Reiki नमसते

Despertar -- Transformação -- Realização – Plenitude

OS CHACRAS

Os chacras são portais dimensionais, existentes no interior dos corpos sutis, que captam e processam energia de modo que ela possa ser corretamente assimilada e utilizada para as necessidades do corpo físico. Os chacras possuem um aspecto de “cone”(vórtice) que se projetam para fora, em relação ao corpo físico, funcionando como veículos energéticos, ligando o corpo físico aos corpos superiores, captando, transformando e expulsando energia. Quando vistos de fora se apresentam como “rodas” (significado de chacra em Sânscrito) que se compõem de subdivisões ou “pétalas”, cujo número varia de 4, no chacra básico, quase

Glândulas: supra-renais Quando em desequilíbrio. produção e circulação sanguínea.1. violência. no chacra coronário. Função: sobrevivência. coluna vertebral. respectivamente um cone para cima e um cone para baixo. Disfunção: Raiva. veias. mentais e espirituais. Morada do Ser) .Sacro (Lugar. seguindo até tocarem o físico. Sendo assim. A obstrução no livre circular da energia ou num chacra leva a distúrbios nos corpos áuricos. necessidade básicas.nervos. são considerados apenas 7 chacras que são da maior importância no processo terapêutico energético. em última análise mecanismos de defesa. culpa. artérias. A seguir. intestino grosso. na frente do corpo e um posterior. vícios.000. a irritação e a violência são. ossos. conhecendo-se as suas funções podemos ajudar de uma melhor forma. dentes. agressividade. entendendo como a pessoa se relaciona com a vida. músculos. ligação com o mundo material. leucemia. Na terapia Reiki. na altura das 3 primeira vértebras. entre outras patologias. A raiva. medo da morte e perdas materiais. apresentamos uma descrição das características dos 7 principais chacras. 1º Chacra . pouca tonicidade muscular. força muscular. fadiga.Básico (Fundação) Local: base da coluna vertebral. Som: Lam Elemento correspondente: Terra Princípio básico: vontade física para ser Correlações físicas: tudo o que é duro. poderá gerar ou contribuir para anemias. desequilíbrios emocionais. nas costas. apego. Na aplicação de Reiki. vergonha. Órgãos : rins. problemas de circulação. impaciência. materialismo. unhas. Os demais chacras possuem um vórtice anterior. 2º Chacra . indicando uma carência de confiança primária. assim como. quando a energia flui para um determinado chacra indica a necessidade de energia nesse ponto. Os chacras básico e coronário possuem somente um vórtice. próstata e ânus.energia física. pressão baixa. Surgem então as doenças físicas.

Função: sistema reprodutor. isolamento e problemas sexuais. proteção contra vibrações. quadris. fígado. vitalidade. tudo o que é líquido. mentira. região popularmente conhecida como “boca do estômago” Som: Ram Elemento correspondente: Fogo Princípio Básico: constituição do ser Correlações físicas: parte inferior das costas. Funções: personalidade. rins. cavidade abdominal. sentimentos de inveja e de rejeição. diafragma. do pânico. ação e vontade. síndrome. órgãos de reprodução. indecisão. Órgãos: baço. sistema nervoso vegetativo. fígado. parte inferior das costas. solidão. pensamentos negativos e dificuldade de compreensão. Disfunções:desvios psicológicos e físicos de comportamento sexual. baço. vingança. pênis. síndrome do pânico. vesícula. estômago. rins. pés . vagina. duodeno. vesícula biliar. artrite. controle das funções sexuais. paz sobre a mente consciente. ciúmes. excesso de racionalismo. coluna sacra e lombar.do Plexo Solar (Cidade das Gemas) Local: região do plexo solar. intestino delgado. coluna tóraco-lombar. insônia. pernas. quanto a contato físico e a aceitação do próprio corpo. nervo ciático. bexiga. Órgãos:útero. estômago. desconfiança. sistema digestivo. ação sobre a mente subconsciente. impulsividade sentimental. .Local: um pouco abaixo do umbigo Som: Vam Elemento correspondente: Água Princípio básico: reprodução criativa do ser Correlação físicas: quadris. Disfunções: ansiedade. depressão. câimbras e cólicas. controle. Glândulas :ovários e testículos O chacra sacro quando em desequilíbrio resulta em dificuldade. preconceito. negligência. intestino grosso. trompas. bexiga. epilepsia. 3º Chacra . preocupação. Ocorrem patologias nos órgãos sexuais.

a área inferior dos pulmões. Está ligado a diabetes. sistema nervoso simpático. A função desta glândula é a proteção imunológica do corpo. amor sufocante e egoísmo. tórax. Glândula: timo. Funções: amor incondicional e compaixão. união. alergias. desamor. nervo vago. rubor. Pode gerar doenças como cardiopatias. respiração e circulação.Laríngeo (Puro) . a pele. 4º Chacra . sistema linfático. brônquios. alimenta o sentimento de inferioridade. sistema imunológico. tendência a ser insensível. circulação sanguínea.. Quando em desarmonia. Esta glândula possui duas funções básicas: a produção de enzimas digestivas. Disfunções: desilusão. pressão alta. ataque de pânico. intoxicação e tensão. esôfago. oxigenação sangüínea. coluna torácica. Quando em desequilíbrio. Órgãos: coração. 5º Chacra . por continuidade o 2º e o 1º. pulmões. por isso aumenta a insegurança. que é decisiva no equilíbrio do açúcar no sangue e na transformação dos hidratos em carbono. sinusite e insônia. traquéias.Glândulas: pâncreas. junto com o peito e a cavidade torácica. e a segregação do hormônio insulina. onde se dá a união dos três centros inferiores. problemas de colesterol. problemas digestivos. parte superior das costas. enfermidades dos pulmões. dificuldade para aceitar o amor e a tudo que é suave. bem como as capacidades mentais como a lógica e razão.Cardíaco (Intocado) Local: sobre o coração Som: Yam Elemento correspondente: Ar Princípio básico: abnegação do ser Correlações físicas: coração. a se mostrar “forte”. desequilibra o 3º chacra e. o sangue e a circulação sanguínea. depressão. Bloqueios nesse chacra produzem a imposição de condições em relacionamentos afetivos. com os três superiores. costelas. pele. importante na transformação e digestão dos alimentos. físicos e emocionais. mentais e espirituais. É o centro do sistema dos chacras.

na altura do Pomo-de-Adão Som: Ham Elemento correspondente: Éter Princípio básico: ressonância do ser Correlações físicas: órgãos situados na região da garganta. resfriados. Em desequilíbrio. órgãos da fonação. queixo. cavidades adjacentes. metabolismo. braços. controle de cálcio nos ossos. amígdalas. criatividade. incluindo a boca. palato. faringe. independência. e segurança. . medo. Poder ilimitado) Local: região frontal. dentes. Traz o gosto por discussões inócuas. baixa auto-estima e autoreprodução. gagueira. ouvidos. esôfago e braços. Órgãos: garganta. Pode produzir patologias como susceptibilidade a infecções virais ou bacterianas das vias respiratórias. Estes dois hormônios efetuam em conjunto o controle do cálcio no organismo. congestão linfática. trazendo dificuldade de expressar os sentimentos e ações imponderadas. gengivas. também chamada de “terceiro olho” Som: Om Correlações físicas: rosto. submissão. traquéia. linguagem grosseira e falta de franqueza. Disfunções:fracasso. cerebelo e sistema nervoso central. desenvolvemos um processo de separatividade entre a cabeça e o corpo. maxilar. iniciativa. 6º Chacra . dores musculares ou de cabeça. língua e mandíbula. Sua hiperatividade faz a pessoa rouca ou falando com voz aguda e estridente. mandíbula. nariz. coluna cervical. apatia. herpes. desespero. ossos. bruxismo. renegando o direito de viver e a sabedoria do mundo dos sentidos.Frontal (Autoridade. língua. rouquidão. ouvidos. Desenvolve um processo de racionalismo e intelectualização distorcidos. nuca.Local: no meio da garganta. Função: comunicação. coluna cervical. insegurança. Glândula: tireóide e paratireóides. Comando. falta de criatividade e de determinação. região pulmonar superior.

percepção extrasensorial. nariz. autoconhecimento. Esta glândula mestra. tirania. crescimento e desenvolvimento sexual. Órgãos: cérebro.Coronário (de Mil Pétalas) Local: no topo da cabeça Som: impronunciável no mundo físico Princípio básico: Ser puro Correlação física: cérebro Funções:ligação com energias superiores. Por ele recebemos a energia “ki” celestial.Princípio básico: auto-conhecimento Funções:intuição. irracionalidade. racismo e fragmentação da percepção da realidade. O chacra coronário é a fonte e o ponto de origem da manifestação das energias dos demais chacras. acarretando arrogância intelectual. não existem bloqueios no sétimo chacra. Bloqueios nesse chacra são motivados por sua hiperatividade e causam falta de objetivos. a função das demais glândulas. fobias. A glândula pituitária regula a temperatura do corpo e elimina hormônios que afetam o humor. histeria. provoca um processo de rigidez mental. através da sua atividade secretória interna. compulsões. centros da visão. alienação. Ele pode estar apenas menos ou mais aberto. obsessão. Órgãos: olhos. instabilidade de vida. audição e fala. a não compreensão da parte . desorientação. surdez. hemisférios cerebrais direito e esquerdo. criando o sentido da totalidade. tendência ao isolamento e insatisfação com a vida. dirige. cerebelo (centro da coordenação motora). rigidez. despotismo. Disfunções:neuroses. tendência à superficialidade do ser. rejeição do aprendizado espiritual. raciocínio lógico. ouvido. dificuldade para perceber a realidade. Na realidade. oriunda da fonte primária. Glândula: hipófise ou glândula pituitária. A glândula pituitária está localizada atrás dos olhos e é conhecida como aparelho de recepção do corpo. dogmatismo. 7º Chacra . Esta glândula é do tamanho de uma ervilha e do formato de uma pinha. Traz patologias como: vícios de drogas. Glândula: pineal. funções neurológicas cerebrais. ritmo metabólico. álcool. Situa-se bem no interior do cérebro e produz o hormônio melatonina Une-se nesse centro todas as energias dos centros inferiores. paranormalidade. sistema nervoso central. A sua abertura proporciona experiências muito pessoais cujas sensações vão além do mundo físico. Um chacra coronário pouco aberto traz uma puberdade tardia. Em desarmonia. tálamo e hipotálamo. sistema nervoso central. plenitude da consciência. Nesse caminho o “Eu” individual transforma-se no “Eu” universal. Disfunção:arrogância. alienação no trabalho e medos de fenômenos psíquicos. problemas nos olhos. controle geral sobre o sistema glandular.

histeria. possessão. problemas nervosos. Pode produzir patologia como: insônia. obsessão. neuroses e disfunções sensoriais. . enxaqueca.espiritual e uma forte visão materialista.

== REIKI == OS CHAKRAS .