You are on page 1of 8

LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno; CÂMARA, Engels.

Orientações sobre plágio. São Carlos: SPQMH/NEFEF-
UFSCar, fev. 2014. 15 p. Folheto Didático.

O plágio pode ser definido como “[...]
ato ou efeito de imitar, de apresentar, como sua,
obra de outra pessoa” (CUNHA, 1997, p. 611).
A palavra plágio deriva do latim
“plagĭum” (CUNHA, 1997, p. 611), que significa
“roubo” (PORTO, 1997, p. 379).
Assim sendo, o plágio não é a utilização
das ideias dos autores, simplesmente. Mas sim, o
seu uso, sem a devida indicação de autoria.
É importante salientar que a prática do
plágio, além de ser antiética, é ilegal [crime de
violação dos direitos autorais previsto no Código
Penal Brasileiro – art. 184. “Pena – detenção, de 3
(três) meses a 1 (um) ano, ou multa” (BRASIL,
Prof. Dr. Fábio Ricardo Mizuno Lemos 2003, p. 1)].
Prof. Ms. Engels Câmara
SPQMH/NEFEF-UFSCar Fev. 2014
1

caótico. no Normas Técnicas (ABNT. devem ser destacadas com recuo de 4 cm obra do autor consultado” (ABNT.. Em um texto acadêmico... 2005. complexo. p. mas é importante ficar atento para fazê-la 2002.] fonte” (p. criativo e pluralista [. plágio. 2002. p. do modo correto! Exemplo 1: De acordo com a NBR-10520. ainda pode Exemplo 2: ocorrer a citação de citação.. linear. não-previsível. bastando [. 2). 2 3 . 2002. “Citações diretas [. 2002). citação é a tecnicismo: “[. 1). p. 1). da margem esquerda com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas” (ABNT. 2002. Citação direta: “Transcrição textual de parte da obra do autor consultado” (ABNT.. Norma Brasileira aprovada pela Associação Brasileira de Para Luckesi (2011. 74). que é a “Citação direta ou indireta de um texto em que não se “[.. p. 28)... p. 2).] somos parte de um universo não- teve acesso ao original” (ABNT.]” (SÉRGIO.] com mais de 3 Citação indireta: “Texto baseado na linhas.] acredita-se que a realidade “Menção de uma informação extraída de outra contém em si suas próprias leis... p. p.] de até 3 linhas A citação de autoria não configura devem estar contidas entre aspas duplas” (ABNT. “Citações diretas [. 2). descobri-las e aplicá-las”... 2002. 2).

. 165). da das corporações anglo-estadunidenses. representantes máximas da constituição de um mercado hegemônico. sem dúvida. das quais. os ‘princípios básicos’ deste impulsionou os Estados Unidos a uma posição de esporte [. introduzem- se no interior da Escola. 27). [. ou da Educação Mas. 2004. até os dias de hoje. acumularam referência [.]” (DUPAS. os princípios da centralizadora influência e para Bakan (2008) o ‘Sobrepujança’ e das ‘Comparações Objetivas’ e suas consequências imediatas: poderio influenciador não é da nação em si. p.] A verdade é que as corporações. Nas citações indiretas “O pesquisador Citações indiretas: pode sintetizar ou explicar com suas próprias Exemplo 1: palavras a ideia central do texto consultado. onde.]. Exemplo: combinar o capital (poder econômico) de um ilimitado número de pessoas para financiar As consequências disto são evidentes na empreendimentos de grande escala (BAKAN.. as mais poderosas estão naquele país e são as (KUNZ. ou seja. Física Escolar. ‘Especialização’ e da ‘Instrumentalização’.. a força econômica. observação de uma aula de Educação Física 2008). grande poder. 2012... na tentativa de copiar de forma irrefletida o esporte competitivo e normatizado do Mundo dos Esportes Exemplo 2: Organizados e de Competição. p.. desde mas é primordial que se indiquem a autoria e a o surgimento. pela capacidade que têm de 4 5 . mas as tendências do ‘Selecionamento’.

. 1987. 27).] Exemplo 1: tem se desenvolvido sem um plano previamente As consequências disto são evidentes na estabelecido” (Camargo citado por DEVESCOVI. foram ocorrendo algumas na tentativa de copiar de forma irrefletida o mudanças/transformações nos espaços urbanos. Citações de citações: Exemplo: Plágio Direto: “Cópia literal do texto Com o notável crescimento da cidade.. os “princípios básicos” nome do autor citado (autor da obra consultada)” deste esporte. 2014). ou da seguido da expressão ‘apud’ ou ‘citado por’ e do Educação Física Escolar. “Sobrepujança” e das “Comparações Objetivas” e suas consequências imediatas: as tendências do “Selecionamento”. sem indicar a autoria! os principais tipos são classificados em: plágio direto. Nesse exemplo. plágio consentido. conforme artigo escrito em 1943: “São Carlos [. introduzem-se no interior da Escola. p. observação de uma aula de Educação Física onde. da “Especialização” e da “Instrumentalização”.] é indicada da dos Esportes Organizados e de Competição. o plagiador utilizou o Em site especializado em tratar de trecho apresentado no modelo da citação direta questões relacionadas ao plágio (PLÁGIO. 2012. com mais de 3 linhas. plágio indireto. esporte competitivo e normatizado do Mundo A citação de citação “[. plágio de fontes e autoplágio. 180). original” (PLÁGIO. os princípios da (DUPAS.. s/p). 6 7 . seguinte forma: sobrenome do autor original. 2014. p. ou seja..

2014. acumularam Nesse exemplo. citação indireta! Nesse exemplo. mas não faz a indicação (citação) na tentativa de copiar de forma irrefletida o nem a identificação (referência) da obra original. pela capacidade que têm de adequada (recuo da margem e letra menor) e da combinar o capital (poder econômico) de um indicação do número da página. a falta de formatação grande poder. os “princípios básicos” (PLÁGIO. esporte competitivo e normatizado do Mundo ainda que a obra consultada esteja listada dos Esportes Organizados e de Competição. Cabe observar que neste caso. leva o leitor a ilimitado número de pessoas para financiar interpretar erroneamente que se trata de uma empreendimentos de grande escala. s/p). sem a indicação do autor em quem se inspirou! 8 9 . deste esporte. da “Especialização” e da A verdade é que as corporações. o plagiador utilizou o texto apresentado no modelo de citação indireta. a ausência da citação introduzem-se no interior da Escola. Plágio Indireto: Exemplo 2: Acontece quando o redator elabora uma paráfrase. desde “Instrumentalização” (KUNZ. ou da (indicação) do autor no local exato onde a ideia original foi reescrita configura plágio Educação Física Escolar. isto é apresenta informações de As consequências disto são evidentes na um documento consultado com as próprias observação de uma aula de Educação Física onde. ou seja. até os dias de hoje. 2004). no final do trabalho. o surgimento. os princípios da “Sobrepujança” e das “Comparações Objetivas” e suas consequências imediatas: as tendências do Exemplo: “Selecionamento”. palavras.

2014. foram s/p). e são reapresentados para as fontes do autor consultado como se tivessem cumprir exigências acadêmicas ou obter sido consultadas em primeira mão” (PLÁGIO. 2014. foi subtraída. s/p)..] duas ou mais pessoas com o objetivo de obter tem se desenvolvido sem um plano previamente vantagem em alguma situação” (PLÁGIO. a indicação de citado determinado aluno. combinação entre conforme artigo escrito em 1943: “São Carlos [.. ocorrendo algumas mudanças/transformações Exemplos: nos espaços urbanos. 1943.. trabalhos que foram realizados por outros e já citações. curso.] trabalhos que são comprados de escritórios especializados neste tipo de (des) serviço Autoplágio: acadêmico (PLÁGIO. 2014.] trabalhos acadêmicos do mesmo autor Plágio de Fontes: que já foram apresentados para avaliação em uma determinada disciplina. [..] utiliza revista. isto é. [. Ocorre quando o plagiador “[. mas que foram por. 3). apresentada no modelo de citações de realizados por outras pessoas.... Exemplo: Plágio Consentido: “São as situações Com o notável crescimento da cidade. 2014... 10 11 . s/p). envolvendo conluio. etc. nota como se fossem originais (PLÁGIO. estabelecido” (Camargo. dando a entender apresentados em instituição X mas são (erroneamente) que o plagiador consultou o cedidos para serem entregues como se documento referido por Devescovi (1987)! fossem originais na instituição Y.. Exemplos: [. s/p).] trabalhos entregues com o nome de Neste exemplo. p.

uff. Instituto de Arte e Comunicação Social da 6023/2002. Sobre elaboração de referências: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. 2014. São Paulo: Novo Conceito Editora.br/servicos/arquivos/guia-para- parece é: entenda o que é plágio. Acesso em: 21 jan. <http://www. Acesso em: 21 jan. Guia para ologia/nbr10520.br/servicos/arquivos/guia-de- padronzacao-de-citacoes-2012>. Associação Brasileira de Normas Técnicas. <http://www. INCA. Disponível em: < Universidade Federal Fluminense. padronização de Citações: de acordo com NBR BAKAN. 2008. A corporação: a busca patológica por lucro 10520/2002. 2014.br/disciplinas/metod BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para Sobre plágio: elaboração de referências: de acordo com NBR IACS.gerenciamento. 2014. Acesso em: 21 jan.bco.bco. plagio-academico. Instituto Nacional do Câncer. NBR- 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação.br/bvs/publicacoes/inca/plagi o_academico.ufscar. Disponível em: e poder. 2014.noticias. UFSCar. UFSCar. Joel.gov. Acesso em: 21 jan. Acesso em: 21 jan.pdf>.pdf>.br/arquivos/cartilha-sobre. ABNT. Disponível em: <http://bvsms. Rio de Janeiro.ufscar. Disponível em: elaboracao-de-referencias-2012>. Plágio acadêmico: conhecer para combater.pdf>.ufba.saude. Nem tudo que http://www. 2014. 12 13 . 2002. Sobre padronização de citações: Disponível em: <http://www.

Poder Legislativo. Brasília. ed. Maria A. Pesquisando e normalizando: noções básicas e recomendações úteis para a elaboração de trabalhos científicos. Coimbra: Ariadne Editora. Antônio G. ed. São Carlos: Arquivo de História Contemporânea/UFSCar. Porto: <http://pesquisa. Acesso em: 21 jan. 3.br/index-1-menu3. Urbanização e acumulação: um estudo sobre a cidade de São Carlos.in. Educação Física: ensino & mudanças.jsp?jornal=1&pagina=1&data=02/07/2003>. da.. Como o plágio acontece: tipos mais São Carlos/SP comuns.gov. DUPAS. 2. imp. Para um novo paradigma do saber e. Ijuí: Editora Unijuí. SÉRGIO. Seção 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. CUNHA. . 2014. (NEFEF-UFSCar) PLÁGIO. 1997. Disponível em: 14 15 . 2005. São Carlos: EdUFSCar. 1987. 2003. 2 jul. Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana (SPQMH) LUCKESI. São Núcleo de Estudos de Fenomenologia em Educação Física Paulo: Cortez. 2. Cipriano C. Filosofia da educação.. p.net. 2012. Disponível em: PORTO EDITORA. Lei nº 10. 1997.NET. Dicionário de Latim-Português.html>. 2011. DEVESCOVI. de 2003. Regina C. de 1º de julho <http://www. Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa. Manuel. Diário Oficial da União.695.BRASIL. 2014. Elenor.1. 8. 2004.plagio. KUNZ.B. Acesso em: 21 jan. ed. do ser.br/imprensa/jsp/visualiza/index Porto Editora.