You are on page 1of 6

´ ´

Integral - 2016

KOULOURaKIA - BISCOITOS DE PaSCOA
INGREDIENTES: Você sabia?
- 1 ½ xícara de chá de manteiga
“Os gregos fazem biscoitos,
- 2 xícaras de chá de açúcar
koulourákia (kulurákia), desde a
- 4 ovos batidos
antiguidade, nos mais variados
- 8 xícaras de chá de farinha de trigo
- ½ xícara de chá de leite integral morno formatos e sabores. Os antigos
- 1 colher de sopa de fermento em pó Minoanos costumavam fazer seus
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio biscoitos em formato de cobra pois
- Essência de baunilha acreditavam que as cobras tinham
- 1 gema para pincelar poderes de cura. Atualmente, os
biscoitos vêm cobertos com glacê,
chocolate, coberturas coloridas,
amêndoas, gergelim e podem ser
PREPARO: fonhos ou crocantes e são
Bater a manteiga e juntar aos poucos o açúcar. Acrescentar os ovos, batendo
servidos com café ou chá, mas vão
bem até car uma mistura clara e macia. Peneirar a farinha com o fermento.
bem a qualquer hora. Os biscoitos
Juntar o bicarbonato e a essência de baunilha ao leite morno. Adicionar aos
de Páscoa apresentam geralmente
poucos a farinha e o leite à mistura mexendo levemente com as mãos. Se a massa
um formato circular ou de 
car muito mole, adicionar um pouco de farinha. Pegar um pouco de massa e trança mas também são
fazer um rolinho. Fechar o rolinho na forma de um círculo deixando as usados para decorar ovos
pontinhas para fora. Colocar as rosquinhas numa forma sem untar e pincelar vermelhos em formato
com a gema. Assar em forno médio (180º) por cerca de 20 minutos. de animais, cestinhas,
ores e outros, con-
Dica: forme a criatividade
Guardar em um recipiente bem fechado para não absorver umidade. de cada um.”

Receitas
gregas

embebidas em algum suco ou bebida de sua preferência. 2 xícaras de açúcar . Com o aparelho ligado. Receitas gregas . ½ colher de sopa de fermento em pó . ir acrescentando os ovos.2016 VASSILOPITA BOLO GREGO DE ANO NOVO INGREDIENTES: . o sal e o fermento. Decorar com gergelim e fatias de amêndoas e levar para assar até que. 1 pitada de sal . 3 xícaras de farinha de trigo . espetando um palito no centro. Juntar aos poucos o leite e a mistura de farinha peneirada até integrar bem os ingredientes. um a um. Despejar a massa numa fôrma redonda untada e enfarinhada. 4 ovos . 2 colheres de sopa de uvas passas sem sementes. 1 xícara de leite . Reservar. Amêndoas fatiadas e gergelim para decorar PREPARO: Peneirar juntos a farinha. Integral . este saia limpo. 1 xícara de manteiga . Desligar a batedeira e adicionar as raspas de laranja ou de limão e as passas. Raspas de laranja ou limão . . Preaquecer o forno em temperatura média-alta. Mexer delicadamente. Misturar o açúcar e a manteiga na batedeira até obter uma massa fofa.

no liquidicador o óleo.3 xícaras de chá de farinha de trigo 2.1 colher de chá de cravo em pó moustos ou gléfkos) em . Bater. que signica barato.1 xícara de chá de óleo . Este bolo é perfeito Adicionar as nozes e as uvas. Este é um dos mais tradicionais e antigos bolos gregos que não utiliza ovos. Misturar o líquido às farinhas peneiradas com o fermento. Deixar esfriar e desenformar. o cravo e a canela. o suco de laranja. químico em pó O mosto é o sumo de uvas frescas . φτηνό .1 colher de sopa (bem cheia) de fermento substituição a 1 xícara de açúcar. INGREDIENTES: . .2016 Você sabia? BOLO MORENINHO 1.MELACHRINO´ Integral . a receita leva melado . 4. por 2 minutos.4 colheres de sopa de nozes picadas fermentação para a produção do PREPARO: vinho. μελαχρινό (melacrinó -pronúncia: (ou 2 xícaras de chá de farinha e 1 xícara melaxhrinó) signica moreno ou.1 xícara de chá de suco de laranja (ftinó). Polvilhar açúcar e servir. Na Grécia. como de chá de farinha integral) é chamado no Peloponeso.1 ½ xícara de chá de açúcar 3. para o café da tarde ou para aquele café da Dica: manhã com os amigos. Cortar em cubos e cobrir com chocolate como pão de mel. Receitas gregas . minutos. Assar em forno a 180ºc por cerca de 50 para um lanchinho.3 colheres de sopa de uvas passas utilizado antes do processo de .1 colher de sopa de canela em pó de uva ou mosto (μούστος ή γλεύκος - . o açúcar.

a canela. espalhar todo o recheio de maçãs e terminar cobrindo com o resto da farofa. Assar por 30 a 35 minutos. polvilhar com açúcar renado ou de confeiteiro. Misturar bem as maçãs raladas.milOPITA Integral .5 xícaras de chá de farinha de trigo de E d essa. Receitas gregas .3 ovos . Colocar em uma forma untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo usando um pouco mais da metade da farofa.1 pitada de sal PREPARO: Fazer uma farofa com todos os ingredientes da massa e reservar.1 colher de sopa rasa de canela e cravo em pó misturados .1 colher de sobremesa de fermento em pó RECHEIO: . o açúcar cristal.7 maçãs raladas com casca em ralador de furos médios . o cravo e o sal. Por cima.1 xícara de chá de óleo .2016 ´ TORTA GREGA DE MACA ´ a? INGREDIENTES: Você sabi na MASSA: t a t o r t a era feita Es cia. PREPARO: Pode ser servida com sorvete de creme. em temperatura de 200ºc. Depois de pronta. na Gré .3 xícaras de chá de açúcar cristal .1 1/2 xícara de chá de açúcar região . .

pois não tem crosta e não é – 1 colher de chá de baunilha feita como a maioria das “pitas”. o sal e a casca de limão raspada. muito popular na ilha de – 1 colher de chá de canela em pó Sifnos.opcional queijo. o fermento. o açúcar. – Casca de 1 limão (raspada) já que não leva massa folhada. durante 45 minutos ou até que um palito. o mel. ou seja. Bater bem por 5 minutos. o adoçada e servida com mel. leite de coco e a baunilha. Integral . Receitas gregas .TORTA DE MEL INGREDIENTES: – 600 g de ricota (desmanchada) Você sabia? – 3 ovos Melopita (torta de mel) é uma – ½ xícara de chá de mel espécie de torta doce de – 1 garrafa (200 ml) de leite de coco . Untar um refratário e despejar a mistura da torta. saia limpo. Adicionar a canela. Ela é – Pitada de sal diferente de outras tortas do – 5 colheres de sopa de açúcar tipo. ela é Em uma tigela grande ou liquidicador. Bater novamente até obter uma mistura cremosa. É importante que a torta esteja douradinha por cima. os ovos. Assar em forno médio. PREPARO: que signica “mel”. adicionar a ricota desmanchada. de fermento químico de ilhas Cíclades. o amido de milho. que faz parte do grupo – 2 colheres de sopa de amido de milho – 1 colher de chá. quando espetado na torta. adicionar 2 colheres de sopa de leite e bater novamente.2016 MelOPita . Seu nome vem do grego μέλι. bem cheia. Servir com mel e canela a gosto. Se bater no liquidicador e a mistura car grossa demais.

Integral . Margarina e farinha de trigo para untar . 1 cebola grande em rodelas . 1 pimentão vermelho em tiras . a pimenta e a farinha até car homogêneo. Espalhar o tomate. preaquecido. o parmesão. 3 ovos a! elíci . 1/2 xícara (chá) de azeitonas preta picada . o queijo fresco. a azeitona. Orégano para polvilhar PREPARO: Bater no liquidicador os ovos. 2 colheres (chá) de fermento em pó . Misturar com o fermento e despejar em uma forma untada e enfarinhada. Sal e pimenta-do-reino a gosto . o leite. 100g de queijo fresco em cubos . o sal. 1 xícara (chá) de óleo . Receitas gregas . 14 colheres (sopa) de farinha de trigo . Polvilhar com orégano e levar ao forno médio. a cebola e o pimentão. por 45 minutos ou até dourar. 2 xícaras (chá) de leite É uma d . 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado .2016 TORTA GREGA INGREDIENTES: ente! Experim . o óleo. 2 tomates maduros sem sementes picados .