. “Ninguém ganha isso na justiça. toman- do inclusive despojos.Vencendo desafios incríveis é um risco que pode nos levar à derrota. pode ser capaz de pro- vocar estragos enormes quando age em meio a um povo com o histórico de se levantar contra uma minoria. Quem já não ouviu coisas como “Você não vai conseguir. Podemos ver isso nos capí- tulos 15 e 17 de 1 Samuel. Um pequeno contingente comandado por Jônatas chega a fazer um exército de duzentos mil homens recuar diante da ameça de ser imolado pelo exército do Deus vivo. que não promove o discurso da fé e da vitória. você não vai ser promovido”. Saul foi até o fim em determinadas batalhas.

garantindo que você não está sozinho. de modo que nenhuma voz mal-intencionada terá poder para paralisar a sua caminhada. porque Aquele que está em você é Maior. dos incrédu- los. ursos e leões serão derrotados”. bem maior. dos que querem ver o seu fracasso. veja o milagre acontecer e medite nos salmos a seguir: 57 . porque todos os gigantes. era Aquele que estava com ele. dos que não acreditam em você? Qual voz você prefere ouvir? Davi é incisivo em relação a Golias quando diz: “Quem é esse incircunciso para afrontar o exército do Deus vivo?” A fala do inimigo não o contami- nou. Você vencerá. A voz do Espírito afirma com todas as letras que está aqui contigo. que a vitória será sua. Siga pela porta aberta diante de você. A voz de Deus ecoa na nossa vida hoje dizen- do: “Você vencerá seus desafios e nada impedirá a sua trajetória. a lança do gigante não o assustou. cabendo a nós fazer as escolhas corretas. porque maior. Em qual voz você está disposto a acreditar? A voz da palavra de Deus? A voz do Espírito Santo? Ou a voz dos homens. que essa peleja será vencida por você. seu tamanho não o amedrontou. Nenhum problema poderá pará- -lo. Silas Malafaia nas circunstâncias da vida.

forte é a tua mão.Vencendo desafios incríveis Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus? Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Uns encurvam-se e caem. mas nós nos levantamos e estamos de pé.13 58 . e alta está a tua destra.31-2 Uns confiam em carros e outros em ca- valos. mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Salmos 18. Salmos 89.7-8 Tu tens um braço poderoso. Salmos 20.

Ele pas- sou de pastor de ovelhas a rei. Estamos sendo treinados com esse propósito. A vitória sobre um desafio maior nos torna mais fortes. Po- demos ver isso no caso de Davi e Golias. para nos aprimorar. Depois de vencer animais que lutam com base em instintos. a fim de forjar em nós um ser humano capaz de enfrentar batalhas maiores e ser vencedor. Depois de vencer aquele desafio maior. leão e gigante é tão peri- goso. uma estratégia e chegamos ao nosso fim. força e poder. A luta com Golias foi o divisor de águas que separou as duas fases da história da vida de Davi. Por que Deus permite que lutemos com o leão. por que Deus permite que corramos esses riscos? Um golpe errado e estamos mortos. o urso e o gigante? Primeiro. Deus usa os desafios de modo a nos preparar para alcançar vitórias maiores. Davi se habilitou a ser rei. mas de maneira previsível. a assumir a guarda de seu povo. Conclusão Se lutar com urso. Deus traz o gigante para o caminho . Isso também funciona dessa maneira conosco.

como fez com Davi. para que. Lutar contra o urso e o leão envolve força. O gigante. enfrentar o leão e o urso é muito menos perigoso do que enfrentar o gigante. para que a luta esteja vencida. Nenhum rei 60 .Vencendo desafios incríveis de Davi. A partir dessa compreensão. não luta por instintos. E assim é com todos nós: Deus vai elevando o nível de dificuldade dos desafios na nossa vida. Mas. o qual envolvia não somente força e poder. trata-se de um de- safio de outra magnitude. de maneira que basta conhecer as regras de comportamento dessas feras. no caso do gigante. além dos predicados de força e poder. mas sim com base em inteligência. que o pastor de ovelhas só pode pensar em enfrentar depois de haver su- perado os níveis mais básicos do leão e do urso. você entenderá finalmente por que Davi é o maior rei da história de Israel e por qual motivo ele venceu tantas batalhas. como também a inteligên- cia humana e a percepção. Davi compreendeu isso e percebeu que dera um salto para um nível mais elevado que lhe permitiu vencer o desafio do gigante. poder e instinto animal. elevando a dificuldade a um nível bem mais alto. quando chegarmos ao maior desafio da nossa vida. ele seja um divisor de águas.

não fuja. Todas essas lutas vencidas serão um divisor de águas para os quais é preciso estar preparado. Davi foi efetivamente treinado por Deus para mudar a his- tória de um povo. Por isso. voltando ao exemplo de Davi. não tema. Deus promoverá você a outro patamar de vida. Sua vitória será espeta- cular e mudará a sua vida de maneira irreversível. a partir do qual você será elevado a um nível de realização de vitórias sobre qualquer dificuldade. mudando de posição na escala da vida. E assim será com você. 61 . porque Deus estará sempre a seu lado. porque. Silas Malafaia conquistou tantos territórios como Davi. recebeu riqueza. todo desafio gigante que você estiver en- frentando poderá ser o sinal de um divisor de águas na sua vida. notoriedade e reconhecimento. depois que ele derrotou o gigante Golias. mirando no exemplo desse grande homem. Não se assuste.

que eu possa aplicar Tua Palavra à minha caminhada. meu Senhor e Salvador. e que o Senhor me dê vitória. Que tudo em minha vida seja para a Tua glória e para o Teu louvor. Que o exemplo de vida de Davi possa me ajudar a vencer os desafios do dia a dia. ORE COMIGO Deus. como fez com teu servo Davi. Em nome do Teu amado Filho. Jesus. Amém e amém! . ajudando-me a vencer todas as minhas lu- tas e todos os desafios que o Senhor me permitir enfrentar. Peço ao Senhor que esteja sempre ao meu lado.