You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

UNIVERIDADE ABERTA DO PIAUÍ
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Leitura e Produção de Texto
PROFESSORA DA DISCIPLINA: Ana Claudia Ramos
EMAIL: claudiaramosead@gmail.com
TUTOR: Francisca Maria Sousa Melo

ALUNO: Hairton Gomes de Lima

ATIVIDADE 03

UNIDADE 04

1. Quais etapas é fundamental vivenciar para bem desenvolver um texto, seja qual for a
atividade de escrita proposta.

Para bem desenvolver um texto e conseguir estruturá-lo da melhor maneira possível é necessário
que o escritor siga três pontos que o auxiliam nessa organização:
 Planejar o texto;
 Escrever a primeira versão (versão preliminar ou rascunho);
 Escrever a versão definitiva, após revisões, reformulações, a esta etapa denominamos
refinamento do texto.

2. “[...] Por isso é que só os texto podem constituir o objeto relevante de estudo da língua”
(ANTUNES, 2003). Quais os princípios que a escola exige sobre a escrita, baseado nesta
perspectiva, partindo desta dimensão da linguagem?

Principio 01. A escrita como atividade interativa: este principio concebe a escrita como uma
atividade em que há a relação de ideias entre duas ou mais pessoas, o que evidencia seu
dinamismo, sua interatividade, sua dialogicidade.
Principio 02. A escrita cumpre funções comunicativas, socialmente específicas e relevantes:
segue com a concepção da escrita para informar, descrever, persuadir, argumentar, documentar
avisar, e assim atingir grupos ou sociedades como um todo.

Função informativo-argumentativa: função na qual o escritor procura persuadir o leitor com ideias e argumentos que sustentem seu ponto de visto e levem o leitor a pensar como ele. utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica. a segunda é a prática da escrita. A primeira consiste em delimitar o tema. é a exposição dos elementos que foram elaborados no planejamento. Função informativo-referencial: neste caso ocorre uma preocupação com um relato preciso sobre dados e fatos.). operação e revisão: para melhor estruturação de um texto é necessário que este se desenvolva nestas três etapas. gêneros. Nesse sentido. critérios. etc. escrever textos dos gêneros previstos para o ciclo. considerar a necessidade das varias versões que a produção do texto escrito requer. .Principio 03. relacione e explicite algumas funções que a escrita pode assumir no âmbito da sala de aula. Função expressiva: consiste na personalidade do escritor que fica caracterizado em seu texto e é algo bastante relevante. onde se podem perceber emoções e sentimentos colocados pelo autor. 4. Relacione os objetivos da escrita nas séries iniciais de Ensino Fundamental para o 1º ciclo e 2º ciclo baseado nos PCN’s. a terceira é a parte em que o escritor analisa e se atém aos erros e acertos contidos no corpo do texto e assim se aperfeiçoam as partes do texto nas ideias e na gramática. com a utilização de elementos que sustentem a veracidade de seu enunciado. isto no primeiro ciclo. etc. objetivos. bilhetes. e dessa forma cumpre com suas finalidades sociais. Função poética: sem uma relação com a realidade. respeitando as capacidades e limitações dos discentes. Nas séries iniciais de ensino a escrita segue com as funções de produzir textos escritos coesos e coerentes. esta função irá apresentar em seus textos elementos geralmente fantasiosos e abstratos. planejamento. Ter consciência dos usos sociais da escrita confere ao professor a autonomia necessária para planejar e exercitar práticas de escritas contextualizadas através de processo de letramento do aluno. considerando o leitor e o objeto da mensagem. cartas poesias. 3. começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atendem à intenção comunicativa. esta é a etapa de reformulação do texto. Principio 04. A escrita e suas etapas. empenhando-se em produzi-las com ajuda do professor. A escrita segundo as funções sociais: sua variação se inicia em sua construção e no modo como se apresenta (textos. A escola como ambiente de educação deve ter a compreensão e realizar a prática da leitura de forma distinta.

Constitui-se de uma linguagem que se utiliza de adjetivos. . o que irá envolver personagens. Apresenta verbo geralmente no presente do indicativo. Descrição: consiste no relato descrito de algum objeto. Uma narrativa pode ser de algo real ou fictício. introdução. etc. ideias. Pode conter marcas de linguagem oral como pausas e retomadas. seu desenvolvimento e o fechamento do texto e faz uso de linguagem impessoal. revisar seus próprios textos a partir de uma primeira versão e. UNIDADE 5 1. análises. sua etapa inicial. narração. redigir as versões necessárias até considerá-lo suficientemente bem escrito para o momento. Dissertação: modalidade textual que em sua construção são expostos posicionamentos e pensamentos pessoais. dentro dos gêneros previstos para o ciclo. dissertação. fato. As tipologias textuais existentes são descrição. se estrutura em três fases. desenvolvimento e conclusão. fenômeno. esse tipo de texto utiliza verbos em primeira e terceira pessoa e segue uma estrutura básica. exposição e dialogo. ajustados a objetivos e leitores determinados. Narração: é a modalidade do texto em que se conta sobre algum acontecimento. um tempo. Exposição: tipo textual que se constitui de exposições. avaliações e reflexões sobre determinado assunto. estabilidade de palavras de ortografia regular e de irregulares mais frequentes na escrita e utilização de recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases. com ajuda do professor. Cite as tipologias existentes e caracterize cada uma. um lugar. Tipologia textual é a forma como um texto se apresenta. sua função é descrever. 5. na visão de Koch (2000). onde os verbos predominam em modo pretérito. explicações. Dialogo: é a tipologia pela qual se materializa o intercambio entre personagens. escrever textos com domínio da separação em palavras. Conceitue “texto”. construídos e colocados de maneira lógica.No segundo ciclo as funções da escrita são de produzir textos escritos coesos e coerentes. clara e objetiva. é caracterizar podendo fazê-lo até mesmo com sentimentos.

que promovam um bom sequenciamento de eventos. Sendo assim. São conceitos importantes para a melhor construção. Maria da Glória Soares Barbosa. ou seja. interage e constrói relações. (Koch. de orações. operações e estratégias que têm lugar na mente humana. etc. são expostos no texto. 2011. Onde coesão é o modo como as palavras são colocadas no texto. Faça um paralelo entre coesão e coerência São termos empregados na construção de um texto. é a sequencia correta de frases. situações ou acontecimentos. compreensão e escrita de um texto. na promoção de conhecimento. na exposição de sentimento. entre outros. é a forma gramatical de como se estrutura um texto. pois é essencial à relevância de um texto que este se apresente de maneira coesa e coerente. Que servem de orientação à construção e desenvolvimento de enunciados escritos de forma lógica e eficaz. para que a formação do mesmo se dê em respeito à gramática e a grafia.O texto é entendido como resultado parcial de nossa atividade comunicativa. no compartilhamento de informações. Leitura e Produção de Texto. para koch. REFERENCIAS: LIMA. na exibição de fenômenos. mensagem. Já a coerência consiste no modo lógico de como as ideias. . 2000). que compreende processos. 2. o texto é um instrumento pelo qual o individuo se comunica. O que ocorre das mais variadas formas.