You are on page 1of 16

CADERNO DE ATIVIDADES

a d e In te r n a c io n al
il id
Disciplina: Contab o s d e Ca ixa
o s t r a ç ã o dos F lu x
7 , D e m
Tema 03: IAS

Valinhos: Anhanguera Educacional.Demonstração do Fluxo de Caixa seções Como citar este material: COLTRO. Tema 03 IAS 7 . Tessa Cristina P.Demonstração do Fluxo de Caixa. . Contabilidade Internacional: IAS 7 . 2014. Caderno de Atividades.

S e ç õ e s .

Tema 03 IAS 7 .Demonstração do Fluxo de Caixa .

dando uma base para a empresa avaliar a sua capacidade de gerar caixa e equivalentes de caixa.Introdução ao Estudo da Disciplina Caro(a) aluno(a). do autor Ernest & Young. PLT N°. Coltro Internacional CONTEÚDOSEHABILIDADES Conteúdo Nessa aula você estudará: • A IAS 7 que trata da estrutura da Demonstração do Fluxo de Caixa. editora Atlas. Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Manual de Normas Internacionais de Contabilidade: IFRS versus normas brasileiras. 2010. Habilidades Ao final. Roteiro de Estudo: Contabilidade Tessa Cristina P. você deverá ser capaz de responder as seguintes questões: • Quais as contas que podem ser consideradas como equivalentes de caixa? • Quais os métodos de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa? • Qual a classificação das atividades para a elaboração da DFC? 5 .

. pagamento de salários. a conta caixa representa efetivamente o caixa da empresa. Seu objetivo é proporcionar aos usuários uma base para avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e equivalentes de caixa. pagamento de dividendos. Tem-se como exemplo de equivalentes de caixa: saldos bancários. aplicações financeiras de curto prazo e conversíveis prontamente em dinheiro em um prazo de 3 meses. A classificação das entradas e saídas de caixa é dividida em três atividades: . . intangível e investimentos. o conceito é mais amplo. no ativo imobilizado. Exemplo: recebimento de clientes. e as necessidades da empresa para utilizar seus fluxos de caixa. são mantidos com a finalidade de atender os compromissos de curto prazo e não para investimentos e outros fins. porém. Exemplo: empréstimos obtidos. Exemplo: aplicações financeiras de longo prazo. envolvendo também os equivalentes de caixa. LEITURAOBRIGATÓRIA Seções IAS 7 – Demonstração do Fluxo de caixa A IAS 7 trata especificamente da Demonstração do Fluxo de caixa. pagamento de fornecedores. A DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) é estruturada de forma a evidenciar as variações de caixa e equivalentes de caixa de um determinado período. aquisição de imobilizado. na geração de caixa. Em contabilidade. investimento em ações de outras empresas. 6 .Financiamentos: referem-se aos recursos obtidos no passivo não circulante e no Patrimônio Líquido.Operacional: referem-se à atividade operacional da empresa. aumento de capital.Investimentos: referem-se aos investimentos que a empresa faz no realizável a longo prazo.

1 – Estrutura da Demonstração do Fluxo de Caixa Atividades Operacionais  Recebimento de Clientes  Pagamento de Fornecedores Passivo  Pagamento de Salários. Ativo Corrente Corrente Atividades de Investimento Passivo Não  Aplicações Financeiras de LP Corrente  Imobilizado Ativo Não  Investimentos. esse método não faz relação do fluxo de caixa com o lucro do período.Indireto. Corrente Patrimônio Líquido Atividades de Financiamento  Empréstimos Obtidos  Aumento de Capital  Pagamento de Dividendos. pagamento de salários. pagamento de impostos. No método direto. A diferença entre os dois métodos está na apresentação do fluxo de caixa das atividades operacionais. 2010 A DFC pode ser apresentada por meio de dois métodos: . 7 . etc. Exemplo: recebimento de clientes. porém existe uma desvantagem. pagamento de fornecedores. As atividades de financiamento e investimento permanecem iguais nos dois métodos. etc. .LEITURAOBRIGATÓRIA Figura 3. Fonte: FIPECAFI. nas atividades operacionais são descritos os recebimentos e pagamentos provenientes das atividades operacionais do período. A vantagem desse método é que ele é mais simples de ser entendido por usuários que não conhecem a contabilidade.Direto. etc.

Obrigatoriedade da publicação da conciliação do lucro com o caixa. LINKSIMPORTANTES Quer saber mais sobre o assunto? Então: Sites No site do Comitê de Pronunciamentos Contábeis você encontra o pronunciamento técnico do CPC 03 que trata da Demonstração do Fluxo de Caixa. pois relaciona o lucro com o caixa. 2013. Acesso em: 4 dez. o CPC 23 foi editado com base na IAS 7. Vídeos Assista ao vídeo Demonstração dos Fluxos de Caixa. caso a empresa faça a opção do método direto. A IAS 7 não determina nenhum método. .com.webed. caso a empresa opte pela publicação do método direto. Disponível em: <http://www.php?276-280-29325>.cpc.br/webed/crc/index. No Brasil. 8 . Acesso em: 4 dez. 2013. LEITURAOBRIGATÓRIA No método indireto parte-se do resultado (lucro ou prejuízo do período) para chegar ao resultado do caixa. baseado na IAS 7. apresentado na TV CRC.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/ Pronunciamento?Id=34>. que trata da demonstração do fluxo de caixa para as pequenas e médias empresas. Esse método tem a vantagem de ser mais rico nas informações. o qual deve ser escolhido pela empresa. Disponível em: <http://www.org. mas encoraja a publicação do método direto e não obriga a conciliação do lucro com o caixa. desta maneira é feita uma conciliação. porém com duas diferenças: .Proibição da publicação de medidas de fluxo de caixa por ação.

AGORAÉASUAVEZ Instruções: Chegou a hora de você exercitar seu aprendizado por meio das resoluções das questões deste Caderno de Atividades. ( ) Imobilizado. c) Caixa. d) Aplicações Financeiras de longo prazo. ( ) Recebimento de Clientes. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido e para o modo de resolução de cada questão. 9 . assinale estrutura é composta por três atividades. aquela que não representa equivalentes de De acordo com o que foi estudado faça a caixa. (2) Atividades de Financiamento. ( ) Pagamento de Fornecedores. ( ) Pagamento de Salários. Lembre-se: você pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema. b) Saldos Bancários em contas correntes. ( ) Aplicações Financeiras de Longo Prazo. Questão 1: Questão 2: A Demonstração do Fluxo de Caixa em sua Entre as alternativas a seguir. e) Saldos Bancários a descoberto. (3) Atividades de Investimento. segundo a IAS 7: identificação: (1) Atividades Operacionais. ( ) Aumento de capital. Essas atividades auxiliarão você no preparo para a avaliação desta disciplina. a) Aplicações Financeiras de curto prazo.

De acordo com a IAS 7. Pagamento de impostos. assinale a alternativa cor- d) Receita a longo prazo. Pagamento de do caixa e equivalentes de caixa. ) Permite a classificação de juros e di. Pagamento to como equivalentes de caixa. ( . Pagamento de Compras de Mercadorias para revenda. relação a IAS 7: ( ) Não exige a conciliação do lucro com e) Não permite a classificação de o caixa operacional. de Salários. ção do Fluxo de Caixa. Pagamento e) de Fornecedores. assinale a alternati- va que possua apenas contas que são clas. Recebimento de Clientes. b) Não exige a conciliação do lucro com o caixa operacional. c) Aumento de Capital. Questão 6: videndos recebidos como operacionais ou Quais são os métodos de apresentação da investimentos. AGORAÉASUAVEZ Questão 3: ( ) Permite a classificação de juros pagos como operacionais e dividendos pagos De acordo com a estrutura da Demonstra- como financiamentos. Recebimento de Clientes. assinale Verdadeiro (V) ou d) Não permite a classificação de Falso (F) para as alternativas abaixo com dividendos recebidos como investimentos. Imobilizado. terial de apoio. DFC? 10 . a) Empréstimos obtidos a curto prazo. ( ) Exige a divulgação dos componentes Recebimento de Clientes. mas sificadas como atividades operacionais: exige detalhamento em notas explicativas. método direto. Questão 5: Recebimento de Clientes. a) Exige a publicação do método direto. berto como equivalentes de caixa. ( ) Elimina transações não caixa da DFC. do com os valores do balanço. Questão 4: c) Aceita os saldos bancários a desco- Com base no que foi estudado e com ma. caso seja publicado o dividendos pagos como financiamentos. ( ) Aceita os saldos bancários a descober- b) Pagamento de Dividendos. Pagamento de reta: Fornecedores. concilian- Fornecedores. Demonstração do Fluxo de Caixa.

a Demonstração do Flu. Questão 10: O CPC 03 foi elaborado com base na IAS Questão 8: 7. agora que o conteúdo dessa aula foi concluído. Indique a diferença existen- te entre eles. DFC. xo de Caixa é composta por três ativida- des. aprendeu quais são as contas que podem ser consideradas como equivalentes de caixa. quais são os métodos que podem ser utilizados na elaboração e qual a diferença existente entre eles. Caro aluno.AGORAÉASUAVEZ Questão 7: Questão 9: A Demonstração do Fluxo de caixa. Bons estudos! 11 . FINALIZANDO Nesse tema você conheceu a IAS 7 que trata da estrutura da Demonstração do Fluxo de Caixa. Quais as contas que podem ser considera- pode ser apresentada por meio de méto. porém possui duas diferenças. Aponte Em sua estrutura. Indique quais são elas e dê exemplos. não se esqueça de acessar sua ATPS e verificar a etapa que deverá ser realizada. E aprendeu também quais as três atividades em que a estrutura é dividida. quais são elas. das como equivalentes de caixa? dos diferentes.

2013. Acesso em 4 dez. Manual de Contabilidade Internacional: IFRS – US Gaap – BR Gaap: teoria e prática. São Paulo: Atlas.org.com. Passivo corrente: obrigações vencíveis dentro do ciclo operacional da empresa. GLOSSÁRIO Ativo corrente: bens conversíveis em dinheiro e direitos a receber dentro do ciclo operacional da empresa. Disponível em: <http://www. FIPECAPI. normalmente após 12 meses. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Disponível em <http://www. Acesso em 4 dez. PADOVEZE. normalmente em um prazo de até 12 meses. Ativo não corrente: bens permanentes e direitos a receber em um prazo superior ao ciclo operacional da empresa.br/ mostraOrientacao. Passivo não corrente: obrigações vencíveis após o encerramento do ciclo operacional da empresa.htm>.webed. São Paulo: Cengage Learning. 2ª edição. FIPECAPI.portaldecontabilidade.br/tematicas/ademonstracaodosfluxos. Aces- so em: 4 dez. DFC – Demonstração do Fluxo de caixa. 2012. Demonstração dos Fluxos de Caixa.com. Clóvis Luis. PORTAL da Contabilidade. REFERÊNCIAS Seções Ernest & Young. 2010.br/webed/ crc/?276/279/30147>. 2013. 2013.php?id=17>. CPC 03. 12 .Versus normas brasileiras. Disponível em: <http://www. Manual de Normas de contabilidade internacional: IFRS .cpc.

( 1 ) Recebimento de Clientes. ( 3 ) Aplicações Financeiras de Longo Prazo. Considera-se equivalentes de caixa bens e direitos mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa a curto prazo (conversíveis em dinheiro em um prazo máximo de 90 dias) e não para investimento e outros fins. ( 1 ) Pagamento de Salários. ( 2 ) Aumento de capital. Questão 3 Resposta: Alternativa “D”. Aumento de capital. Questão 2 Resposta: Alternativa D. 13 . pois todas fazem parte da IAS 7. Questão 4 Resposta: Todas as afirmativas são verdadeiras. empréstimos e pagamento de dividendos são classificados como atividade de financiamento e aquisição de ativo imobilizado faz parte da atividade de investimento. Somente o que faz parte da atividade operacional da empresa é classificado como atividades operacionais. ( 3 ) Imobilizado. GABARITO Questão 1 Resposta: ( 1 ) Pagamento de Fornecedores.

A norma internacional aceita saldos bancários a descoberto como equivalentes de caixa. Investimentos – aquisição de ativo imobilizado. Questão 7 Resposta: A diferença existente entre os métodos está na forma de apresentação das atividades operacionais. 14 . pagamento de fornecedores. Exemplos: Operacionais – recebimento de clientes. Financiamento – empréstimo bancário. Questão 6 Resposta: A Demonstração do Fluxo de Caixa pode ser apresentada por dois métodos. b) Publicação da conciliação do lucro com o caixa operacional obrigatória. Questão 9 Resposta: As contas que podem ser consideradas como equivalentes de caixa são: saldos bancários e aplicações financeiras conversíveis em dinheiro prontamente em um período máximo de 3 meses. No método indireto. financiamento e investimento. a escolha da empresa. No método direto. você deve fazer uma conciliação do lucro com o caixa. GABARITO Questão 5 Resposta: Alternativa C. Questão 8 Resposta: As três atividades que compõem a estrutura da Demonstração do Fluxo de Caixa são: operacionais. Questão 10 Resposta: As duas diferenças apontadas pelo CPC 03 em relação a IAS 7 são: a) Proibição da publicação de medidas de fluxos de caixa por ação. você indica os pagamentos e recebimentos feitos pelo caixa e equivalentes de caixa. método direto ou indireto.