You are on page 1of 6

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS

Interpretação de Textos em Exercícios
Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online

�I NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM EXERCÍCIOS

(IADES/CFO-PMDF/2017)

10. Com relação à ideia principal do texto, infere-se que a
a. Coragem para enfrentar riscos é necessária para a tomada de decisões.
b. Capacidade de mudar e a adequação são estratégias vencedoras.
c. Frieza frente aos problemas é relevante para o alcance dos objetivos.
d. Austeridade mostra-se fundamental na liderança de soldados (equipe).
e. Fraqueza do inimigo deve ser explorada para a obtenção de vantagens
especiais.

Comentário
A ideia principal do texto não é a coragem, mas sim a capacidade de se adaptar.
Além disso, em nenhum momento do texto há discursos sobre a frieza, a
austeridade e sobre explorar a fraqueza do inimigo.
ANOTAÇÕES

1
www.grancursosonline.com.br

audacioso – sagacidade – fatigantes c. Douto é o mesmo do que aquele que possui conhecimento. Insipiente significa “pouco sábio” e. temerário – raciocínio – morosas e. b. assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras sublinhadas no período “O comandante sábio deve considerar a combinação de ganho e perda. Considerando a coerência da informação. portanto.com. douto – percepção . inepto – probidade – laboriosas d. Inepto é aquele que não possui aptidão. c.” a.dificultosas Comentário a. d. Sábio é diferente de audacioso. é antônimo de sábio. e. Sábio é diferente de temerário.grancursosonline.br . insipiente – julgamento – adversas b. (IADES/CFO-PMDF/2017) ANOTAÇÕES 2 www. deve ter discernimento das reais vantagens em situações difíceis e deve confiar nos seus esforços. Discernimento é diferente de sagacidade e difíceis é diferente de fatigante.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Interpretação de Textos em Exercícios Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online 11.

o conector sublinhado possui o mesmo campo semântico de logo. sem repouso.2-3). Comprovar a veracidade de algo. O vocábulo Dentre substitui corretamente Entre (linha 13). d. não ter medo do que pode acontecer. enfrentar (algo) b. No trecho “É porque.grancursosonline. nesta ordem. assinale a alternativa correta a. No texto apresentado. b. ou seja. Comentário a. Não temer as consequências. observa-se que a palavra vida é retomada por uma anáfora. podendo ser por este substituído. 13. “Isto” refere-se ao que está próximo e “aquilo” se refere a algo que está ANOTAÇÕES 3 www. O texto constitui-se de elementos de sequenciação textual injuntiva. popularmente. E aí percebe- mos que ela continua” (l. no asilo. por isso e isto sem prejudicar a co- erência e a coesão. Acerca dos mecanismos de coesão textual.br . seguir em frente independentemente das consequências. a vida também é ruim. admitir d. 12-13).com. e. logo não é possível substituí-los. a expressão “dar a cara a tapa” significa: a. confirmar e. os termos sublinhados podem ser substituídos. Na oração “isto é melhor do que aquilo” (l. Aceitar que cometeu um erro. ocultar (alguma coisa) c. Esforçar-se para conseguir algo e perder tudo de forma banal. No trecho “Mas. c. mantendo-se a correção gramatical. a palavra “mas” possui uma ideia de adversidade.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Interpretação de Textos em Exercícios Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online 12. a regra do repouso faz com que se deixe o idoso dormir” (l. b. 5-6). No trecho. Já “logo” pos- sui uma ideia de conclusão. Negar uma evidência. Comentário A expressão metafórica “dar a cara a tapa” significa.

retomando-a.br . (IADES/PC-DF/2016) ANOTAÇÕES 4 www. característica que não está presente no texto proposto.grancursosonline. Injuntivo é um texto cujo objetivo é dar uma orientação. se a palavra “aquilo” for substituída por “isto”. d. c. Assim.com.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Interpretação de Textos em Exercícios Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online distante. A palavra “ela” substitui a palavra vida. há verá pre- juízos à coesão do texto. e. A substituição proposta pelo item não é possível. que é uma dissertação argumentativa. o que configura uma anáfora.

No item. O texto divulga um serviço de denúncia e estimula o leitor (população) a utilizá-lo.” fazem parte da estratégia utilizada pelo emissor para que o texto cumpra o seu propósito comunicativo principal.com.” e “Não se cale. O texto dispõe que o número 197 é o serviço em que é possível fazer uma denúncia. O texto tem como propósito principal divulgar um serviço de denúncia dis- ponibilizado à população. Comentário a. a. assinale a alternativa correta. o cidadão interessado em fazer uma denúncia também pode- rá ligar tanto para o número 3471-8400 quanto para o 3471-8411. pois sugere. Além do 197. por meio da redação “Ligue 197 e de- nuncie”. No contexto comunicativo. ANOTAÇÕES 5 www. que representa a prática de de- núncia. e. não é um dever de todo cidadão contribuir. Você pode salvar uma vida. b. c. Com base na relação entre a linguagem empregada no texto e as informa- ções veiculadas por ela. No texto. a “arma” é a figura do telefone. d. porém não dispõe de orientações sobre como deve-se proceder. é possível perceber uma certa falta de clareza. tanto isso é verdade que o texto é uma tentativa de convencer o cidadão a fazer uma denúncia. o vocábulo “arma” refere-se especialmente à ação a ser realizada pelos policiais assim que um criminoso é denunciado pela população por meio do número telefônico 197. Ao convocar a população para denunciar criminosos. por isso está organizado em torno de constru- ções linguísticas que orientam o usuário a respeito de como deve proceder ao ligar para o 197. que é um dever de todo cidadão contribuir com o combate ao crime.grancursosonline. a Polícia Civil faz uso da própria autoridade. c.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Interpretação de Textos em Exercícios Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online 14.br . As construções “Sua ligação não será gravada. e não um dos números. Além disso. b. e.

é preciso ter uma boa leitura (ler com atenção). dispensam a leitura do texto. GABARITO 10. d Este material foi elaborado pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online.br . Para se destacar. principalmente de vocabulário. • Ao encontrar um texto difícil é importante se concentrar no que se está entendendo. todos os candidatos chegam à prova em igualdade. de acordo com a aula preparada e ministrada pela professora Tereza Cavalcanti.grancursosonline. e 12. o que se adquire criando o hábito de ler. ANOTAÇÕES 6 www.com.INTERPRETAÇÃO DE TEXTO EM EXERCÍCIOS Interpretação de Textos em Exercícios Produção: Equipe Pedagógica Gran Cursos Online Dicas: • Algumas questões. d 14. • A prova de interpretação de texto é diferente de todas as outras. pois não cobram informações prévias. Assim. a 13. b 11.