Prova Petrobras – Químico de Petróleo - 2004 Questões relacionadas à PF apenas.

Quando as questões versarem sobre tema não pertinente a prova para Perito isto será comentado.

Correto O recurso de usar diversas expressões para uma mesma idéia é questão de estilo, para não deixar o texto cansativo.

Correto Tanto o futuro do pretérito quanto o pretérito imperfeito do subjuntivo dão a idéia de possibilidade.

Errado Não se mantém a coerência, pois a idéia de pluralidade das ações humanas se perde. Além disso, para manter a correção gramatical é necessário também mudar para o singular a expressão “foram plantadas” (linha 9).

Errado A expressão correspondente é “das quais as” e não “de que”.

Correto No texto as novas tecnologias dos campos citados são citadas como sendo sugeridas como as pragas que estão se desenvolvendo.

Errado Os “lados” são os do que não acreditam e dos que acreditam que o dinheiro traz felicidade.

Correto O complemento da oração principal está anteposto, por isto a vírgula.

Correto A expressão retoma o que estava sendo discutido no final do parágrafo anterior.

Correto O infinitivo pessoal na 3º pessoa do plural concorda com “as pessoas” que está mais para frente no período.

Errado O singular está concordando com o sujeito “a melhoria do estado de espírito”. Fosse esta uma expressão no plural e o verbo iria para o plural.

Correto Embora em alguns lugares a globalização também tenha criado mais empregos, ou tirado-os de um lugar para transferir para outro, como se queira.

Errado Atividade informal é trabalho sem registro mesmo. Além disso a legislação trabalhista brasileira não permite tal flexibilização de direitos.

Correto Em alguns pontos estas medidas foram positivas, mas no geral a afirmação é verdadeira.

Correto Outras ações irresponsáveis são os descartes de entulhos e produtos químicos em rios.

Correto Tanto é recente esta idéia que a não muito tempo atrás nada ou quase nada era ensinado às crianças na escola sobre a importância da preservação do meio ambiente e poucas campanhas de conscientização e ONGs voltadas para isto existiam.

Errado “Acarretar” é transitivo direto (acarretar algo), ou transitivo direto e indireto (acarretar algo a alguém). Ele não rege a preposição “em”, portanto não se manteria a correção gramatical com a substituição.

Errado O leitor claramente mostra sua opinião sobre o assunto, inclusive aconselhando o leitor.

Errado Embora o mercado permita a formação de grandes corporações, ele também permite que pequenas empresas se desenvolvam e inclusive trabalhem voltadas para o exterior.

Errado A Petrobras não precisa temer a tal concorrência, pois já a enfrenta em outros países e circunstâncias.

Correto As informações são todas corretas. Mais recentemente se tem visto uma nova tendência: a compra de notebooks ao invés de PCs para o uso doméstico.

Correto A seqüência está correta – abre-se a pasta, copia-se, volta-se para o nível acima e cola-se.

Errado O ícone é para mudar o modo de exibição. Além disso, com o compartilhamento a pasta não fica acessível na internet.

Errado A ROM não é volátil, como o próprio texto afirma: “will remain in the PC throughout its life”.

Correto No menu Janela é possível também se abrir novas janelas contendo o arquivo em edição.

Correto Sim, pois 4x25+10x10 = 200.

Errado Os navegadores não tem anti-vírus, como sugerido, e nem faria sentido só funcionar para ADSL.

Correto Para 2004 as taxas são condizentes.

Correto Após a segunda execução c = 0 + 1 + 1 =2

Errado O valor final de s será a soma dos x mas o algoritmo dará entrada a n-1 números e portanto não será a média de n números.

Errado (segundo o gabarito oficial) A assertiva original é “Se A, então B” ou A->B e a proposição a ser comparada é “Se não-B, então não-A”, ou ~B->~A. Comparemos os valores das proposições: A B ~A ~B A->B ~B->~a V V F F V V F V V F V V V F F V F F F F V V V V Como os valores são iguais, as proposições são equivalentes. Para mim aceitaram erroneamente os recursos para trocar esta questão de Correta para Errada.

Errado A assertiva é “Se A, então B”, ou A->B. A assertiva para ser comparada é ~A->~B. Comparando os valores destas duas proposições numa Tabela-Verdade: A B ~A ~B A->B ~A->~B V V F F V V F V V F V F V F F V F V F F V V V V Portanto as duas proposições não são logicamente equivalentes.

Correto A saída contém uma conjunção e uma negativa em relação a Q.

Correto A função S é equivalente a (PvQ)^Q. A Tabela-Verdade é, portanto: P Q (PvQ) (PvQ)^Q V V V V V F V F F V V V F F F F Que é a mesma coisa que está mostrada na tabela acima.

Errado O primeiro circuito é (~P)^(~Q) e o segundo é ~(P^Q), que é equivalente a (~P)v(~Q).

Errado A proposição acima é “Se não S1, então não S2”, que é ~S1->~S2, diferente de ~(S1^S2).

Correto A proposição S3 é composta e do tipo A^B. Sua negação é ~(A^B), que é (~A)v(~B), que é justamente o que está escrito acima.

As questões de 37 a 45 eram de Língua Inglesa, não constante no conteúdo para PCF.

As questões de 46 a 55 eram todas sobre conteúdo não importante para PCF.

Errado A reação é: CH4 + 2 O2 -> CO2 + 2 H2O Neste processo todos os 4 oxigênios passam do nox 0 para o nox 2-. 16g de metano correspondem a 1 mol exatamente. O problema está em afirmar que a transferência é de 8 elétrons. A transferência é de 8 mols de elétrons e não de 8 elétrons.

Errado Se o nox é reduzido então o composto sofreu redução e é portanto um oxidante.

Errado O movimento das moléculas é caótico, com algumas se movendo em velocidades mais altas e outras em velocidades mais baixas. Este número é apenas uma média para o valor de difusão do gás.

Errado O complexo está mostrado sobre a seta da reação para mostrar que ele é um catalisador da reação e portanto não é consumido diretamente nela.

Correto Olhando com atenção a estrutura vemos que está presente uma ligação O-O que caracteriza os peróxidos.

Errado Se Z>1, para uma dada temperatura e pressão este gás tem um volume maior do que o que o gás ideal, onde Z=1. Se o volume é maior então as forças repulsivas estão agindo, fazendo com que as moléculas fiquem mais distantes.

Correto Quanto maior o valor de KA, ou semelhantemente, quanto menor o valor de pKA = -log KA, maior o caráter ácido do composto.

Correto Desta forma cada molécula se comportaria como se não houvesse outras e isto está em acordo com o modelo do gás ideal.

Correto Por outro lado, os catalisadores não deslocam o equilíbrio da reação.

Correto Para uma solução ideal temos que PA = xAPvapA = 95x0,8 = 76 mmHg.

Correto O potencial de redução do ferro sólido é de -0,44V e o da água é 0,82V neste pH. Portanto como o Ered é maior ocorre a reação. Perguntando de outro modo, a água pura oxida o ferro? Sim.

Errado Quando o equilíbrio foi atingido as velocidades das reações e de suas inversas se igualaram. A reação inversa neste caso, porém é a de oxidação da água gerando O2.

Errado A adição de reagentes não muda a constante de equilíbrio nem a velocidade mas apenas desloca o equilíbrio.

Errado Uma coisa é a ordem de reação, outra é o número de etapas. A reação A + B -> C, por exemplo, sendo realizada em uma etapa teria a velocidade dada por v = k[A][B] e a ordem de reação seria 2. Portanto, a reação teria uma etapa e seria de segunda ordem.

Correto Enquanto o KPS não foi atingido o produto continua solubilizado, até que este é superado, onde passa a haver precipitação.

Errado A redução da pressão de vapor é uma propriedade coligativa e não depende da identidade do soluto, apenas da molalidade.

Correto Os colóides caracterizam-se por partículas dispersas em uma fase contínua (dentre outras características) sendo o caso aqui.

Correto Na espuma sólida o dispersante é o sólido e o disperso é o gás.

Errado A fase estacionária é constituída de polidimetilsiloxano, que é altamente polar e interfere muito no equilíbrio de distribuição.

Correto Se a idéia é impedir que chegue até a coluna, obviamente deve estar antes da coluna. Por outro lado precisa estar depois do injetor, que é onde a amostra entra no sistema.

Errado Todos os cromatogramas exibem algumas particularidades. O quarto cromatograma é porém bem diferente dos demais, mostrando que a composição é diferente.

Correto Desta forma temos uma melhor resolução dos picos cromatográficos.

Correto A precisão diz respeito a concordância entre os diversos valores medidos.

Errado A não ser que haja muita interação com os compostos de menor massa em relação aos de maior massa, o que não é o caso, os composto de menor massa tem menor ponto de ebulição e eluem primeiro.

Errado Por partes: não é obrigatório que haja lâmpada de catodo oco – pode haver outras fontes de radiação, como lâmpadas de descarga sem eletrodos (EDL); o chopper nos instrumentos de feixe simples pode ser trocado por uma fonte de alimentação pulsada; o queimador e o forno são importantes, mas nos métodos de determinação de mercúrio por vapor frio não são necessários; o monocromador é necessário; e por fim a fotomultiplicadora não é também imprescindível em equipamentos de feixe simples.

Errado Nem uma coisa nem outra. A lâmpada de catodo oco para muitos elementos, como os de alta volatilidade, não tem alta duração. Além disso, na absorção atômica é necessário linhas de absorção muito estreitas, o que faz com que seja preciso diversas lâmpadas para cada elemento (às vezes grupo de elementos).

Correto A Lei de Beer é válida para medidas espectrométricas, envolvendo absorbância, etc. Não é válida para outros tipos de medidas, como as potenciométricas, que envolvem diferença de potencial elétrico.

Correto Nem sempre existe o potencial de junção líquida para as células eletroquímicas, pelo simples motivo que existem células sem junções líquidas, nas quais os eletrodos compartilham o eletrólito. Porém para as células usadas para medida potenciométrica este potencial de junção sempre existe. As demais informações são também corretas.

Errado Não. É necessário apenas um eletrodo de referência, um eletrodo indicador e um dispositivo de medida de potencial.

Correto O ponto onde a primeira derivada é máxima também é usado algumas vezes, mas no caso de curvas de titulação assimétricas este critério pode levar a erros, de forma que se usa o valor da segunda derivada igual a zero para encontrar a inflexão na curva e o assim o ponto de equivalência. O critério da segunda derivada é bastante preciso e geralmente usado em tituladores automáticos.

Errado A adição não é de adição de halogênio, e sim de ácido de halogênio, HX.

Errado O Hidrogênio é adicionado ao carbono da dupla que possui o maior número de hidrogênios (segue a regra de Markovnikov). Portanto o produto principal é o 1,1-dicloroetano.

Correto Tanto a reação IV quanto a VII levam a polímeros após outras reações se sucederem.

Correto As demais são adições eletrofílicas. Nelas a ligação  é um eletrófilo que ataca o próton gerando um carbocátion, que em seguida reage com o X .

Errado Não, pois gera aldeído. Fosse uma oxidação vigorosa levaria a ácido carboxílico ou mesmo a CO 2 e uma oxidação branda levaria a álcool. A oxidação é moderada.

Correto Na verdade o enol encontra-se em equilíbrio com os compostos carbonílicos (R2C=C(OH)R R2CHCOH – tautomerismo ceto-enólico).

Correto O ácido acético, produto da oxidação do acetaldeido, mostrada em IX, reage com o acetileno produzindo acetato de vinila, reação mostrada em IX.

Errado Aldeidos são também oxidados por oxidantes moderados, como óxido de prata.

Errado Com estes catalisadores muito mais Hidrogênios serão adicionados gerando produtos saturados (ou pelo menos muito menos insaturados do que 1,3-butadieno).

Correto Como podemos ver, o H entra no carbono mais hidrogenado.

Correto As estruturas mostradas são justamente as da poliacrilonitrila e do polibutadieno (ambos mostrados na figura).

Errado Todos são polímeros de adição, envolvendo a adição com a ruptura das ligações duplas. Os polímeros de condensação envolvem reações onde pequenas moléculas, como água ou alcoóis são eliminadas. São exemplos deste último tipo de polímero os poliésteres e as poliamidas.

Correto Pela regra das fases, F = 2 –  + N – r, onde  é o número de fases, N o número de espécies e r as reações químicas. Neste caso N = 1 e r = 0, portanto F = 3 – . Se tivermos 3 fases, o número de graus de liberdade é zero, pois o estado já está determinado (trata-se do ponto triplo). Se tivermos 2 fases, então F = 1 e precisamos determinar apenas uma propriedade. Caso haja apenas uma fase, então F = 2 e portanto neste caso 2 propriedades são suficientes para determinar o estado termodinâmico. Mais uma propriedade extensiva determina o tamanho do sistema.

Correto Podemos expressão a energia de Gibbs para um processo com volume constante como: dG = VdP – SdT Para um processo não reversível, dG = VdP e como a pressão não é constante, dG não é igual a zero, e desta forma G não é constante. Mas para o processo reversível a afirmação é verdadeira.

Errado Se o sistema é fechado (não há troca de massa), adiabático (não há troca térmica) e as paredes rígidas (não há variação de volume), não há como alterar o estado termodinâmico.

Correto Pela primeira lei apenas não se estabelece o equilíbrio, mas com ajuda da segunda é possível.

Correto Na compressão real há atrito, irreversibilidades. A compressão não é isentrópica e as temperaturas finais são sempre maiores, pois a energia perdida se transforma em calor, elevando a temperatura.

Correto A variação de energia de um sistema fechado onde só há variação na energia interna é: dU = dQ + dW Mas dS = dQrev/T -> dU = TdS + dW e dW = dU – TdS. A definição da energia de Helmholtz é A = U – TS, portanto dA = dU – Tds – SdT, mas como o processo é isotérmico, dT = 0 e portanto dW = dA.

As questões restantes eram mais de Engenharia Química e não eram importantes para o estudo para PCF.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful