AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA

150678

SEDE ESCOLA EB 2,3 DE VIMIOSO

345374

PLANIFICAÇÃO DE LINGUA PORTUGUESA

Ao longo das várias unidades do programa de Língua Portuguesa do 9º ano de escolaridade serão desenvolvidas as competências específicas enunciadas abaixo:

Compreensão Oral:
Alargar a compreensão a discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão, e dominar progressivamente a compreensão em géneros formais e públicos do oral, essenciais para entrada na vida profissional e para o prosseguimento de estudos; - Saber escutar, compreender e criticar discursos orais, identificando factos, opiniões e enunciados persuasivos; - Identificar a intenção comunicativa do interlocutor; - Memorizar produções do património literário.

Expressão Oral:
Alargar a expressão oral em Português padrão e dominar progressivamente a produção de géneros formais e públicos do oral, essenciais para entrada na vida profissional e para o prosseguimento de estudos. - Utilizar recursos expressivos, linguísticos e não linguísticos; - Adequar o discurso ao objectivo comunicativo, ao assunto e a diferentes receptores; - Exprimir pontos de vista, argumentar e destacar unidades informativas relevantes; - Fazer pequenas exposições previamente preparadas em contexto de sala de aula.

Ler com expressividade Conhecimento Explícito: . com vista à desenvoltura. .3 DE VIMIOSO 345374 Expressão Escrita: Apropriar-se das técnicas fundamentais da escrita. contos.Reconhecer em livros lidos aspectos paratextuais.Relacionar a experiência e a cultura pessoal com o universo criado pelos textos. notícias. .Escrever com correcção ortográfica. . . . - Leitura Criar autonomia e hábitos de leitura. .Escrever vários tipos de textos (cartas.Utilizar correctamente os sinais de pontuação.) adequando-os à intenção comunicativa.Sumariar actividades realizadas. .Resumir textos. . naturalidade e correcção no seu uso multifuncional. .Dominar as técnicas fundamentais da escrita compositiva (introdução. .Organizar períodos e parágrafos de forma e extensão apropriadas. com vista à fluência de leitura e à eficácia na selecção de estratégias adequadas à finalidade em vista.AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2. ..Usar vocabulário diferenciado e adequado à intenção comunicativa. .Ler e ouvir ler textos próprios e de outros alunos. desenvolvimento e conclusão). .Descodificar as ideias centrais dos textos e delas extrair informação e construir conhecimento.. resumos.

. .Reconhecer alguns usos figurativos da linguagem.Descobrir e identificar tempos e modos verbais.3 DE VIMIOSO 345374 Desenvolver um conhecimento sistematizado dos aspectos básicos da estrutura e do uso do Português padrão . .Incrementar o conhecimento sistemático das regras ortográficas e de pontuação.Identificar classes. adjectival e verbal.Tomar consciência das propriedades de polissemia e de ambiguidade.AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2. assim como as funções sintácticas desempenhadas na frase. . . subclasses de palavras.Ter um conhecimento sistemático dos paradigmas de flexão nominal.Distinguir processos de coordenação e de subordinação. . .

Interesse/empe nho.Prática de diferentes modalidades de leitura. Gravador. • Organização do texto. Quadro. Diálogos verticais horizontais. Participação. . • Sonoridade. Pesquisa individual / grupo: -bibliografia de autores portugueses e de expressão portuguesa. Pontualidade. Leitura declamada. -Respostas perguntas. Leitura dialogada. Ano Lectivo: 2008/2009 Material Investigar Fotocópias.  Os sinais de pontuação.Elaboração de diálogos. Responsabilida de. Cd’s. • Versificação. 14 aulas Leitura para informação e .AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2. Cassetes. • Aliteração.  As diversas ciências da linguagem: morfologia.3 DE VIMIOSO 345374 Disciplina: Língua Portuguesa Conteúdos Temáticos Unidade O: Recomeçar • • • • • Ano: 9º A Actividades Linguísticos Ouvir/falar Actividades para o desenvolvimento da compreensão individual e/ou em grupo: Método questão aula.Atitudes: Assiduidade. atendendo aos elementos estruturadores do sentido: • Apresentação. . Texto Literário / Não literário. Relacionament o interpessoal Conhecimento: Fichas de avaliação. . a -Leitura expressiva. Trabalhos indivuduais / pares /grupos. . semântica e estilística. Giz Caderno diário. 1º Período 6 aulas Avaliação tempo Ler/escrever Leitura orientada e recreativa: . • Estrofe. • Verso. sintaxe. Computador Diagnóstica Observação directa: .Recriação de vivências. Revistas. Levantamento de expectativas. -Reprodução de excertos. Jornais. Os géneros literários Unidade 4: O Texto poético Os textos de apoio serão seleccionados pelo professor e alunos dentro daqueles propostos pelo manual. Fichas informativas Manual. e Leitura silenciosa. Conhecer o Manual Apresentação do Programa da disciplina. Dicionários Gramáticas. • Rima. Autonomia. • Métrica.procura de vocabulário característic o de trás-osmontes.recolha de textos sobre tradições transmontan as.

História de Portugal. espaço.selecção de temáticas presentes na grande epopeia portuguesa.Exposições de trabalhos. . de e de estudo: .Línguagem.Exterior.directa. . • Ordenação dos acontecimentos. . . . . .  Tempos e modos verbais.1 O texto narrativo em prosa: 1.Sentimentos.Debates. d) Personagem: • Personagem .diálogos. História da literatura. . .1 Texto a seleccionar do manual que abarcam as tipologias do “conto tradicional.cartas. Recolher. . .Narração factos histórias. aspectos estilísticos da língua.situações do - Relato de experiências vividas ou sentidas.Audição excertos declamados. Recolher informações sobre personagens. . • Psicológico. • Social c) Tempo: • Cronológico: (analepse/ prolepse). a partir da leitura.Métodos consulta de de de Unidade 1: 1. reproduzir ou recriar produções do património literário oral: provérbios.AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2.1.Audição e respeito das opiniões alheias. Escrita expressiva e lúdica por iniciativa própria ou por estímulo de: . .Relevo. . . Prontuário Fichas de trabalho 10 aulas  Palavras variáveis / invariáveis.Modos de caracterização: . . Troca de impressões sobre leituras feitas.Brain-storming .)  Grau dos nomes.Retrato físico/psicológico.Selecção materiais consulta. tempo e acção.Interior.3 DE VIMIOSO 345374 • Assonância. contos  Classe de palavras (cont.  Classe de palavras: nome e adjectivo. .Recolher textos narrativos pertencentes ao património oral. . e do conto de autor” Estrutura do conto tradicional Categorias da narrativa a) Acção: • Relevância dos acontecimentos.Dramatização de cenas.Identificar.Comportamento. b) Espaço: • Físico . .recolha de textos que façam intertextuali dade com “Os Lusíadas” .

bandas desenhadas.1. • O Narrador: . .Os Planos. 1.  Frase simples quotidiano.monólogo.  tipos e formas de frase. .Contextualização sócio-cultural de Os Lusíadas: os descobrimentos portugueses e o renascimento em Portugal. Aquando a análise da obra acima referenciada. serão.  Discurso directo.  A mobilidade de elementos na frase. .Presente/ausente. .descrição. Lx.organização textual e frásica 16 aulas 6 aulas 2.  Regras de concordância: textos.  Campo lexical. Alice.2. correspondência interescolar. abordados os conteúdos específicos do texto narrativo.Luís de Camões e o seu tempo. começar. .descrições.sumários. Escrita para apropriação de técnicas e modelos: -cartas.indirecta. ir. novamente.narração. . Os Lusíadas . andar. . explicitados acima. O Texto narrativo em verso: Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.resumos.  Sinónimos hiperónimos e hipónimos. indirecto e indirecto livre. 2º período 28 aulas .entrevistas.AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2.3 DE VIMIOSO 345374 . .ordenação de segmentos de um texto apresentado em desordem. . fazendo variar a intenção e a adequação comunicativas. Caminho. Elementos acessórios: predicativo do complemento directo e aposto. Conto de autor dos séculos XIX e XX: Leitura integral da Obra: VIEIRA. .Influências dos autores clássicos.Estrutura interna/externa. lendas…  Valor aspectual dos verbos conjugados com os auxiliares : estar. . .modificação de  Elementos essenciais da oração. . . Um fio de prumo nos confins do mar. tradicionais.Subjectivo/objectivo. Escrita para aperfeiçoament o de texto: .  Coerência textual. e) Modos de representação do discurso: .diálogo. acabar.  Conjugação pronominal. seu valor estético e semântico. campo semântico. 2003.

-Pontuação de textos dados verificando possibilidades de variação dos sentidos e do valor expressivo. .Os Apartes . Unidade 3: Texto dramático: O Auto da barca do inferno de Gil Vicente: . .Horizonte. -Concordância do adjectivo atributo com vários substantivos do mesmo género ou de géneros diferentes. .  Frase complexa: a coordenação e a subordinação  Orações concessivas e consecutivas.  Processos de enriquecimento do léxico: . História de Portugal: .evolução semântica e .Batalha de Aljubarrota.O Infante.treino na delimitação do período e do parágrafo no decurso do aperfeiçoamento de textos.A mitologia. . Viagem para a Índia: . . . .Análise dos episódio: Proposição. .valor semântico de sufixos e prefixos. .O Adamastor.Consílio dos Deuses.A história do teatro ao longo do tempo.A comicidade.Despedidas em Belém. .As didascálias.concordância do verbo com os pronomes relativos “que” e “quem”.A intenção crítica e moralizadora da sociedade. . 38 aulas 18 aulas 3º Período  Registos de língua. .AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2.O Mostrengo.Gil Vicente e a sociedade do seu tempo. .O Cenário. .Mar Português.Inês de Castro.Tempestade e chegada à Índia. .3 DE VIMIOSO 345374 .arcaísmos .  Orações relativas restritivas.Os tipos sociais. Mitologia: .articulação de diferentes partes de um texto com palavras ou expressões dadas.  Evolução da língua: . Intertextualidade com a Mensagem de Fernando Pessoa: . .utilização de pronomes de forma a evitar repetições.Início da narração. . .

Enumeração. Campo lexical. Adjectivo. Advérbio de modo.3 DE VIMIOSO 345374 fonética. Comparação. Ironia. Eufemismo. . Ao longo da abordagem dos conteúdos acima referidos serão também trabalhados aqueles comuns aos diferentes tipos de textos: -Tema ou temas.AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO CONCELHO DE VIMIOSO DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO NORTE COORDENAÇÃO EDUCATIVA DE BRAGANÇA 150678 SEDE ESCOLA EB 2. Antítese. Verbo. Metáfora.Recriação de histórias alternando a ordem dos acontecimentos. Hipérbole. .Valores estéticos e simbólicos da linguagem. Interjeições. . Suspensões de frase. Recursos Expressivos: Nome. . Tipos e formas de frase. Personificação.Intencionalidade comunicativa. Repetições.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful