You are on page 1of 41

Unidade I

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR

Profa. Dra. Priscilla Ferronato

Desenvolvimento motor

 Definição de desenvolvimento.

Fonte:
<https://cdn.pixabay.com/photo
/2012/03/01/01/33/boy-
20233_960_720.jpg>. Acesso
em: 19 dez. 2016.

Abordagens metodológicas do desenvolvimento motor

 Período maturacional (1928-1946).

MCGRAW, M. B. Grow: a study of Jhonny and Jimmy. London: Appleton-Century Company, 1975. Pg 74.

Abordagens metodológicas do desenvolvimento motor

 Período normativo/descritivo (1946-1970).
 Testes de capacidades motoras/Avaliação de escolares.

http://www.cref1.org.br/noticias.php?id=1447

The visual cliff’s forgotten menagerie: rats. Vermont (Eua). 2. and myth-making in the history of psychology.Abordagens metodológicas do desenvolvimento motor  Período orientado ao processo (1970 até os dias atuais). E. 113-140. goats. Journal of the History of the Behavioral Sciences. n. N. babies. . p. 2015. 51. Experimento “penhasco visual” RODKEY. v.

Abordagens metodológicas do desenvolvimento motor  Em resumo. a história do desenvolvimento motor pode ser traçada da seguinte forma: o desenvolvimento motor começou como o estudo da infância. . que foi definida como os estudos das mudanças ao longo do ciclo da vida no comportamento motor. depois do desenvolvimento infantil e passou a fazer parte da psicologia desenvolvimental.

Benjamin decide então sair de casa e cair no mundo.. Enfim. além de doenças típicas daqueles com a idade mais avançada. se envolve com Daisy. seu estado só parece melhorar..Interatividade  Na Nova Orleans de 1918. A postura melhora.. consequentemente. que fica grávida. mas esconde de Benjamim. http://g1.com/Noticias/Cinema/0. cuida de Benjamim e sua filha ate que ele se torna um recém nascido e um dia morre... A cadeira de rodas que o acompanhava desde o início é substituída por uma bengala e. rejuvenescer. a pele também. tempos depois.html . já que ele mesmo estava se tornando uma criança. ano a ano.00- BRAD+PITT+VIVE+DE+TRAS+PARA+A+FRENTE+EM+O+CURIOSO+CASO+DE+BENJAMIN+BUTTON. mas.O tempo passa e Daisy. nasce um bebê com feições de um velho – apesar de recém-nascido tem a pele enrugada como a de um idoso.MUL957180-7086.. A princípio acham que ele tem pouco tempo de vida. Ao amadurecer e. por saber que ele não seria capaz de ajudá-la com a criança..globo. ele já anda sozinho.

entretanto.Nascer velho e ficar jovem demonstra melhora no comportamento. portanto. . acontece ao contrário daquele que estamos habituados a presenciar. não há desenvolvimento no filme.O que acontece no filme não deixa de ser desenvolvimento.Interatividade O trecho anterior trata de uma sinopse do filme “O curioso caso de Benjamim Button” interpretado por Brad Pitt.Desenvolver é sempre melhorar e depois envelhecer. é possível ver todo o processo de desenvolvimento motor acontecendo. pois há mudança no comportamento II. III. Leia as alternativas abaixo e identifique aquelas que descrevem corretamente o processo de desenvolvimento motor: I. pois parte do envelhecido para o jovem. definição básica de desenvolvimento. Durante o filme. IV.O que ocorre no filme não é desenvolvimento.

. II e IV. II e III. b)Estão corretas I. e)Estão corretas apenas II e III. d)Está correta apenas I. III e IV. c)Estão corretas II.Interatividade Assinale a alternativa correta: a)Estão corretas I.

III e IV. d)Está correta apenas I. . II e IV.Resposta Assinale a alternativa correta: a)Estão corretas I. b)Estão corretas I. c)Estão corretas II. e)Estão corretas apenas II e III. II e III.

Teorias do desenvolvimento motor  Teoria Maturacional. .  Teoria da Ação.  Teoria Desenvolvimentista.

n. 1521-38. Imagens dos experimentos de Esther Thelen sobre a o desaparecimento do reflexo da marcha SPENCER. 2006. Child Development. et al. P. v. 6. p.Teorias do desenvolvimento motor  Teoria Desenvolvimentista. Moving toward a grand theory of development: in memory of Esther Thelen. Eua. . 77. J.

Eua. K. 4312. (HOFSTEN. 1977. MOORE . a ação é um comportamento que. n. M. é preciso haver motivação para fazê-lo. Imitation of facial and manual gestures by human neonates. p. 2004) MELTZOFF. definidos por objetivos e guiados por informação. 74-8.  Enquanto o movimento é o deslocamento no espaço com suas relações de força.Teorias do desenvolvimento motor  Teoria da Ação. v. as ações são compostas por movimentos iniciados por motivação. 198. N.. A. Science. Em outras palavras. antes de ser realizado. .

Universidade de São Paulo.2015. São Paulo. Tese (Doutorado em Pedagogia do Movimento Humano) – Escola de Educação Física e Esporte. Emergência e desenvolvimento da ação nos apertos manuais de bebês. Priscilla Augusta Monteiro. 2015. 2015.Teorias do desenvolvimento motor  Teoria da Ação. FERRONATO.tde-03082015-094720. doi:10. .39.11606/T.

“(.. ação do tronco e ação dos pés (Roberton... Mc Graw apontava que o comportamento das crianças não poderia estar totalmente integrado antes que o controle cortical estivesse desenvolvido (.De acordo com Thelen (1982). além de um contribuinte prodígio das normas e tabelas de descrição do crescimento.. . Gesel foi um grande conhecedor metodológico e um assíduo observador dos padrões de mudança. 1982) (.) mudanças no padrão de movimento.)”. preparação para o arremesso.De acordo com Dalton (2004). como as mudanças que ocorrem no padrão de arremessar. ação do antebraço.Segundo Dixon & Lerner (1999).. IV. há um ciclo onde o que é percebido ajuda a guiar a próxima ação e esta ação guia o novo processo de percepção. ação do úmero. I.)”. II. III.Interatividade Leia as quatro afirmativas abaixo e assinale a alternativa que faz uma interpretação adequada dos trechos..

. pois Gesel era um defensor da teoria maturacional. poderia ser rotulada como desenvolvimentista. de acordo com suas interpretações do fenômeno. c) A afirmativa III descreve sobre uma pesquisadora que. b) A afirmativa II argumenta sobre o período em que os estudos do desenvolvimento motor estavam orientando a descrição do produto (resultados motores do desenvolvimento) e buscavam explicar quais as mudanças que aconteciam.Interatividade a) A afirmativa I argumenta sobre o período em que os estudos do desenvolvimento motor estavam orientando a descrição do processo (mecanismos que levam ao comportamento ser manifestado) e buscavam explicar como as coisas aconteciam.

ampliando o leque de conhecimentos do leitor. .Interatividade d) A afirmativa IV utiliza de uma explicação relacionada à abordagem de sistemas dinâmicos para dar conta de explicar os processos desenvolvimentistas. uma vez que traz explicações qualitativas. e) Todas as afirmativas trazem trechos de textos relacionados ao processo.

. c) A afirmativa III descreve sobre uma pesquisadora que. poderia ser rotulada como desenvolvimentista. pois Gesel era um defensor da teoria maturacional. de acordo com suas interpretações do fenômeno. b) A afirmativa II argumenta sobre o período em que os estudos do desenvolvimento motor estavam orientando a descrição do produto (resultados motores do desenvolvimento) e buscavam explicar quais as mudanças que aconteciam.Resposta a) A afirmativa I argumenta sobre o período em que os estudos do desenvolvimento motor estavam orientando a descrição do processo (mecanismos que levam ao comportamento ser manifestado) e buscavam explicar como as coisas aconteciam.

uma vez que traz explicações qualitativas.Resposta d) A afirmativa IV utiliza de uma explicação relacionada à abordagem de sistemas dinâmicos para dar conta de explicar os processos desenvolvimentistas. e) Todas as afirmativas trazem trechos de textos relacionados ao processo. . ampliando o leque de conhecimentos do leitor.

Modelos de desenvolvimento motor  Explicações para o processo de desenvolvimento motor. Gallahue (1992. 2001) Manoel (1995) .

.  Estágio de Movimentos Rudimentares.  Estágio de Movimentos Fundamentais.Modelo da Pirâmide de Gallahue (1982)  Estágio Movimentos Especializados.  Estágio de Movimentos Reflexivos.

com/pt/mão-bebê-pequenas-humano-1270531/ . Modelo de Gallahue: Movimentos Reflexivos – comportamento involuntário em resposta a um estímulo Reflexo de Sucção https://pixabay.com/pt/bebê-mulher-mama-nudes-nu-ato-1737161/ Reflexo de Preensão https://pixabay.

grosseiros. Fonte: autoria propria .Modelo de Gallahue  Movimentos Rudimentares – primeiros movimentos voluntários. sem refinamento.

 Estágio elementar. posturais e manipulativos.  Estágio maduro. Barueri:Phorte. Fonte: Gallahue.Modelo de Gallahue  Movimentos Fundamentais – locomotores.  Estagio inicial. . Ozmun. Compreendendo o desenvolvimento motor. 2001. pg 269.

com/pt/esportes-beisebol-criança-berçário-1452998/ . https://pixabay.Modelo de Gallahue  Movimentos Especializados – padrões fundamentais maduros combinados para formar habilidades esportivas específicas e habilidades motoras complexas.

esportivas e profissionais.  Estágio de Movimentos Rudimentares. 2001) Manoel (1995) .  Estágio Movimentos Especializados. Gallahue (1992.  Estágio de Movimentos Reflexivos.Modelo da ampulheta de Gallahue (2001)  Troca do formato do modelo para que a fase de movimentos especializados pudesse abranger mais categorias. tais como: lazer.  Estágio de Movimentos Fundamentais.

. 14 de setembro de 2009.” Fonte: ESPN Brasil. o suíço marcou um ponto com a técnica na semifinal do Aberto dos Estados Unidos diante do sérvio Novak Djokovic. No último domingo. segunda. geralmente apenas para se defender.Interatividade “Usada como último recurso. a jogada entre as pernas no tênis ganhou outro patamar com Roger Federer.

pode ser considerada um fundamento do tênis. com carga de treino elevada. e o professor tem o papel de oferecer a oportunidade de prática deste movimento até atingir o padrão maduro deste. II.A jogada entre as pernas. . esse movimento deve ser treinado tanto quanto todos os outros fundamentos da modalidade.O movimento executado pelo tenista aponta um grau elevado de especialização motora. desta forma deve ser treinada já na fase motora de movimentos fundamentais.Interatividade O texto e a imagem acima mostrados apontam para um acontecimento relacionado ao desenvolvimento de habilidades especificas. um dos estágios do desenvolvimento motor proposto por Gallahue (2001). atualmente. esse nível somente pode ser alcançado com repetição deste movimento diversas vezes durante as seções de treinamento. I. Leia as asserções abaixo e depois assinale a alternativa correta. dedicação e longo tempo de prática. por isso.

IV. capacidade esta. As experiências de outros esportes e mesmo experiências motoras não relacionadas ao esporte têm um papel pequeno na construção da gama de movimentos especializados ao esporte. Somente foi possível ao atleta executar a jogada entre as pernas devido ao seu leque de movimentos exclusivamente relacionados ao tênis ter sido amplamente desenvolvido. O movimento executado por Roger Federer mostra um atleta com altíssima capacidade de resolver os problemas que a partida apresenta. provavelmente.Interatividade III. adquirida com um bom trabalho de ampliação de repertório motor ao longo do período de desenvolvimento motor e não unicamente durante seus treinamento no tênis. .

d) Somente a alternativa IV. c) Somente a alternativa III. b) Somente a alternativa II. .Interatividade a) Somente a alternativa I. e) Somente as alternativas III e IV.

provavelmente. . Somente foi possível ao atleta executar a jogada entre as pernas devido ao seu leque de movimentos exclusivamente relacionados ao tênis ter sido amplamente desenvolvido. adquirida com um bom trabalho de ampliação de repertório motor ao longo do período de desenvolvimento motor e não unicamente durante seus treinamento no tênis.Resposta III. capacidade esta. IV. As experiências de outros esportes e mesmo experiências motoras não relacionadas ao esporte têm um papel pequeno na construção da gama de movimentos especializados ao esporte. O movimento executado por Roger Federer mostra um atleta com altíssima capacidade de resolver os problemas que a partida apresenta.

c) Somente a alternativa III. d) Somente a alternativa IV. . b) Somente a alternativa II.Resposta a) Somente a alternativa I. e) Somente as alternativas III e IV.

Modelo de Manoel (1995)  Considera os comb. reativos e espontâneos movimentos fetais . combinação de ações motoras  Não usa o termo movimento e. ações motoras básicas ação. de ações comportamentos fetais como parte do especializadas processo de desenvolvimento. sim.

Ação motora Intenção Objetivo Significado Contexto Movimentos Habilidade .

os movimentos são visíveis. 99-120 . Fonte: de Vries. 12.Movimentos fetais  A partir de 8 semanas.. II Quantitative aspects. engolir. Visser & Prechtl (1985) “The emergence of fertal behavior. bocejar. E movimentos isolados dos braços.  Com 10 semanas apresentam um repertório característico de movimentos que antecipam funções motoras importantes: respiração..  Com 13 semanas: 50 tipos de movimentos de braços. Early Human development”.

 Corpo todo: flexões do quadril.Movimentos espontâneos  Segmentares: braços e pernas. Fonte: Autoria própria .

Ações motoras básicas: posturais.com/pt/mar-oceano-pessoas-criança-912553/ https://pixabay.com/pt/abacate-frutas-bebê-alimentos-1476494/ .com/pt/humano-pessoa-criança-menina-loiro-811682/ https://pixabay. manipulativas e locomotoras https://pixabay.

classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.Interatividade O principal objetivo da educação física é oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento. do nascimento à morte. a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada. ou seja. Foi proposta por Gallahue (1982) e ampliada por Manoel (1994) uma taxonomia. Marque a alternativa que apresenta uma opção correta da interpretação sobre a junção destes dois modelos que representam o desenvolvimento: .

. c) A fase dos movimentos fetais apresentada por Gallahue representa o ponto de partida para os primeiros movimentos que qualquer ser humano é capaz de executar.Interatividade a) A fase de combinação de movimentos e movimentos culturalmente determinados. propostas por Gallahue. e) A fase dos movimentos espontâneos e reflexos foram as fases incluídas por Manoel na proposta já existente de Gallahue. representa o ponto de partida para os primeiros movimentos que qualquer ser humano é capaz de executar. d) A fase de combinação de movimentos sugerida por Gallahue veio para substituir a proposição de movimentos fundamentais feita por Manoel. b) A fase dos movimentos fetais foi incluída na classificação de movimentos por Manoel. uma vez que estes comportamentos podem ser observados desde a vida intrauterina e contribuem para a formação de sinapses que irão auxiliar no aprendizado de outras habilidades motoras.

uma vez que estes comportamentos podem ser observados desde a vida intrauterina e contribuem para a formação de sinapses que irão auxiliar no aprendizado de outras habilidades motoras. . c) A fase dos movimentos fetais apresentada por Gallahue representa o ponto de partida para os primeiros movimentos que qualquer ser humano é capaz de executar. d) A fase de combinação de movimentos sugerida por Gallahue veio para substituir a proposição de movimentos fundamentais feita por Manoel. e) A fase dos movimentos espontâneos e reflexos foram as fases incluídas por Manoel na proposta já existente de Gallahue.Resposta a) A fase de combinação de movimentos e movimentos culturalmente determinados. b) A fase dos movimentos fetais foi incluída na classificação de movimentos por Manoel. representa o ponto de partida para os primeiros movimentos que qualquer ser humano é capaz de executar. propostas por Gallahue.

ATÉ A PRÓXIMA! .