You are on page 1of 7

Material do Aluno

Curso de Questões – Aula 2
Professor: Luis Felipe - Geografia

1. (Ufrgs 2013) O mapa abaixo representa os principais biomas brasileiros.

Assinale a alternativa correta com relação aos biomas representados.

a) O 2 é pobre em recursos hídricos.
b) O 3 caracteriza-se pela presença de vegetação caducifólia.
c) O 4 caracteriza-se pela presença de vegetais com pneumatóforos.
d) O 5 é o que perdeu a maior parte de sua área original.
e) O 6 caracteriza-se pela inundação de grandes áreas, nos meses de cheia.

2. (Ueg 2011) A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o Ano Internacional
da Biodiversidade, com o propósito de evidenciar a importância da diversidade biológica para a qualidade
de vida da população humana. Sobre esse tema, é correto afirmar:
a) ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de
espécies e na biomassa total.
b) a degradação física de hábitats inclui perda de solo e desertificação causada pela agricultura intensiva,
gerando aumento na diversidade biológica local e regional.
c) a execução de projetos de reflorestamento com espécies introduzidas possibilita a recomposição
vegetacional, o que favorece o aumento da diversidade local.
d) a elaboração de planos de sobrevivência para determinadas espécies em cativeiro favorece a
conservação in situ, o que sugere a permanência destas espécies em ambiente natural.

usp. com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. d) A pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma. b) Caatinga. b) O desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes. principalmente. este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de floresta nativa no Brasil.3. especialmente do pau-brasil. 5. . do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (Unesp 2014) Mata de terra firme. é correto afirmar: a) Mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma. com graves consequências sociais e materiais. o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização. (Fgv 2014) De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012. b) Mata Atlântica. d) Pantanal. mata de várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. (www. ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. fato que ajuda a explicar o desmatamento. (Unesp 2014) A extração de madeira. e) Amazônico. e) Nos pampas de Santa Catarina. o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país. c) Cerrado. e) Floresta Amazônica. 4. d) Caatinga.br) O texto refere-se ao bioma: a) Mata Atlântica. da exploração de madeiras de elevado valor comercial. c) Pampa. c) O elevado índice de desmatamento resulta.eco. os ciclos do açúcar e café e o desmatamento para instalação de indústrias são eventos de nossa história que contribuíram para a degradação desse bioma. O texto refere-se ao bioma a) Cerrado.ib.

. (Upe 2014) O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar. provocadas pela alternância de climas úmidos e secos nas regiões tropicais durante os períodos glaciais.6. cerrados e caatingas. a) b) c) d) e) 7. Com base nessas considerações. analise a tabela a seguir. (Uel 2013) O mosaico botânico brasileiro resulta da expansão e da retração de florestas. Observe os mapas a seguir e assinale aquele que exibe delimitação espacial mais aproximada desse bioma. sobretudo por sua constituição em mosaicos de formações vegetais.

rico em retorcidos. assinale a alternativa que apresenta. De repente sua câmara fotográfica clicou nessa imagem. a sequência dos biomas representados pelas letras X. Temperatura Pluviosidade BIOMA média anual média anual Solo Vegetação (°C) (mm) Possui nutrientes. cerrado e caatinga. cerrado e floresta. (Uepb 2013) Um geógrafo cearense colocou a mochila nas costas e partiu em uma expedição para conhecer de perto os biomas brasileiros. Árvores e arbustos porém sem caducifólios e X 25 800 capacidade de redução da reter umidade superfície foliar Árvores com caules Ácido. c) Cerrado. a) Caatinga. b) Caatinga. com Y 26 1200 alumínio cascas grossas e folhas coriáceas Árvores de grande porte com folhas Pobre em largas e perenes e Z 28 2000 minerais maior densidade no estrato arbustivo Com base na tabela. caatinga e floresta. correta e respectivamente. e) Floresta. floresta e cerrado. d) Floresta. Y e Z. caatinga e cerrado. 8. .

É considerado também um HOTSPOT como o Cerrado. Apesar do clima semiárido. Esse bioma corresponde à vasta extensão de campos limpos. da contaminação do solo por agrotóxicos e o uso de técnicas de irrigação inadequadas. que nas últimas décadas vem padecendo com a voracidade dos megaprojetos agropecuários. 9. de solo coberto por gramíneas e pontilhado por pequenos arbustos. o que mais sofreu com a urbanização brasileira. Sua exuberante biodiversidade agrupa em alguns tocais 450 espécies num único hectare. a caça e a pesca predatória completam o pacote da degradação. Os maiores problemas dessa área são a salinização do solo e a desertificação. (G1 . c) O Bioma da Mata Atlântica. b) vegetação densa e relevo de planícies.cftmg 2013) Observe a fotografia abaixo.A foto em evidência retrata: a) O Bioma da Caatinga. . e) O Bioma do Pampa (campos sulinos). d) rios intermitentes e vegetação xerófita. predominam as seguintes características: a) folhas largas e solos úmidos. O turismo desorganizado. algumas áreas da caatinga são pontilhadas por “ilhas de umidade” de solo extremamente fértil. Sua degradação vem se agravando nas últimas décadas com o crescimento das cidades em seu entorno e a ocupação na cabeceira de grandes rios que cortam a região. répteis e anfíbios. c) estratos variados e grande biodiversidade. aves. d) O bioma do Pantanal. o que significa que sua biodiversidade é única no mundo inteiro. As cidades inseridas nessa área concentram mais de 70% da população brasileira. onde as transformações ambientais são implacáveis. de mineração e do desmatamento. esta decorrente da exploração de madeira. b) O Bioma da Amazônia. A vegetação remanescente guarda mais de 20 mil espécies de plantas e centenas de espécies de mamíferos. A ocupação humana acelerada e o emprego de técnicas não sustentáveis de cultivo e de criação vêm resultando na formação de areais nesse bioma. No bioma brasileiro mostrado na imagem. limitado apenas ao território brasileiro. A vegetação desse bioma é formada de plantas xerófilas resistentes à seca.

3 . . esse período permite que muitas espécies de peixes povoem regiões inundadas em busca de novas fontes de alimentos. [C] INCORRETA – A formação pneumatófora (raízes aéreas) é típica da formação litorânea como os manguezais e. ervas. CORRETA – Os projetos de reflorestamento aumentam a biomassa. agricultura (arroz. que mantém ainda boa parte de sua composição original. que se caracteriza por uma grande biodiversidade. e sua vegetação pode apresentar características xeromórficas devido ao excesso de alumínio do solo e à escassez de determinados nutrientes. O seu ciclo de vida compreende dois períodos característicos: em um deles. O bioma de número 2 é o da mata atlântica. A vegetação caducifólia é característica do bioma de número 4.[E] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] O bioma de número 1 corresponde aos pampas compostos de campos com vegetação herbácea homogênea. apresenta rios perenes e caudalosos. Vários trechos da Campanha Gaúcha apresentam arenização dos solos. O bioma de número 6 é o do pantanal.[C] INCORRETA – A sucessão ecológica resulta no aumento da diversidade de espécies e. resultantes do regime pluviométrico do clima tropical semiúmido. parte do bioma de número 2. O desmatamento de 54% decorre da pecuária bovina e ovina. Por outro lado. [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] [A] INCORRETA – O bioma da Mata Atlântica identificado pelo número 2 caracteriza-se pelo clima tropical. que é a caatinga. soja e uva vinícola) e reflorestamento de eucaliptos para a produção de celulose e papel. Campo ou Pradaria é formado por gramíneas. e em razão disso. [E] CORRETA – O Pantanal. que se caracteriza pela existência de uma estação seca bem pronunciada. composta por florestas pluviais tropicais típicas com grande diversidade de espécies e que perdeu a maior parte de sua área original. ainda conserva boa parte de sua extensão. A vegetação xerófita é característica do bioma de número 4. INCORRETA – A degradação é consequência da agricultura extensiva e resulta em queda da diversidade local e regional. [B] INCORRETA – O bioma do Cerrado identificado pelo número 3 caracteriza-se pela presença de vegetação tropófita. arbustos e árvores pontuais principalmente ao longo dos rios. permitindo a reprodução e diversificação das espécies. da biomassa.Gabarito: 1 . O bioma de número 5 é o da Amazônia. O bioma de número 3 é o do cerrado. 2 . o período de cheias. Os pneumatóforos são adaptações a solos lamacentos.[D] O bioma Pampa. INCORRETA – A reprodução em cativeiro sugere a adaptação das espécies em ambientes criados ou reproduzidos. ocorre inundação de extensas áreas que servem de abrigo para muitas espécies. adaptada sazonalmente aos períodos de seca e chuva. portanto. caracteriza-se pelas inundações sazonais do Rio Paraguai. [D] INCORRETA – Embora esteja sofrendo avanço do processo de desmatamento. o bioma da Floresta Amazônica identificada pelo número 5. identificado pelo número 6. consequentemente. ou seja.

a Mata Atlântica foi o bioma mais devastado do país em razão de sua historicidade. caracterizado pelo clima tropical semiúmido. solo raso e pedregoso.[E] A Floresta Amazônica ocupa a porção norte do Brasil.[C] O Cerrado ocupa a porção central do território brasileiro. Estão incorretas as alternativas: [B] e [C]. [Y] Cerrado. densa e repleta de plantas higrófilas e hidrófilas. . no desenvolvimento da cafeicultura a partir do século XIX e na atual ocupação urbano-industrial.[A] Como mencionado corretamente na alternativa [A]. estratificada. 9 . herbáceo (gramíneas e ervas). [E]. apresenta vários estratos. Também existem matas montana e alto montana. Sudeste e Nordeste do IBGE. que apresentam troncos grossos. porque a Amazônia e a Mata Atlântica caracterizam-se pela presença de florestas latifoliadas. perene e fechada. que se deu inicialmente com a ocupação do litoral resultando na retirada do pau-brasil e na monocultura canavieira. porque o Pantanal caracteriza-se pelas inundações sazonais do Rio Paraguai e formação vegetal complexa. e vegetação caducifólia. 8 . sendo equatorial. a imagem representa a caatinga. associada ao clima semiárido. Trata-se de um bioma adaptado ao clima tropical (verão chuvoso e inverno seco) e aos solos pobres e ácidos. 6 . A principal fisionomia é de savana com prevalência dos estratos herbáceo e arbustivo. 5 . isto é. incluindo palmeiras). perenefólia. Existem vários tipos de floresta: mata de terra firme (áreas de planalto e depressão não alagadas por água de rio). além de folhas duras e coriáceas. ou seja.[A] Como mencionado corretamente na alternativa [A]. porque o Pampa caracteriza-se pelo predomínio do clima subtropical e formação herbácea.4 . 7 .[C] A foto representa o bioma Cerrado com fisionomia de savana. bem como árvores com troncos tortuosos. identificada pelo clima equatorial. No leste de Roraima existem Savanas similares ao Cerrado. tortuosidade de galhos. os biomas correspondem à: [X] Caatinga. mata de várzea (planícies com inundação periódica por rio) e mata de igapó (planícies com inundação permanente por rio).[A] Como mencionado corretamente na alternativa [A]. bioma caracterizado pelo predomínio do clima semiárido e vegetação xerófita. Trata-se de um ecossistema com alta biodiversidade e caracterizado por plantas esclerófilas. solos ácidos e vegetação arbórea retorcida. além das campinaranas. arbustivo e arbóreo (diversas espécies. [Z] Floresta. solos lixiviados e formação arbórea latifoliada. [D]. trechos das regiões Centro-Oeste. latifoliada.