A opção de CMS que vem crescendo rápido

Bruno Gomes Cláudio Barbosa Cláudio Gomes

Uma evolução do Mambo, o Joomla! é um gerenciador de conteúdo open source baseado em PHP e MySQL que possui um bom número de recursos e o apoio de diversas comunidades espalhadas pelo mundo. Antes de começarmos a falar do Joomla!, convém fazer uma pequena introdução sobre o que vem a ser um CMS. Do inglês Content Management Systems (ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), o CMS é uma ferramenta para publicar e gerenciar o conteúdo de websites, portais, intranets, extranets, blogs e comunidades. É importante porque o conteúdo de sua iniciativa precisa ser modificado de forma rápida e segura, a partir de qualquer computador conectado à internet. Um sistema de gerenciamento de conteúdo é essencial para reduzir o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. É importante também que seja simples de usar.

Joomla! vem do Mambo
O recém chegado Joomla! (2005) é originado do Mambo, outro grande CMS que já teve sua época de glória. Após uma incompatibilidade de interesses e ideologias, alguns dos colaboradores do Mambo resolveram criar uma nova aplicação. A popularidade do Joomla! vem crescendo rapidamente. Sua comunidade e equipe de apoio, composta por membros-chave criadores do Mambo, está fortemente comprometida com o projeto e disposta a modernizar o software continuamente, deixando-o ainda mais completo. Hoje o Joomla! é um dos CMS com mais recursos disponíveis e de fácil utilização, escrito em PHP com base de dados no MySQL, dois dos mais populares softwares de código aberto na internet. O nome Joomla!, aparentemente esquisito, tem origem em uma palavra Swahili: “Jumla”, que significa “todos juntos”.

Conhecimento técnico necessário
O Joomla! elimina totalmente a necessidade de usuários com conhecimentos técnicos? Se a pergunta estava pairando no ar, a resposta é não. Apesar de muito simples a instalação, customização e manutenção do Joomla!, algum conhecimento técnico é necessário. Tal conhecimento, porém, pode ser adquirido por qualquer pessoa disposta a estudar o assunto. A instalação e criação de novos módulos devem ser feitas por um programador, mas existem módulos prontos que podem ser facilmente instalados e testados por um leigo. Existem templates gratuitos, mas para criar o seu próprio design será necessária a intervenção de um programador de interface e um designer. O mais importante é que para a criação de conteúdo, não é necessário conhecimento técnico nenhum, somente algum treinamento básico. Assim, finalmente, pessoas leigas (que serão os autores, editores e publicadores do Joomla) podem criar, editar e publicar páginas quando desejarem, sem necessitar de conhecimentos técnicos aprofundados em HTML e linguagens de programação. Esta é uma possibilidade que, convenhamos, há muito foi prometida, mas somente agora está começando a ser cumprida, graças aos CMS. E, à medida que esses CMS evoluem e amadurecem, mais facilmente isso acontece.

Principais características
Código aberto (Licença GPL) Sistema simples de fluxo de aprovação Arquivamento para conteúdo não utilizados (Lixeira) Gerenciamento de banners Sistema de publicação para o conteúdo Sumário de conteúdo no formato RSS Busca otimizada (qualquer palavra registrada) Front-End já traduzido em várias línguas Fácil instalação para novos templates, módulos e componentes Hierarquia para grupos de usuários Estatísticas básicas de visitantes (existem módulos mais complexos que podem ser adicionados) Editor de conteúdo WYSIWYG Sistema de enquete simples (com acompanhamento de resultado em tempo real) Sistemas de índices de avaliação Extensões livres em diversos sites (Módulos, Componentes, Templates, Traduções)

Principais funcionalidades já desenvolvidas
Sistema de envio de newsletter (com cadastro e sistema de envio pela própria ferramenta de administração) Calendário de eventos Catálogo de produtos Álbum de fotos Fórum Blog Sistema de notícias e artigos Enquete com resultados em tempo real Gerenciador eletrônico de documentos Subníveis para o menu Para qualquer página de conteúdo existe a possibilidade de imprimir, salvar a página em PDF e indicar a página (viral) FAQ Links Catálogo de endereços

Onde instalar o joomla?
Como o PHP e o MySQL são multiplataformas, o Joomla pode ser instalado em qualquer servidor web que suporte a instalação destes, como por exemplo o Servidor web Apache no Linux e o servidor web da Microsoft, o IIS. Instalar no seu micro ou servidor. Você deve ter um servidor web configurado, instalar o PHP, o MySQL e criar um site “<meusite>“ no seu servidor web. Descompactar o arquivo do Joomla dentro da pasta correspondente ao seu site. Acessar o navegador e digitar o endereço http://localhost/<meusite>. Siga as instruções apresentadas que ao final o Joomla estará instalado.

Instalar em um provedor Internet Muitos provedores de site na Internet possuem o FANTASTICO, que é um script pronto que facilita a instalação do Joomla no provedor. Onde obter a instalação do Joomla? Existem diversos sites que permitem baixar a última versão do Joomla. No Brasil, recomendo o obter a cópia no site http://www.joomlabrasil.org, que é o site da comunidade Joomla no Brasil ou acesse http://www.joomla.org.

Estrutura de pastas
Após a instalação, será criada uma estrutura de pastas no seu site conforme a seguir. Repare as pastas administrator e templates. Nestas pastas, ficam armazenados, basicamente, o site de administração e o template do seu site. A demais pastas você entenderá mais a seguir, pois se tratam de módulos, componentes e outros recursos para exibição de conteúdo do site. Obs.: Neste caso o nome da pasta que criei para o meu site se chama “allb”.

Conceitos
Áreas do Joomla Quando instalamos o Joomla em um servidor web, automaticamente são instaladas duas áreas: Área de usuários (Frontend) e Área de administração (Backend), que correspondem respectivamente ao site principal e um site de administração do site principal.
Área de usuários (Frontend) Esta área o próprio o site apresentado na web quando digitamos o endereço no navegador. Este, como qualquer site web, está acessível para todos os usuários. Pode-se criar um template (Design) próprio para apresentação das informações, utilizar um template gratuito disponível pela comunidade Joomla, ou mesmo adequar um site para ter seu conteúdo mantido com os recursos do Joomla. O Frontend é um site normal na web, com a diferença que podemos alterar partes de seu conteúdo diretamente no site.

Conceitos
Área de usuários (Frontend) Esta área o próprio o site apresentado na web quando digitamos o endereço no navegador. Este, como qualquer site web, está acessível para todos os usuários. Pode-se criar um template (Design) próprio para apresentação das informações, utilizar um template gratuito disponível pela comunidade Joomla, ou mesmo adequar um site para ter seu conteúdo mantido com os recursos do Joomla. O Frontend é um site normal na web, com a diferença que podemos alterar partes de seu conteúdo diretamente no site.

Conceitos
Área de administradores (Backend) Este é um site que permite a administração do site principal em relação ao seu conteúdo. É nesta área onde informamos as partes que irão aparecer no site principal (Módulos, componentes, etc.), como por exemplo, menu de opções, Notícias, áreas de registros, links, download de arquivos, etc. Para acessar a área de administração, devemos fazer o login na mesma, digitando no navegador o endereço do site, incluindo no final a palavra administrator. Ex.: http://<seusite/administrator Basicamente a área de administração abre exibindo o Painel de Controle e um menu superior. Os itens a serem exibidos no menu e no painel de controle dependerão de como está definido o seu nível de usuário para área de administração.

Conceitos
Nível de usuário - Papel Cada usuário que acessa o site principal ou de administração possui um papel. Dependendo deste papel, o usuário poderá fazer mais ou menos ações/atividades, tanto no site quanto na área de administração. Papéis no Site principal (Frontend) Anonymous Registered Autor Editor Publisher. Obs.: Os usuários do frontend não possuem acesso ao backend. Papeis na Área de administração (BackEnd) Manager Administrator Super Administrator. Obs.: Todos os usuário do BackEnd possuem acesso total também ao frontend.

Templates
Um template Joomla é uma série de arquivos que com o Joomla CMS controlam a apresentação do conteúdo. Um template não é um web site e também não deve ser considerado um design completo do web site. O template define a disposição das informações no site, podendo existir de um a diversos templates para um mesmo site. Para produzir o efeito de web site completo, o template trabalha em conjunto com o conteúdo armazenado no banco de dados Joomla. Utilizando um template seguindo os padrões do joomla, você poderá migrar de um template para outro apenas com poucos cheques, mudando completamente a cara do seu site. A estrutura do seu template será criada na página index.php, localizado na pasta templates/<nome do template> que utilizará os arquivos de estilos template_css.css, localizado na pasta templates/<nome do template>/css e imagens localizadas na pasta templates/<nome do template>/images.

Templates
Veja o exemplo na figura para o template denominado rhuk_solarflare_ii.

Templates
No arquivo template_css.css poderá ser alterado praticamente todo tipo de formatação do seu site, cores, tipos e tamanhos, box, etc. Isto dependerá mais de como o arquivo index.php foi montado. Pode-se criar quantos arquivos de estilos (css) desejar. Procure manter no arquivo padrão template_css as informações de formatação originais do Joomla. Para ver um arquivo template_css.css com vários estilos padrões do Joomla, acesse http://www.joomlart.com/tutorials/templates_tutorial/understanding_mambo_css_in_5 _minutes/1.html ou http://livesite.compassdesigns.net/templates/livesite/css/blankcss.css

Trabalhando no conteúdo
Os templates servem para estrutura e dar forma ao seu website. Além deste o Joomla possui objetos que são tratados e carregados no template que irão dispor do conteúdo armazenado dentro do banco de dados do Joomla. Seções Uma seção é uma coleção de categorias que se relacionam entre si de alguma maneira. A seção é parte da hierarquia Seção/Categoria/Conteúdo. A criação de seções pode ser feita no módulo de administração em Contents > Section Manager. Categorias Uma categoria é coleção de itens de conteúdo que se relacionam entre si. A criação de categorias pode ser feita no módulo de administração em Contents > Category Manager.

Trabalhando no conteúdo
Item de conteúdo Um item de conteúdo é um pedaço de conteúdo dentro da hierarquia do Joomla Um item de conteúdo pode estar associado a uma combinação de Seção/Categoria particular ou ser um item de conteúdo estático. Normalmente os itens de conteúdo são mostrados no corpo principal da página (MainBody). Por exemplo, podemos criar várias notícias a serem apresentadas e cada notícia poder um item de conteúdo individual, possuindo cabeçalho, um texto de introdução e texto principal, exibido através do link “Leia mais...”. A criação de itens de conteúdo pode ser feita no módulo de administração em Content > All Contents Itens ou Home > Contents Itens Manager (No painel de controle)

Trabalhando no conteúdo
Conteúdo estático Um item de conteúdo estático também é um item de conteúdo, só que normalmente utilizamos para exibir como se fosse uma página estática, porém, este não pertence à hierarquia de Seção/Categoria/Conteúdo. A principal diferença é que enquanto utilizamos itens de conteúdo organizados na hierarquia seção/categoria/conteúdo, podemos exibir uma lista de itens independentes entre si e cada item poderá ter uma imagem, um texto introdutório e um link tipo “Leia mais...” para exibir o conteúdo da chamada completa. Já no item de conteúdo estático, você terá uma única área de texto para ser exibida por completo, praticamente ocupando a área principal de conteúdo (MainBody) do site. A criação de conteúdos estáticos pode ser feita no módulo de administração em Content > Static Content Manager ou Home > Static Content Manager (No painel de controle).

Trabalhando no conteúdo
Menu Um menu estrutura a navegabilidade do seu site. Através destes que são carregadas diversas funcionalidades, tais como conteúdos, Componentes, links, etc. Basicamente o Joomla é instalado como os menus: MainMenu, OtherMenu, TopMenu e UserMenu. Um menu é implementado como módulo no Joomla e para que o mesmo seja exibido e utilizado o módulo correspondente deverá estar publicado na área de administração em Modules > Sites Modules > Modules Manager.

Trabalhando no conteúdo
Componentes Os componentes são elementos de conteúdo que funcionam como pequenas aplicações no Joomla. Normalmente são mostrados no centro da página, na área de conteúdo principal do template (MainBody), porém isto vai depender de como está organizado seu template. Inicialmente o Joomla instala vários componentes como padrão, tais como: Contact, FlexContent, Login, FrontPage, Banners, Contact (Contacto), Web Links, Etc. Para usar um componente, muitas vezes temos que trabalhá-lo primeiro, fazendo isto acessando a área de administração em Componente > Selecionando o componente e formatando-o.

Trabalhando no conteúdo
Módulos Os módulos estendem a capacidade do Joomla com novas funcionalidades e permitem mostrar seus conteúdos em qualquer posição que o template permita. Estes são mais fáceis de instalar pela área de administração. Como padrão o Joomla instala alguns módulos tais como: Main Menu (Menu Principal) Top Menu (Menu Superior) Template Chooser (Selector de templates) Etc. A exibição destes módulos se dará posicionalmente, conforme definido na estrutura do template criado (left, legals, newsflash, pathway, right, toolbar, top,etc). Ao utilizar um módulo você indicará aonde o mesmo deverá ser apresentado. Existem diversos novos módulos que podem ser obtidos gratuitamente disponíveis pela comunidade Joomla além de ser permitido o próprio usuário criar um novo módulo (Customer Module). Para acessar os módulos, entre na área de administração e acesse Modules > Sites Modules.

Estas são algumas das principais funcionalidades já disponíveis nas comunidades. Há muitas outras, pois são inúmeros os componentes para as mais diferentes necessidades. Você ainda pode criar o seu próprio componente. Lembre-se de colaborar e, se possível, disponibilizá-los para que outros possam utilizar.

O Joomla! é uma excelente opção para projetos com investimento não muito alto e que exijam constante monitoramento e manutenção.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful